Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Maio de 2024, as 22:49:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Doe uma dica!  (Lida 16349 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« : 18 de Novembro de 2014, as 13:53:13 »

Resolvi começar este tópico, após ver alguns colegas com dificuldade em obter o integrado PT2399, ou por não consegui comprar, ou mesmo quando consegue, em algumas vezes funcionando de maneira errática, ou mesmo nem funcionando.

A intenção não é solucionar estes problemas, mas sugerir uma forma alternativa de obter estes integrados, até mesmo  "grátis", quando for apenas para testes ou mesmo ter uma unidade para efeitos comparativo.

Muitos de vocês, inclusive já têm o integrado em casa e nem sabe disto! Legal!  Está escondido dentro daquele DVD que você nem usa mais, lá no canto do "quarto da bagunça".

Alguns DVDs com a função karaokê, tem embutido uma placa com a função pré para microfone e "eco".  E destes; alguns vem com o famoso PT2399 na forma tradicional (DIL) ou na forma SMD.  Outros vem com integrado substituto direto (Alguns dizem ser o PT2399, de outros fabricante) como é o caso do CD3699GP.

Seguem alguns exemplos:

Retirado de um dvd Philips modelo DVP642K.  Lado dos componentes.



Lado inferior.



Close do PT2399S SMD



Este é o CD3699GP, substituto direto do PT2399, retirado de um DVD Aistar modelo DVD30.



Espero que esta dica sirva para alguém!

Esta forma de "Doe uma dica!", não é nova, e não é minha; na realidade eu copiei a ideia de um outro fórum que estou sempre dando uma "corujada" para aprender sobre assuntos diferentes, mas que me trazem vontade de fazer: Cutelaria Artesanal  http://www.cutelariaartesanal.com.br/forum/index.php

Nós também poderíamos ir adicionando uma dica aqui, de forma que outros que trabalhem com madeira, pintura, luthieria, eletrônica, etc...  Ou seja assuntos variados, que podem ajudar o nosso Hobby.

Abraços,
Alfredo

« Última modificação: 18 de Novembro de 2014, as 21:49:22 por Alfredo Padrao » Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.118

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 18 de Novembro de 2014, as 14:08:49 »

Quem quiser aproveitar os CIs SMD em uma montagem convencional, basta usar uma placa adaptadora desse tipo, que se encontra facilmente no Ebay.

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 18 de Novembro de 2014, as 14:18:23 »

Quem quiser aproveitar os CIs SMD em uma montagem convencional, basta usar uma placa adaptadora desse tipo, que se encontra facilmente no Ebay.

Mas de qualquer forma essa plaquinha adaptadora não vai ficar do tamanho padrão de um ci DIP (dual in line package) de 16 pinos (a placa é mais larga). E precisaria soldar duas fileiras de barras  de terminais dourados ou barra de terminais torneados nos furos.

Eu já vi pessoas soldarem pequenos pedaços de fios de cobre nos terminais do ci smd e depois interligá-los (com solda) aos furos dos pinos de soquetes torneados em tamanho DIP.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2014, as 14:20:05 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.118

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 18 de Novembro de 2014, as 15:18:21 »

Renato... fica do mesmo tamanho sim. A placa é mais larga mas os terminais não ficam na borda como nos CIs.
Eu comprei dessas placas de 8 pinos e fica perfeito... Os terminais ficam na mesma distancia dos do CI.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 18 de Novembro de 2014, as 16:56:08 »

Renato... fica do mesmo tamanho sim. A placa é mais larga mas os terminais não ficam na borda como nos CIs.
Eu comprei dessas placas de 8 pinos e fica perfeito... Os terminais ficam na mesma distancia dos do CI.

Talvez o de 8 pinos seja da mesma largura, mas só de olhar, esse de 16 pinos é mais largo. Um DIP de 16 pinos tem 300 mils (7,6mm) entre as duas fileiras de terminais, se essa plaquinha tem 15,6 mm de largura, evidentemente que é mais larga, mesmo com os furos um pouco pra dentro da borda.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #5 : 18 de Novembro de 2014, as 17:09:44 »

Acho que essa é do mesmo tamanho.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 18 de Novembro de 2014, as 17:12:34 por Fabio D. » Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Bacelete
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 177

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 21



« Responder #6 : 18 de Novembro de 2014, as 17:41:34 »

Eu tenho uma placa dessas de um karaokê antigo com um PT2399 e um JRC4558 que nunca tive coragem de usar, eu cismo que eles vão queimar na hora de dessoldar.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 450



« Responder #7 : 18 de Novembro de 2014, as 18:38:21 »

Eu tenho uma placa dessas de um karaokê antigo com um PT2399 e um JRC4558 que nunca tive coragem de usar, eu cismo que eles vão queimar na hora de dessoldar.


E se queimarem?? Pelo menos você tentou...

Dica: Quando quero minimizar ao máximo as chances do componente queimar devido ao calor eu recorto ou quebro a placa na imediações do componente retiro esse pedaço de placa contendo-o e vou terminando de cortar com um alicate de corte o que restou de placa. Sim é cruel mas, é o que faço.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Bacelete
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 177

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 21



« Responder #8 : 18 de Novembro de 2014, as 18:49:59 »

Confesso que essa idéia já passou pela minha cabeça também, só não tive disposição.
Meu medo é montar um pedal com eles, não funcionar, e depois ficar meio incerto se o defeito é o CI ou não.
Registrado
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #9 : 18 de Novembro de 2014, as 19:27:13 »

É só usar um soquete. Caso não funcione, facilita o processo de troca/teste.
Abraço!
Registrado
Bacelete
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 177

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 21



« Responder #10 : 18 de Novembro de 2014, as 20:00:08 »

Navegando na internet em busca de informações para um projeto meu, me deparei com essa imagem que achei genial



É um fret press usando um grampo rápido.
Pra quem quiser ver o preço de uma ferramenta com a mesma função vendida na stewmac http://www.stewmac.com/Luthier_Tools/Tools_by_Job/Fretting/Pressing/Jaws_Fret_Press_with_Inserts.html
« Última modificação: 19 de Novembro de 2014, as 09:26:09 por Bacelete » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 18 de Novembro de 2014, as 20:21:28 »

Eu tenho uma placa dessas de um karaokê antigo com um PT2399 e um JRC4558 que nunca tive coragem de usar, eu cismo que eles vão queimar na hora de dessoldar.

Complementando a dica do Bossman (processo que eu faço também), outros jeitos pra dessoldar componentes smd:
- Usar estação de retrabalho de ar quente pra esquentar o componente por inteiro e amolecer a solda nos terminais e pads e levantar o ci de uma vez só.  É uma solução mais cara, mas funciona bem e tem bicos especiais pra direcionar bem o ar quente.
- Tentar dessoldar com aquelas fitas de malha de cobre. Esquenta-se os terminais com a malha entre eles e o ferro de solda. A solda tende a ser absorvida pela malha e ajuda na remoção.
- Usar um forno elétrico, colocar a placa ou pedaço de placa pra esquentar e depois de um tempo, bater a placa para caírem os componentes. Precisa saber o tempo e temperatura adequados pra isso.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #12 : 18 de Novembro de 2014, as 21:00:38 »

Eu tenho uma placa dessas de um karaokê antigo com um PT2399 e um JRC4558 que nunca tive coragem de usar, eu cismo que eles vão queimar na hora de dessoldar.

Te digo com toda certeza que os integrados, não queimam assim com tanta facilidade só pelo ato de dessoldar.  A única o exceção são os componentes sujeitos a descargas estáticas, que costumam queimar por causa de ferro de solda de má qualidade, ou os que já levaram quedas, e por este motivo quebraram o isolante interno.   Ainda existem as precauções como pulseira e manta anti-estática para estes casos.

Basta usar um bom ferro de solda e um bom sugador que resolvem a maioria dos casos.   Existe ainda uma ferramenta muito antiga, chamada de extrator, que facilita muito o trabalho em alguns casos.

Abraços,
Alfredo

-----
Quem quiser aproveitar os CIs SMD em uma montagem convencional, basta usar uma placa adaptadora desse tipo, que se encontra facilmente no Ebay.

kem, foi uma ótima dica; seria melhor ainda se alguém fizesse e postasse um layout desta adaptação para o PT2399, pois assim daria para testar os PT2399S SMD, sem alterar um layout já existente, assim como não esperar muito tempo a chegada da compra de uma plaquinha desta fora do Brasil.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2014, as 21:58:33 por Alfredo Padrao » Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.118

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #13 : 18 de Novembro de 2014, as 22:33:23 »

kem, foi uma ótima dica; seria melhor ainda se alguém fizesse e postasse um layout desta adaptação para o PT2399, pois assim daria para testar os PT2399S SMD, sem alterar um layout já existente, assim como não esperar muito tempo a chegada da compra de uma plaquinha desta fora do Brasil.
O layout é facil de fazer, mas as trilhas são BEM finas... Acho que é mais facil comprar pronta...
Foi o que eu fiz...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #14 : 18 de Novembro de 2014, as 22:44:16 »

O problema é a demora para chegar e a ansiedade para testar.  Como não domino os editores de layout, vou me virar com o corel.
Registrado

Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal