Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Maio de 2024, as 07:38:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hexaswitch Handmades  (Lida 146368 vezes)
Dexter
Visitante
« Responder #75 : 06 de Janeiro de 2013, as 21:41:51 »

não estou conseguindo fazer a simulação funcionar como devia (talvez por causa da configuração).

Experimenta reduzir a velocidade de processamento do microcontrolador no simulador, às vezes o processamento de simulação exige muito do PC.
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #76 : 07 de Janeiro de 2013, as 01:48:38 »

Acrescentando aqui, também é possível dividir as portas do display com os leds indicadores do patch..

Só teria que alternar entre um e outro utilizando dois transistores, um PNP e outro NPN, no gnd comum, utilizando uma programação ultrasimples..

Aos meus calculos isso liberaria 14 portas do pic
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 02:29:42 por visioncb » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #77 : 07 de Janeiro de 2013, as 06:32:03 »

Acrescentando aqui, também é possível dividir as portas do display com os leds indicadores do patch..

Só teria que alternar entre um e outro utilizando dois transistores, um PNP e outro NPN, no gnd comum, utilizando uma programação ultrasimples..

Aos meus calculos isso liberaria 14 portas do pic

Agradeço todas as sugestões para economizar as portas, mas minha concepção foi de justamente pegar um uC com bastante portas pra não ter que ficar fazendo esses malabarismos (eu participo dos seminários da Microchip e lá eles dão essas dicas, algumas muito esdrúxulas mesmo). Mas como eu disse, queria simplificar o hardware sem ter que ficar fazendo compartilhamento de portas, matrizes de componentes, divisores de tensão, etc.  Fazendo tudo com portas digitais dedicadas, o software fica mais limpo, sem ter que recorrer a rotinas extras de temporizações para realizar multiplexações, ler portas analógicas com AD, etc.  Tudo isso acrescenta um overhead de linhas de programação que as vezes impossibilita o rápido desenvolvimento de um firmware e depuração mais fácil.  Além disso, facilita no desenho do layout não ter muitos componentes em matriz ou compartilhados onde uma trilha originada em um pino teria vários destinos (quem for desenhar agradece) ainda mais se for em face simples.

================================================================================
Consegui simular e aparentemente está fazendo o que eu acho que deveria fazer. Essa versão abaixo do HEX é para 16F877 e a string de configuração é 0x3D31 e eu modifiquei a versão do 16F877A já atualizada no post anterior. Uma observação é que as posições de memória EEPROM vem gravadas de fábrica com valor FF (todos 8 bits em 1) de forma que os presets iniciais dos loops serão todos ativados (exceto no banco 0 em que está o bypass).

PS Veja última versão do firmware na pág 14


« Última modificação: 31 de Julho de 2013, as 10:37:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #78 : 07 de Janeiro de 2013, as 10:12:54 »

 xformer:

 Parabens pelo projeto! Desenvolveu em pouquissimo tempo hein?

 Bem, será que poderia postar o arquivo assembly também? Qual o compilador que está usando para gerar o .hex? Gostaria de analisar o código e entender o que está acontecendo de verdade (não consegui entender direito pelas explicações!! Cheesy)

 Um abraço

 Eduardo
Registrado
vinealonso
Visitante
« Responder #79 : 07 de Janeiro de 2013, as 10:42:43 »

Poxa, o projeto ficou tão avançado que já não entendo nada lendo os posts ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Mas uma idéia me surgiu, e como não custa nada, mesmo que seja boba decidi postar.

O que talvez poderia dar um diferencial no projeto seria incorporar um afinador cromático, o que acham? Como disse foi uma idéia que me surgiu, imagino que um afinador tenha um sistema simples, ou não, já que como disse o assunto é muito avançado.

Mas parabéns pelo projeto, é realmente um outro nível de handmaking!
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 11:49:00 por vinealonso » Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #80 : 07 de Janeiro de 2013, as 10:55:39 »

Refiz os cálculos que havia postado anteriormente na página 5. Seguindo a sugestão do xformer, usei relês de 12V. Calculei a corrente através do uC e se não fiz nada errado está dentro do aceitável pelo CI. Agora entendi a lógica de funcionamento do sistema por completo Palmas Palmas.

Quanto a fonte, como sugerem?? Usar 2 transformadores independentes, 1 totalmente isolado do outro devido aos ruídos dos relês citados anteriormente, ou usar o mesmo transformador com reguladores para 5 e 12V?? Acho que uma fonte de 5v\600 mA e 12V\500mA são suficientes para o projeto. Se for usar 1 transformador pode-se usar um de 1A que ainda dá uma certa folga. Se meus cálculos estiverem certos e os senhores quiserem eu posso bolar o esquema da fonte, só precisaria que alguém depois colocasse no layout ou pelo menos me ajudasse, pois não sou muito bom nessa parte.

xformer, será que por acaso você não teria uma imagem em resolução melhor daquele esquema inicial que postou na pág. 4?? Pois eu não consegui ver direito alguns valores e também não consegui melhorar a resolução.

Abraços,

« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 11:04:06 por bruno_luca » Registrado
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #81 : 07 de Janeiro de 2013, as 10:58:04 »

caramba, a coisa ta andando mesmo.

Então, ontem eu tentei simular com o código que você postou anteriormente.... até consegui fazer funcionar, mas acontecem alguns erros, tanto no 16F877 quanto no 16F877A:

Os bancos sobem de 3 em 3, não consigo subir de banco no modo de programação, ele não salva os presets e os resistores que vão antes de cada led devem ser de valor menor, porque os leds comuns no proteus nem acendem com resistores de 1k. Testei com 470R e acendem, fraco mas acendem.

Outra coisa, acho que a gente precisa mudar a forma como os presets são programados pra algo mais simples e direto. Por exemplo: aperta-se a tecla de programa, seleciona-se via chave táctil, 1 pra cada loop, cada loop que será usado no preset e pressiona-se o botão de programação de novo e voilá, está salvo o preset.  O botão de programa seria algo como um edit/store.

Assim fica mais fácil e prático.

Agora a tarde eu vou testar esse novo código, Xformer.

Só pra constar, eu fiz a simulação com o projeto do cara que postei ai o site e, FUNCIONA! Ou seja, é possível sim desenvolver e dar certo.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 11:50:04 por polyvox » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #82 : 07 de Janeiro de 2013, as 11:57:14 »

Não sou um expert em programação mas acho que posso dar uns pitacos, principalmente em relação à simulação.

Os bancos sobem de 3 em 3

Toda chave utilizada deve ter uma rotina de debouncing para que um único acionamento não seja compreendido pelo µC como vários acionamentos. O modo mais fácil é utilizar um delay após a leitura do pino do µC ao qual a chave está ligada.

Citar
...não consigo subir de banco no modo de programação, ele não salva os presets

Quanto à subir no modo de programação, não posso dar nenhuma dica. Já quanto ao salvamento do preset, há que se verificar se o µC tem memória não volátil e se a rotina de leitura / salvamento está sendo corretamente chamada (se houver essa rotina).

Citar
...e os resistores que vão antes de cada led devem ser de valor menor, porque os leds comuns no proteus nem acendem com resistores de 1k. Testei com 470R e acendem, fraco mas acendem.

Em relação aos resistores, uso até 4k7 e funcionam bem, desde que você mude um parâmetro dele: Clique com o botão direito em cima do resistor, escolha a opção edit properties (CTRL+E), e na janela que aparecer mude a opção Model Type de Analog para Digital.

Só lembrem que simulação é uma coisa, montagem real é outra bem diferente. As vezes o que roda bem na simulação, não roda bem na montagem. Já aconteceu isso comigo algumas vezes.

Abraços e boa sorte.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #83 : 07 de Janeiro de 2013, as 12:15:08 »

Não sou um expert em programação mas acho que posso dar uns pitacos, principalmente em relação à simulação.

Os bancos sobem de 3 em 3

Toda chave utilizada deve ter uma rotina de debouncing para que um único acionamento não seja compreendido pelo µC como vários acionamentos. O modo mais fácil é utilizar um delay após a leitura do pino do µC ao qual a chave está ligada.

Citar
...não consigo subir de banco no modo de programação, ele não salva os presets

Quanto à subir no modo de programação, não posso dar nenhuma dica. Já quanto ao salvamento do preset, há que se verificar se o µC tem memória não volátil e se a rotina de leitura / salvamento está sendo corretamente chamada (se houver essa rotina).

Citar
...e os resistores que vão antes de cada led devem ser de valor menor, porque os leds comuns no proteus nem acendem com resistores de 1k. Testei com 470R e acendem, fraco mas acendem.

Em relação aos resistores, uso até 4k7 e funcionam bem, desde que você mude um parâmetro dele: Clique com o botão direito em cima do resistor, escolha a opção edit properties (CTRL+E), e na janela que aparecer mude a opção Model Type de Analog para Digital.

Só lembrem que simulação é uma coisa, montagem real é outra bem diferente. As vezes o que roda bem na simulação, não roda bem na montagem. Já aconteceu isso comigo algumas vezes.

Abraços e boa sorte.

Exatamente Plautz, a simulação às vezes funciona e às vezes não funciona igual ao circuito real. Por isso é importante alguém montar o real.

Sobre o debouncing eu já aumentei o tempo quando percebi o pulo nas mudanças (já está implementado nos hex postados). Depois que simulei tive que arrumar um monte de coisas que não estavam certas. Agora sobre guardar a programação, consegui funcionar algumas vezes e outras não, com o mesmo firmware, deve ser problema na simulação. Nos leds e displays, diminuam a corrente para 1mA (o default deles tá em 10mA) no edit component, ou nem coloquem o resistor limitador, já que é simulação, não vai queimar led (o mesmo não vale pro circuito real). 

Essa é fase de ficar consertando os pequenos defeitos e mal funcionamentos do firmware. Por isso tanto a simulação como a montagem real são fundamentais.  Todos os reports de testes serão úteis.


Citar
Quanto a fonte, como sugerem?? Usar 2 transformadores independentes, 1 totalmente isolado do outro devido aos ruídos dos relês citados anteriormente, ou usar o mesmo transformador com reguladores para 5 e 12V?? Acho que uma fonte de 5v600 mA e 12V500mA são suficientes para o projeto. Se for usar 1 transformador pode-se usar um de 1A que ainda dá uma certa folga. Se meus cálculos estiverem certos e os senhores quiserem eu posso bolar o esquema da fonte, só precisaria que alguém depois colocasse no layout ou pelo menos me ajudasse, pois não sou muito bom nessa parte.

Eu acho que poderia ser só um transformador, se tiver dois secundários, melhor, se for um só e dele saírem as duas tensões de 5V e 12V, talvez seja necessário ter bons capacitores e separar os dois reguladores (não colocar em cascata, ou seja o 7805 depois do 7812).  Mas é bom montar um circuito real e ver na prática o que acontece.

Citar
xformer, será que por acaso você não teria uma imagem em resolução melhor daquele esquema inicial que postou na pág. 4?? Pois eu não consegui ver direito alguns valores e também não consegui melhorar a resolução.

Enviei pra você e o Polyvox por email.

Sobre o procedimento de programação, tinha um erro no final do processo. Foi arrumado (os HEX já estão ok). E alterei também outra coisa. Ficou assim:
- Aperta PROGRAM e entra em modo de programa
- Vai pra banco 1 automaticamente e liga o mute
- Seleciona-se o banco com UP e DOWN depois aperta SELECT
- Apaga todos os 6 leds de presets e espera apertar um botão dos presets
- Escolhido o preset, aperta-se SELECT e o uC lê o que está previamente gravado na EEPROM para aquele banco/preset
- Apresenta o preset nos 8 leds de loops
- Aperta-se SELECT e o led do Loop 0 começa a piscar
- Aperta-se UP para ajustar o loop em ligado e DOWN para loop em bypass
- Aperta-se SELECT para guardar e passar para o próximo loop.
- Repete-se até o último loop (7) que deve ser guardado com a tecla PROGRAM
- Sai do modo de gravação, grava o preset na posição da EEPROM, volta para funcionamento normal.
 

-----
O que talvez poderia dar um diferencial no projeto seria incorporar um afinador cromático, o que acham? Como disse foi uma idéia que me surgiu, imagino que um afinador tenha um sistema simples, ou não, já que como disse o assunto é muito avançado.

Aí já é outra história. Mas já tem um tópico e projeto sobre isso no fórum.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 12:33:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #84 : 07 de Janeiro de 2013, as 12:38:00 »

Novidades:

simulei com os 2 codigos novos e................ FUNCIONA! pelo menos na simulaçao do Proteus ta rolando tanto no 16F877 quanto no 16F877A.
display funcionando corretamente, reset t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), subida e descida de bancos, troca de presets e armazenamento dos presets(com uma certa lentidao e confusao). tudo funcionando.

acho que ja tem uma base boa. minhas unicas ressalvas sao em relaçao a 2 coisas:

1- essa maneira de salvar os presets é muito confusa. com certeza seria melhor mudar isso praquele jeito que eu tinha mencionado: estar no preset 5 do banco 3 e se quiser editar e salvar o preset, só apertar o botao edit/store uma vez, selecionar os loops diretamente via chave tactil (uma pra cada loop 1.2.3.4.5.6.7.8 ) e salvar o preset apertando de novo o botao edit/store.. quer editar outro preset? vá no preset que quiser editar e faça o mesmo procedimento.  isso pouparia MUITA dor de cabeça e os presets seriam editados e salvos diretamente fora que seria muito mais pratico e facil.

2- precisamos pensar numa forma mais pratica sobre o Bypass.

mas acho que esta no caminho, Xformer.
grande trabalho!


 Legal!
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 12:43:36 por polyvox » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #85 : 07 de Janeiro de 2013, as 12:43:27 »

 Pessoal, problemas de ruído (como o reset do PIC em um circuito com relé) são geralmente causados por duas coisas:

- Os terras digital e analógico estando juntos pela placa
- Falta de capacitores de desacoplamento perto das cargas indutivas

 Pessoal, não existe problema nenhum em se utilizar dois reguladores em cascata (7812 -> 7805) desde que o ponto de junção dos terras (digital do PIC e analógico dos relés) seja único e no capacitor principal de filtragem da fonte (o tão comentado "star" ground). Com isso todo o ruído que for causado pelo chaveamento dos relés voltará para aquele ponto e não passará pelo terra digital.

 Uma outra medida é colocar sempre próximo as trilhas de alimentação de cada um dos relés um capacitor de desacoplamento de pelo menos 100nF. Esse capacitor será uma fonte de energia momentânea e evitará surtos de corrente pelas trilhas, confinando o ruído apenas próximo ao relé.

 Acho exagero ter dois transformadores, com duas fontes para uma aplicação assim...

 Um abraço

 Eduardo
Registrado
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #86 : 07 de Janeiro de 2013, as 12:48:57 »

só mais um pitaco aqui:

como teremos 6 switches de preset + 2 de subida e descida de bancos (num total de 8 switches) , e se usar os proprios switches pra salvar os presets diretamente? naquele esquema de um botao edit/store.

o foot teria basicamente 2 modos: modo PLAY e modo EDIT.

no modo PLAY os foots funcionam normalmente pra acionar presets e subir e descer bancos
no modo EDIT os foots funcionam pra ligar e desligar os 8 loops.

os switches teriam "função dupla".

assim nao precisa implementar chave tactil em paralelo e fica extremamente simples e pratico o funcionamento e o armazenamento dos presets: aperta o botao edit/store > seleciona cada loop usando os switches > aperta o boato edit/store de novo e pronto, esta salvo o preset.



« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 12:51:15 por polyvox » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #87 : 07 de Janeiro de 2013, as 12:51:59 »

Novidades:

simulei com os 2 codigos novos e................ FUNCIONA! pelo menos na simulaçao do Proteus ta rolando tanto no 16F877 quanto no 16F877A.
display funcionando corretamente, reset t b (moderador, peço que me suspenda do fórum), subida e descida de bancos, troca de presets e armazenamento dos presets(com uma certa lentidao e confusao). tudo funcionando.


Sim, a mesma coisa na minha simulação.  Mas é simulação, precisamos ver o comportamento de um circuito real, nem que seja em protoboard. A simulação depende da velocidade do PC e o meu no momento é fraquinho (um netbook).

Citar
acho que ja tem uma base boa. minhas unicas ressalvas sao em relaçao a 2 coisas:

1- essa maneira de salvar os presets é muito confusa. com certeza seria melhor mudar isso praquele jeito que eu tinha mencionado: estar no preset 5 do banco 3 e se quiser editar e salvar o preset, só apertar o botao edit/store uma vez, selecionar os loops diretamente via chave tactil (uma pra cada loop 1.2.3.4.5.6.7.8 ) e salvar o preset apertando de novo o botao edit/store.. quer editar outro preset? vá no preset que quiser editar e faça o mesmo procedimento.  isso pouparia MUITA dor de cabeça e os presets seriam editados e salvos diretamente fora que seria muito mais pratico e facil.

2- precisamos pensar numa forma mais pratica sobre o Bypass.

mas acho que esta no caminho, Xformer.
grande trabalho!

O problema pra simplificar a programação é que demanda mais teclas (oito).  Mas a programação dos presets  é coisa feita com calma, fora do momento de uso do switcher, então embora  o processo seja confuso e longo, a programação não vai ser feita na hora de tocar. Pior é ficar programando e guardando dados de agenda num BINA com apenas 2 botões ....

Sobre o bypass, além do modo por reset, nada impede de um preset dos 6 de cada banco ser de bypass (todos os loops desativados), por exemplo o preset 5 (último) ser de bypass total, assim pra voltar dele, basta selecionar outro preset do banco. Como o treco é programável e com muitas memórias de presets, a coisa é flexível.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 12:56:37 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #88 : 07 de Janeiro de 2013, as 13:03:21 »

Citar

Eu acho que poderia ser só um transformador, se tiver dois secundários, melhor, se for um só e dele saírem as duas tensões de 5V e 12V, talvez seja necessário ter bons capacitores e separar os dois reguladores (não colocar em cascata, ou seja o 7805 depois do 7812).  Mas é bom montar um circuito real e ver na prática o que acontece.


Recebi o email. Obrigado. Não entendo muito de programação mas vou dar uma olhada no arquivo de simulação.
Quanto a fonte, o problema de usar o transformador com 2 secundários é que aí teria que ser feito por encomenda. A vantagem de usar o mesmo transformador para 5 e 12V é que pode-se usar transformadores comerciais encontrados facilmente. Eu havia pensado primeiramente em um esquema com 1 transformador, os reguladores separados e uma boa filtragem, vou montar no Proteus e posto o esquema aqui mais tarde. Aí qualquer coisa depois mudamos para usar um transformador com 2 secundários.


Citar
O que talvez poderia dar um diferencial no projeto seria incorporar um afinador cromático, o que acham? Como disse foi uma idéia que me surgiu, imagino que um afinador tenha um sistema simples, ou não, já que como disse o assunto é muito avançado.


Eu acho que um afinador embutido não justificaria o esforço de hardware e programação, pois pode-se simplesmente colocar um afinador avulso, que é barato, ou uma pedaleira em um dos presets e usá-lo somente para afinação. Acho que fica mais barato, menos trabalhoso e ocupa menos espaço que embutir um afinador no switcher. Conforme disseram, como a coisa possui vários presets e é programável, o sistema fica muito flexível.  Ressalto que não é uma crítica à idéia, apenas uma opinião
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 13:07:02 por bruno_luca » Registrado
polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #89 : 07 de Janeiro de 2013, as 13:04:41 »


O problema pra simplificar a programação é que demanda mais teclas (Cool.  Mas programação é coisa feita com calma, fora do momento de uso do switcher, então embora  o processo seja confuso e longo, a programação não vai ser feita na hora de tocar. Pior é ficar programando e guardando dados de agenda num BINA com apenas 2 botões ....

Sobre o bypass, além do modo por reset, nada impede de um preset dos 6 de cada banco ser de bypass (todos os loops desativados), por exemplo o preset 5 (último) ser de bypass total, assim pra voltar dele, basta selecionar outro preset do banco. Como o treco é programável e com muitas memórias de presets, a coisa é flexível.



esse jeito que eu expliquei no ultimo post nao teria como fazer? um modo PLAY e um modo EDIT para aproveitar os proprios switches pra editar os presets e salva-los? assim teriamos só uma chave tactil pro botao edit/store alem dos switches que ja teremos pra mudar de presets e subir e descer bancos.
se tiver como fazer isso, eu acho que mata a questao da funcionalidade por completo.

sobre a fonte, todos os foots parecidos que eu pesquisei usam uma fonte simples apenas , na maioria 9V mesmo. e ai no proprio foot tem ci regulador pra 5v. a questao do ruido eu nao posso opinar p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) nunca testei nada que fosse acionado direto por PIC. no carl martin e nos outros analogicos , o acionamento de reles é feito por um CI geralmente do tipo do 74LS373. no projeto do ggg tem um resistor de 1M em cada send e return de cada loop pra evitar os POP mas não faço ideia se é parecido com um possivel ruido provocado pelo acionamento do PIC, entao nao posso falar nada sobre o assunto.   Toma na Cabeça
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, as 13:06:45 por polyvox » Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal