Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Maio de 2024, as 20:04:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hexaswitch Handmades  (Lida 146464 vezes)
designermx2
Visitante
« Responder #165 : 28 de Março de 2013, as 18:06:29 »

Fui catar no google e vi que eu precisava ativar o configuration bits. Agora gravou.

Vou catar aqui onde coloquei o cristal de 4Mhz para fazer os testes.

Os capacitores só tinha de 1kv na eletrônica, tem algum problema com isso ou funciona tmb... estou sem interrogacao e cedilha aqui no teclado (n sei qual o layout dele para configurar)

Pode ser montado nesse esquema no que diz respeito a ativar o ci #!


http://pic-microcontroller.com/wp-content/uploads/2013/01/Schematic-PIC-testing-board.jpg
« Última modificação: 28 de Março de 2013, as 18:16:18 por designermx2 » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #166 : 28 de Março de 2013, as 18:15:23 »

Fui catar no google e vi que eu precisava ativar o configuration bits. Agora gravou.

Vou catar aqui onde coloquei o cristal de 4Mhz para fazer os testes.

Os capacitores só tinha de 1kv na eletrônica, tem algum problema com isso ou funciona tmb... estou sem interrogacao e cedilha aqui no teclado (n sei qual o layout dele para configurar)

capacitor de 1kV ??  Funciona.
Gravou com $3F31 ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
designermx2
Visitante
« Responder #167 : 28 de Março de 2013, as 20:23:55 »

Aqui no MPLab não sei onde verifica. O checksun informa 0xa35b  e o modo foi $3D31 (XT Oscilator) e não deixa alterar (ou não sei onde aqui no MPLab), A config de HS que acredito que montaria em 3f31 para um xtal de 20Mhz. Mas se eu estiver enganado (e como sou novo na área devo estar), pode me corrigir à vontade.

Demorei a responder porque eu estava transformando uma 3pdt velha que achei aqui em uma 3pst momentânea para já aproveitar no projeto. _ Processo longo e demorado (que já está funcionando).
« Última modificação: 29 de Março de 2013, as 09:10:36 por designermx2 » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #168 : 28 de Março de 2013, as 23:00:59 »

Deixa com $3D31 mesmo que vai funcionar. Você tá fazendo muita confusão, então é melhor não tentar mexer nisso.
Não use cristal de 20MHz porque senão o programa vai funcionar 5 vezes mais rápido e as rotinas de debouncing (anti repique) dos botões não vão funcionar. Além disso a configuração do PIC está em modo XT e não em HS.

O esquema que você postou é um esquema muito básico que só serve pra testar se o PIC não está queimado, e roda o famoso "pisca led".  Provavelmente não vai ter efeito algum com o programa do chaveador. Pra testar tem que montar o circuito que eu desenhei (com todos os botões, display  e leds) só não precisa dos circuitos dos relés.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
designermx2
Visitante
« Responder #169 : 28 de Março de 2013, as 23:19:16 »

Blza, sem problema. Você falou que no modo HS seria muito rápido. Olhei aqui e o cristal que tenho é de 3,5Mhz, seria algum problema usar assim... ou posso usar tranquilamente e não vou ter problema?

Não vi o desenho... onde estaria mesmo?
« Última modificação: 29 de Março de 2013, as 09:09:19 por designermx2 » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #170 : 28 de Março de 2013, as 23:24:55 »

Blza, sem problema. Você falou que no modo HS seria muito rápido. Olhei aqui e o cristal que tenho é de 3,5Mhz, seria algum problema usar assim... ou posso usar tranquilamente e não vou ter problema...

Esse pode, deve ser de 3,575611 MHz (para tv pal-m)  ou 3,579545 MHz (para tv ntsc),  ambos funcionarão sem problemas.

O mesmo trabalho que eu vou ter voltando as páginas do tópico pra achar o desenho, é o que você vai ter. ha ha ha folgado !!! 
« Última modificação: 28 de Março de 2013, as 23:27:30 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
designermx2
Visitante
« Responder #171 : 28 de Março de 2013, as 23:35:04 »

_ achei... foi mal, não tinha reparado que você tinha colocado. Como várias pessoas tinham sugerido coisas, achei que foi alguém que tinha postado aqui.

Quanto aquele esquema, ele era usado como placa de desenvolvimento, por isso sugeri. Vou colocar aqui apenas par ao pessoal saber de onde tirei aquilo ou ajudar alguém que esteja procurando por tal... http://pic-microcontroller.com/wp-content/uploads/2013/01/Schematic-PIC-testing-board.jpg

Pena que o 16f628a não esteja funcionando 100%. quero montar um com 4 bancos apenas e cinco pedais na cadeia, 3 distorções, chorus e delay. O restante penso em deixar como loop, no caso tirando o wah ,afinador e reverb.  Só quero controlar isso mesmo!

Esqueci... o cristal é o 3,579545 MHz o que eu pensava ser de 4Mhz tem 4 terminais.

xformer, o display serve pra que se a programação é feita por dipswitch e temos que alterar eles para modificar a configuração dos pedais que devemos usar por preset?. se formos para o banco 1, os pedais serão iguais ao do banco dois se o dipswitch não for mexido (que no show não será) e temos o led para indicar qual será o atual.?  Ou tem como programar de outro jeito para cada banco ser independente (eu não vi bateria para segurar a programação).

Tem como explicar melhor o lance dos bancos e do display, para mim não ficou muito claro a configuração com os presets.
« Última modificação: 29 de Março de 2013, as 09:18:51 por designermx2 » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #172 : 29 de Março de 2013, as 10:28:28 »

Esqueci... o cristal é o 3,579545 MHz o que eu pensava ser de 4Mhz tem 4 terminais.

xformer, o display serve pra que se a programação é feita por dipswitch e temos que alterar eles para modificar a configuração dos pedais que devemos usar por preset?. se formos para o banco 1, os pedais serão iguais ao do banco dois se o dipswitch não for mexido (que no show não será) e temos o led para indicar qual será o atual.?  Ou tem como programar de outro jeito para cada banco ser independente (eu não vi bateria para segurar a programação).

Tem como explicar melhor o lance dos bancos e do display, para mim não ficou muito claro a configuração com os presets.

Esse "cristal" de 4MHz de 4 pinos (deve ser uma caixinha de metal blindado de formato retangular) na verdade é um oscilador completo, só precisa alimentar com 5V que ele fornece uma onda quadrada de 4MHz num dos pinos. Até serve pra usar nesse projeto (elimina os capacitores), mas guarde-o pra uma ocasião mais especial, já que você tem o de 3,5MHz e os capacitores (desse jeito o oscilador é formado por esses componentes e uma porta lógica dentro do PIC.

Esse projeto com PIC não tem dip-switches (aquelas chavinhas pequenas que ficam numa base em formato de ci - veja numa das fotos de um equipamento desses nesse mesmo tópico).
Nesse equipamento da foto cada dip-switch de 8 chaves ligaria ou desligaria (bypass) 8 loops de pedais e cada combinação de dip-switch seria selecionada pelos patches ou presets (foot-switches). Assim se você tem 6 patches, num projeto com dip-switches você só teria 6 combinações de 8 pedais.

A idéia de usar o PIC é justamente ele fazer o papel desses dip-switches e eliminá-los, usando a memória não volátil do PIC como programação dos loops ativos ou desligados e como agora não se depende mais dessas chavinhas e elas viraram posições de memória do microcontrolador, ele pode ter mais combinações. Então podemos ter mais presets/patches e esses são acessados por bancos diferentes.
O display serve pra mostrar qual o banco de presets foi selecionado (de 0 a F que é 15 em hexadecimal).   Assim, agora com o PIC temos 16 bancos x 6 presets = 96 combinações de pedais ativos o em bypass.

E para programar os loops nos presets, ao invés de chavinhas dos dip-switches você o faz pelo microcontrolador, gravando a combinação na memória dele.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
designermx2
Visitante
« Responder #173 : 29 de Março de 2013, as 10:38:01 »

Até ai, blza, mas como faz essa gravação na memória dele?  Ao desligar o controlador, ele volta a zerar (memória volátil)?

Queria entender... tá tudo no protoboard, mas esqueci de comprar o display. Vou amanhã ao centro.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #174 : 29 de Março de 2013, as 10:44:27 »

Tem todo o procedimento de programação/gravação descrito por mim e pelo Polyvox (que ajudou a dar o formato final de operação) no desenrolar do tópico. Não vou escrever novamente.
A programação dos loops nos devidos presets e bancos não se perde porque ela é gravada numa memória do tipo EEPROM dentro do PIC, que não é volátil.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
designermx2
Visitante
« Responder #175 : 29 de Março de 2013, as 10:57:23 »

Ah massa, vou ler com mais calma então. Eu fui meio que pulando alguns textos e deve estar no processo. Obrigado. vou levar a esposa no hospital e quando voltar começo os testes, porém estou sem display. Vou comprar amanhã. Tem alguma especificação do display? Pode ser qualquer tamanho e config? Um dígito mesmo? Restrições?  Outra coisa é que fiquei encucado. Comprei um relé aqui de 8 pinos (dois de energia), mas no esquema vi que os pinos são independentes... meu relé tá acusando que eles são unidos (os polos de contato) e nunca tinha medido desse tipo. É normal esse tipo de relé ou tem dos dois modelos e tenho que pedir diferente? Vai desculpando as perguntas, mas é que esse relé eu nunca imaginei que fosse assim. Posso tirar uma foto se quiser.
« Última modificação: 29 de Março de 2013, as 10:58:41 por Plautz » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #176 : 29 de Março de 2013, as 11:07:28 »

Dá pra testar sem o display, apenas que você não vai saber em que banco estará.  O display é um só, de 7 segmentos CATODO COMUM (se for anodo não vai funcionar), de qualquer tamanho, um dígito, de qualquer cor, mas você vai precisar saber quais pinos se referem a cada segmento (mas nada que uma bateria de 9V e um resistor de 1k não resolvam pra descobrir isso, geralmente eles tem 10 pinos, sendo 2 comuns e 8 para segmentos + ponto decimal).
« Última modificação: 29 de Março de 2013, as 11:11:14 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Dexter
Visitante
« Responder #177 : 29 de Março de 2013, as 11:52:22 »

Comprei um relé aqui de 8 pinos (dois de energia), mas no esquema vi que os pinos são independentes... meu relé tá acusando que eles são unidos (os polos de contato) e nunca tinha medido desse tipo. É normal esse tipo de relé ou tem dos dois modelos e tenho que pedir diferente?

Olhando o relê por cima:


1  8  bobina

2  7  contato comun
3  6  contato normalmente fechado
4  5  contato normalmente aberto


2, 3 e 4 chave A; 7, 6 e 5 chave B

Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #178 : 29 de Março de 2013, as 12:33:30 »

Bom, fui ler o tópico inteiro a partir do fornecimento do código e dessa vez e percebi uma coisa... O Xformer mostrou o esquema com o 16f628A mas n tem display, tem o código, mas eu estava a montar o com o 16F877A porque segundo os posts, seria mais estável.

Esse do 16f628a não vai ter display xformer.

Outra coisa, não teria como colocar todos os leds com um resistor apenas no negativo e os positivos diretamente no pic? Isso economizaria resistores (não que seja caro), mas simplificaria mais a placa e quem sabe tamanho, ou não vai funcionar se fizer isso? Estou testando na protoboard, mas já pensando em montar tudo no eagle e desenhar uma placa. Quero que o meu seja pequeno e caiba no pedalboard que tem espaço para 4 pedais apenas.

Deixaria apenas os resistores dos botões...

Se me permite uma sugestão, como usei muitas pedaleiras antes desse set atual, pensei em dizer como nas pedaleiras algo do tipo... Banco A preset 1 e não Banco 0 Preset 1. No lugar dos números não poderia ser A,B,C... Apenas não? Acho que se aproximaria mais das pedaleiras e facilitaria quando por exemplo eu pedisse ao segundo guitarrista num teste de som algo do tipo: Ative agora o B3  para ver, ligue agora o A1  Melhor do que dizer : Vá para o 2-3 ou 01....

Bom, é apenas uma idéia, mas você que diz isso ai.

Também estou começando a estudar pic e este seria um ótimo estudo, já que tem controle de portas, tensões passando para ativar ou desativar leds e comparação de valores dos botões. Se puder fornecer a título de estudo, já que está comentado eu ficaria muito grato. Se não puder, vou entender perfeitamente.

Abraços.
« Última modificação: 29 de Março de 2013, as 13:52:07 por designermx2 » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #179 : 29 de Março de 2013, as 14:01:03 »

Bom, fui ler o tópico inteiro a partir do fornecimento do código e dessa vez e percebi uma coisa... O Xformer mostrou o esquema com o 16f628A mas n tem display, tem o código, mas eu estava a montar o com o 16F877A porque segundo os posts, seria mais estável.

Esse do 16f628a não vai ter display xformer.

Outra coisa, não teria como colocar todos os leds com um resistor apenas no negativo e os positivos diretamente no pic? Isso economizaria resistores (não que seja caro), mas simplificaria mais a placa e quem sabe tamanho, ou não vai funcionar se fizer isso? Estou testando na protoboard, mas já pensando em montar tudo no eagle e desenhar uma placa. Quero que o meu seja pequeno e caiba no pedalboard que tem espaço para 4 pedais apenas.

-----

Deixaria apenas os resistores dos botões...

1 Post moderado pelos administradores, que deliberaram e consideraram o conteúdo conflitante com as diretrizes deste fórum. Para mais informações verifique as normas de contuda do fórum.

Sobre o resistor dos leds, sim, você pode usar um só pra todos os leds, desde que não se importe de que o brilho deles varies conforme o número de leds acesos.

Citar
Se me permite uma sugestão, como usei muitas pedaleiras antes desse set atual, pensei em dizer como nas pedaleiras algo do tipo... Banco A preset 1 e não Banco 0 Preset 1. No lugar dos números não poderia ser A,B,C... Apenas não? Acho que se aproximaria mais das pedaleiras e facilitaria quando por exemplo eu pedisse ao segundo guitarrista num teste de som algo do tipo: Ative agora o B3  para ver, ligue agora o A1  Melhor do que dizer : Vá para o 2-3 ou 01....

Claro, se bem que já vai ter 6 letras de bancos (de A a F), quantos bancos seriam ? Algumas letras seriam fáceis de mostrar num display de 7 segmentos (tipo g, h ou H, i ou I, J, L, n, o ou O, P, q, r, S, t, u, y) mas algumas são impossíveis:k m x v w z.


« Última modificação: 29 de Março de 2013, as 14:53:56 por hgamal » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.075 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal