Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Maio de 2024, as 01:54:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Qual a real potencia de Som??  (Lida 5860 vezes)
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« : 21 de Fevereiro de 2011, as 09:18:02 »

Quero tirar uma duvida e vou dar como exemplo os equipamentos que tenho.

Bom, montei o iall 10.5 que me fornece os  10.5 whats então arredondarei para  11whats

Tenho 1 par de falantes celestion MG30 que são de 30whats

Eu ligando eles qual é a minha potencia de som?

11whats - respeitando a potencia do power
22whats - respeitando a potencia do power e multiplicando pelo numero de falantes
30whats - respeitando a potencia da potencia dos falantes
60whats - respeitando a potencia do par de falantes

Ou nenhuma das alternativas, existe outro calculo para isso?

Obrigado
Registrado

guii_music
Visitante
« Responder #1 : 21 de Fevereiro de 2011, as 11:12:30 »

Quero tirar uma duvida e vou dar como exemplo os equipamentos que tenho.

Bom, montei o iall 10.5 que me fornece os  10.5 whats então arredondarei para  11whats

Tenho 1 par de falantes celestion MG30 que são de 30whats

Eu ligando eles qual é a minha potencia de som?

11whats - respeitando a potencia do power
22whats - respeitando a potencia do power e multiplicando pelo numero de falantes
30whats - respeitando a potencia da potencia dos falantes
60whats - respeitando a potencia do par de falantes

Ou nenhuma das alternativas, existe outro calculo para isso?

Obrigado
Acho que independentemente de você usar 2 falantes, a pótência do conjunto vai ser a potência que o power te fornece, no caso, os seus 10.5 watts. Usando 2 falantes você tem uma distribuição melhor dessa potência, ou seja, o som fica melhor distribuído e melhorando assim a percepção de volume.
Corrijam-me se estiver errado,
abraços
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #2 : 21 de Fevereiro de 2011, as 12:18:11 »

seu iall entrega 10,5 watts. não existe mágica pra ele entregar 60watts..
o que pode acontecer com amps com várias configs de impedância de saída é a potência varias de acordo com a impedância, mas imagino que essa potência nunca vai ser maior do que o power pode entregar
Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #3 : 21 de Fevereiro de 2011, as 14:10:44 »

seu iall entrega 10,5 watts. não existe mágica pra ele entregar 60watts..
o que pode acontecer com amps com várias configs de impedância de saída é a potência varias de acordo com a impedância, mas imagino que essa potência nunca vai ser maior do que o power pode entregar

Pode paracer meio idiota a pergunta, mas a duvida bateu depois de olhar alguns radios nas lojas onde a oferta era 24000.. 1000 ... 3000whats de potencia, mas ao analizar a fundo esses whatts anunciados era a soma da potencia de todas as caixas.

Inclusive comprei um de 300watts vem com 2 caixas e 2 falantes em cada caixa lendo o manual vi que 2 falantes maiores eram de 100w cada e os 2 menores no caso tinha função de twitter eram de 50w.. totalizando a soma dos 4 em 300w.

A pergunta era apenas para sanar essa duvida momentanea que me surgiu
Registrado

flaviobei
Visitante
« Responder #4 : 21 de Fevereiro de 2011, as 14:30:57 »

esse tipo de anúncio é completamente enganador, pois colocam a potência em valores absurdos pra chamar atenção, mas ao ler melhor o descritivo do aparelho pode ler o famos PMPO, que é uma medida sem nenhum parâmetro.. digamos que o aparelho tenha os tais 1000 watts pmpo, um pouco é som, o resto é vibração, calor, ou qualquer outra dissipação de energia...hahaha

o que acontece é que alguns amplificadores fornecem por exemplo:

20 watts em 4 ohms e 10 watts em 8 ohms, ou o contrário, mas o máximo de potência do aparelho não é ultrapassado
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #5 : 21 de Fevereiro de 2011, as 15:06:53 »

Esse negocio de "PMPO" é complicado mesmo. Ja cheguei a ver na mesma loja dois aparelhos.

Só que um falava 100WRMS e 1000PMPO, e o outro era 75RMS e 1200PMPO... Vai entender hahahaha
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #6 : 21 de Fevereiro de 2011, as 15:16:58 »

Muito se fala e especula-se sobre as potências de PMPO e RMS. O que se segue é uma orientação técnica.

A análise das amostras de aparelhos de som está de acordo com os procedimentos do Programa de Análise de Produtos, posto que é um produto de alto consumo pela população. Adicionalmente, observa-se que o consumidor necessita de mais informações, corretas e claras, que subsidiem a decisão de compra, contribuindo para que a aquisição do referido produto atenda realmente às suas necessidades, atendendo ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Outra questão suscitou ações adicionais, qual seja, a utilização da potência PMPO, que vem sendo muito discutido. Em função da especificidade do assunto, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) solicitou ao Inmetro contribuições no sentido de padronizar a apresentação das potências de equipamentos de som.

Quando se trata de especificações de equipamentos de som não há padronização da unidade de medida WATT. Diversas formas de medição e declaração da potência elétrica efetiva, tanto para alto-falantes quanto para amplificadores, foram elaboradas ao longo de anos de experiência adquirida e podemos destacar basicamente duas:

RMS: é a sigla para Root Mean Square. É a forma mais conhecida e preferencial de declaração de potência elétrica de alto-falantes e amplificadores, onde o valor está diretamente ligado a energia perceptível.1

PMPO: é a sigla de Peak Music Power Output (numa tradução livre, Potência de Saída de Pico Musical). É a potência máxima que o equipamento é capaz de fornecer em um período muito limitado de tempo, sem levar em conta a distorção durante essa medida. Na forma como é definida, esse parâmetro apenas informa a potência instantânea que esse aparelho pode fornecer ao emitir um som que pode ser extremamente distorcido e por um período irrisório de tempo.

Na sua definição inicial, o valor PMPO representava cerca de 3 vezes o valor RMS, no entanto, como não existe procedimento técnico normalizado, cada fabricante desenvolve seu próprio método para medir a potência de seus equipamentos, de forma que estes valores hoje podem chegar, no caso de alguns aparelhos analisados pelo Inmetro, até 50 vezes o valor RMS e, o que é considerado mais grave, o fator multiplicativo varia de fabricante a fabricante, impossibilitando assim uma comparação entre aparelhos de marcas diversas.

Quando o microsystem está na prateleira da loja e o vendedor lhe diz que o amplificador A apresenta potência de 1000 Watts, e o B potência de 30 Watts você pode ficar tentado a comprar o primeiro pois não é obrigado a saber, e a maioria não sabe, que o primeiro está em watts PMPO e o segundo em watts RMS. Normalmente nem o vendedor sabe. A maioria compara apenas o valor da potência e o preço, sem saber que está comprando coisas diferentes.

Considerando que a declaração única da potência PMPO é uma informação incorreta para o consumidor, o Ministério Público celebrou um termo de ajustamento de conduta, em conjunto com fabricantes de aparelhos de som, no qual os mesmos ficam sujeitos a não inclusão nos rótulos, embalagens e manuais, referência à potência de saída de pico musical PMPO, sem que informem a Potência Média Contínua (RMS) em igual tamanho, fonte e destaque dado à unidade PMPO. Este procedimento abrange os equipamentos de áudio de fabricação nacional, bem como aqueles importados pelos fabricantes signatários do referido termo. Aplica-se ainda, aos anúncios publicitários veiculados nas mídias impressa e eletrônica e em folhetos, catálogos ou qualquer outro meio de divulgação dos referidos produtos.

O Institute of High Fidelity (IHF) dos Estados Unidos tentou, em vão, acabar com este problema, há cerca de quinze anos atrás. Chegou a sugerir novos padrões de medição, mantendo-se a unidade WATT apenas para a potência RMS e criando um outro parâmetro chamado de Dynamic Headroom, expresso em decibéis (dB), para o desempenho dinâmico, porém a idéia não foi adiante.

O objetivo dessa análise foi informar e alertar o consumidor sobre as diferenças existentes entre as indicações de potência RMS e PMPO, além de verificar se o manual do produto contém algumas informações relevantes para o consumidor.

Neste relatório são apresentadas as descrições dos ensaios realizados, os resultados encontrados, bem como os cuidados que o consumidor deve observar em relação ao produto e as conclusões do Inmetro sobre o assunto.

Fonte: INMETRO (mais info no link: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/potSonora.asp)
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #7 : 21 de Fevereiro de 2011, as 21:58:58 »

Nesse link aqiu,http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1656-art239.htmlnosso amigo Newton "Charles" Braga explica bem esta questão.

acho que deu algum pau no link!!!,

===
cade o post do espanhol??

em todo caso peguei o link e to postando aqui!

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1656-art239.html
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2011, as 13:44:44 por flaviobei » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 21 de Fevereiro de 2011, as 22:35:26 »

Quero tirar uma duvida e vou dar como exemplo os equipamentos que tenho.

Bom, montei o iall 10.5 que me fornece os  10.5 whats então arredondarei para  11whats

Tenho 1 par de falantes celestion MG30 que são de 30whats

Eu ligando eles qual é a minha potencia de som?

11whats - respeitando a potencia do power
22whats - respeitando a potencia do power e multiplicando pelo numero de falantes
30whats - respeitando a potencia da potencia dos falantes
60whats - respeitando a potencia do par de falantes

Ou nenhuma das alternativas, existe outro calculo para isso?

Obrigado

São 11 Watts (para simplificar) e nada mais!
Se ligar em um alto falante, são 11 watts.
Se ligar em 2 são 11 Watts.
Se ligar em 4 são 11 Watts!
Se ligar em 8 são 11 Watts!

Em dois altofalantes, cada um é submetido a 5.5 Watts (menos as perdas);
Em quatro altofalantes, cada um é submetido a 2.75 Watts (menos perdas);
Em oito altofalantes, cada um é submetido a a 1.375 Watts (menos perdas);

Ufa...

Galera,

Agora sobre PMPO. Puxa fala sério, isto aqui é um forum sério, para lendas e mitologia, sugiro a Wikipedia!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 21 de Fevereiro de 2011, as 23:08:22 »

Cleiton Carvalho , o caso é o seguinte.
Pode se dizer q nenhuma das alternativas apresentadas estao corretas, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum)?

Watt é um fator eletrico.
No caso q vc deu o exemplo, seu ampli 11 Watts e 2 falantes, vc pode ter ate menos q os 11 Watts, no caso 5,5 Watts (TEORICAMENTE)

O Watt é calculado da seguinte forma (calculo simples para exemplificar):

P = V2/ R

P= potencia em Watt
V= voltagem q vai na carga (Auto falante neste caso)
R= resistencia em OHM da carga.


Supondo q a impedancia do alto falante é 8 OHMs cada, se vc ligar em paralelo vc tera 4 OHMs, se vc ligar em serie tera 16 OHMs.

Outra coisa, a intensidade sonora q vc houve, é a pressao sonora, geralmente medida em db (decibeis).

Sendo assim, é ate possivel ter um ampli com 20 Watt tendo menos som q um de 10 Watt. p q (moderador, peço que me suspenda do fórum)?

A forma q for emitido-propagado o som da caixa fara diferença.
Desta forma, se a caixa for totamente fechada, sem dutos, no caso a tradicional caixa selada usada em som automotivo, se a caixa tiver dutos (Furos) frontal, ou se for igual muitas caixas de guitarra q sao abertas atras, fara muita diferença sonora.

Sou musico e tec. em eletronica há 20 anos, e te digo uma coisa, o q o amigo Flaviobei postou esta correto, e o link q o amigo Espanhol postou tem informacoes exelentes.
Trata-se de um link do Newton Braga, q foi responsavel por varios projetos e revistas de eletronica.





Só para satirizar, costumava se dizer entre os tecnicos em eletronica q o significado de PMPO era
Potencia Medida Para Otarios.

Sem ofensas a ninguem, isso era apenas uma anedota q sempre circulava entre os tec. em eletronica como eu disse.
Registrado

Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #10 : 22 de Fevereiro de 2011, as 09:04:51 »

Obrigado pelos esclarecimentos amigos!!

Esse PMPO é uma enganação mesmo, a propaganda da loja só serviu para me confundir e agora com ajuda de voces já aprendi muito.
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal