Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Maio de 2024, as 10:07:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Power Amp simples com 6V6, 6L6 ou EL84 e transformadores de 6V.  (Lida 27364 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 04 de Março de 2012, as 18:33:56 »

Pessoal, antes de começar a soldar componentes eu vasculhava a net
atras de tudo que pudesse baixar sobre pedais e amps.
Desta época eu tenho este PDF de um projeto de power amp bem simples.

Como o pdf não tem identificação e eu troquei o nome do arquivo, o uso da
busca não é produtivo.
Então arrisquei levantar a ira do oráculo Plautz  Sarcasmo e abri este tópico.
Se já existir algo sobre ele, ou alguem souber quem é o autor do projeto,
por favor me diga e eu fecho/apago este tópico.

As minhas dúvidas são as seguintes:

- Na pcb da fonte tem uma saida para pre-amp, já que não será utilizada,
eu posso eliminar este último capacitor de filtro e o resistor de 10K que esta em série
com o cap.?

- Qual valor devo utilizar nos caps de filtro da fonte?

- Gostaria de usar-lo com o Marshallizer, portanto qual das válvulas teria um som mais
vintage, mais quente?  (6V6, 6L6 ou EL84)

- Quantos watts estas válvulas alcançam nesta configurção?

- E o mais importante, como ligar o transformador de saida?


http://www.4shared.com/office/pBsMa0EU/Power_Amp_Valve.html



Abraços.
« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 18:04:18 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 04 de Março de 2012, as 19:23:03 »

Esquece esse esquema do PDF.  Tem muito erro e faltam coisas.
- Primeiro, a fonte usa dois transformadores de 220/110V-6V, sendo que um é de 1A no 6V e outro 0,1A no 6V, logo você não tem mais do que 6Vx1A = 6W fornecido pelo primeiro e apenas 6Vx0,1A = 0,6W no segundo. Como você vai querer ligar um power com só isso de potência ?  No secundário do segundo transformador você teria 0,6W/220V = 2,7mA de corrente.
-  Segundo, não tem estágios de pre-amplificação antes das válvulas de power.
- Terceiro, o transformador de saída é um também um transformador de força de 220/110 - 6V 1A, ou seja provavelmente com as lâminas do núcleo intercaladas e sem gap. O estágio de saída do projeto é SINGLE ENDED (só fala em uma válvula) e precisa de um transformador em outra configuração (todos Es de um lado só e todos Is do outro lado). Pra ilustrar, o limite de potência desse transformador é 6W...
- Se você usar uma 6L6, só o filamento consome 0,9A dos 6V, ou seja quase tudo do primeiro transformador de força. Uma 6V6 consome menos (0,45A) mas o que resta ainda é pouco. A EL84 (0,76A) deixaria ainda menos potência disponível.

Procura outro projeto porque esse não dá.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 04 de Março de 2012, as 19:35:41 »

Xformer, obrigado pela resposta.

Quanto ao estágio de pré-amp, eu usaria um dos prés que tenho,
como o Marshallizer ou o JCM800 valvulado.

Quanto aos transformadores, será possivel aumentar a potência deles para que
o projeto funcione?

E como se liga este transformador "de saída"?

Se alguem mais puder fazer algum comentário/opinião...

Abraço.
« Última modificação: 04 de Março de 2012, as 19:37:32 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 04 de Março de 2012, as 19:54:04 »

Claro que dá pra usar transformadores de maior potência, de preferência um só com o enrolamento primário de 110/220V e dois secundários: 220V x 100mA pelo menos pro HT e 6,3V x 1A (depende da válvula de saída, mas 1A aguenta qualquer das citadas) pro filamento da válvula.

Usar dois transformadores comerciais em tandem pra fonte, é quebra-galho e pra ter potência suficiente seriam dois transformadores grandes ao invés de um só feito pra isso.  Pelo menos teriam que de uns 6v x 5A (ou mais) nos secundários (pra ter uns 5W de amplificação na saída).   Na fonte talvez 2 capacitores de 47uFx400V dariam conta.

Pra ligar o transformador de saída, um dos terminais do enrolamento de 220V iria pro ponto de alta-tensão da placa da fonte (onde está escrito "transformador de saída"), o outro terminal iria pro anodo da válvula (deve ser o ponto B "saída" das plaquinhas). O terminal de 110V fica sem ligação. O alto-falante iria ligado no secundário de 6V.

Quem fez esse desenho não entende muito e não dá pra confiar nos pontos de operação com os resistores de catodo especificados (nem especificou a potência deles....).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 06 de Março de 2012, as 15:40:02 »

Bom, eu pediria que alguem mais pudesse opinar sobre este projeto.

As opiniões negativas do xformer parecem que espantaram outros
que poderiam ajudar.

Não tenho o conhecimento necessário para dizer se este projeto funciona
ou não, mas gostaria muito de poder dispor de um power amp tão fácil de
ser feito.
Não seria necessário nem placa, pode-se montar ele no próprio soquete da
válvula.

Não quero desistir assim.

Se ninguem souber dizer o que esta errado e como poderia ser corrigido, vou fazer
ele assim mesmo.

Abraços.
 
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 06 de Março de 2012, as 16:07:20 »

Olha... o xformer entende pacas de valvulados...
Mas mesmo assim olhei o esquema, e reforço o que o xformer disse. Não monte. Pelo menos não dessa forma.
transformadores ligados ao contrario são quebra galhos que até funcionam bem para prés, mas para power não da. O preço dos transformadores sairia mais caro que mandar fazer um proprio.
E ai é só o power. Você vai precisar de um pré.
Porque não monta o Iall 3.5, que é facil e funciona de verdade??? E você ja tem um estagio de pré de graça...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #6 : 06 de Março de 2012, as 16:19:22 »

Kem obrigado pela resposta.

Então se eu mandar fazer um transformador mais parrudo ele funcionaria?

É que fiquei sem saber se o problema seria apenas os transformadores, ou se
o projeto mesmo é que não funcionaria.

Estou pretendendo fazer o IALL 10.5 para colocar num gabinete com
o meu pré JCM800 valvulado, mas queria um mini power destes para
usar com uma penca de emuladores de amps que construi e estão sem
uso aqui.

Pediria uma analise mais detalhada do projeto, se não presta, bola pra
frente, mas se for possivel modificar-lo e continuar simples como ele é,
bem, eu acho que seria um bom projeto para iniciantes nos power valvulados.

Abraço.

PS.: Quero deixar bem claro que não estou menospresando o conhecimento e
ajuda do xformer, ao qual sou grato, apenas como disse antes, que
a possibilidade de ter um projeto tão simples assim me fascina e gostaria de
tentar realizar-lo e para tanto pediria a ajuda de mais pessoas para o viabilizar.
  
« Última modificação: 06 de Março de 2012, as 18:08:49 por Ferro_Velho » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 06 de Março de 2012, as 17:00:15 »

Uma dica: desconfie de algo que parece muito simples e excelente, mas que ninguem usa! É sair do mundo da ciência para o mundo da mágica... aí poucos poderão ajudar por aqui.

Principalmente no mundo das válvulas... Imagine você o que já foi tentado com o objetivo de baratear a produção em massa de amps valvulados, o Santo Graal dos amps para guitarra. Algumas coisas valem a pena, outras não.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #8 : 06 de Março de 2012, as 17:06:15 »

Concordo Alex,

Veja, eu não acho que este power seria um super amp em termos
de som, eu só queria que funcionasse, que amplificasse, com um somzinho
de válvula, uma saturaçãozinha de nada, e já tava bom.

Pela simplicidade, pelos transformadores facilmente disponíveis, pelo custo...
Digamos que seria o mini-fuzz do Bertola dos power-amps.

Abraço.
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #9 : 06 de Março de 2012, as 17:08:39 »

Ferro_Velho
Rapaz, esse projeto se bem me lembro é do Fernando Bello baseado no fender champ, da epoca do forum antigo. Funcionar ele funciona mas o ideal é recalcular os transformadores.
Eu mesmo quase montei esse projeto mas me faltou tempo(R$).
Bom, pro transformador de saida da pra usar transformador comum sim inclusive tem uma tabelinha que diz de acordo com as impedancias que serao utilizadas quais transformadores usar. No caso, as impedancias tem de ser vistas no datasheet da valvula que será utilizada e no falante que se pretende usar.
Como eu ia usar 6L6 o transformador usado seria de 220/9V 2A com tap em 6V. Do ponto zero a 6V seria conectado o falante a 4ohms ou do zero ao 9V seria pro falante de 8ohms.
Quanto ao transformador de força, seria bom mandar enrolar um com saidas 6,3V 1,5A e 250V +-100mA. Creio que a potencia do transformador está com alguma folga para caso queira montar um preamp com 12AX7 e juntar ao power seja possivel.
A potencia dos resistores nesse tipo de amp geralmente é de 3 a 5W e nos capacitores da fonte 47uF é mais que suficiente.

Abraço!

Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #10 : 06 de Março de 2012, as 17:15:59 »

BINGO RIKRDO!   Cheesy

Como diz  o ditado: quem não chora não mama. Cry Cry Cry

Agora eu gostei, valeu mesmo Rikrdo. Legal!

Vou baixar uns datasheets das válvulas e estudar um pouco.

Mas me confirma aí, do jeito que esta funciona?  Mesmo que não seja grande coisa.
Ou melhor dizendo, mesmo que possa ser melhorado?

Abraço e muito obrigado.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 06 de Março de 2012, as 17:28:04 »

Citar
Mas me confirma aí, do jeito que esta funciona?  Mesmo que não seja grande coisa.
Ou melhor dizendo, mesmo que possa ser melhorado?

Do jeito que tá, não funciona.  Porque não tem um componente básico: um resistor de grid ligando a grade1 ao terra. Sem ele a auto-polarização por resistor de catodo não funciona. Precisa ser de uns 470k mais ou menos. Isso é básico. Não sou o expert que falaram, mas pelo menos isso tem que ter. 

A menos que esteja faltando mais desenhos e partes desse projeto, conceitualmente tá furado.  Pelo menos ele poderia ter desenhado o esquema elétrico. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #12 : 06 de Março de 2012, as 17:36:36 »

Pronto, vamos tentar mais este caminho, mandei um
email pro Fernando Bello.
Agora vamos aguardar.


Caro Fernando,

Em primeiro lugar me desculpe a semvergonhice de te incomodar assim por email.
Meu nome é Danilo Carrazzone e sou o Ferro_Velho do forum Handmades.

À um tempo atrás eu estava começando no DIY e baixava tudo que podia sobre
pedais e amps, e entre este material que baixei, parece que "surrupiei" uma cria
sua.  Salvei um PDF com um power amp bem simples com transformadores de 6V. e a pos-
sibilidade de usar válvulas 6V6, 6L6 ou EL84.

Redescobrindo este PDF nos meus alfarrábios, eu abri um tópico lá no Handmades
e um dos membros levantou a hipótese de que seria sua criação.

Se não for muito incomodo, pediria a você para dar uma olhada no tópico e por favor
fazer as suas considerações a respeito da funcionalidade e de possíveis melhorias.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3435.0


Grato pela atenção,


Danilo Carrazzone (Ferro_Velho)
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #13 : 06 de Março de 2012, as 17:44:11 »

Ferro_Velho

Como eu disse, eu acho que ele é baseado no champ 5F1. Analise o esquema dos champs que tem na net e compare com o layout desse que você postou. Assim você verá o que foi omitido e poderá rever valores de componentes e  acrescentar o que falta como disse o xformer.

Abraço!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 06 de Março de 2012, as 17:54:51 »

Amp valvulado com transformador de áudio fuleiro na saída já é caído. Com um transformador de força... Nem imagino como fique. Será que vale a pena tentar se sua meta é ser econômico? Normalmente o mais econômico é gastar uma vez apenas em algo que compense.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal