Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Maio de 2024, as 04:23:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Tweed Deluxe 5e3 (Diário)  (Lida 24739 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #30 : 01 de Dezembro de 2014, as 08:17:22 »

Olá, também to montando um 5E3, e tive um problema de tensão excessiva no b+ com 440vdc muito alta ja que era pra ser por volta de 360VDC, no secundário encontrei 400V-0-400V. O que faço pra diminuir essa tensão? Os filamentos estão normais, 5,1V na 5Y3GT e 6,4V nas 6v6 e 12ax7.

A tensão de secundário nos layouts é de 325Vac pra usar com retificadora 5Y3.  O jeito é colocar um resistor 5W de 1500 ohms a 2200 ohms (precisa ir na base do experimento pra achar o valor ideal) entre os catodos da retificadora e a chave de stand-by, de forma a reduzir a tensão que alimenta o amplificador.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, as 08:19:49 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Rubaabur
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 3



« Responder #31 : 15 de Dezembro de 2014, as 23:40:10 »

Olá Pessoal !!!
Estou montando um 5e3 Tweed Deluxe também e gostaria de alguma dica a respeito de alto-falante, qual a potência,a característica mais indicada para esse modelo ?  Tenho um  Celestion Vintage30 de 8 ohms / 60w, fica bom no 5e3 ?  Se puderem dar uma luz nesse assunto ficarei agradecido.
Registrado

A vida é um barco sem fundo que navega de boca para baixo nas ondas de um poço sem água.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #32 : 16 de Dezembro de 2014, as 10:14:59 »

X-former, esse lance dos resistores não fica meio gambiarra ou era mesmo usado de forma correta ?

At Daniel..
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 16 de Dezembro de 2014, as 12:08:46 »

X-former, esse lance dos resistores não fica meio gambiarra ou era mesmo usado de forma correta ?

At Daniel..

Era muito usado. Já que a cada etapa com RC também ajudava a filtrar e suavizar o ripple, invariavelmente o resistor tinha que gastar potência e assim reduzia a tensão. Pode ver nos esquemas de amplificadores valvulados, que a partir da fonte, a tensão de alimentação vai sendo reduzida da etapa de potência em direção aos estágios iniciais de pré amplificação, com resistores e capacitores.  Saía caro usar circuitos reguladores para reduzir a tensão (pois tinha que usar mais válvulas), então era mais prático apenas usar resistores para isso.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Bacelete
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 177

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 21



« Responder #34 : 16 de Dezembro de 2014, as 21:15:10 »

Olá Pessoal !!!
Estou montando um 5e3 Tweed Deluxe também e gostaria de alguma dica a respeito de alto-falante, qual a potência,a característica mais indicada para esse modelo ?  Tenho um  Celestion Vintage30 de 8 ohms / 60w, fica bom no 5e3 ?  Se puderem dar uma luz nesse assunto ficarei agradecido.

Acho que a escolha do alto-falante depende muito do gosto, o jeito mesmo é ir testando.
O 5e3 produz em média uns 15w, qualquer falante a partir disso dá conta do recado. O vintage30 é um excelente alto-falante, acho difícil ficar ruim, eu iria com ele sem medo.

Registrado
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #35 : 19 de Janeiro de 2015, as 09:59:13 »

Saudações pessoal !
Montei o 5E3 seguindo o layout da Ceriatone e estou tendo problemas com um som de "humm" assim que os filamentos aquecem.
Esse ruido está presente mesmo com os controles todos no zero, conforme aumento o volume o "humm" não aumenta na mesma proporção, fica de fundo.
Quanto mexo no controle de ton, ele não afeta o "humm", só atua sobre o som da guitarra. Revisão das ligações feitas, B+ com 380V.
Pela experiência dos Srs. alguma suspeita ?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #36 : 19 de Janeiro de 2015, as 10:14:33 »

Olá,
esse "hum" é de 60hz ou 120Hz, tem um video no Youtube que ajuda a definir, se for 60 é filamentos, se for 120 vem da fonte de alta tensão.

"Hum" com controles zerados é ruído após o controle de volume, o que se resume a algo na segunda 12ax7. O ruído no power, normalmente se anula.

Cheque a posição dos fios dos filamentos, se não tem algum fio de sinal próximo, use fios o  mais curto possíveis, se possível use cabo blindado, e a posição dos cabos ajuda no "Hum", você pode tentar o método com uma vareta de MADEIRA, ir cutucando o circuito, e movendo os cabos, todas as vezes que tive problema com "hum" era isso.

Abraços
Thomas
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #37 : 19 de Janeiro de 2015, as 11:42:54 »

O ruído no power, normalmente se anula.

Desde que:
- O transformador PP tenha o primário com as duas pernas balanceadas em resistência (Cilmar, meça as resistências do CT do primário a cada fio de anodo do primário e veja se não há muita diferença). E sendo bem balanceado:
- As duas válvulas de saída tenham um mínimo de casamento. Se uma estiver conduzindo mais do que a outra, o ripple vai aparecer na saída.  Em amplificadores com autopolarização e com resistor de catodo comum às duas válvulas, daria pra separar esse resistor em 2 (ou em 3, fazendo um Y) pra tentar diminuir a diferença de condução.

Outras sugestões:
- Tente trocar as duas válvulas de saída de posição.
- Desligue o CT dos filamentos do terra e ligue-o nos catodos das válvulas de saída.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2015, as 18:30:08 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #38 : 20 de Janeiro de 2015, as 09:39:25 »

Obrigado pelas respostas !


Thomas,
O Hum me parece ser de 120hz   (não reparem, gravado em celular http://vocaroo.com/i/s0nebS9RNG6P) o hum começa aos 15 seg.
Agora que falou da possibilidade do ruído ser na fonte de alimentação, lembrei que estou usando uma 5y3 GT para lá de suspeita, é uma russa antiga que paguei meros R$19.
Mudei a posição de alguns cabos de sinal, não houve melhora, no fim de semana pretendo substituir por blindados.

Renato,
As resistências do CT do primário a cada fio de anodo estão idênticas (204  ohms para cada lado)  As válvulas de saída comprei como casadas (mas não tenho como saber se realmente são).
Válvula trocadas de posição (não houve alteração)
CT de 6.3V ligados aos cátodos (aqui houve uma pequena melhora) - Anteriormente os cátodos estavam com 20,3 V.

Abraço !
Registrado
Bacelete
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 177

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 21



« Responder #39 : 20 de Janeiro de 2015, as 10:21:01 »

Oi carl8,
O meu está com um hum praticamente idêntico ao seu, isso nunca me incomodou muito, então não preocupei em resolver, principalmete porque tem hora que ele é menos audível.
O curioso, é que eu acredito estar usando a mesma 5y3 que você, uma russa de aparencia bem velha que eu paguei 19 no ML.
Se você tiver sucesso usando fio blindado, não deixe de relatar.
Abraço
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #40 : 20 de Janeiro de 2015, as 10:54:28 »

Se você pesquisar vai ver que o ruído de 120hz está associado com o B+, após retificado o que era 60hz vira 120hz.

Você pode checar os capacitores e resistores da fonte. Pelo que pesquisei agora pode estar associado à usar o B+ do power logo após a retificação, talvez colocar um filtro RC entre a retificação e o power, mas eu não tenho conhecimento com válvulas retificadoras, então não sei qual seriam valores adequados...vou dar uma pesquisada também.

Boa sorte
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #41 : 20 de Janeiro de 2015, as 11:42:31 »

O ruído é de 120Hz associado a harmônicos (240Hz):


Analisando um pedaço da sua gravação, onde tinha o hum.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #42 : 20 de Janeiro de 2015, as 13:01:59 »

Bacelete,
provavelmente compramos a mesma marca de válvula. Será que pode ser ela que está causando um hum nos dois amplificadores ? (vou postar uma foto dela para compararmos)

Thomas,
Obrigado, também estou pesquisando.

Renato,
Muito legal essa análise! O software é free ?
Estou pensando em trocar o essa 5y3 ou usar retificação com diodos pra testar.

Abraço a todos.







Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #43 : 20 de Janeiro de 2015, as 13:07:20 »

Renato,
Muito legal essa análise! O software é free ?

Sim, é free. O nome dele é Audacity.  É ótimo pra visualizar samples, criar novos sons (é um editor de sons), adicionar efeitos e analisar sons.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #44 : 20 de Janeiro de 2015, as 15:57:01 »

O Audacity é uma mão na roda. É gratuito e tem múltiplas funções.
http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm

Eu o utilizo mais pra baixar ou subir o tom de uma BT-Track.
Ele também permite retirar os vocais de uma música mixando dois canais estéreo em um mono e cancelando parcialmente a voz.
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal