Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Maio de 2024, as 18:59:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Troca da válvula retificadora 5U4GB do Mesa Boogie Dual Rectifier  (Lida 6441 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« : 22 de Março de 2014, as 10:40:15 »

Oi Pessoal

Abri este tópico para relatar um teste realizado esta semana na minha loja. Meus amigos André e Valdir levaram um Mesa Boogie Dual Rectifier para uma pequena manutenção no jack de entrada. Depois de consertado o problema, passamos à faze de brincar de trocar válvulas nele. O amplificador tem poucos meses de uso, por isso as comparações feitas entre as peças testadas e as originais Mesa podem ser encaradas como sendo entre peças novas.

Dizer que o som melhorou com a troca das 6L6 e 12AX7 nem é novidade. Eles já haviam substituído as 6L6GC Mesa por E34L da JJ com notável aumento na qualidade do áudio. A minha surpresa foi com a tremenda diferença obtida com a troca das válvulas retificadoras 5U4GB. Eu esperava no máximo um acréscimo pequeno na potência, mas houve uma grande melhora no som como um todo, dando mais definição, corpo, controle e volume.

Foram testadas 4 marcas diferentes, todas NOS, que deram resultados excepcionais quando comparadas às originais Mesa Boogie. Testamos as 5U4G da Svetlana, 5U4GB da RCA (feitas no Brasil em Contagem MG), 5U4GB/5AS4A da General Electric e 5U4GB da Sylvania. Os resultados foram os seguintes:


5U4G da Svetlana

Sem dúvida a melhor de todas. Além de dar mais volume e corpo ao som, tornou o áudio articulado, definido e controlado. O problema dessa peça é o invólucro tipo garrafa, que é 4cm mais alto que das demais 5U4 testadas. Com essa peça instalada, não é possível recolocar a grade de proteção. Nem sei dizer se o chassis voltaria para dentro do gabinete, pois não tentamos.


5U4GB da RCA

Essas 5U4GB da RCA feitas no Brasil tem muita história para contar. O Brasil já foi um grande fabricante de válvulas eletrônicas e a fábrica da RCA na Avenida General Sarnov, em Contagem, Minas Gerais, produziu componentes de excelente qualidade por décadas. Com as 5U4GB da RCA, novamente conseguiu-se mais volume, corpo e um som mais distorcido. Esta já se encaixa bem no amplificador, ficando no limite de altura para encaixe da grade de proteção.

5U4GB/5AS4A da General Electric
Já esta 5U4GB/5AS4A da GE feita nos EUA apresentou uma performance bem distinta, fazendo sobressaltar os médios. Uma opção bem interessante para quem intenciona um som mais ardido.


5U4GB da Sylvania

Com a 5U4GB da Sylvania, também de fabricação americana, houve uma harmonização suave do som, mantendo controle, volume, articulação e potência acima daquela obtida das válvulas Mesa originais. O desenho interno da válvula lembra bastante o das peças originais do aparelho, o que leva a crer que esta é a peça que faz dele o que deveria ser e não foi pela má qualidade das retificadoras originais.

Em resumo, se você tem um Mesa Boogie Dual Rectifier, a melhor coisa a fazer é trocar as válvulas por outras melhores.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #1 : 22 de Março de 2014, as 12:36:30 »

Vejam só, mais um exemplo que mojo não é bruxaria, nem fantasia.

Válvulas retificadoras, quem diria.

Claro que há muita coisa que é conversa pra boi leso dormir, mas esta experiência do Eduardo demonstra que é necessário manter a cabeça aberta para conceitos que alguns "super entendidos, super conhecedores, super céticos, super bobos" acham que tanto faz um componente como o outro.


Valeu Eduardo. Legal!

Abraço.  
Registrado
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #2 : 22 de Março de 2014, as 13:02:26 »

Constatações importantes!

Alguns dizem que retificação por válvula não altera o timbre e eu acreditava. Agora até deu vontade de encomendar um transformador com 5v para o meu próximo amplificador  Grin
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #3 : 22 de Março de 2014, as 13:59:37 »

Citar

5U4G da Svetlana
Sem dúvida a melhor de todas. Além de dar mais volume e corpo ao som, tornou o áudio articulado, definido e controlado. O problema dessa peça é o invólucro tipo garrafa, que é 4cm mais alto que das demais 5U4 testadas. Com essa peça instalada, não é possível recolocar a grade de proteção. Nem sei dizer se o chassis voltaria para dentro do gabinete, pois não tentamos.

Essa válvula já me deu um prejuízo, no mínimo de credibilidade, em um Triple Rectifier que apareceu aqui para reparos.
Na hora de retirar o chassis do gabinete uma das retificadoras se quebrou, e só depois é que vi que essas válvulas teriam que ser retiradas antes da desmontagem.
A sorte (para mim) é que todas as retificadoras estavam danificadas, após o transporte numa ponte aérea sem o devido case e sem a retirada das válvulas.

Eu não fiquei feliz com isso , mas o dono do ampli menos ainda, 3 retificadoras de uma só vez ...

Mesmo assim ele pode usar o ampli naquele dia, com a retificação por diodos.

Abs.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 22 de Março de 2014, as 18:17:25 »

Oi Matec

Acho estranho você ter encontrado as 5U4G Svetlana em um Triple Rectifier. Como eu disse, todas as válvulas que citei são NOS, ou seja, estão fora de fabricação a pelo menos 40 anos. A Svetlana não faz mais essas válvulas de bulbo alto. Mesmo assim, as 5U4GB são válvulas altas e vidro quebra. Não importa a marca, qualquer 5U4GB vai quebrar se não for tratada com delicadeza. Além disso, enviar um amplificador para reparos fora do gabinete foi uma atitude bem pouco inteligente do seu cliente.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #5 : 22 de Março de 2014, as 18:39:20 »

Olá Eduardo.

Não tenho certeza sobre a marca, mas o modelo das retificadoras é inconfundível, aparentando uma garrafa. De todo modo ainda tenho guardada uma delas como lembrança desse dia fatídico, posso verificar depois a marca. Talvez as originais já tivessem sido trocadas antes disso.

Não. O gabinete chegou fechado, fui eu quem quebrou uma das retificadoras Batendo Cabeça na hora de retirar o chassis do gabinete. Havia pouco espaço e ela ficou presada na parte superior do gabinete.  Mas todas já estavam em curto e ou com os suportes internos arrebentados. De todo modo naquele dia não fiz um serviço decente.  Embarrassed

Abs.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #6 : 29 de Abril de 2014, as 16:50:45 »

Houve, ou poderia haver uma resenha sobre a GZ34 da miniwatt?
« Última modificação: 04 de Maio de 2014, as 16:18:50 por Eduardo » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 04 de Maio de 2014, as 16:20:58 »

Não houve, e nem poderia, porque o Dual Rectifier usa as 5U4G, que são incompatíveis com as GZ34.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Barech
Visitante
« Responder #8 : 05 de Maio de 2014, as 08:52:40 »

E eu jurava que a retificação em válvula, não mudava em nada em relação ao timbre. Vou repensar nisso ao montar um valvulado para mim...
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #9 : 05 de Maio de 2014, as 11:27:44 »

Não houve, e nem poderia, porque o Dual Rectifier usa as 5U4G, que são incompatíveis com as GZ34.

Assumo o ato falho, mas estendendo o tema qual seria a diferença entre os dois modelos (sem considerar marcas), seria apenas pinagem?
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #10 : 05 de Maio de 2014, as 11:41:44 »

http://frank.pocnet.net/
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 06 de Maio de 2014, as 15:30:42 »

E eu jurava que a retificação em válvula, não mudava em nada em relação ao timbre....

Eu também! Até ouvir ao vivo e à cores, ninguém me convenceria que um retificador pudesse causar diferença no timbre de um amplificador.

...qual seria a diferença entre os dois modelos (sem considerar marcas), seria apenas pinagem?

A pinagem é a mesma. Isso não seria um problema. Se você acessar o link que o Ledod postou, vai poder baixar as fixas técnicas de cada uma e ver que a GZ34 tem uma condutância muito maior que a 5U4GB, além de ser uma válvula de aquecimento indireto. Com isso as tensões de trabalho do amplificador ficarão muito alteradas.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #12 : 06 de Maio de 2014, as 21:09:22 »

A alteração no som entre as diferentes válvulas se deve a alteração na tensão entregue pelas retificadoras, não? Não vejo outro parâmetro que pode alterar o som tão perceptivelmente.
Registrado

Salto - SP
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #13 : 09 de Maio de 2014, as 08:23:29 »

Oi Bello

Não só, mas também! As retificadoras de marcas diferentes, e principalmente construção distintas, terão curvas diversas. Não só a tensão contínua estática fornecida terá um valor particular para cada uma, mas também a forma como esta se altera com a variação da correte.

Nada disso é novidade. Essas variações são documentadas e os próprios fabricantes frisavam a existência de distinções entre suas peças. O que me surpreendeu nesse teste foi a possibilidade de se perceber estes diferentes comportamentos das retificadoras por uma alteração no timbre do amplificador. Da forma como eu entendia antes, esta variação seria detectável apenas com instrumentos (osciloscópios, voltímetros, etc.) e sem qualquer influência no som. Hoje não penso mais assim.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #14 : 09 de Maio de 2014, as 14:38:10 »

Isso que eu imaginei mesmo, mas me expressei mal. A tensão varia "o tempo todo" durante o funcionamento do amplificador, a cada nota tocada, com mais ou menos intensidade, altera o consumo de corrente. Mas a melhora no som é uma coincidência, pois seria impossível, imagino eu, calcular todas essas variáveis para diser que é melhor usar válvula x ou y na retificação, ou ainda que a mesma válvula vai dar um resultado semelhante em 2 circuitos distintos.
Registrado

Salto - SP
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal