Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 18:06:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda potênciometro c/ chave Constanta 7 terminais no valvulado 18w tubedepots  (Lida 3870 vezes)
gubterra
Visitante
« : 20 de Maio de 2013, as 19:19:22 »

Ola pessoal... Finalizei a minha montagem do british 18w tmb do tubedepots..... Funcionou perfeito o canal comum hi e low, sem humming... redondinho... Porém resta um problema!
Os canais com tremolo funcionam erroneamente por eu não saber como ligar um potenciometro com chave usado no projeto.

Como o potenciometro que possuo difere do original, não sei como proceder... o meu tem 1 pino a mais e não tem marcação quanto a pinagem.....
Procurei o site do fabricante em como datashhet etc... e nada, não achei nada além de fotos do potênciometro...
O projeto especifica o potenciometro da figura 2, porém eu só tive acesso a ao potenciometro da figura 1!

Postariei o link do projeto... diagramação da fiação e esquemático....


O que eu posso:



Potenciometro especificado no projeto:


Como deve ser a ligação usando o original(wiring diagram):  POTECIOMETRO CINZA ESCURO MARCADO COMO INTENSITY
http://site.tubedepot.com/pdf/british18w_wiring_diagram.pdf

No esquema esta nomeado como SW3, na parte de baixo do esquema:
http://site.tubedepot.com/pdf/british18w_schematic_v5.pdf

Referência escrita:  Página 42 tópico 7.6 - wiring tremolo hannel control
http://site.tubedepot.com/pdf/british18w_v18a.pdf

Se alguém puder me ajudar a decifrar este potenciômetro e sua ligação equivalente ao original ficarei imensamente grato!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 20 de Maio de 2013, as 19:33:56 »

Se você tem um multímetro, não há mistério algum a ser esclarecido!

Se não tem e quer montar pedais e amps, eis aí um grande mistério!

O potenciômetro tem três terminais "normais". Em baixo está a chave que deve ser comutada no começo do curso do potenciômetro. Com o multímetro você determinará que terminais são "curtados" e em que posição da chave.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 20 de Maio de 2013, as 22:09:32 »

gubterra;

Como o potênciometro que você têm é o da foto 1, não têm nenhuma dificuldade em ligar; se você observar por trás, logo notará que trata-se de 2 chaves independentes, que são indicada com uma seta cada ( --->).  Esta seta (de um pino apontando para o outro) indica que quando liga o potêciometro estes dois pontos são ligados internamente; portanto você escolhe uma "seta" e liga nu luga de SW3, e deixa a outra seta sem uso.  Obs: esta chave é ligada no sentido normal de giro do potênciometro.

Já a chave incluida na foto 2, é de 1 polo 2 posicões; sendo o polo no ponto C, e quando ligado ou desligado alterna entre A e B.  OBS: Já este potênciometro normalmente têm a característica de ligar a chave puxando, sendo ainda com um diferencial, que em alguns a parte do potênciometro funciona mesmo que não puxe para ligar a chave.

Estas informações que estou passando são baseadas nos potenciometros que eram utilizados em alguma TV's antigas; as Philips usavam iguais a foto um, e Mitsubishi iguais a foto 2

Espero que não tenha confundido mais que ajudado,

Boa Sorte,
Alfredo
Registrado

gubterra
Visitante
« Responder #3 : 20 de Maio de 2013, as 22:19:53 »

Oi Alfredo, obrigado por responder!

Entendi mais ou menos  Grin

No caso ele manda ligar o o fio preto em B e o azul em C no potenciometro do projeto... Onde eu ligaria esses mesmos dois fios no meu, para imitar o que foi especificado? Isso se for possivel com potenciometro que eu tenho, espero que seja...

Eu sei que você ja tentou explicar no post acima, mas a ignorância chegou aqui e parou! rsrsrsrsrsrsrsr Num mechi com pots deste tipo, não tie problema na montagem do valvulado inteiro, esse "cocozinho" não to sabendo interpretar!

Vou tentar tirar uma foto das costas dele e postar...



Mais uma vez obrigado!
« Última modificação: 20 de Maio de 2013, as 22:24:27 por gubterra » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #4 : 20 de Maio de 2013, as 23:32:06 »

Oi Alfredo, obrigado por responder!

Entendi mais ou menos  Grin

No caso ele manda ligar o o fio preto em B e o azul em C no potenciometro do projeto... Onde eu ligaria esses mesmos dois fios no meu, para imitar o que foi especificado? Isso se for possivel com potenciometro que eu tenho, espero que seja...

Eu sei que você ja tentou explicar no post acima, mas a ignorância chegou aqui e parou! rsrsrsrsrsrsrsr Num mechi com pots deste tipo, não tie problema na montagem do valvulado inteiro, esse "cocozinho" não to sabendo interpretar!

Vou tentar tirar uma foto das costas dele e postar...



Mais uma vez obrigado!

Use os dois de baixo
Registrado

gubterra
Visitante
« Responder #5 : 20 de Maio de 2013, as 23:54:33 »

Muito obrigado cara.... tava soldando assim... pois os 2 pinos de cima não tem contato com os de baixo independente da posição da chave..... para que serviria os dois de cima?

Valeu, ja me clareou bastante!  Bravo

Opa era mal contato, na verdade é o que você disse, os dois pares de pinos(par de cima e par de baixo) entram em condução com a chave ligada.
« Última modificação: 20 de Maio de 2013, as 23:59:34 por gubterra » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 21 de Maio de 2013, as 00:10:19 »

Ok, dúvida sanada! Legal!

Boa Sorte,
Alfredo
Registrado

Marcel.
Visitante
« Responder #7 : 21 de Maio de 2013, as 00:50:43 »

E não esquece de mostrar aqui pra a gente o som dele, gubterra!!  Guitarrista
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal