Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 19:43:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda na escolha de um Power  (Lida 5853 vezes)
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« : 19 de Novembro de 2013, as 16:19:30 »

Olá pessoal, tudo em cima?

Bom, é o seguinte, estou querendo montar um cabeçote para usar em uma futura caixa de 2x12 ou 4x12 (bem futuramente). Esse cabeçote vai contar com um TSW que está parado desde sua criação (muito tempo sem uma casinha pra ele), a ajuda em questão é para decidir entre 2 Powers, vou comprar pronto pois estou bastante sem tempo para fazer do zero, qual seria mais interessante/vantajoso? 1 power mono de 350w com 4 TDA7293 BTL ou 1 power mono de 300w com 2SA1943/2SC5200?

Sei que a qualidade sonora com relação a ruídos, distorções ou coisas do gênero depende dos componentes utilizados, de cabos, de alto-falantes, etc. Mas queria uma opinião dos mais entendidos do assunto, já que tenho pouco conhecimento no assunto.

Tenho um amplificador GS150 da Staner, ele tem um power poderoso (de tremer janela no volume 4) e pelo que vi quando abri ele (por pura curiosidade), ele utiliza os 2SA1943/2SC5200, no caso desse amp o que não ajuda mesmo é o pré e o falante creio eu. Já os TDA7293 nunca usei nada que utilizasse eles.

Conto com a opinião de vocês.
Abraços

Edit: Link para os Powers especificados.
http://www.aliexpress.com/item/YJ-300W-Mono-LME49810-2SA1943-2SC5200-amplifier-board/654096256.html
http://www.aliexpress.com/item/YJ-350W-Mono-TDA7293-X4pcs-BTL-amplifier-board-new/654105119.html
« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, as 16:32:02 por sodomyzer » Registrado
felix
Visitante
« Responder #1 : 19 de Novembro de 2013, as 16:55:34 »

Montei o power com 2x TDA7294 do Edyguitar e ficou muito legal.

Tem tudo aqui:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3965.0

Algo a se comentar:
Esse amp responde muito aos falantes e a fonte, eu estou usando uma fonte bem parruda, para lá de 10A.
A ponte de retificação uso uma 25A
Eu te indicaria usar dissipadores independentes em cada amplificador e 2 coolers em cada dissipador porque o bicho esquenta muito.
Não estou usando fusível por enquanto.
Não utilizei o R6 e R7.
Use sempre 8 Ohms em cada TDA, com 4 Ohms ou 16 Ohms o sinal não fica legal com a guitarra, porque sobe demais os médios.
Usei 4 4700uF + 2 2200uF + 2 1000uF, mas devo mudar para 8 4700uF  Evil

O resultado é um som alto e esmagador.



Registrado
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #2 : 19 de Novembro de 2013, as 17:12:00 »

Acho que 300w é muita coisa...acho que 100 ou 150 é o suficiente até para alguns show´s, o power postado pelo Edyguitar,indicado pelo Félix é ótimo, já montei um.
 Legal!
« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, as 17:18:59 por Fabio D. » Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #3 : 19 de Novembro de 2013, as 17:25:47 »

 Se quer tanta potência (100w dá e sobra...), compra logo um classe D... Cheesy

 http://www.aliexpress.com/item/Free-Shipping-IRS2092-class-d-amplifier-Class-D-audio-power-amplifier-board-300w-speaker-protection-We/1286149702.html
http://www.aliexpress.com/item/Free-Shipping-TDA8954-210W-2-Stereo-Amp-Digital-Class-D-Amplifier-Board-BTL-bridge-can-reach/1480760476.html

 Pelo menos a eficiência é muito maior e você não torra tantos watts no dissipador...

 Um abraço

 Eduardo

Registrado
felix
Visitante
« Responder #4 : 19 de Novembro de 2013, as 17:37:40 »

Parte desse amp veio de um classe D da JVC antigão, que apesar de muito bom para áudio, não tinha o brilho e presença dele cru em AB.
Acho que nesse caso especifico, o gasto extra com a energia elétrica compensa, se ele vai aguentar os 200W sem fritar, é outra história, precisamos de mais estudo.
Mas que o som é top ele é.

Estou trabalhando agora em uma espécie de valvetronix modificado com mosfets, para inserir "sujeira" na medida certa. Rezem por mim.  Cheesy

« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, as 17:43:08 por felix » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #5 : 19 de Novembro de 2013, as 18:00:48 »

 Sim ! Eu recomendo os TDA7293/94.

 Eu montei um amp híbrido com apenas um TDA7294 + fonte de 24+24 @ 5A e caps de 10000uF em cada rail (muito doido!  Cheesy), a caixa tem uma litragem considerável, além do GB128 que tem uma sensibilidade bem alta.

 O resultado é que o negócio tem uma presença enorme, você sente muito o "punch" na hora que abre-se o volume! Muito bom de ouvir (pelo menos eu gosto). So preciso maneirar no volume se não o falante vai para o espaço (a idéia inicial era utiliza um falante de uns 100w mas não encontrei na época...)

 E isso tudo com um integrado que gera "só" 70w RMS teóricos.

 Resumindo: O que influencia na nossa percepção sonora ao meu ver são os falantes (sensibilidade e número de falantes), litragem fonte de alimentação e por último o circuito de power!

 Em tempo: Nosso ouvido possui uma percepção sonora logarítmica (claro, para conseguirmos escutar sons muito baixos e não ficarmos surdos com um som extremamente alto).
 
 Um abraço!

 Eduardo

 PS: O classe D era brincadeira !!! Imagine, 420w RMS de "puro" classe D. A pessoa nem consegue mais distinguir os timbres da guitarra... Shocked
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #6 : 19 de Novembro de 2013, as 18:20:59 »

Sugiro um power operando uma letra antes do D sugerido pelo Eduardo: Um Classe B entre 60...100W, com pre-polarização do estagio de saída para compensar o crossover.

Igual aos Vox Westminster, Acoustic 134, Giannini baguinho, todos os amps das caixas Leslie transistorizadas etc. etc. etc.........

Baratinhos, transistores comuns, estáveis, baixa corrente idle = dissipadores pequenos...

O único problema é o transformador drive PP, mas isso é fácil de resolver.

Olha um deles de 60W com 2N3055:



 
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #7 : 19 de Novembro de 2013, as 22:59:40 »

 Olha só os 2N3055 RCA...  Smiley

 Esse transformador de driver realmente deixa o projeto especial! Mais simples que isso é só um classe A usando um único MOSFET de potência (com lâmpada incandescente de carga  resistiva  Cheesy)

 Mas creio que nosso amigo queira comprar montado já...
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 19 de Novembro de 2013, as 23:15:56 »

Mas eu fiquei interessado...
Guilherme... você tem o esquema dele?
E sem querer abusar, você tem alguma referencia a esse transformador?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #9 : 20 de Novembro de 2013, as 09:52:06 »

Então pessoal, como disse antes, dessa vez meu lado "handmade" vai ficar um pouco de fora por falta de tempo (to com 4 pedais enrolados pra montar por falta de tempo), então vou comprar pronto mesmo pois até a placa do TSW falta vários componentes para soldar. Minha ideia de comprar um amp nessa faixa de potência (300w) é apenas para ter versatilidade de se usar em várias situações, por isso vou fazer em forma de cabeçote, para uso em casa não vejo necessidade de potência, algo como 15w com um TDA2050 já estaria pra lá de bom, por isso quero algo versátil.

Minha escolha mesmo se baseia em qualidade/fidelidade do som, já tive oportunidade de ouvir alguns classe D bastante potentes, mas que no fim das contas não dava pra entender quase nada, talvez por causa dos falantes, não sei.

Tava pensando em por um 0 a mais e pegar esse http://www.milsons.com.br/amplificadorbehringerinuke220v3000wrms,product,NU3000-,257.aspx brincadeira ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Quanto a temperatura gerada acho que posso usar um radiador de caminhão ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Os TDA7293 eu já tinha ouvido falar tão bem quanto dos LM3886, mas não sei ficaria ruim no caso dele com 4 associados.
Os 2SA1943/2SC5200 a única referência que tenho dele é meu GS150, mas minha percepção fica prejudicada por causa do pré ruim e falante ruim também, o Andre_ aqui do fórum montou um 2x200w mas era só pra "curti nos finais de semana com a galera"

Enfim, ainda estou em dúvida ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, vou amadurecer melhor a ideia ainda, o TDA7293 é mais barato que o outro e usa menos componentes o que é um ponto a favor. Embora não tenha nada a ver, o fato de ele ser mais barato da aquela impressão de ser inferior ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, novamente, sei que não tem nada a ver já que se o outro usa mais componentes ele deve ser mais caro mesmo e não necessariamente superior, mas me parece que ele tem proteção na saída e o TDA não, só que se eu não estiver enganado a proteção do TDA fica integrada nele próprio por isso não tem na placa.

Oh my God, será que devo comprar os dois? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #10 : 20 de Novembro de 2013, as 18:45:35 »

É verdade Ledod o 2N3055 RCA deve ser o npn de potencia com o maior charme por mm² do mundo  Cheesy
A estabilidade de amps com 2N3055 realmente é fantástica, deixa a turma que sofre pavores nas mãos dos mosfeticos muito triste.

Tenho testado ST, ON e MOSPEC, todos de fabricação atual, e acho que o de melhor relação custo x beneficio é o ST, homeotaxial planar igual ao RCA.

Kem, tenho muita coisa sobre power amps dessa categoria e também sobre os transformadores driver. Está na minha bancada um protótipo de 50W, projeto integralmente meu, na fase IV, a fase de segurança para DIY'ers sem muita experiência. Esse protótipo já está equipado com o transformador driver de custo mais condizente.

Tudo correndo bem divulgo os resultados aqui.

Vamos deixar esse tópico para as duvidas especificas do nosso colega.

abraços

Guilherme
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 20 de Novembro de 2013, as 19:19:05 »

É verdade Ledod o 2N3055 RCA deve ser o npn de potencia com o maior charme por mm² do mundo  Cheesy
A estabilidade de amps com 2N3055 realmente é fantástica, deixa a turma que sofre pavores nas mãos dos mosfeticos muito triste.
.....
Guilherme

Só duas perguntinhas antes de terminar:
- O que são os dois componentes pretos de forma cilíndrica em pé na parte superior direita da foto ?
- São dois termistores (NTC ou PTC) colados no dissipador dos 2N3055 ?  São colados com o quê ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal