Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 17:00:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Datasheet - pt2399 REBOTE DELAY  (Lida 3366 vezes)
vini7
Visitante
« : 29 de Junho de 2012, as 23:42:09 »

Galera, boa noite!
Eu estava olhando o datasheet do PT2399 (em baixo coloco o link para baixarem); e algumas coisas me chamaram atenção!

DUVIDA 1 - O datasheet eh dividido em  2 categorias: Echo e Delay.
- Ao analizar o datasheet do pt2399 funcionando como ECHO, percebi que os capacitores dos pinos 9, 10 e 11 estão ligados à capacitores de 0.082 uF.
Ohhh, mas que conhecidencia! o projeto REBOTE DELAY 2.5  da tonepad, utilizou justamente esses capacitores nos pinos 9,10 e 11 no seu circuito.

-Ao analizar o segundo datasheet, oqual o PT2399 funciona como DELAY,  os capacitores dos pinos 9,10 e 11 são de 0.1 uF.

 Resumo da duvida 1: Se o rebote delay, eh um pedal de delay...entao p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) utilizar a saida do ci PT2399 (UMA DAS SAIDAS), usando capacitores de 0.082 uF que segundo o fabricante sustentaria um ECHO. Huh?? E se eu substituísse esses 2 capacitores pelos 2 capacitores de 0.1 uF; QUE SEGUNDO O FABRICANTE, dessa forma o PT2399 sustentaria um DELAY.!!! Huh?


DUVIDA 2 - 6 PINO DO CI PT2399
- No segundo datasheet, quando o ci funciona como DELAY, no pino 6 do mesmo, existe um valor TAL de um resistor R. Tal resistor R eh responsavel pelo DT  = delay time = tempo de delay, dado e MS = mili segundos. E o "valor" desse tempo, eh dado pela tabela das duas ultimas paginas do datasheet. Entretanto, no circuito do REBOTE DELAY 2.5 da TONEPAD, ao pino 6 esta ligado um resistor de  1 k.

Resumo da duvida 2: E se eu colocar um potenciômetro LINEAR  de 25 k (pra ter uma melhor percepção com a variação da resistencia) Huh??
obs: 25 k porque a tabela esboça o DT para resistores entre, aproximadamente, 0,5 ohms e 27.6 k ohms...

e ai galera, oque acharam dessa minha, digamos, CURIOSIDADE ?
creio que mais alguem ja tenha percebido, entreanto nao achei nada no forum sobre o assunto!
aguardo respostas, duvidas, opnioes e oque for para ajudar! =)

-----
esqueci de mandar o link do datasheet do PT2399 ECHO/DELAY


http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=datasheet%20pt2399%20pdf&source=web&cd=3&ved=0CF0QFjAC&url=http%3A%2F%2Fsound.westhost.com%2Fpt2399.pdf&ei=tmfuT7ypLYuy8ATVg9WUDQ&usg=AFQjCNEckXK7sba0KCY12PeHSOgxJaGHkw&cad=rja

-----
Ninguém não tem nem ideia de nada que eu falei ? nao eh possivel!!!
« Última modificação: 30 de Junho de 2012, as 00:17:32 por vini7 » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #1 : 30 de Junho de 2012, as 00:24:56 »

Fazendo uma analise rapida, os capacitores apenas vão mudar a "equalização",  não fazem diferença significativa sozinhos (no meu rebote, por exemplo, preferi 0.1uF)
o que faz a diferença entre as aplicações, é o potenciometro de 50k entre o pino 16 e 14 (somente no delay) que faz um "reprocessamento" do sinal de audio, injetando a saida do ci, já com atraso, novamente na entrada, gerando as repetições, para a função echo, não haverão repetições, devido a essa conexão.

a segunda reposta:
se voce aumentar o valor da resistencia fixa e diminuir do potenciometro, voce vai alterar o ajuste do circuito. por exemplo:

com um resistor fixo de 1 K, quando o potenciometro de 50K estiver na sua resistencia maxima, voce terá um valor de 51k  entre o pino 6 e o terra, quando o potenciometro estiver na resitencia minima (= 0) voce terá 1k entre o pino 6 e o terra.

agora fazendo essa alteração que voce citou, com o resistor fixo de 27K e o potenciometro de 25K, quando o potenciometro estiver em sua resistencia maxima voce terá um valor de 52k entre o pino 6 e o terra, até ai, tudo bem, apenas 1k a mais que o circuito original, porem, quando o potenciometro estiver na resistencia minima (= 0), entre o pino 6 e o terra, voce ainda terá uma resistencia de 27K. ou seja,matou metade a atuação do ajuste.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
vini7
Visitante
« Responder #2 : 30 de Junho de 2012, as 00:45:50 »

Obrigado pela atenção!
Mas o potenciometro serviria pra juStamente NAO FIXAR NENHUM VALOR DE RESISTENCIA!
entao, oque diferencia o circuito como echo ou como delay, alem do valor dos capcitores (nao so esses, mas outros) ?? vc tem um sample do seu pedal com "equalização" usano os capacitores de 0.1 uf ? obrigado!
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #3 : 30 de Junho de 2012, as 07:52:25 »

Eu sempre uso os capacitores de 0.1 (ao invés dos de 0.82) nos meus Rebote Delays, porque não percebi diferença significativa entre eles.
Registrado

Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #4 : 30 de Junho de 2012, as 09:23:47 »

Obrigado pela atenção!
Mas o potenciometro serviria pra juStamente NAO FIXAR NENHUM VALOR DE RESISTENCIA!
entao, oque diferencia o circuito como echo ou como delay, alem do valor dos capcitores (nao so esses, mas outros) ?? vc tem um sample do seu pedal com "equalização" usano os capacitores de 0.1 uf ? obrigado!
aquele potenciometro de 50k ligado entre o pino 14 & 16 do pt, na configuração "delay" aquele potenciometro serve para injetar o sinal já processado na entrada do pt outra vez e gerando as repetições, na configuração "echo" ele não é usado.

a diferença de um apara outro é praticamente essa.

sobre os capacitores, creio que para um ouvido normal, não haja diferença notavel, testei os dois e assim como o Adiel, preferi o 0.1uF, mas não notei diferença sonora entre eles, optei pelo mais comum.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #5 : 30 de Junho de 2012, as 10:53:10 »

Saudações,

NAO FIXAR NENHUM VALOR DE RESISTENCIA!

Não é sobre o delay mas fica aí uma dica: quando precisar destacar algo, utilize ferramentas como negrito, sublinhado, outra cor, etc. Utilizar maiúsculas significa “gritar“. Quanto ao delay, tem um projeto no madbeanpedals chamado cave dweller que utiliza o pt2399 de forma um pouco diferente. Compara os circuitos com o datasheet que fica mais fácil de entender. Espero que não se ofenda. Bem vindo ao fórum.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal