Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Maio de 2024, as 14:05:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Jimmy Page Wiring  (Lida 4477 vezes)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« : 05 de Agosto de 2015, as 11:35:15 »

Saudações,

Alguém que já tenha montado esse circuito obteve o problema de ter volume mesmo com o potenciômetro no mínimo? Já chequei todos os terras e estão ok, todas as ligações estão corretas e não há resistência entre os terminais do potenciômetro quando ele está no mínimo (anti-horário).

Li em alguns fóruns que isso eventualmente ocorre mas além de não entender o porquê e nem como solucionar, não encontrei nada relevante a respeito. Isso ocorre com os dois captadores. 

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #1 : 05 de Agosto de 2015, as 11:49:00 »

e não há resistência entre os terminais do potenciômetro quando ele está no mínimo (anti-horário).

"Não há resistência" quer dizer que a resistência é zero?

Não sei exatamente com é essa ligação. mas dependendo do circuito, uma resistência mínima pode não zerar o volume. No entanto pode ser mesmo um problema no aterramento.

Abs
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #2 : 05 de Agosto de 2015, as 12:41:19 »

Saudações,

"Não há resistência" quer dizer que a resistência é zero?

Exatamente. Chequei todo o aterramento e tudo está ok. Também verifiquei se o sinal não estaria passando pelos terminais dos push-pull e isso também foi descartado. Por último, fiz a ligação dos volumes seguindo o padrão moderno (mantendo os de tonalidade no terminal central) e funcionou como esperado (consigo zerar o volume nos dois captadores). Nas duas ligações não tenho problemas com ruídos; apenas nessa ligação com o captador ligado no terminal central eu não consigo zerar o volume.

Segue o ESQUEMA.

Abraço
« Última modificação: 05 de Agosto de 2015, as 12:44:01 por Victor Nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #3 : 05 de Agosto de 2015, as 12:52:02 »

Victor, eu fiz esse esquema tem uns 2 anos, e lembro que deu certo. Não lembro de ter encontrado nenhum porém.

Mas vou ver se consigo falar com o cliente e pergunto se ele também não consegue zerar o volume nessa posição.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #4 : 05 de Agosto de 2015, as 13:33:12 »

Não vejo nesse esquema a interligação entre as carcaças dos pots de volume e os pots de tom. Se não houver essa conexão, não há aterramento.

Abs
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #5 : 05 de Agosto de 2015, as 13:34:54 »

Saudações,

A guitarra está blindada e a ligação que você mencionou também foi feita por fios (além do contato existente com a folha de cobre).

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #6 : 05 de Agosto de 2015, as 15:34:40 »

Poderia mostrar alguma foto das ligações internas?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #7 : 06 de Agosto de 2015, as 07:49:16 »

Saudações,

Obrigado a todos pelas sugestões. Resolvi abandonar a ideia de ter volumes independentes e daí liguei os volumes da maneira tradicional. Isso sanou o problema de não zerar os volumes no mínimo. Mantive os potenciômetros de tonalidade ligados no terminal central dos potenciômetros de volume. O curioso é que tudo funciona normalmente; menos os volumes ligados de forma independente que não me davam volume zero. Ainda quebrando a cabeça para entender que bruxaria foi essa... Cheesy

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #8 : 06 de Agosto de 2015, as 11:44:31 »

aparentemente, há uma inversão na conexão do POT de volume, o "HOT" que vem da chave de seleção dos captadores deveria ser soldado ao pino 2 (central) do potenciômetro, não na extremidade como está no esquema, soldado ao centro, quando o volume estiver no mínimo, o sinal será aterrado, matando qualquer som.

compare com qualquer esquema tradicional de ligação e verá que o sinal sempre entra no pino 2.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #9 : 06 de Agosto de 2015, as 12:02:46 »

Acho que o Doug matou a charada! Olhando novamente o diagrama, o hot está sempre ligado à chave, independente da posição do potenciômetro. O que o potenciômetro está fazendo é ligar totalmente o sinal ao potenciômetro de tonalidade quando ele está no máximo ou aterrar o potenciômetro de tonalidade e ainda ligar o sinal ao terra através de um "resistor" de 500K (que é o próprio potenciômetro) quando ele está no mínimo. Só inverter esses dois fios.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #10 : 06 de Agosto de 2015, as 12:47:16 »

Saudações,

Esse tipo de ligação não está incorreto; ele consiste em ter volumes independentes. É exatamente esse o ponto; ao conectar o captador ao terra não deveria haver sinal na chave pois a chave estaria ligada a um resistor de 500k em série com o terra e o captador estaria "morto". Um amigo tem uma Shelter ligada dessa maneira e a dele não dá esse problema. Vale lembrar que alguns contrabaixos são ligados seguindo esse mesmo princípio. De qualquer maneira como mencionei no post anterior, resolvi usar o padrão moderno e me livrar de vez desse problema mas mantive os controles de tonalidade ligados ao terminal do meio dos potenciômetros de volume; com isso a redução de volume não gera tanta perda de agudos e o controle de tonalidade não fica tão brusco. Foi um meio termo entre o que eu preciso e o que eu queria.  

Esse LINK demonstra as diferenças nas ligações mas não explica o porquê desse problema ocorrer em algumas guitarras.

Há um equívoco nas considerações do autor. Nas quatro ligações com o volume e tonalidade no máximo, não há diferença. Talvez pela forma como os agudos são percebidos girando os potenciômetros nas ligações descritas, ele tenha afirmado que algumas das ligações fornecem mais agudos.

Abraço
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, as 13:12:54 por Victor Nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #11 : 06 de Agosto de 2015, as 13:42:32 »

Eu tenho uma Les Paul com volumes independentes para os dois captadores, e ela está ligada da maneira que eu e o Doug mencionamos (chave ligada no terminal central do potenciômetro). Teste essa mesma ligação do Jimmy Page, porém com esses dois fios invertidos, acredito que irá funcionar.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #12 : 06 de Agosto de 2015, as 14:09:56 »

Saudações,

Por independentes, entenda que se os captadores estiverem ligados juntos, zerar o volume de um não cortará o volume do outro. No esquema que eu postei no início do tópico (o que gerou esse problema de não ter volume zero) ao aterrar o sinal de um captador, não aterra o sinal do outro captador quando os dois captadores estão ligados em paralelo. Na ligação que você descreveu (a que eu já havia testado para me certificar que não era problema de aterramento e depois a refiz como "solução") quando os dois captadores estão ligados em paralelo, se você zerar o volume de um, consequentemente irá zerar o volume do outro.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 06 de Agosto de 2015, as 17:39:05 »

Ah sim, agora entendi. Realmente se os dois estiverem ligados juntos na ligação que segui e eu zerar o volume de um deles, também cortarei o volume do outro. Pensando desse jeito que você descreveu, realmente sua ligação deveria ter funcionado... O importante é que você chegou próximo do que você desejava.
Registrado
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #14 : 07 de Agosto de 2015, as 16:24:52 »

Pior que até consegui falar com o carinha que eu tinha feito a instalação, mas ele não tinha mais ela e não lembrava se acontecia isso. Resumindo, não soube me dizer nada a respeito.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal