Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 09:24:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800  (Lida 20284 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« : 15 de Abril de 2014, as 21:09:59 »

Oi Pessoal

Eu e meus amigos o André e Valdir, que ficou operando a câmera, gravamos um vídeo para comparar a sonoridade de válvulas 12AX7 de vários fabricantes. O resultado foi bem interessante.

Comparação sonora das válvulas 12AX7

Para curtir totalmente este vídeo, recomendo que ouçam em um fone de ouvidos bom ou ligando o computador em um conjunto de caixas de som com potência.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 27 de Abril de 2014, as 10:04:38 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #1 : 15 de Abril de 2014, as 21:35:40 »

Parabéns pela iniciativa!

Percebi diferenças mínimas, algo como uma leve sujeira entre as 12ax7 quando o drive está ativado, mas grandes diferenças no som mais clean, algumas soaram mais abafado, mais cremoso, outras, mais brilhante. Sensacional o Vídeo.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #2 : 15 de Abril de 2014, as 21:56:25 »

Muito bom o vídeo, tanto o teste quanto a "historinha" de cada válvula.  Grin
Parabéns!
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #3 : 15 de Abril de 2014, as 23:48:45 »

muito bom!!! praticamente, um "brand new universe" a ser explorado...muito obrigado, pela grande iniciativa!!!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 16 de Abril de 2014, as 00:26:46 »

Da pra notar a diferença entre elas...
Realmente algumas soaram mais fechadas que outras no clean...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #5 : 16 de Abril de 2014, as 00:36:02 »

Não sei se cabe esse comentário aqui, mas para mim a que soou melhor foi a Tesla, pelos harmônicos que ela produz na distorção. Mas a Shuguang também é boa vindo perto na mesma categoria das Mullard e Tung Sol.
----------
Agora que vi, o preço da Tesla é comparável à qualidade. Então a Shuguang é a melhor custo/benefício.
Registrado
felix
Visitante
« Responder #6 : 16 de Abril de 2014, as 00:57:32 »

O Mestre doidão BK Butler adora as Shuguang, e olha que não é por miséria.
Ele seleciona antes claro.
Segundo ele a chance de encontrar uma boa válvula antiga não utilizada é mínima, então é melhor escolher as melhores unidades dentro das "massas" de produção atual.
Se algo bom ficou sem utilização por tanto tempo, era porque provavelmente não era tão bom assim.

Ótimo vídeo Mestre Eduardo, aquele zoom com os detalhes das válvulas ficou muito bom.
Espero que um dia você faça um com "valvuletas" de power, essas sim, são água, vinho e azeite.

Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 16 de Abril de 2014, as 07:32:22 »

Oi Pessoal

De fato dá para notar que existem diferenças no comportamento das peças. Ao vivo é mais marcante, como sempre é, do que na gravação. Eu acredito que o importante é notar que não existem mais válvulas "péssimas". Todas elas funcionam bem e cada um pode eleger sua preferida, mas hoje não dá mais para dizer que esta ou aquela deva ser descartada.

Há uns bons 10 anos as válvulas chinesas eram ruins de fato. Hoje são peças bastante decentes e uma opção de baixo custo para a grande indústria.

De fato nenhum fabricante vai se firmar no mercado se optar por usar válvulas de fabricação antiga. O que o Félix colocou, sobre algo bom não ficar sem uso por tanto tempo, é verdade em parte. Existem sim umas poucas joias raras como as ECC83 da Tesla, que eu comprei em um lote de 100 peças em um leilão e hoje estão acabando, que ficaram esquecidas no fundo de uma loja e ninguém se deu conta. Mas é preciso faro de garimpeiro para farejar o ouro no meio da lama. Não basta ser antigo para ser bom. Tenho toneladas de válvulas antigas que provam isso.

O próximo vídeo já está marcado para gravação. Faremos um estudo comparativo das EL34 no mesmo JCM800.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #8 : 16 de Abril de 2014, as 08:35:06 »

É bom lembrar que muitas marcas famosas por ai, não passam de "rebranding", ou seja, elas não produzem válvulas, alguns compram da china ou russia e colocam sua marca impressa nela. Algumas marcas mais sérias, como a Mesa Boogie, fazem isso, mas com um controle de qualidade correto. Esta última chega a classificar as válvulas que vende.

Quanto a afirmação do Eduardo (cada vez gosto mais deste cara):
Eu acredito que o importante é notar que não existem mais válvulas "péssimas". Todas elas funcionam bem e cada um pode eleger sua preferida, mas hoje não dá mais para dizer que esta ou aquela deva ser descartada.

Acho que sempre foi verdade no que tange a amplificador de guitarra. Se a válvula durar... tem sempre um guitarrista ou estilo que irá valorizar até o ruído que ela produz... é assim a arte humana, o lixo de uns é o tesouro do outros.

Vou encerrar agradecendo ao Eduardo. Ele vem fazendo um belo trabalho no que tange a dedicar parte seu negócio a uma área que precisava de luz neste país: "os componentes de vidro e a guitarra elétrica!"
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
felix
Visitante
« Responder #9 : 16 de Abril de 2014, as 12:37:10 »

é assim a arte humana, o lixo de uns é o tesouro do outros.

Falou tudo, nas artes gráficas por exemplo, tem gente que ainda usa técnicas com carvão com muita habilidade, assim como nossos antepassados pré-históricos.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 16 de Abril de 2014, as 13:19:25 »

Excelente, muito bem feito o teste, por sinal! Palmas
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 16 de Abril de 2014, as 13:21:22 »

Haroldo

Agradeço imensamente seu cumprimento. O que faço é por paixão e essa é minha recompensa! Eu gostaria muito de poder tocar a Altana Tubes apenas com a parte de válvulas para áudio, mas infelizmente esta área representa menos de 10% do faturamento total. O que toca a loja são as válvulas para atividade industrial e medicina, mas neste setor é só briga de foice pelo menor preço, sem paixão alguma. O retorno que eu tenho pela gratificação pessoal é que sustenta as peças para áudio.

Sobre o "rebranding", tenho dois pés atrás com todas elas, seja Groove Tubes, Mesa, Marshall ou X. Recentemente eu, o André e o Valdir fizemos um retubing em um Mesa Dual Rectifier. Foram instaladas válvulas da JJ no áudio e Sylvania na retificação. O equipamento, novo 0km, havia saído de fábrica com válvulas Mesa. Com as válvulas JJ mudou da água para o vinho. Depois da troca fomos verificar de quem eram as válvulas originais e eram toda JJ. Ou seja, as JJ com logotipo JJ soaram melhor que as JJ com logotipo Mesa!!! Será que a Mesa está de fato selecionando o melhor de um lote de peças boas, ou compra rejeito e separa o que presta? Fico com minhas dúvidas até ter mais evidências, mas não ponho a mão no fogo por ninguém.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #12 : 16 de Abril de 2014, as 22:15:20 »

 Eduardo, parabéns pelo vídeo! Muito bem feito, gravação e guitarrista muito bons!

 A seção das 12ax7 no seu site ficou completíssima, desde os testes sonoros até a polarização, de novo parabéns!

 Sobre as diferenças, são sutis, mas existem. Ao vivo a tonalidade deve ser muito mais distinta!

 Um teste simples que realizei no canal de apenas uma 12ax7 do meu amplificador, com as marcas que tenho aqui (Sovtek WA e Electro Harmonix) eu constatei que quando o assunto é hi gain, alta distorção/compressão, eu gostei mais da Sovtek, um timbre bem direto, sujo, e que não embola, diferente da Electro Harmonix que privilegia as nuances em pouca distorção com sons mais limpos e cheios de harmônicos.

 Isso tudo, trocando apenas 1 única válvula!

 Um abração,

 Eduardo
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #13 : 16 de Abril de 2014, as 22:43:02 »

Eduardo,

Uma comparação interessante seria colocar frente a frente uma "Mullard Reissue" e uma Mullard daquelas que equipavam os Plexi 1959 dos bons tempos.

Essa sim, seria uma comparação que eu gostaria de ouvir, ao vivo é claro.

Uma "Mullard reissue" por R$ 133,34 tem que mostrar serviço, mas duvido que mostre.

Tenho vendido minhas Mullard fabricadas entre 1958...59, aquelas com getter retangular e placas longas, para o pessoal dos Plexi 50W  por míseros R$ 250,00  Cry

Achava que os preços da http://www.audiotubes.com estavam fora da realidade, mas comparando com R$ 133,34 de uma "Mullard Reissue", não estão não. Esse cara vende válvulas para os nossos guitar heroes e os donos dos studios que eles gravam.....
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #14 : 17 de Abril de 2014, as 07:13:35 »

...Isso tudo, trocando apenas 1 única válvula!

É isso mesmo! Embora todos os fabricantes divulguem a mesma família de curvas, chupadas desavergonhadamente das fichas técnicas da Philips e RCA, é óbvio e eletrodos com formatos tão distintos não podem responder da mesma forma em toda gama de frequências. Além disso, no caso da guitarra, o amplificador é parte integrante do instrumento e qualquer alteração nele causa efeitos no som.

Vários clientes da Altana Tubes dizem preferir as Electro Harmonix por serem mais "coloridas" que as Sovtek. Seu relato vem em linha com isso e reforça a questão de gosto do freguês.

O que me deixa mais contente é que este tipo de coisa só se pode fazer com válvulas! Vai ser muito difícil você ver coisa parecida feita com transistores! Já pensou? Ensaio comparativo do som dos TIP41/TIP42 da Fairshild, Texas, Toshiba... Cheesy

Uma "Mullard reissue" por R$ 133,34 tem que mostrar serviço, mas duvido que mostre.

Primeiramente é importante dizer que este preço indescente das Mullard Reissue são no grosso imposto e taxas aduaneiras. Pior que chegaram com o dólar em pico de alta. Além disso a New Sensor está inflacionando muito as válvulas com as marcas que eles compraram. Francamente eu tenho vergonha de ter de cobrar isso pela peça. São boas? Sim, elas são. Tão boas como as originais? Não sei. Se eu tivesse 3 Mullard NOS, poderia fazer o teste.

Abraços

Eduardo

Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal