Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 20:05:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: (reabrindo) Soldano GTO  (Lida 64413 vezes)
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #60 : 03 de Junho de 2011, as 14:43:24 »

Huh?
Só tem um relé no circuito...
E os 12v vai conectado onde está escrito 12v...  Huh?
Registrado

Salto - SP
FRED
Visitante
« Responder #61 : 03 de Julho de 2011, as 00:41:20 »

 Falaí caras,
 Gostaria de agradecer o pessoal do site pelas dicas de montagem, esquemas e layouts. Estou com o GTO em fase de testes aqui, e posso dizer, o som do bicho é animal. Os harmônicos saem "de graça", só no sustain da nota. Utilizei o esquema dos transformadores do Bello, e funciona muito bem. Os filamentos estão alimentados em série (12,6 VDC), e o hum está num nível aceitável, para uma distorção higain, montada em protoboard, com uma condor strato (RX20). Só achei o pedal com poucos graves, então troquei os capacitores de 1uF por 47uF. Melhorou um pouco a resposta de graves, mas não chegou ainda onde eu pretendo. Arrisquei ainda colocar dois 1n47 (germânio) para dar uma clipada no som, não sei se fez muita diferença, ainda estou embasbacado com o som do pedal. Quem estiver com o GTO em fase de testes, aconselho a fazer uns experimentos.
 Estive dando uma olhada no esquema do preamp mesa red channel (que parece que tem um som mais edit:forte), e o esquema do red e bem parecido com o do GTO, até o quarto triodo (antes do tonestack e do seguidor de catodo - acho que é esse o nome). Então, eu acho que dá pra utilizar o tonestack do red channel no GTO, e a outra 12ax7 nem utiliza tantos componentes assim. É só o seguidor de catodo, o tonestack, e o último estágio. Ainda não ouvi o som do red, então ainda não sei aonde isso vai dar. Também não possuo outra ECC83/12AX7. Só duas, que, vale a pena ressaltar, comprei por R$5,00 (as duas juntas, são ECC83 - Telefunken), numa feira em Bangu-RJ.
 Assim que eu tiver tempo, vou tentar implementar o tonestack, e testar também o mesa red, assim que eu arrumar outra válvula.
 Desculpem o texto enorme, mas estou muito entusiasmado com o som do pedal.
« Última modificação: 03 de Julho de 2011, as 09:49:10 por Eduardo » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #62 : 03 de Julho de 2011, as 00:54:33 »

Li ontem no FSB relatos de um membro que montou esse pedal e obteve ótimos resultados quanto ao nível de hum.
« Última modificação: 03 de Julho de 2011, as 09:53:16 por Eduardo » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #63 : 25 de Julho de 2011, as 17:34:29 »

Vamos lá, depois de muito tempo parado estou em fase de testes do protótipo de um novo layout para o GTO, que segue anexo.
Estou fazendo testes com um transformador que vai ser minha base pra uma série de pedais valvulados imitando prés valvulados famosos.
Já estão prontos os layouts do 5150, Carvin Legacy e vou começar o Mark II e JCM800 / Plexi, tudo em formato de pedal, vão usar a mesma fonte, o mesmo formato padrão, as mesmas medidas de placa, máx 10cm X 8cm que é o padrão do Eagle free e facilmente achado nas lojas pra confecção em fenolite ou fibra.

Só estou com dificuldade em achar uma caixa padrão, estou montando para o primeiro protótipo uma caixa da Multcomercial em chapa dobrada. A caixa é boa mas tem uma aba maior que a outra, estilo aquelas caixa de receptores de antena antigos, e uns "pezinhos" punçados na própria placa que inviabilizam um pouco. A caixa ideal teria que ter as medidas 200mm comprimento x 120mm largura e 80mm altura.

Segue o layout e placas verificados, a fonte está confusa porque estou fazendo em cima desse transformador específico que foi feito sob medida, assim que eu terminar os testes refaço a fonte para um padrão de usar 2 transformadores.

-----
Layout testado e aprovado, única observação, o led saiu com a pinagem invertida, não vale a pena refazer o layout por conta disso, é só lembrar de inverter o led. Ui

A fonte ainda precisa de ajustes, fiz direto na placa, funcionou  e vou passar para o layout.

Não coloquei ainda na caixa mas já foi possível perceber a diminuição do hum da versão anterior, embora como é um circuito de alto ganho e sem aterramento ficou com bastante chiado, mas perceptivelmente vindo da falta de blindagem.
« Última modificação: 26 de Julho de 2011, as 09:58:19 por Fernando Bello » Registrado

Salto - SP
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #64 : 26 de Julho de 2011, as 18:24:51 »

Valeu Fernando! Ficou profissional!  Palmas
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
jboufelli
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 403

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 12



« Responder #65 : 26 de Julho de 2011, as 18:41:27 »

Vamos lá, depois de muito tempo parado estou em fase de testes do protótipo de um novo layout para o GTO, que segue anexo.
Estou fazendo testes com um transformador que vai ser minha base pra uma série de pedais valvulados imitando prés valvulados famosos.
Já estão prontos os layouts do 5150, Carvin Legacy e vou começar o Mark II e JCM800 / Plexi, tudo em formato de pedal, vão usar a mesma fonte, o mesmo formato padrão, as mesmas medidas de placa, máx 10cm X 8cm que é o padrão do Eagle free e facilmente achado nas lojas pra confecção em fenolite ou fibra.

Só estou com dificuldade em achar uma caixa padrão, estou montando para o primeiro protótipo uma caixa da Multcomercial em chapa dobrada. A caixa é boa mas tem uma aba maior que a outra, estilo aquelas caixa de receptores de antena antigos, e uns "pezinhos" punçados na própria placa que inviabilizam um pouco. A caixa ideal teria que ter as medidas 200mm comprimento x 120mm largura e 80mm altura.

Segue o layout e placas verificados, a fonte está confusa porque estou fazendo em cima desse transformador específico que foi feito sob medida, assim que eu terminar os testes refaço a fonte para um padrão de usar 2 transformadores.

-----
Layout testado e aprovado, única observação, o led saiu com a pinagem invertida, não vale a pena refazer o layout por conta disso, é só lembrar de inverter o led. Ui

A fonte ainda precisa de ajustes, fiz direto na placa, funcionou  e vou passar para o layout.

Não coloquei ainda na caixa mas já foi possível perceber a diminuição do hum da versão anterior, embora como é um circuito de alto ganho e sem aterramento ficou com bastante chiado, mas perceptivelmente vindo da falta de blindagem.

Fernando como tenho observado e sou novo no forum talvez minha pergunta possa ser estupida, mas la vai ela:

Não daria para usar nele uma fonte 12V ou 14V com regulador para dar os 12,6 ?

Não encareceria menos o projeto ou eu estou falando besteira ?

Grande Abraço

João Américo
Registrado

yahooooooo 2a Estrelinha ....hahahaha rumo a 5a
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #66 : 26 de Julho de 2011, as 18:47:58 »

Fernando como tenho observado e sou novo no forum talvez minha pergunta possa ser estupida, mas la vai ela:

Não daria para usar nele uma fonte 12V ou 14V com regulador para dar os 12,6 ?

Não encareceria menos o projeto ou eu estou falando besteira ?

Grande Abraço

João Américo

Não é que seja besteira, mas acabando dando tudo na mesma.
« Última modificação: 26 de Julho de 2011, as 18:59:18 por Plautz » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
jboufelli
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 403

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 12



« Responder #67 : 26 de Julho de 2011, as 18:55:10 »


Fernando como tenho observado e sou novo no forum talvez minha pergunta possa ser estupida, mas la vai ela:

Não daria para usar nele uma fonte 12V ou 14V com regulador para dar os 12,6 ?

Não encareceria menos o projeto ou eu estou falando besteira ?

Grande Abraço

João Américo

Não é que seja besteira, mas acabando dando tudo na mesma.

Não ...... isso é relativo Boss

O pedal vai ficar mas leve para transporte e vc pode comprar uma fonte 12V de 10,00 ou uma de 14V por 14,00 (ebay) um transformador em média é 20,00 vc vai ter que comprar 2, fora o box que vc terá que quase mandar fazer por encomenda...... é o que eu acho  Wink
« Última modificação: 26 de Julho de 2011, as 18:59:34 por Plautz » Registrado

yahooooooo 2a Estrelinha ....hahahaha rumo a 5a
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #68 : 26 de Julho de 2011, as 19:57:19 »

alguém poderia me mandar a lista de componentes ? Smiley
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #69 : 26 de Julho de 2011, as 20:59:33 »

Citar

Fernando como tenho observado e sou novo no forum talvez minha pergunta possa ser estupida, mas la vai ela:

Não daria para usar nele uma fonte 12V ou 14V com regulador para dar os 12,6 ?

Não encareceria menos o projeto ou eu estou falando besteira ?

Grande Abraço

João Américo

Essa parte da alimentação é incessantemente discutida e eu já fiz muitos experimentos e não cheguei a conclusão melhor do que fazer um transformador sob medida.
Pra diminuir o pedal em si dá pra usar uma fonte externa 12v AC, então teríamos dentro da caixa apenas as placas e um transformador pequeno pra alta. Fica bem menor mas não podemos criar energia então temos sempre a limitação de usar 220V. Nesse caso do transformador sob medida eu consigo 450V de B+ e a diferença é bem audível.
Eu já fiz vários teste e não adianta, o som não é o mesmo.

Poderia também fazer a fonte externa mas aí teriamos o fato de ter 2 caixas, o que dá mais trabalho ainda.
« Última modificação: 26 de Julho de 2011, as 21:02:09 por Fernando Bello » Registrado

Salto - SP
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #70 : 26 de Julho de 2011, as 21:31:03 »

Também acho fazer um transformador sob medida a melhor coisa!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #71 : 27 de Julho de 2011, as 08:23:05 »

Oi Bello

Veja a ficha técnica da 12AX7 da Philips:

http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/010/e/ECC83.pdf

Pelos dados do fabricante, ela de fato funciona melhor com alimentação perto dos 400V.

Sobre o transformador para elevar a tensão, você não precisa mandar fazer um só para isso. Pode pegar um de 12V e aplicar os 220 do antigo primário em um dobrador de tensão de onda completa. Pode chegar a mais de 500V com corrente suficiente para um par de 12AX7.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #72 : 27 de Julho de 2011, as 09:57:00 »

Ah sim, isso eu já fiz e funciona.
O porém é o seguinte, 2 transformadores 220, 12v, saem na média por 15 pilas cada. Eu consegui um transformador com 2 secundários, 12v 800mA e 310V 50mA por 27. Então, pelo mesmo preço com um transformador só, pronto pra placa, o que ocupa menos espaço.
Registrado

Salto - SP
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #73 : 27 de Julho de 2011, as 10:15:07 »

Oi Bello

Então você coloca o transformador na caixa do pedal e manda um plug para a força? Neste caso concordo que é a melhor solução! Eu imaginei que usasse uma fonte de 12VAC e depois elevasse a tensão dentro do pedal.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
FRED
Visitante
« Responder #74 : 27 de Julho de 2011, as 10:52:43 »

 Bello, tenho algumas perguntas:

 1- Quais os capacitores que foram usados no projeto?
 2- O transformador de força costuma custar apenas isso mesmo?

 Estou em fase de testes com o GTO, mas utilizando as tensões que eu encontrei no esquema que rolou aqui no site (320VDC), com dois transformadores de 9 V, e caps de 82uF, 400V. A distorção é de primeiríssima, mas notei falta de graves. O que costuma causar essa falta de graves, em prés valvulados, no tocante aos componentes utilizados?
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal