Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 08:12:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: L200 ajuda com gambiarra - handmakers mecanicos  (Lida 11311 vezes)
fallout
Visitante
« : 09 de Janeiro de 2012, as 09:05:36 »

Olá, estou passando um aperto com um cliente meu e gostaria de ouvir algumas ideias dos amigos, por que as minhas ja acabaram.

A camionete L200 da mitsubishi de anos anteriores a 2007 tem um problema de super aquecimento, parece que adicionaram um intercooler sem fazer melhorias na parte de resfriamento do motor, enfim coisa que eu tambem nao entendo.

Esse meu cliente falou com um camarada que resolveu o problema levando uma mangueira do bocal do ar condicionado até o radiador do intercooler, bom o meu cliente pediu para que eu fizesse isso, olha que nem é minha area, acho que gambiarra nao é a area de ninguém. Puxei uma mangueira de bomba d'gua de alta pressão (por ser grossa e ter uma boa vazão) só que a mangueira esquenta e o ar frio passa pela mangueira e chega no intercooler quente, obvio a mangueira esquenta por estar perto do motor.
Ele disse que a desse cara estava com um "motorzinho" para puxar o ar frio.

Pensei em revestir a mangueira com algum material e fazer uma gambiarra com fans de pc, só não sei como vou fazer isso e que material usar para revestir a mangueira.

Eu avisei meu cliente que gambiarra nesse caso não da certo e que ja tem um kit vendido pela mitsubishi (kit gelo) para casos como este, mas o kit vai custar uns R$2.500 e ele não quer gastar.
Sei que parece idiotice insistir na gabiarra, por dois fatos, já existe a solução do problema o kit gelo! E uma pessoa que tem uma camionete de R$80mil não querer gastar os R$2.500, mas o cliente é bom e não posso perde-lo, tenho que ao menos tentar para ele ver que não é má vontade minha.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #1 : 09 de Janeiro de 2012, as 09:40:07 »

A melhor coisa que você faz é convencê-lo a comprar a solução pronta.

Se você fizer essa gambiarra e não der certo, o mínimo que ele terá que fazer é pagar para alguém desfazer o que você fez e comprar a solução pronta. O que dará, com certeza, bem mais que os R$ 2500,00.

Tentar fazer isso sem conhecimento é pedir para ter dor de cabeça. Por melhor que seja o cliente, converse e faça-o entender que não é a sua área.

Afinal, ninguém vai ao cardiologista por causa de um radiador furado.

Cada macaco no seu galho.

Abraços.
Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #2 : 09 de Janeiro de 2012, as 09:55:46 »

É engraçado, mas quando eu morava em Belém minha mãe as vezes levava o carro num senhor chamado "gambiarra", imagino que ele seria ótimo pra fazer esse serviço.

Enfim, eu entendo como é isso, quando eu trabalhava consertando celular, as pessoas sempre queria o mais barato, e se você se recusasse a fazer ou falasse que não era com você, eles ainda saiam falando que era você quem não sabia fazer nada. tente entrar em um acordo, ou faça e diga quais as possíveis consequências.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 09 de Janeiro de 2012, as 11:17:24 »

Vou em conformidade com o Plautz.
Lembrando aquele velho ditado, que ate circula por aqui de vez enquando " o barato sai caro".
FAzendo uma gambiarra desta, tem o risco de danificar algo...

Acho engraçado, quanto mais o sujeito tem, menos quer gastar.
Voce é de Maringa, nao é?
Se o cara nao quer gastar muito, da um pulo ali na Morangueira, procure pelo Kripta.  Cheesy
Registrado

plautz
Visitante
« Responder #4 : 09 de Janeiro de 2012, as 11:21:52 »

Uma coisa que lembrei agora.

Se o problema de superaquecimento foi admitido pela empresa fabricante ao ponto de desenvolverem o "kit gelo", no meu entender se trata de um vício oculto, o que, pelo Código de Defesa do Consumidor, deve ser resolvido com o custo patrocinado pela fabricante do produto defeituoso, não importa se o defeito apareça com uma semana ou 1 ano. Basta estar comprovado o vício oculto.

Ou seja, se o dono não quiser gastar os R$ 2.500,00 para comprar o "kit gelo", vai gastar com advogado.

Abraços.
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #5 : 09 de Janeiro de 2012, as 12:34:04 »

É bem isso mesmo, antes de mexer eu já havia tentando convencer ele de comprar o kit original! Mas como teve um zé marmota que falou pra ele que a gambiarra funciona ele insistiu, mesmo avisado que não daria certo, mas como ele assumiu qualquer risco e consequencia. Agora só falta esse bendito "motorzinho" para ele ver que não vai funcionar e ir na concessionaria.

Eu pensei naquelas bombas de encher colchao/pneus de 12v, mas nao acredito que ela vá durar muito tempo ligada direto, mesmo que ele só use para viajar que é quando a camionete esquenta. Eu queria manter a boa vontade e fazer o que ele quer, mas sei que é barca furada e que ele só vai perder dinheiro e tempo.

O pior de tudo nessa historia é que nem o pessoal da concessionaria sabe da solução do problema, se limitaram a dizer pra ele que como é uma camionete japonesa foi projetada pro clima do japão! Tive de passar o codigo do produto para o vendedor.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2012, as 14:25:12 por fallout » Registrado
fovb
Visitante
« Responder #6 : 09 de Janeiro de 2012, as 12:50:24 »

como é uma camionete japonesa foi projetada pro clima do japão!

Alguém tem que ligar pro pessoal do Paris-Dakar e mandar tirar as Mitsubshi do campeonato... Vai que uma ferve, já pensou a distância pra pegar a água?  Cheesy

Mas tem vendedor que é assim mesmo, tenho uns balconistas que pensam ser engenheiros e falam cada asneira... Vira-e-mexe tenho que intervir nas discussões do balcão  Toma na Cabeça
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #7 : 09 de Janeiro de 2012, as 12:59:23 »

Vou te falar uma coisa.
Nem o pessoal de consecionaria entende muito das coisas...
Tive um Eclipse anos atras, precisei de uma peça, mais especificamente, era do setor de freio.
Procurei na consecionaria, e disseram que como era japones nao teriam para repor.
MAs agora vem o pior, embora o Eclipse é da Mitsubishi, nao é japones, ele é feito pela Mitsubishi Americana, e praticamente nao tem dele no Japao, os poucos que tem sao importados dos EUA e se nao me engano a direçao é do lado esquerdo.
O mesmo acontece com os modelos de caminhonete, nem todas sao japoneses, algumas sao americanas.
Outro detalhe, nem todo lugar do Japao é frio, tem alguns lugares que o clima é igual do Brasil.
Registrado

Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #8 : 05 de Março de 2012, as 13:38:47 »

fallout

O problema é superaquecimento do motor ou do intercooler?
Se for do motor, é melhor fazer uma varredura em todo o sistema de arrefecimento antes.
Caso seja no intercooler, daí acho que é mais complicado porque normalmente são instalados entre o para-choque e o radiador de água onde o espaço é muito estreito e não tem nem como adicionar alguma ventoinha.
Por último, verifica o caracol frio da turbina e veja se este apresenta sintomas de ferrugem. O motivo disso é verificar quanto calor está sendo transferido da carcaça fria para a quente. O normal é que a quente esteja com aspecto de ferrugem e a fria com cor clara. Caso as duas estejam com ferrugem, o problema pode estar na turbina também.
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #9 : 05 de Março de 2012, as 14:41:31 »

 O problema foi eu ter aceito a empreitada! O fabricante ja tem a solução, pois isso é um defeito de um projeto sem estudo, aumentaram a potencia da camionete sem alterar o sistema de resfriamento, as mais novas ja nao vem com esse problema. E nem é uma "solução" do problema é nada mais nada menos que uma gambiarra bem feita.

Mas eu ja abandonei o serviço, para eu nao perder tempo e meu cliente nao perder dinheiro. Se ele quiser vai ter que ir na consessionaria gastar os 2500.
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #10 : 05 de Março de 2012, as 15:09:06 »

Olha, certa vez vi algo relacionado assim (claro que bem diferente), quando um camarada colocou um motor AP em uma Variant, além do ventilador do radiador original ele colocou outro auxiliar na lateral do compartimento do motor com uma chave no painel e ligou também um outro sensor de temperatura com uma lâmpada grande no painel.

Resumindo: Quando anda na cidade com trânsito pesado, o motor aquece muito, aí acende a lâmpada no painel e ele liga manualmente o ventilador auxiliar e o bicho resolve o problema.

Outra coisa que pode fazer é dar um jeito de direcionar o ar que vem de fora e jogá-lo para dentro do motor, fazer respiros, abrir mais a grade, coisas do tipo.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Schaefer
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 2



« Responder #11 : 05 de Março de 2012, as 15:16:38 »

fallout;

Burrada da Mitsubishi com certeza.
Em carros turbo, o caminho mais fácil para aumento da potência é o aumento da pressão do sobrealimentador.
Aumentando a pressão, obviamente o calor na câmara de combustão aumenta também.
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #12 : 05 de Março de 2012, as 16:17:14 »

Estranho. Tive uma L200 2007 também, modelo Sport e nunca deu esse problema.
Com certeza tem alguma coisa danificada e/ou uma gambiarra feita anteriormente que não está dando certo.

Não é erro de projeto.

Hummm...gambiarra em cima de gambiarra.... Undecided...já vi essa história antes Evil
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #13 : 05 de Março de 2012, as 18:17:49 »

Estranho. Tive uma L200 2007 também, modelo Sport e nunca deu esse problema.
Com certeza tem alguma coisa danificada e/ou uma gambiarra feita anteriormente que não está dando certo.

Não é erro de projeto.

Hummm...gambiarra em cima de gambiarra.... Undecided...já vi essa história antes Evil

Não é defeito não, ja pesquisei e a l200 2007 pra baixo "algumas" dão esse super aquecimento, não são todas todas mas são muitas por isso a mitsubishi desenvolveu fez o tal "kit gelo", se não me engano acrescentaram o intercooler ou elevaram a potencia do motor sem alterar o sistema de arrefecimento.

Mas ja soltei o serviço na "pista" o topico tava enterrado.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal