Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Maio de 2024, as 09:58:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Gerador de onda senoidal-esquema  (Lida 15520 vezes)
Blum
Visitante
« : 26 de Maio de 2013, as 20:01:02 »

Ola.

Montei um pedal para guitarra chamado Crash Sync e pretendo implementar nele um oscilador de onda senoidal para dar um efeito diferente, então gostaria que me indicassem um bom esquema de gerador de onda senoidal.

O esquema elétrico do circuito é esse: http://i1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/ScreenShot001-9_zps12085052.jpg

Eu fiz um pulso de clock com um NE555 e estou injetando no pino 1 do pot de crash, saiu um efeito no estilo tremolo, e pretendo dar mais funcionalidades ao pedal.

Aguardo auxílio. Abraço!
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #1 : 26 de Maio de 2013, as 21:16:49 »

Ola.

...pretendo implementar nele um oscilador de onda senoidal para dar um efeito diferente, então gostaria que me indicassem um bom esquema de gerador de onda senoidal.....

Que faixa de frequencia, que amplitude?  Que fonte está usando(Eu não quiz me inscrever no site para ver o esquema)?

T+
Registrado
Blum
Visitante
« Responder #2 : 26 de Maio de 2013, as 22:41:49 »

Um esquema regulável seria interessante. Seria algo parecido com esses pedais com seletor de onda senoidal e quadrada.

Segue o esquema


Vi esse esquema de oscilador senoidal:
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #3 : 27 de Maio de 2013, as 11:13:01 »

Este pedal tem onda retangular.  É bem dificil fazer um com onda senoidal nestes moldes

Acontece que este pedal dispara o 555 e na saída dele temos uma onda retangular de mesma frequencia que na entrada.

Se quer fazer senoidal, o mais próximo que se pode fazer é passar um filtro na onda e colocar um filtro passsa baixas e amplificador com ganho controlado para manter a amplitude (um pouco) estável.

Talvez alguém já tenha tentado.

Abraços, T+
« Última modificação: 27 de Maio de 2013, as 14:09:52 por Patines » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 27 de Maio de 2013, as 12:06:25 »

Um esquema regulável seria interessante. Seria algo parecido com esses pedais com seletor de onda senoidal e quadrada.
Vi esse esquema de oscilador senoidal:


Esse oscilador senoidal por ponte de Wien é clássico muito usado em geradores de áudio comerciais, mas não funciona bem para baixas frequências (<10Hz) e precisa ter um controle automático de ganho na malha de realimentação negativa, senão a saída pode saturar (ficar quadrada) ou nem começar a oscilar. Quando monto um oscilador desses eu uso uma lâmpada no lugar de um dos resistores (patente de William Hewlett e David Packard quando fundaram a HP fabricando geradores de áudio), mas tem esquemas com FETs, diodos em antiparalelo.  Esse esquema também tem frequência fixa (f=1/(2*pi*R*C  se os capacitores e resistores da malha de realimentação positiva forem iguais) e para fazer a frequência ajustável precisa de um potenciômetro duplo bem casado ou um capacitor variável duplo (de sintonia de rádio) pra poder o valor de R ou de C na fórmula.  A amplitude não é muito alta, deve sair uns 2Vrms no máximo.  O AO também não é muito crítico, e funciona até com o 741.  Dá pra fazer funcionar com fonte simples, mas precisa criar um terra virtual e usar um capacitor de desacoplamento na saída.

Outras opções oscilador senoidal pra você pesquisar: oscilador por deslocamento de fase e oscilador duplo T.  
« Última modificação: 31 de Março de 2021, as 00:42:07 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Blum
Visitante
« Responder #5 : 27 de Maio de 2013, as 17:55:34 »

O circuito de clock que mencionei manda pulsos de tensão ao pino 1 do pot 100kB e isso cria esse efeito tremolo, excitando o pino de descarga do 555, o mesmo acontece no LED que indica a velocidade, ele pisca de acordo com a regulagem do clock. Então não teria um circuito que mande esses mesmos pulsos de tensão só que de maneira senoidal ?

O que quero é que a tensão enviada para o pino 1 (testei injetar a tensão do clock nos outros pinos do pot 100kB e obtive o mesmo resultado) vá aumentando, chega no pico máximo e comece a baixar.

-----
Se eu quisesse fazer com que um LED acendesse gradativamente até chegar ao valor maximo de tensão e depois começasse a apagar da mesma forma que acendeu, como eu faria isso ?
« Última modificação: 28 de Maio de 2013, as 03:28:30 por Blum » Registrado
Blum
Visitante
« Responder #6 : 02 de Junho de 2013, as 01:53:34 »

Citar
Se quer fazer senoidal, o mais próximo que se pode fazer é passar um filtro na onda e colocar um filtro passsa baixas e amplificador com ganho controlado para manter a amplitude (um pouco) estável.
Patines, poderia me passar ou desenhar esse esquemático ?
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #7 : 03 de Junho de 2013, as 17:23:37 »

Conversei com o Blum e ele se cmpromete a desenvolver o circuito.


Fiz Muitos calculos e coloquei no esquema.  é um amplificador seguido de schmitt trigger, passa baixas e controle automático de ganho.
Blum, não esqueça do óbvio: aterre a entrada não utilizada do inversor que sobrou e ligue a alimentação aos devidos pinos, de preferẽncia muito próximo ao 78L05.

Acho que funciona, mas talvez precise ajustar valores de componentes.  agora não posso montar, mas logo que puder monto para acompanhar o desenvolvimento.

Se alguma boa alma ajudar o Blum a desenhar o layout seria legal.  eu montaria direto em placa "SDM-de-pobre" ponto-aponto.

Sorte aos camaradas.

T+
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #8 : 03 de Junho de 2013, as 17:50:11 »

Oi amigos, eu posso ajudar... com o layout se precisarem....

To precisando de um injetor senoidal pra depurar o préamp clean e tsw... media quantos volts ta dando na saida... esse serviria?

Servindo ou não, precisando de ajuda no layout me manda uma mp...

Abraço....
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #9 : 03 de Junho de 2013, as 17:59:00 »

Este não é um gerador senoidal, é um circuito que a partir do sinal da guitarra, amplifica, gera uma onda quadrada, passa por 3 etapas de  filtro passa-baixas para "arredondar os cantos", depois utiliza um circuito controlador de ganho para estabilizar a amplitude.  O circuito controlador de ganho também é um ceifador suave, para o caso de a amplitude ser alta.  Inclusive, se pode até baixar o valor do resistor que vai á base do transistor NPN para ceifar mais o sinal, e ter maior atuação sobre a amplitude do sinal, agindo sobre o LDR.

Se precisa de ajuda para projetar um injetor de sinais, também posso tentar.  Que frequência precisa?  ...  mas acho que já vi um injetor de sinais por aqui.

Abraços, T+
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #10 : 03 de Junho de 2013, as 18:19:06 »

Sei la to pensando em fazer um gerador de funções logo... paga 18 reais no Ci + uns componente passivos.....   Da até pra usar um microcontrolador com A/D e um display gráfico... sai + 68 reais acho...
Registrado
Blum
Visitante
« Responder #11 : 04 de Junho de 2013, as 10:59:03 »

Patines, com relação ao circuito em questão (crash sync), eu posso colocar esse seu projeto logo após a saída de sinal ?

Só falta esse efeito no meu crash sync para ele ficar como o esperado. Fiz duas mods nele (puro teste aleatório) e ficaram bons. Após terminar esse projeto posto as alterações caso alguém, futuramente, queira.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #12 : 04 de Junho de 2013, as 13:49:23 »

Este esquema é para conectar o sinal da guitarra direto e sai uma onda com cantos suaves de mesma frequência e de amplitude constante...  Depois de depurado funcionará assim.

T+
« Última modificação: 04 de Junho de 2013, as 16:35:16 por Patines » Registrado
Blum
Visitante
« Responder #13 : 04 de Junho de 2013, as 20:01:00 »

Tu acha que inserindo esse sinal "quase" senoidal na entrada do crash sync, vai ter o mesmo efeito na saída após passar por todo o circuito, Patines ?

Estou usando um gerador de clock, como eu ja havia mencionado, e ele esta injetando (em forma de onda quadrada) tensão ao pot 100KB, dando o efeito de tremolo, então minha pergunta: esse esquema citado e criado pelo Patines poderia mexer com tensão ao invés de sinal ?

Citar
Oi amigos, eu posso ajudar... com o layout se precisarem....

To precisando de um injetor senoidal pra depurar o préamp clean e tsw... media quantos volts ta dando na saida... esse serviria?

Servindo ou não, precisando de ajuda no layout me manda uma mp...

Abraço....
gubterra, se estiver inclinado a criar um layout, seria bem interessante. Caso o faça, lembre-se de que a intenção (pelo menos no meu caso) é instala-lo dentro e junto a um pedal de efeito.

Té mais pessoal.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #14 : 05 de Junho de 2013, as 14:53:24 »

Tu acha que inserindo esse sinal "quase" senoidal na entrada do crash sync, vai ter o mesmo efeito na saída após passar por todo o circuito, Patines ?
Nunca ficaria igual, pois no teu circuito a guitarra tem decaimento, enquanto neste que eu desenhei, deve haver uma sustentação, pois foi isso que entendi que tu queria...  mas já estou achando que não é, pois li o outro tópico que tu fala sobre a mesma coisa.

Estou usando um gerador de clock, como eu ja havia mencionado, e ele esta injetando (em forma de onda quadrada) tensão ao pot 100KB, dando o efeito de tremolo, então minha pergunta: esse esquema citado e criado pelo Patines poderia mexer com tensão ao invés de sinal ?
Eu que não estou precisando de ajuda projetei, fotografei e postei um desenho.

Acho que tu deveria:
1) Se expressar melhor;
E/OU
2) Desenhar o teu esquema e postar no fórum, para que todos possam entender a tua necessidade

Entendendo o que tu tem, e o que tu pretende, todos poderiam tentar te ajudar.  Creio que é por isso que muita gente   nem falou nada.

Abraço, T+
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal