Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 11 de Maio de 2024, as 17:16:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal de 1 só Transistor  (Lida 97626 vezes)
JoaoVarios
Visitante
« Responder #60 : 26 de Maio de 2012, as 10:47:48 »

na segunda estarei confirmando alguns pedidos e os dois tremolos e o compressor. dai faço review dos quatro... (sim o minibigfuzz tambem...) hahaha
Rachei de rir...

Mas esse é o problema André. Ele ficou grande demais, e complicado também. Não que eu não consiga montar, mas gostaria de obter outras sonoridades mantendo a simplicidade do projeto, afinal, esse foi um dos objetivos do Bertola, se não o principal: ser simples o suficiente pra ser montado por qualquer iniciante.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #61 : 02 de Junho de 2012, as 17:00:59 »

Voltando ao tópico; estou juntando uns componentes e vou montar uma "Gig" para exemplificar uma montagem com um só tansistor!



Veja que a PCI que será usada, foi feita a mão; sem nenhum cuidado especial, e propositadamente os componentes serão montados na face de cobre, para ficar mais fácil de acompanhar o traçado.



E pretenciosamente vou chamar o "conjunto" de "MINILAB"

Vou começar com a montagem do circuito mais "simples" que conheço; Eletro Harmonix LPB-1 Booster, e depois do mesmo montado vou aos poucos adicionando os componentes, como chave de brilho, potenciômetro de tone, potênciometro de ganho, e assim por diante até chegar a um overdrive.

Abraços,
Alfredo
Registrado

andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #62 : 02 de Junho de 2012, as 17:14:28 »

Opaaaaa.... ótima iniciativa, sério... queria estar aí pra acompanhar... hahaha já tenho palpite em algumas modificações... hehe
.
Só fique atento a pinagem do Transistor (já que vai ser soldado do lado contrário da placa...) mas como creio que você não vá trocar o transistor... pode até usar somente ele do lado "correto".
« Última modificação: 02 de Junho de 2012, as 17:18:26 por andrefreitas » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #63 : 02 de Junho de 2012, as 17:55:28 »

Ok, andré.

Fica tranquilo, a placa foi feita já pensando nisto.  Segue uma amostra de como ficará o primeiro!



Registrado

mxtech
Visitante
« Responder #64 : 02 de Junho de 2012, as 18:07:01 »

Parece que da para usar FETs ai nessa sua placa. Vai experimentar com eles?
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #65 : 02 de Junho de 2012, as 18:11:05 »

até da para usar, mas vai precisar regular os 4,5v por um Resistor o que vai ser bem difícil.. hahaha
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #66 : 02 de Junho de 2012, as 18:48:31 »

Nas experiências iniciais vou usar só o 2N5088.   Aí quando esgotar as possibilidades, vamos para os Fets.

Vejam como vai ficar o painel do "MINILAB"

Frontal:


Traseiro:



Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #67 : 02 de Junho de 2012, as 19:16:27 »

Huh? FICOU MUITO BOM!
.
Só tinha que ser igual a ProtoBoard, seria perfeito...  Legal!

É, mas a escolha por uma pci com trilha aparente, foi exatamente para facilitar o acompanhamento do circuito de uma forma mais didática.  Alem de facilitar aqueles que queiram acompanhar de uma maneira prática, pois uma pci quase todos têm, e por incrível que pareça, já vi algumas pessoas com dificuldade em usar ProntoBoard.  Mas nada impede de quem tenha uma ProntoBoard, faça uso dela.
Registrado

andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #68 : 02 de Junho de 2012, as 19:26:14 »

É, mas a escolha por uma pci com trilha aparente, foi exatamente para facilitar o acompanhamento do circuito de uma forma mais didática.  Alem de facilitar aqueles que queiram acompanhar de uma maneira prática, pois uma pci quase todos têm, e por incrível que pareça, já vi algumas pessoas com dificuldade em usar ProntoBoard.  Mas nada impede de quem tenha uma ProntoBoard, faça uso dela.

Claro, falo mais pra quem pensa em trocar componentes a todo minuto, mas de qualquer modo ficou muito bom, de qualquer jeito, grava Samples também... Cheesy
« Última modificação: 02 de Junho de 2012, as 22:51:26 por Plautz » Registrado
JoaoVarios
Visitante
« Responder #69 : 02 de Junho de 2012, as 20:08:42 »

... a escolha por uma pci com trilha aparente, foi exatamente para facilitar o acompanhamento do circuito de uma forma mais didática.  Alem de facilitar aqueles que queiram acompanhar de uma maneira prática, pois uma pci quase todos têm, e por incrível que pareça, já vi algumas pessoas com dificuldade em usar ProntoBoard.  Mas nada impede de quem tenha uma ProntoBoard, faça uso dela.
Palmas Palmas Palmas

Pra ficar melhor, só colocando a explicação da função de cada componente na placa, e também o que cada modificação provoca, isto é, menor clipagem, maior ganho, reforço dos agudos, etc...

Ah, e eu tava mesmo a fim de transformar o LPB em overdrive, mas não sei como faze-lo.
Vou começar com a montagem do circuito mais "simples" que conheço; Eletro Harmonix LPB-1 Booster, e depois do mesmo montado vou aos poucos adicionando os componentes, como chave de brilho, potenciômetro de tone, potênciometro de ganho, e assim por diante até chegar a um overdrive.
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #70 : 02 de Junho de 2012, as 20:17:05 »

João, o LPB-1 já distorce um pouco naturalmente, e você pode pegar algumas que eu coloquei pro MiniFuzz, aquela mesma história, controle de ganho no Emissor, blábláblá... clipagem na saída...
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #71 : 04 de Junho de 2012, as 02:34:30 »

Sinto que me falta a didática, mas mesmo assim estou colocando aqui uma pequena amostra de como pretendo apresentar os projetos, onde seria dada uma demonstraçao do funcionamento básico com a ilustração do esquema, depois seria feito a mesma coisa, mostrando na prática; ou seja com os componentes no circuito, e posteriormente um sample com o circuito em funcionamento.

http://www.youtube.com/watch?v=zgSk9ZwJFfI&feature=youtu.be

Mas não sei se está ficando suficientemente claro; pois idéias nem sempre são expostas da maneira em que são pensadas, então este pequeno vídeo que estou postando, serve para colher opiniões, críticas ou sujestões.

No final de cada projeto, seria postado um PDF, com um artigo um pouco mais completo, assim como uma bibliografia com alguns links para os artigos mais técnicos onde explicaria os cálculos desenvolvido em cada bloco para que cada um possa aprender a calcular seus próprios circuitos (isto ainda dentro do assunto 1 só transistor).

A intenção aqui não é ensinar, e sim, aprender juntos.
Registrado

JoaoVarios
Visitante
« Responder #72 : 04 de Junho de 2012, as 13:58:02 »

Não cheguei a ver o video, pois no momento estou no trabalho, mas desde já lhe parabenizo pela iniciativa, Alfredo.

Imagino que se conseguirmos colocar sua ideia em pratica da forma como você pensou vai ficar muito instrutivo, tanto que chego a lembrar do site do Newton C. Braga, hehehe.

Ah, mas não estou comparando, é claro.
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #73 : 05 de Junho de 2012, as 18:44:02 »

Cara, ficou muito bom. Bravo
Eu gostei, hoje acabei fazendo umas doideiras aqui com o Mini-Fuzz, transformei-o em um booster de vez, e agora conta com um transistor só. (Ou seja, não é mais Darlington e sim um 2N5088 que tem um ganho elevado, chegando até um belo overdriver, se quiserem posto as modificações aqui depois, inclusive até usei o layout original do mini-fuzz...)
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #74 : 05 de Junho de 2012, as 20:27:51 »

Em primeiro lugar, parabéns Alfredo!  Bravo

Eu acho interessante colocar aqui uma lista dos tipos de transistores mais comuns usados em pedais. Exemplo: NPN, MOSFET, FET...
Estou montando uma biblioteca e gostaria de deixar só os mais usados em pedais, pois a biblioteca do Eagle tem muitos outros que eu acredito nem servirem para isso.

Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento com o pessoal.
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal