Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 11 de Maio de 2024, as 05:24:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Contrabaixo Factor Philip Kubicki com muito agudo.  (Lida 7990 vezes)
David Loos
Visitante
« : 03 de Novembro de 2014, as 09:26:07 »

Bom dia!

Um amigo meu deixou um baixo Factor da Phil Kubricki comigo, se queixando que o baixo é agudo demais, mesmo ele regulando tudo para graves, e deixando o cubo dele o mais grave possível, ele ainda se queixa das frequências altas... Para mim está ótimo, eu gosto de baixos estalados, e sei que isso não é defeito do baixo, é característica dele mesmo, já vi mais baixos deste tipo com este som mais estalado.

Minha pergunta é: Alguém sabe como deixar o captador da ponte mais grave? por ser um circuito ativo, até tentei colocar capacitores do captador para o terra para ver se cortaria um pouco dos agudos, sem mexer diretamente no circuito, mas acho que vou ter que acabar mexendo de qualquer jeito... O captador j´s foi trocado, foi colocado um EMG ativo também, mas o cara se queixa dos agudos.

alguém já fez alguma modificação deste tipo? ou teriam o esquema da placa ativa para eu saber onde mexer?

abraço
« Última modificação: 04 de Novembro de 2014, as 07:01:44 por David Loos » Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #1 : 03 de Novembro de 2014, as 12:45:17 »

Só pra constar na busca com o nome correto, o baixo é o Factor, do Philip Kubicki.

Cara, muito me espanta essa reclamação do seu amigo. Eu acho um baita instrumento. O som dele é esse mesmo.
Se ele não gostou do som desse baixo, que venda logo, pois qualquer alteração nessa belezinha vai trazer o preço pra baixo.
Se ele quer um som pesado, que pegue um T-Bird ou um Precision.

Fala pra ele tentar um pré-externo... Mas a solução só vem com a troca do instrumento.
Registrado
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #2 : 03 de Novembro de 2014, as 14:29:11 »

Concordo com o Rafa. Mas se o cara quiser não se desfazer do baixo, pode tentar usar um preamp ou equalizer ( em formato de pedal mesmo) pra tentar cortar os agudos/realçar os graves.
Abraço!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 03 de Novembro de 2014, as 14:50:01 »

Tem um esquema de equalizador pra baixo aqui no site (paramétrico Yamaha, eu acho). Mas não tem milagre. Há tempos atrás eu também encasquetei de querer fazer um Jazz Bass soar igual a um Precision, porque queria o "gravão" deste último. Não cheguei a lugar nenhum...

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
David Loos
Visitante
« Responder #4 : 04 de Novembro de 2014, as 07:01:10 »

Foi o que eu falei pra ele, isso é característica do baixo, eu baixei um pouco o captador da ponte para não ficar tão médio-agudo, mas mesmo assim não deu uma melhora tão significativa... Mas sei que ele tem uns outros baixos, isso é característica do instrumento mesmo. Eu gostei muito do timbre desse baixo, achei bem versátil!

Sobre o nome, verdade, não iria encontrar nada escrevendo errado, obrigado pela dica!

Eu acho um pecado modificar o circuito ativo deste baixo para ter menos agudos, vou trocar uma idéia com o dono e tirar isso da cabeça dele, quem sabe eu monte um tone control em forma de pedal pra ele usar fora do baixo mesmo!

obrigado pelas dias!

abraço.
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #5 : 06 de Novembro de 2014, as 10:39:07 »

Uma pergunta (para não ter que abrir outro post)

Alguém conhece algum circuito já testado e aprovado para se colocar em um baixo ativo?

abraço
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #6 : 06 de Novembro de 2014, as 13:00:57 »

http://www.4shared.com/file/229600247/27badec/TT_Preamp.html
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #7 : 11 de Novembro de 2014, as 07:23:21 »

Muito obrigado!

Consegui convencer o dono do baixo a não mexer no preamp, mas muito obrigado pela ajuda!
Registrado
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #8 : 16 de Novembro de 2014, as 22:56:32 »

Ainda bem, iria descaracterizar muito o instrumento.
Não sei ponderar o quão bom ou ruim seria isso.
Abraço!
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #9 : 17 de Novembro de 2014, as 07:53:36 »

Se fosse um cara que só tivesse esse baixo, e realmente não gostasse do som, mas queria manter o baixo por ser confortável, até concordo em modificá-lo, mas o cara deve ter uns 5 ou 6 baixos todos modelos diferentes, então acho que consegui fazer a cabeça dele para não mexer no pré deste!

Eu particularmente gostei muito do timbre dele!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #10 : 17 de Novembro de 2014, as 11:49:50 »

Gostei da tua atitude! Poderia ter ganhado uma grana modificando o baixo mas, preferiu ser honesto para com o dono! Isso é digno de aplausos.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
David Loos
Visitante
« Responder #11 : 17 de Novembro de 2014, as 13:33:47 »

obrigado!

Mas costumo ser assim com todos os meus clientes, eu ia ficar muito P. da cara se fosse comigo, se eu não tivesse tanta instrução e alguém fizesse um serviço porco no meu instrumento!

Até me prontifiquei em montar um pedal equalizador pra ele, só para não ter que mexer na elétrica do baixo Wink
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #12 : 26 de Novembro de 2014, as 22:52:01 »

Boa noite,

Então, achei que o assunto deste baixo já havia encerrado, mas o dono dele voltou aqui na oficina e realmente colocou na cabeça que quer outro pré no baixo, porque os agudos estão incomodando ele...

dei a idéia de não mexer na placa original do baixo e construir outra, para que se um dia ele quiser o baixo original, basta trocar o preamp.

dei uma olhada neste esquema que já tinham postado: http://www.4shared.com/file/229600247/27badec/TT_Preamp.html porém fiquei com algumas dúvidas quanto ao projeto, o baixo tem 2 captadores, e 3 knobs, (2 concêntricos e um simples) eu pensei em usar da seguinte maneira: o primeiro controlaria o grave/agudo do captador do braço e o segundo seria o grave/agudo da ponte, e o terceiro seria o volume master.


Outra opção que pensei, foi fazer vol/tone no braço, vol/tone na ponte e chave comutando os dois captadores, daí eu mudaria a parte do equalizador deste pré.

o que me dizem?
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #13 : 27 de Novembro de 2014, as 07:54:22 »

Um pequeno filtro capacitivo-resistivo passa baixa não poderia resolver o problema sem maior stress?
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #14 : 27 de Novembro de 2014, as 08:06:31 »

Poderia, sem problema algum.

Mas o cliente não gosta do timbre do baixo, tanto que tirou o captador original dele e colocou um EMG para ver se mudaria algo, mas não teve nenhuma "melhora" significativa.

Eu poderia fazer alguma pequena alteração no circuito dele e ver se o som agrade o cliente, porque sinceramente eu acho um pecado fazer isso neste baixo, eu falei isso pro cliente, e ele respondeu brincando "O baixo é meu, eu quero mudar e vou pagar por isso" então tá né? Legal! hehe

Eddie, o que tu propõe para dar uma melhorada nisso? eu não sei nem em que ponto do circuito eu devo mexer, esta placa dupla face dele me dá dor de cabeça só de pensar em levantar o esquema dela.

Já fiz testes com capacitores em paralelo com o captador, fiz alguns filtros passivos nele antes de entrar no circuito, e não resolveu muita coisa...

terias alguma idéia?

abraço.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal