Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Maio de 2024, as 02:55:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Conversão de lâmpada LED 220 v para 110v  (Lida 7159 vezes)
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« : 22 de Outubro de 2015, as 12:22:43 »

Olá amigos!
Comprei algumas lâmpadas LED de 18w da china, vieram 220 v!
Preciso adaptar para 110v. Pois quando ligadas em 110v ficam muito fracas!
Conforme estava conversando com o Adiel, são lâmpadas simples que tem LEDS convencionais em paralelo. Apenas 3 resistores (2 de 470k e 01 de 470r) é 02 capacitores na entrada (01 de 10uF eletrolítico e outro de 1,8uF poliéster 400v)








Reduzi pela metade os resistores e nada! Dobrei o valor do capacitor de poliéster e nada!
Alguma idéia?  Sad
« Última modificação: 23 de Outubro de 2015, as 00:52:13 por xandaum » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 22 de Outubro de 2015, as 12:26:33 »

Já ligou em 220V pra ver se o brilho realmente fica mais forte?
E se conseguir traçar o esquema... ajuda...
« Última modificação: 22 de Outubro de 2015, as 13:15:45 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #2 : 22 de Outubro de 2015, as 14:35:27 »

Engraçado, as lâmpadas led que eu normalmente encontro são "bivolt". Acho que nunca vi uma com tensão travada (mas também não fiquei fuçando muito).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 831



« Responder #3 : 22 de Outubro de 2015, as 16:48:19 »


Você dobrou o valor do capacitor de poliéster e reduziu o resistor de 470r à metade, tudo ao mesmo tempo?
Se o esquema da lâmpada for o mesmo daquelas que foram feitas aqui no fórum antes (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7660.0), talvez isso desse resultado.

O importante é descobrir a corrente que você precisa para o máximo brilho das LEDs.

Abs
« Última modificação: 22 de Outubro de 2015, as 16:56:33 por Matec » Registrado
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #4 : 23 de Outubro de 2015, as 00:37:06 »

Geralmente essas lâmpadas chinesas são subdimensionadas, a maioria é fabricada com leds 5730 ou 5630 que é o tamanho do led, esses leds quando são de boa qualidade possuem 0,5w cada e corrente de 150ma e 3,2 a 3,6v, os de qualidade inferior possuem 0,2w com tensão igual e aproximadamente metade da corrente. Lampadas boas de 18w possuem pelo menos 36 leds de boa qualidade, geralmente essas lampadas de 18w chinesas possuem de 20 a 24 leds, não perfazendo a potência anunciada. Outra variável é que não anunciam a luminosidade, leds de 0,5w possuem em torno de 40lm por unidade. Uma caracteristica dessas lampadas é que os leds estão em série, para manter a corrente baixa, fazendo com que haja uma queda de tensão para cada led no mínimo de 3,2v, dessa forma o capacitor em série com o circuito pode ser menor. Nesse circuito é facil calcular o valor do capacitor de entrada o problema é a corrente do led que é uma icognita pois varia de algumas dezenas de miliamperes a uma centena, de acordo com a qualidade e o fabricante. O que posso te dizer é coloque um capacitor de 3uF em paralelo com resistor de 470k na entrada, não precisa alterar o eletrolítico e o ressistor que esta após a retificação. Antes de alterar certifique que os leds estejam em série, caso seja um circuito série-paralelo o esquema é outro, caso não haja retificação, o circuito é série paralelo com leds em posição oposta para aproveitar o ciclo completo positivo e negativo, diferenciando o circuito. No mais boa sorte!
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #5 : 23 de Outubro de 2015, as 00:57:35 »

Geralmente essas lâmpadas chinesas são subdimensionadas, a maioria é fabricada com leds 5730 ou 5630 que é o tamanho do led, esses leds quando são de boa qualidade possuem 0,5w cada e corrente de 150ma e 3,2 a 3,6v, os de qualidade inferior possuem 0,2w com tensão igual e aproximadamente metade da corrente. Lampadas boas de 18w possuem pelo menos 36 leds de boa qualidade, geralmente essas lampadas de 18w chinesas possuem de 20 a 24 leds, não perfazendo a potência anunciada. Outra variável é que não anunciam a luminosidade, leds de 0,5w possuem em torno de 40lm por unidade. Uma caracteristica dessas lampadas é que os leds estão em série, para manter a corrente baixa, fazendo com que haja uma queda de tensão para cada led no mínimo de 3,2v, dessa forma o capacitor em série com o circuito pode ser menor. Nesse circuito é facil calcular o valor do capacitor de entrada o problema é a corrente do led que é uma icognita pois varia de algumas dezenas de miliamperes a uma centena, de acordo com a qualidade e o fabricante. O que posso te dizer é coloque um capacitor de 3uF em paralelo com resistor de 470k na entrada, não precisa alterar o eletrolítico e o ressistor que esta após a retificação. Antes de alterar certifique que os leds estejam em série, caso seja um circuito série-paralelo o esquema é outro, caso não haja retificação, o circuito é série paralelo com leds em posição oposta para aproveitar o ciclo completo positivo e negativo, diferenciando o circuito. No mais boa sorte!

Olá Gilmar!
Coloquei fotos agora! Dá uma olhada no primeiro post!
são 24 leds 5730
Suas citações estão bem coesas!
Vendo as fotos, o que acha que devo fazer?

Obrigado!!!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 23 de Outubro de 2015, as 11:32:11 »

xandaum, perguntei acima mas você não respondeu.
Você chegou a ligar em 220V pra ver se o brilho realmente fica mais forte ou se o brilho que teve em 110V é o real da lampada?
Se em 220V o brilho for o mesmo (grandes chances) não tem o que fazer...
« Última modificação: 23 de Outubro de 2015, as 11:50:14 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #7 : 23 de Outubro de 2015, as 12:58:41 »

xandaum, perguntei acima mas você não respondeu.
Você chegou a ligar em 220V pra ver se o brilho realmente fica mais forte ou se o brilho que teve em 110V é o real da lampada?
Se em 220V o brilho for o mesmo (grandes chances) não tem o que fazer...

Oi mano!  Esqueci de responder...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...desculpe!
Não tenho aqui onde testar...mAs vou procurar uma loja de lâmpadas na cara de pau..._....é pedir para testar.._
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 23 de Outubro de 2015, as 16:32:35 »

Testa, porque as vezes você ja esta com a luminosidade máxima e vai perder tempo tentando arrumar.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #9 : 23 de Outubro de 2015, as 19:27:04 »

Eu comprei algumas destas lampadas xing-ling e fiz a modificação que tu quer fazer. Cada uma delas tem um capacitor de 1,5uF. Eu coloquei dois em paralelo. Liguei uma lâmpada modificada e outra sem a modificação lado a lado com um separador opaco. A modificada é ligeiramente mais brilhante, mas não espere milagre. Não vai dobrar a iluminação. Se der uns 15% a mais de luz é muito. Não fiz medições de corrente para ver se houve alguma mudança significativa, foi no "olhometro" mesmo.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 23 de Outubro de 2015, as 20:14:04 »

Daniel... isso não vai diminuir a vida útil da lâmpada?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #11 : 23 de Outubro de 2015, as 20:46:27 »

Imagino que não, pois elas foram "projetadas" para operar em 220V. O capacitor de 1,5uF apresenta uma determinada reatância capacitiva (resistência, a grosso modo). Em 220V essa "resistência" permitirá a passagem de uma certa corrente. Quando ligado em 127V esta corrente será menor (por isso a lâmpada brilha menos). Desta forma é necessário reduzir a "resistência" para que se aumente a corrente, considerando que a carga é constante. Para diminuir esta "resistência" deve-se colocar outra em paralelo, neste caso, outra reatância capacitiva (capacitor).

Existe um outro fator a ser considerado. Os LED´s da lâmpada estão todos em série, e cada um tem uma queda de tensão. Se a quantidade de LED´s for tal que a soma das quedas de tensão seja maior que a tensão da rede a lâmpada simplesmente não vai acender. Não foi o caso desta minha. Olhando o pior caso apresentado aqui, 36 LED´s com uma queda de tensão de 3,6V vai precisar de 129,6V. A tensão da rede, depois de retificada e filtrada, em 127Vca ficará em 179,6Vcc, ainda acima do mínimo necessário.

O ideal seria conhecer a queda de tensão sobre cada LED, a corrente necessária para conseguir o brilho máximo e então dimensionar corretamente o capacitor, mas sabemos que a tolerância dos LED´s Xing-Ling é de +-250%, então é praticamente impossível se conseguir isso corretamente. O que se pode é medir a corrente que passa pelo string de LED´s em 220V, medir a queda de tensão sobre um deles e com estes dados dimensionar o capacitor. Desta forma, em teoria, se conseguiria o melhor rendimento do conjunto... mas isso é só teoria...

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #12 : 23 de Outubro de 2015, as 21:44:56 »

Citar
Olá Gilmar!
Coloquei fotos agora! Dá uma olhada no primeiro post!
são 24 leds 5730
Suas citações estão bem coesas!
Vendo as fotos, o que acha que devo fazer?

Obrigado!!!

Eu estou embarcado o sistema não permite visualizar imagens em alguns sites, mas se o sistema for igual ao que descrevi é só fazer igual o amigo daniellp fez, dobra o capacitor para permitir a passagem de mais corrente!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #13 : 24 de Outubro de 2015, as 11:21:24 »

Não fui claro na minha "pergunta"... isso que da escrever do celular, a gente resume por preguiça.
Já que a diferença de luminosidade com 1 ou 2 capacitores é pouca, vale a pena já que com 2 capacitores os LEDs vão esquentar mais e por conseqüência durar menos?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #14 : 24 de Outubro de 2015, as 22:43:19 »

Citar
Não fui claro na minha "pergunta"... isso que da escrever do celular, a gente resume por preguiça.
Já que a diferença de luminosidade com 1 ou 2 capacitores é pouca, vale a pena já que com 2 capacitores os LEDs vão esquentar mais e por conseqüência durar menos?
Enviada: Ontem às 22:44:56 Enviado por: Gilmar

Deu para entender!
Você tem razão, leds são muito sensíveis ao calor, por isso é importante ter os dados específicos do led, a variação é enorme até dentro do mesmo fabricante. Só sabendo a origem do led para calcular um circuito com bom rendimento luminoso e durabilidade!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal