Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 00:55:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de alimentação Simétrica.  (Lida 17347 vezes)
vitorwolff
Visitante
« Responder #15 : 26 de Setembro de 2012, as 19:05:44 »

Olá, sei que não é o local correto pra postar essa dúvida mas não queria criar um tópico para sanar essa dúvida.
Bem a dúvida é a seguinte, eu ganhei um transformador de 25v do meu chefe, a amperagem eu não sei, acredito que seja de 1a a 2a pelo tamanho dele...
A questão é a seguinte como ele tem somente os fios + e - além de fonte pra pedal o que eu poderia fazer com ele? Ou não há uma utilização boa pra ele em algo que temos no nosso site?
O transformador já tem a ponte nele com 4 diodos e um capacitor de 2200nFx25v.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 26 de Setembro de 2012, as 19:37:53 »

Olá, sei que não é o local correto pra postar essa dúvida mas não queria criar um tópico para sanar essa dúvida.
Bem a dúvida é a seguinte, eu ganhei um transformador de 25v do meu chefe, a amperagem eu não sei, acredito que seja de 1a a 2a pelo tamanho dele...
A questão é a seguinte como ele tem somente os fios + e - além de fonte pra pedal o que eu poderia fazer com ele? Ou não há uma utilização boa pra ele em algo que temos no nosso site?
O transformador já tem a ponte nele com 4 diodos e um capacitor de 2200nFx25v.

Veja se o transformador é mesmo de 25Vac porque senão o capacitor não vai aguentar (e ele deve ser de 2200 micro farads (uF) x 25V  e não 2200 nano farads (nF) que é muito pouco pra filtro) pois a tensão retificada deve ficar perto dos 40Vdc e o capacitor é de 25Vdc (vai explodir).  Verifique quais são os diodos da ponte, se forem da série 1N4001 (até 4007), eles são para corrente de 1A, portanto não adianta o transformador poder fornecer mais corrente porque a limitação está no retificador (e se forçar, queimarão os diodos). Se for 1N5401 (até 5408) então a ponte aguenta 3A. 

Você tem um multímetro pra medir a tensão de saída da fonte ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
vitorwolff
Visitante
« Responder #17 : 26 de Setembro de 2012, as 20:37:20 »

Realmente eu postei errado, então eu medi a saida e deu 25v e os diodos pelo o que conseguir ler neles sem solta-los tem um 408 no final deles.
Sem a retificação seguindo a regra de multiplicar por raiz de 2 deu um valor de 17v.
Pena esse transformador não tem o + gnd e o -..

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

« Última modificação: 26 de Setembro de 2012, as 20:47:13 por vitorwolff » Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #18 : 26 de Setembro de 2012, as 20:42:11 »

Dá pra usar num amplisinho com tda2030, 2050...
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 26 de Setembro de 2012, as 20:46:29 »

Então o transformador não é de 25V, mas a fonte que é de 25Vdc. Meça a tensão nos dois fios do secundário do transformador e deve dar por volta dos 18 a 19Vac (mude a escala do multímetro).  Pela foto e pela inscrição nos diodos, eles devem ser 1N5408 de 3A.  E pelo tamanho do transformador, deve fornecer uma boa potência.  Dá pra usar num amplificador de potência.  Só precisa aumentar o capacitor de filtro (pra filtrar melhor e aumentar a tensão de trabalho dele para uns 35V ou 50V).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
vitorwolff
Visitante
« Responder #20 : 27 de Setembro de 2012, as 12:06:08 »

Olá, fiz agora a pouco as medições com o transformador e achei umas coisas interesantes pelo menos pra mim que não sabia.
Bem a saída do transformador tem 18v cravadinhos.
Antes do capacitor entra uma voltagem de 24,5v e saindo dele esta em 25,8v.
Vou pegar um capacitor com maior limite de voltagem, vou procurar um de 35 a 40v.
Uma outra coisa qual a quantidade ne uF que o capacitor precisa ter?
2200 está bom?
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #21 : 27 de Setembro de 2012, as 12:19:25 »

Tem uma fórmula pra saber, não me lembro onde, mas tem aqui no HM. Mas, é mais ou menos 1000uF por Ampére, vai depender do projeto que você vai utilizar a fonte.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #22 : 27 de Setembro de 2012, as 12:53:05 »

Olá, fiz agora a pouco as medições com o transformador e achei umas coisas interesantes pelo menos pra mim que não sabia.
Bem a saída do transformador tem 18v cravadinhos.
Antes do capacitor entra uma voltagem de 24,5v e saindo dele esta em 25,8v.
Vou pegar um capacitor com maior limite de voltagem, vou procurar um de 35 a 40v.
Uma outra coisa qual a quantidade ne uF que o capacitor precisa ter?
2200 está bom?

Bem pelo o que eu sei, os capacitores capitam a Tensão Máxima, ou seja o pico da onda que foi retificada, Vmax = Vtransformador * 1,41, que dá os aproximados 25,8V, por isso que é indicado seu capacitor ter uma voltagem superior a essa máxima, ou seja, arrume um de 35V para dar conta do recado senão explode. Legal!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 27 de Setembro de 2012, as 13:19:31 »

Ué, nessa configuração de filtro de fonte, o capacitor não tem nem "entrada" e nem "saída", já que um dos terminais  do capacitor (negativo) vai ao terra e anodos dos retificadores e o outro (positivo) fica ligado  aos catodos dos  diodos retificadores que seria o positivo. Pela foto só tem um ponto (nó) pra ter os 25V.

Veja também que você mediu 25V na fonte, mas sem carga (consumo de corrente). Se puser uma carga, a tensão média vai cair.  Então o capacitor serve como reservatório de energia pra ser usada pela carga. Vai haver então um tensão pulsante (carrega o capacitor nos picos de tensão e descarrega o capacitor nos vales do sinal retificado). No fim pra um consumo de 1A acho que a tensão média fica por volta dos 18 a 20V.  Nesse caso precisa ver qual vai ser a utilização (consumo), pois pode não fazer muita diferença aumentar os 2200uF.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2012, as 13:26:12 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
vitorwolff
Visitante
« Responder #24 : 27 de Setembro de 2012, as 21:17:29 »

Eu tenho aqui dois capacitores de 35v x 3300uF.
Valeria a pena trocar no transformador?
E uma outra coisa tenho um transformador enorme de um antigo cubo de baixo que meu irmão tinha, será que o transformador pode estragar por umidade ou por maresia?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 27 de Setembro de 2012, as 21:51:11 »

Eu tenho aqui dois capacitores de 35v x 3300uF.
Valeria a pena trocar no transformador?
E uma outra coisa tenho um transformador enorme de um antigo cubo de baixo que meu irmão tinha, será que o transformador pode estragar por umidade ou por maresia?

Você está fazendo confusão. O transformador é apenas um componente da fonte e não dá pra trocar um capacitor no transformador. O capacitor faz parte da fonte de alimentação, que no seu caso é composta pelo transformador, diodos retificadores e o dito cujo capacitor.
Vale a pena trocar o capacitor de 2200uF 25V pelo de 3300uF 35V pelo fato da tensão máxima que este de 3300uF aguenta. Pelo aspecto de filtragem, não vai melhorar muito.

Se o transformador (que é  só a peça com a bobina e o núcleo metálico) estiver sujeito a umidade e maresia e ele não tiver sido envernizado ou resinado, pode criar ferrugem nas lâminas do núcleo, e se a umidade e maresia entrarem na bobina podem causar uma fuga de corrente entre os enrolamentos pela diminuição do isolamento entre primário e secundário e outros problemas (oxidação).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
abraao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 225

Obrigado
-Dado: 118
-Recebido: 15


perdido como lagrimas na chuva


« Responder #26 : 30 de Janeiro de 2013, as 14:29:51 »

boa tarde pessoal


   Vendo o layout e esquema do projeto gostaria de saber se é possível mudar a configuração da fonte, fazendo com que ela tenha 2 positivos e 1 negativo? (obs. usando somente um transformador ac-0-ac)

abraços
Registrado

perdido como lagrimas na chuva
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #27 : 18 de Março de 2013, as 18:41:02 »

Tranuilamente.
É so pegar o + sem regulagem e ligar a entrada do regulador a ser adicionado.
Registrado

gubterra
Visitante
« Responder #28 : 03 de Maio de 2013, as 07:35:10 »

Ola Gramorim... a figura colorida com as peças e preta e branco também, estão com a polaridade do capacitor de 100uf do 79XX invertida...
O correto seria o + do capacitor indo para tilha GND...
Seguindo os desenhos do pdf explode o capacitor citado...

Abraço!
« Última modificação: 03 de Maio de 2013, as 21:09:46 por gubterra » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #29 : 13 de Maio de 2013, as 15:04:04 »

Realmente não havia percebido isso.
Valeu pelo toque.

O arquivo sera  corrigido.
Registrado

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal