Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 01:55:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Duvida] Pedal Wah-Wah - Indutores compativeis  (Lida 15060 vezes)
Diego Costa
Visitante
« : 27 de Janeiro de 2011, as 19:54:43 »

Galera, desculpem criar este topico, mas é que entendo só o "básico do básico" em eletronica, e estou com uma divda sobre o indutor do meu pedal de Wah-Wah (pesquisei sobre isso e não achei muita coisa, mas posso ter feito a pesquisa de forma erronea tambem).


O que acontece é o seguinte: tenho um pedal de Wah-Wah da Onerr, modelo Cryi'n, que acabou dando problema e transformei-o em pedal de expressão pra minha Zoom 505II. Porém, olhando o meu estoque de PCI's velhas, procurando alguns componentes, encontrei a PCI desse meu WahWah e queria remontá-la no pedal.

Enfim, o ÚNICO problema do pedal (afora o som ardido ee magro que ele tinha) é que o indutor está danificado e foi retirado da placa. Li em algum lugar, não lembro direito, que o que manda no som do Wah é o indutor. O indutor que pretendo colocar em meu pedal é o ja conhecido Fasel yellow, ou algum "equivalente":

"The mH rating is about 640 mH/21 ohms."


Então eu gostaria de saber:

1- Independente do circuito, o que manda de fato no som é o indutor?
2- Existe possibilidade de o indutor não funcionar, ou de ter que usar um indutor especifico?

E por ultimo, mas não menos importante: Se quem manda no som é o indutor, qual seria o valor mH/Ohms indicado para quem busca um som mais encorpado?


Me desculpem pela quantidade de perguntas e se a respostas forem obvias, mas não entendo muita coisa de eletronica. Desde já agradeço pelo auxilio, qualquer ajuda será bem vinda.

Abraços

Registrado
Shinnu
Visitante
« Responder #1 : 27 de Janeiro de 2011, as 22:03:52 »

1- Depende do circuito, alguns circuitos nem usam indutores.

Se eu fosse você, eu montaria um WH-10 na carcaça dele. Não usa indutores e tem o layout do Guero por aqui no fórum, vou procurar até posto aqui depois se você quiser. Que tal? Na minha opinião, é um excelente Wah e não usa indutor.
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #2 : 27 de Janeiro de 2011, as 23:59:23 »

Não desmerecendo o trabalho do Guero, até porque ja vi muitos projetos dele e já incluí na minha lista de "futuras montagens", mas é que eu quero dar uma "fuçada" nesse pedal que ja tenho, uma MOD talvez.

Vejo varios esquematicos e layouts de pedais gringos, a maioria "famosos", mas raramente alguem se interessa em modificar/melhorar um nacional. Por isso queria começar a trabalhar em cima dessa placa, fazer o esquematico, o layout, e disponibilizar a quem se interessar  Wink
Registrado
Gustavo Soares
Visitante
« Responder #3 : 28 de Janeiro de 2011, as 00:11:56 »

1- Depende do circuito, alguns circuitos nem usam indutores.

Se eu fosse você, eu montaria um WH-10 na carcaça dele. Não usa indutores e tem o layout do Guero por aqui no fórum, vou procurar até posto aqui depois se você quiser. Que tal? Na minha opinião, é um excelente Wah e não usa indutor.

Desculpa a invasão, mas queria agradecer demais por este post.

Queria montar um wha, mas estava desanimadissímo de comprar um indutor.

Depois desse post  achei o WH-10 2.0 do güero aqui no meu "Güero layout pack" e animei em fazer o bichinho.

Desmontei uma impressora tem um tempo e estou com engrenagens de sobra
para testar na construção do mecanismo de ação do pedal, mas estou sentindo que essa parte vai ser bem chata de fazer.

Segue o esquema do caro Guëro em anexo.
Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #4 : 28 de Janeiro de 2011, as 06:14:45 »

Achei bastante interessante o WH-10 vendo vídeos na internet, alguém já montou para confirmar se o som é realmente compatível?
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #5 : 28 de Janeiro de 2011, as 07:30:10 »

EU  Wink

Som maravilhoso, muito fiel aos vídeos da internet. Mas usei LED/LDR...

Registrado
ApAcHee*
Visitante
« Responder #6 : 28 de Janeiro de 2011, as 07:43:49 »

EU  Wink

Som maravilhoso, muito fiel aos vídeos da internet. Mas usei LED/LDR...



você usou LED/LDR em quê, modificou o circuito? aquele "whaca-whaca" é bem presente, ou ele apenas faz um "wah" bem leve como os Shelter's da vida?
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #7 : 28 de Janeiro de 2011, as 07:45:55 »

Fernando,
Vc usou led vermelho, e qual LDR?
Vc tem aquele componente que já é Led+LDR embutidos (VTL5C)?
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #8 : 28 de Janeiro de 2011, as 08:42:06 »

Rafa, não modifiquei nada, eu apenas alimentei o LED com 3v, e o LDR eu liguei no Pot de Wah... Não pensei que seria tão simples, mas ficou excelente. Veja o fio preto que sai do LDR, ele vai direto pro pad do potenciometro.



Ele abre muuuito, eu até diminuo o Q pra não ficar tão gritante. E a chave Guitar/Bass serve bem pra deixar o som mais gordo... Eu poderia na verdade, usar uns 3 LDR, selecionáveis por chave, cada um com uma abertura na plaquinha do LED, deu pra entender?



Marcão, O LDR é o que estava no Hell-Babe. Esse que vc diz, eu tiro de "aparelhos eletrônicos doadores de componetes" sucata.  Cheesy

Devo ter uns 2 aqui, se quiser um eu te mando... Só falta achar na minha bagunça ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



Mensagem Mesclada
Ah, gostaria muito de uma mod para transformá-lo tambem em pedal de volume, dei curto nuns capacitores aqui pra ver se descobria algo mas foi em vão  Batendo Cabeça Vou ver se cortando (jumpeando) alguma parte do circuito resolve esse mistério.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2011, as 08:45:13 por fovb » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #9 : 28 de Janeiro de 2011, as 08:56:58 »

Opa.
Vou querer sim Fernando. Depois vc vê quanto fica com as despesas.

Abraço.
Registrado
Güero 2.0
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.817

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 55


Kiss the frog


« Responder #10 : 28 de Janeiro de 2011, as 10:28:45 »

Fernando,

Não lembro deste circuito agora , mas acho que só bypassando ( horrível isso ) o filtro formado pelo loop do OPAMP.
E não vai bastar , de novo, bypassar  , mas t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) desenvolver um circuito de volume.
Nos wahs com trasistor, como o Boomerang, eu acho...basta bypassar o filtro T, pois o coração, por assim dizer, é o transistor, e se vc notar bem verá que sem o filtor T o que vc tem é um booster, como o LPB1. Mais modificações são necessárias, mas a grosso modo é isso.
Só não acho que essa solução funcione no WH-10.
Verei com mais calma e te passo as impressões.
Registrado

"A Oceânia está em guerra com a Lestásia."
fovb
Visitante
« Responder #11 : 28 de Janeiro de 2011, as 10:39:40 »

Então Güero, eu pensei nisso também, fazer um outro circuito só de volume e selecioná-los por dpdt... Ambos compartilhando o mesmo LDR.

Eu peguei o esquema do Hell Babe pra tentar consertar o meu (em vão) e pensei em copiar o pedal de volume dele... Se alguém quiser, segue esquema.
Registrado
Shinnu
Visitante
« Responder #12 : 28 de Janeiro de 2011, as 12:36:12 »

Não desmerecendo o trabalho do Guero, até porque ja vi muitos projetos dele e já incluí na minha lista de "futuras montagens", mas é que eu quero dar uma "fuçada" nesse pedal que ja tenho, uma MOD talvez.

Vejo varios esquematicos e layouts de pedais gringos, a maioria "famosos", mas raramente alguem se interessa em modificar/melhorar um nacional. Por isso queria começar a trabalhar em cima dessa placa, fazer o esquematico, o layout, e disponibilizar a quem se interessar  Wink

Aaa sim! Então, posta fotos da placa frente e verso aí pra gente pra fazer o esquemático ou o esquematico, pelo nome não seria um clone do Cry Baby? Acredito que mudando a resonância do Wah, você consiga um som menos ardido. Se a placa dele não for muito grande, pode ser que valha a pena montar num protoboard e ir modificando a gosto os componentes da parte do filtro.

Abraços
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #13 : 28 de Janeiro de 2011, as 13:36:41 »



Aaa sim! Então, posta fotos da placa frente e verso aí pra gente pra fazer o esquemático ou o esquematico, pelo nome não seria um clone do Cry Baby? Acredito que mudando a resonância do Wah, você consiga um som menos ardido. Se a placa dele não for muito grande, pode ser que valha a pena montar num protoboard e ir modificando a gosto os componentes da parte do filtro.

Abraços

Cara, se é um "clone" foi mal feito, pois nem de longe lembra um Cry Baby. Não desmerecendo o pedal que tenho, mas faltou ele "comer mais feijão" pra ter um som encorpado rsrsrsr

A placa é até pequena, mas acho que é maior do que alguns projetos que vi (o clone do CryBaby por exemplo). Segue as fotos:

PS: Vou pegar a camera da minha mulher emprestada hoje, as fotos do cell ficaram péssimas e pouco nitidas.



« Última modificação: 29 de Janeiro de 2011, as 09:21:21 por Diego Costa » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #14 : 28 de Janeiro de 2011, as 13:48:16 »

Cara,
já arrumei um desses para um amigo. No caso dele era só o pot que tive que abrir e limpá-lo. Sem sacanagem; que merd* de pedal.
Se fosse vc usaria o fasel num outro projeto, aproveitaria só a carcaça e o mecanismo dele.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.07 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal