Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 19:07:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [DÚVIDA] pré/power  (Lida 5304 vezes)
Dudu_novato
Visitante
« : 16 de Maio de 2011, as 23:56:08 »

Entao... sou novato ai nesse mundo da eletronica.
Comecei depois que conheci esse site e comecei a ler o forum. Estou me aventurando fazendo um pedal, porém meu objetivo mesmo é fazer um amp. Lendo os tópicos eu percebi que eu nao sei o que que é, na verdade, um pré amp e um power..
Desculpe pela minha ignorancia. Eu usei a ferramenta de busca, mas realmente nao encontrei resposta. Alguem poderia me ajudar? obrigado desde já
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 17 de Maio de 2011, as 00:27:55 »

Dudu,

Todo amplifcador de instrumentos é formado por pelo menos duas partes:

- pre - responsável pela amplificação do sinal e tratamento dos sinais com controles de volume, ganho, grave, médio, agudo e etc. Neste estágio temos o que chamamos de ganho de tensão.

- power - que transforma o sinal "tratado" pelo pré em algo que possa excitar a caixa de som. Este estágio faz o ganho de corrente, necessário para que a potência seja entregue as caixas.

Outras partes podem ser: Reverb, Loop de Efeito, emulador de caixa, etc
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
guii_music
Visitante
« Responder #2 : 17 de Maio de 2011, as 00:39:33 »

Desculpe haroldo, mas estou digitando isso há mais de10 minutos  Cheesy, acho que pode ajudar também:
Instrumento-> Pré amplificador-> Amplificador de potência ou simplesmente Power->alto-falante

O pré amplificador, como o nome já diz, prepara o sinal do instrumento para ser amplificado à alta potência. Pode-se dizer que é uma amplificação mais "fina", nela você tem os controles de equalização (graves, médios agudos) e outros (reverb). Algumas caixas contam com distorção embutida no pré.
O amplificador de potência pega o sinal que sai do pré amplificador e amplifica de maneira mais forte, ou seja, uma alta potência. Pode-se dizer que é uma amplificação mais "grossa", pois não se tem ajustes de timbre, somente volume.
O alto falante, é o destino final desse trajeto, ele recebe todo esse sinal que foi tratado e amplificado, tem muita importância no resultado final a ser obtido.
Existem vários tipos de pré's e power's, porém o mais comum é diferenciar eles em:
-Valvulados
-Transtorizados
-Híbridos (valvulado e transtorizado)
Nos valvulados se obtem a distorção harmônica, som quente e maravilhoso e etc, geralmente esse tipos de amplficadores tendem a distorcer em altos volumes, e essa distorção agrada os guitarristas  Roqueiro
Nos transtorizados, ocorre o contrário, o som é fidedigno à entrada(deveria ser), assim é preferido para sonorização e instrumentos com teclado e violão.
Nos híbridos costuma-se aproveitar a distorção e/ou timbre valvulado do pré ou power, misturando as qualidades dos dois.
abraços
Registrado
Dudu_novato
Visitante
« Responder #3 : 17 de Maio de 2011, as 00:50:00 »

estou começando a entender...
voce disse q a distorçao no valvulado ocorre em volumes mais altos, porem eu ja vi uns recursos de uns valvulados q tem uma chave seletora pra, por exemplo, 15w e 1 w... como q funciona isso?

e outra, um hibrido é muito pior do que um valvulado?


v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
Registrado
leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #4 : 17 de Maio de 2011, as 15:41:28 »

Na verdade... Isso de transistor ou valvulado ser melhor, é uma coisa mais pessoal.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #5 : 17 de Maio de 2011, as 16:30:59 »

Mas, o valvulado no meu ver é melhor, pois a válvula trabalha com alta tensão, diferente do transístor que trabalha com alta corrente.
Registrado
leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #6 : 17 de Maio de 2011, as 18:27:43 »

Na verdade eu também sou mais fã do som das válvulas, contudo... A parte monetária dos transistores é bem mais viável
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #7 : 18 de Maio de 2011, as 08:05:31 »

Lembrando:

Use sempre transístores de potência casados.
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #8 : 18 de Maio de 2011, as 09:36:06 »

estou começando a entender...
voce disse q a distorçao no valvulado ocorre em volumes mais altos, porem eu ja vi uns recursos de uns valvulados q tem uma chave seletora pra, por exemplo, 15w e 1 w... como q funciona isso?

e outra, um hibrido é muito pior do que um valvulado?


v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
Olha o internetês!
Na verdade, é isso mesmo, com 1W o volume é bem mais baixo, assim não há problemas de colocar o volume do pré ou power no máximo, diferentemente de 15W, onde o volume é bem alto!
Não existe essa de um híbrido ser pior... Pior no que?
Se for no som, não será pior, pois com um pré valvulado você tira sons mais próximos a um "all tube", e um power transtorizado amplifica esse sinal a altos volumes sem distorcer( se bem que meu amp é transtorizado e distorce no máximo, hehe). É bom também para quem usa pedais e efeitos para distorcer e colorir o som (falando de guitarra).

Lembrando:

Use sempre transístores de potência casados.
Só se ele usar um power com transistores de potência, certo? Se for usando um Ci como um TDA ou um LM3886 isso não ocorre né?
Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #9 : 19 de Maio de 2011, as 09:13:08 »

Lembrando:

Use sempre transístores de potência casados.

explica isso ai Marcos por favor?
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #10 : 19 de Maio de 2011, as 09:23:37 »

Em amplis que usam transístores de potência na saída, geralmente são dois, estes devem trabalhar com a corrente e tensão bem próximas, o que chamamos de par casado. Se você usar um par que não seja casado, ocorrerá que um vai estar trabalhando num ciclo de onda diferente do outro, acarretando sérios problemas no aúdio.
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #11 : 19 de Maio de 2011, as 11:19:40 »

Complementando o que o Marcos disse:
É sempre bom "na montagem" observar se está usando o "par certo"; pois transístores de potência trabalham em configuração de "par casado"; sendo um NPN e outro PNP.
Também deve-se observar o isolamento por mica, ruela plástica e nunca esquecer de utilizar a pasta térmica ao adaptar os mesmos no dissipador.
E boa montagem.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.062 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal