Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 10:25:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Dúvida] Que tipo de capacitores usar?  (Lida 13406 vezes)
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« : 06 de Abril de 2010, as 21:21:52 »

Olá pessoal! Bom, inicialmente gostaria de cumprimentar o fórum, já me ajudou bastante e me tirou várias dúvidas apenas por ler boa parte dele, estão realmente de parabéns! Sou iniciante nesse ramo de pedais handmade e já montei três circuitos até o momento: MXR Distortion +, MXR distortion III e Rebote Delay 2.5, entretanto não fiquei completamente satisfeito com o resultado...
Durante minhas "andanças" pela internet sempre busquei descobrir quais os tipos de capacitores ideais para cada caso, no geral pelo que percebi os polarizados são melhores de tântalo, já os não polarizados seriam os de poliéster caso existam, se não, vai cerâmico mesmo (pequenos valores só existem para cerâmicos). Entretanto esses dias abri meu Boss DC-2 e achei nele uns 3 capacitores de tântalo, vários outros de poliéster e os demais eletrolíticos (bem mais que 3), foi então que me bateu a dúvida:

Até que ponto compensa comprar capacitores de tântalo no lugar dos eletrolíticos (visto que os de tântalo são bem mais caros)?

Quando montei meus pedais não sabia dessas questões, no MXR Dist+ mudei os capacitores que pude para poliéster e percebi uma melhora no som, já meu Delay 2.5 tem apenas capacitores cerâmicos e está distorcendo bastante o som (bastante mesmo em comparação a vídeos que vi na net...), vi fotos dele de outras pessoas e percebi que eram de poliéster em sua grande maioria, seria esta uma das causas da distorção dele?

No mais, agradeço desde já, toda informação complementar será bem-vinda!
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
FRED
Visitante
« Responder #1 : 07 de Abril de 2010, as 09:02:43 »

   Falaí cara...quanto a capacitores, existem tipos que sevem mais pra uma determinada aplicação (por exemplo, para altas frequências o ideal é o cerâmico), outros são únicos (um capacitor de 10000uF vc só vai achar eletrolítico). Tem textos aqui no fórum mesmo falando sobre isso, dá uma procurada lá... Agora, te dando um conselho legal, se é pra esquentar a cabeça, esquenta com outros componentes também, como transistores, resistores, cis, diodos e potenciômetros. Todos os componentes possuem tolerâncias (margens de erro), que precisam ser compreendidas.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 07 de Abril de 2010, as 10:12:24 »

Essa é uma questão bem mais complexa do que possa parecer...

Em foruns por todo o globo vejo as mesmas indagações.

Por exemplo, algumas vezes pedais bem pequenos e cheios de componentes se beneficiam do uso de caps de Tântalo no lugar dos eletrolíticos. Em dois projetos, porém, já senti sensível diferença no resultado sonoro: Ibanez Tube Screamer e Interfax Harmonic Percolator. Em ambos os casos os circuitos se beneficiaram com o uso de caps de Tântalo, os quais, mesmo em funções totalmente diferentes, iam de um ponto do "vivo" para o terra. Ao mesmo tempo já fui aconselhado a deixá-los de fora do caminho do sinal sempre que possível, como usá-los para acoplamento de estágios por exemplo...

Em relaçào ao uso de poliéster ou cerâmico em circuitos de distorção, o que mais leio é sobre os cerâmicos terem um som mais "áspero" e os de poliéster um som mais "redondo", o que são considerações muito genéricas e subjetivas, porém relevantes se comprovadas na prática.

Concordo que todos os componentes devam ter sua importância levada em conta, assim como as tolerâncias, mas creio que essa discussão é específica sobre capacitores e quem sabe possa até trazer boas idéias no seu curso.
« Última modificação: 07 de Abril de 2010, as 10:14:42 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 07 de Abril de 2010, as 10:45:25 »

A questão é interessante mas tratada como "mojo" por muitos. Acho muito subjetiva a questão comparativa envolvendo cerâmicos e poliéster. Alguém já colocou dois pedais absolutamente idênticos em todos os componentes, apenas variando os tipos de capacitores? Quando fizerem, me chamem! Mas vão ter que selecionar todos os demais componentes com parcimônia a fim de garantir a "identidade" entre eles. Para quem não sabe, é assim que a ciência funciona.

Só sei com certeza que capacitores de tântalo tem resposta não linear e deveriam ser evitados em circuitos hi-fi nas posições de acoplamento e bypass (emissores de transistores e malhas de realimentação). Mas se tratando de efeitos de guitarra. Quem liga para não linearidade?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #4 : 07 de Abril de 2010, as 11:21:20 »

   Falaí cara...quanto a capacitores, existem tipos que sevem mais pra uma determinada aplicação (por exemplo, para altas frequências o ideal é o cerâmico), outros são únicos (um capacitor de 10000uF vc só vai achar eletrolítico). Tem textos aqui no fórum mesmo falando sobre isso, dá uma procurada lá... Agora, te dando um conselho legal, se é pra esquentar a cabeça, esquenta com outros componentes também, como transistores, resistores, cis, diodos e potenciômetros. Todos os componentes possuem tolerâncias (margens de erro), que precisam ser compreendidas.

Sobre os outros componentes eu acredito que há pouco o que esquentar pois geralmente nos projetos fica bem claro quais usar, em muitos vem dizendo qual o CI ou transistor original e qual irá trabalhar de maneira parecida. Nesse caso é claro que o original é melhor, com potenciômetros e resistores a questão também é simples, quanto menor a tolerância melhor... de início eu até pensei em usar resistores de 1% mas quando vi que no DC-2 da Boss os resistores eram todos de 5% percebi que não haveria problemas em fazer o mesmo. Já a questão dos capacitores é levemente mais complicada, no geral apenas diz se o capacitor é polarizado ou não, em poucos projetos vi especificando exatamente qual tipo de capacitor que era, por isso a minha dúvida.

(...) Por exemplo, algumas vezes pedais bem pequenos e cheios de componentes se beneficiam do uso de caps de Tântalo no lugar dos eletrolíticos. Em dois projetos, porém, já senti sensível diferença no resultado sonoro: Ibanez Tube Screamer e Interfax Harmonic Percolator. Em ambos os casos os circuitos se beneficiaram com o uso de caps de Tântalo, os quais, mesmo em funções totalmente diferentes, iam de um ponto do "vivo" para o terra. Ao mesmo tempo já fui aconselhado a deixá-los de fora do caminho do sinal sempre que possível, como usá-los para acoplamento de estágios por exemplo...

Em relaçào ao uso de poliéster ou cerâmico em circuitos de distorção, o que mais leio é sobre os cerâmicos terem um som mais "áspero" e os de poliéster um som mais "redondo", o que são considerações muito genéricas e subjetivas, porém relevantes se comprovadas na prática. (...)

É exatamente esse tipo de resposta que eu estava esperando ao criar o tópico, em quais pontos do circuito tal capacitor será melhor que outro (excetuando-se os casos que determinados valores só encontrarão em determinado tipo)

(...) Alguém já colocou dois pedais absolutamente idênticos em todos os componentes, apenas variando os tipos de capacitores? Quando fizerem, me chamem! Mas vão ter que selecionar todos os demais componentes com parcimônia a fim de garantir a "identidade" entre eles. Para quem não sabe, é assim que a ciência funciona.

Só sei com certeza que capacitores de tântalo tem resposta não linear e deveriam ser evitados em circuitos hi-fi nas posições de acoplamento e bypass (emissores de transistores e malhas de realimentação). Mas se tratando de efeitos de guitarra. Quem liga para não linearidade?

Eu estou planejando fazer esse teste com o MXR Dist+ por ser um pedal bastante simples, quando fizer disponibilizo as gravações e fotos no fórum. Já a questão dos capacitores de tântalo terem uma resposta não linear é uma surpreza pra mim, mas deveras interessante. Isso explica, em parte, o comentário do Alex sobre ser aconselhável deixá-los de fora do caminho do sinal.
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
clasmar silva
Visitante
« Responder #5 : 07 de Abril de 2010, as 11:43:05 »

Uma ocasião montei 2 pedais iguais e tive a oportunidade de colocar em um deles só cerâmicos e no outro poliéster,em comum só alguns valores em Pf e de fato o som dos de cerâmica parece ser mais ardido ao passo que os de poliéster mais suave,já os de tântalo tem vantagem em relação ao tamanho físico e também fornecem maior capacitância por unidade de volume em relação aos de alumínio(eletrolíticos).
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 07 de Abril de 2010, as 12:58:45 »

Sandino,

Quando pensei sobre esse assunto, pensei de forma mais abrangente, não em apenas tentar copiar/clonar pedais pré-existentes, mas inclusive poder personalizar os meus próprios, assim como voce o fez com seu Distortion plus.

Por isso tenho testado outras possibilidades num mesmo circuito, mesmo nos consagrados. Principalmente coisas simples como substituiçào de CI's OpAmp num determinado circuito. Apenas usando soquetes nào há coisa mais simples. Ou mesmo transistores. No caso destes, há variações de hfe, por exemplo, que podem levar a resultados diferentes, dependendo do circuito. No caso dos transistores de Ge, ainda há questões como a grande corrente de fuga comum neste tipo de transistor.

Quanto ao conselho sobre os caps de Tântalo, foi o HGamal quem me passou a informação, os créditos são dele.

Há questões como "qualidade" em relação à durabilidade ou desempenho. O Big usou caps WIMA em seu pré recentemente construido. Resta saber se isso leva a um desempenho melhor do circuito, talvez melhora na relação sinal/ruído... mas é só chute...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
FRED
Visitante
« Responder #7 : 07 de Abril de 2010, as 13:31:10 »

Era sobre isso que eu estava querendo dizer...não adianta nada o cara fazer um pedal, com circuito baseado em transistores, e usar componentes com valores de hfe muito diferentes dos usados no modelo original. Aí não adiantaria nada ficar trocando capacitores.
O Alex soube exemplificar melhor o que eu estava querendo explicar. Falando em vc Alex, sou o cara que te vendeu os transistores de germânio e os knobs, pelo ML. E aí, serviu pra algo?

Falam muito também dos caps de polipropileno...dizem ser os melhores para circuitos de áudio. Essa informação procede?
« Última modificação: 07 de Abril de 2010, as 13:34:26 por FRED » Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #8 : 07 de Abril de 2010, as 17:10:20 »

Quando vi em um tópico o Plautz falando sobre a grande imprecisão de valores que existe em capacitores cerâmicos, e como tenho muitos desses aqui, aproveitei e comprei um capacimetro.

Realmente esses cerâmicos dão muita variação mesmo, por exemplo um capacitor de 10nF chegou a dar 5nF no capacimetro (medido descarregado é claro), os de 100nF davam entre 70 e 80 nF.

Outra característica estranha que observei foi que ao medir um capacitor de poliester o resultado é quase instantâneo no capacímetro, já os cerâmicos sem excessão o valor vai subindo lentamente até parar, por exemplo um de 100nF começa em 70nF e vai subindo mais rápido até uns 85nF e depois bem devagar até uns 95nF.

Não sei p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) isso acontece, mas creio que essa característica cause alguma diferença considerável no resultado final do circuito.

Agora só compro de poliéster
Registrado
Andre_
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 462

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4



« Responder #9 : 07 de Abril de 2010, as 17:15:15 »

Tá.....
e tem alguma diferença daqueles de poliester verde,vermelho para aqueles azul dentro de uma "caixinha" de plastico? ( anexo )

Valeu
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #10 : 07 de Abril de 2010, as 17:16:55 »

Outra característica estranha que observei foi que ao medir um capacitor de poliester o resultado é quase instantâneo no capacímetro, já os cerâmicos sem excessão o valor vai subindo lentamente até parar, por exemplo um de 100nF começa em 70nF e vai subindo mais rápido até uns 85nF e depois bem devagar até uns 95nF.

Não sei p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) isso acontece, mas creio que essa característica cause alguma diferença considerável no resultado final do circuito.

Realmente os cacitores variam muito. Agora no meu capacímetro (ICEL - cd 300) a leitura dos eletrolíticos estabiliza em 1 segundo
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #11 : 07 de Abril de 2010, as 20:22:44 »


Realmente os cacitores variam muito. Agora no meu capacímetro (ICEL - cd 300) a leitura dos eletrolíticos estabiliza em 1 segundo

No meu os eletroliticos e de poliester tambem estabilizam rápido são só os cerâmicos q dão essa zika Undecided
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #12 : 07 de Abril de 2010, as 20:35:44 »

No meu os eletroliticos e de poliester tambem estabilizam rápido são só os cerâmicos q dão essa zika Undecided

Nesse que eu uso a medição demora mais para estabilizar porque até a escala de 2k ele precisa do ajuste do zero, e qualquer coisinha interfere na medição, até um pequeno movimento.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
M.F
Visitante
« Responder #13 : 08 de Abril de 2010, as 14:02:43 »

Se, por exemplo, eu não encontrar um resistor de valor x, usando dois resistores em série ou paralelo, não irá alterar o som?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #14 : 08 de Abril de 2010, as 14:06:09 »

Se, por exemplo, eu não encontrar um resistor de valor x, usando dois resistores em série ou paralelo, não irá alterar o som?

NÃO!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal