Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 10 de Maio de 2024, as 11:41:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: AJuda Circuito ON/OFF Automático  (Lida 34132 vezes)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #45 : 04 de Janeiro de 2013, as 07:51:08 »

Saudações,

Achei a ideia desse pedal perfeita... toquei com o Bad Horsie e o Hell Babe durante quase toda minha vida e sinto falta da forma como eram acionados bem como da mola sem contar que no começo para me adaptar ao Cry Baby tive que me acostumar justamente porque sempre desligava o pedal tocando...

Abraço
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2013, as 10:39:03 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
designermx2
Visitante
« Responder #46 : 04 de Janeiro de 2013, as 19:39:42 »

Então, a idéia era essa. Eu pensei em fazer um esquema como esse do Andreas, mas o meu seria uma borracha bem fininha em cima de um botão de push.

Não sei se eles fazem isso nesse pedal, mas o que eu pensei era como algumas bonecas (tenho filha _) fazem. Elas são de silicone (como a bayber live - acho que escreve assim) e quando você aperta a mãozinha, a barriga ou coisas do tipo, um botão bem sutil é acionado ligando o dispositivo.

Mas meu problema nem é mais o circuito, mas sim o espaço no esquema que pensei. Pensei em colocar dois relays e o o botão faria o contato nos dois para fazer o posicionamento como se fosse uma dpdt e um led (diretamente no botão). Agora falta espaço.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #47 : 04 de Janeiro de 2013, as 19:46:17 »

Você também pode usar um reed switch, ou acionamento óptico.
Registrado

EddieTavares
Visitante
« Responder #48 : 04 de Janeiro de 2013, as 21:50:34 »

Adiel, seria a imagem abaixo mais um rele com buffer?



« Última modificação: 04 de Janeiro de 2013, as 21:53:18 por EddieTavares » Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #49 : 04 de Janeiro de 2013, as 22:42:41 »

Eddie, talvez seja interessante usar um comparador entre o sensor e o transistor.
Registrado

norverto
Visitante
« Responder #50 : 04 de Janeiro de 2013, as 23:45:27 »

Estive a ler o tópico desde o inicio e apesar de perceber muito pouco de electrónica comecei a pensar desde inicio na ideia do EddieTavares em usar um circuito de proximidade do wah probe para activar alguma coisa, que agora venho a descobrir que se esse alguma coisa que eu estava a pensar se chama relay xD
Em relação á ideia de adicionar ao pedal uma ou mais chaves tacteis, eu á uns tempos comecei a pesquisar sobre este assunto e deparei-me com isto http://www.pedalspluseffectswarehouse.com/G_LAB_True_Bypass_Wah_Pad_TBWP_p/glab-tbwp.htm e pensei logo, eu só preciso  estas pequenas chaves (umas quantas) de modo a fazer o esquema do truebypass, coloco uma placa de metal por cima delas. Coloco o wah wah em cima dessa placa e quando eu pisar o wah wah ele liga automaticamente e desliga quando eu tirar o pé. Mas depois ao matutar sobre o assunto deparei-me com uma questão, quando estamos a utilizar o wah wah o nosso pé não exerce força sobre todo o pedal igualmente, logo poderiam haver cortes no sinal por são apoiar bem ou pé ou assim, então desisti da ideia.
Sendo assim a melhor opção será mesmo usar o circuito sensor de proximidade do probe ou um sensor de pressão muito sensível que consiga acionar um relay.
Este tópico é muito interessante creio que muita gente vai implementar estas ideias!
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #51 : 05 de Janeiro de 2013, as 07:24:44 »

o AK-95 do A. Kisser tem retorno automático, e quando fica um tempo parado na posição inicial, desliga sozinho o efeito.
Na verdade esse recurso foi primeiramente implementado no Crybaby 95Q o pedal do Andreas é só uma versão deste.

Veja o vídeo que não tem como não entender:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=HyfKQhTRwkU

O sistema é bem simples, uma mola faz o pedal voltar a posição e quando volta ele ativa um micro switch que fica bem no "calcanhar", se este micro switch fica pressionado por algum tempo ele passa o pedal para modo bypass.

Micro switch:
http://shop.jimdunlop.com/ecommerce/CatalogItemDetail.aspx?CID=433&IID=2382
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, as 07:41:42 por felixmeirelles » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #52 : 05 de Janeiro de 2013, as 10:26:07 »

Saudações,

Achei algo que poderá servir:

http://gcuelect.blogspot.com.br/2012/08/proximity-detector-thiscircuit-is-quite.html#.UOgr6mzAeSp

Aqui o esquema:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O que acham?

Aproveito para agradecer ao Adiel por ter apontado caminhos até então desconhecidos por mim. Legal!

P.S.: Não vamos deixar esse projeto morrer como vários outros que param no meio do caminho.

A questão agora seria ajustar o sensor para que não fique muito sensível tipo limitá-lo a uma certa distância (10cm?) e saber se daria para colocá-lo por baixo da borracha do wah... partindo do princípio que o probe tem acrílico (material não condutor) em cima da placa de cobre creio que funcionará.

Só um detalhe: Quem for usar transferência térmica terá que inverter a pcb.

Abraço a todos
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, as 11:04:25 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
norverto
Visitante
« Responder #53 : 05 de Janeiro de 2013, as 11:20:24 »

10 cm seria muito, o ideal seria de 5cm para menos
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #54 : 05 de Janeiro de 2013, as 11:34:17 »

Saudações,

O circuito possui um trimpot de ajuste então creio que não será difícil ajustar para essa distância, mas partindo do ponto que seria legal ele ficar escondido embaixo da borracha do wah acredito que essa distância não seria a ideal... Undecided Veremos isso...

Terminei o layout dele. Segui o que estava postado no link mas daí terá uma qualidade maior para impressão bem como furos para poder parafusar dentro do wah.

Ponto para discutirmos agora é: O que utilizaremos para o sensor? Alguém que tenha o probe montado poderia por favor testar ele sob uma borracha de mesma espessura utilizada nos wah e dizer se ele consegue detectar a presença nessa circunstância?

Daqui a pouco posto o layout.

Let's keep rocking!!!

Abraço a todos
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, as 11:37:40 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
EddieTavares
Visitante
« Responder #55 : 05 de Janeiro de 2013, as 13:23:30 »

felixmeirelles

Eu também havia entendido algo nesse sentido, eu estava googando e encontrei no forum gringo os caras tentando diminuir o tempo que o pedal leva pra se desligar (1/2 segundo), mas tem uma foto boa da placa e o micro switch esta lá.

http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=89430.0

Não seria ruim esse tipo de chaveamento, acredito que conseguiremos algo mais eficiente com um sensor, já que não terá esse atrazo ao desligar e ainda funcionando em true bypass.


Victor Nery

Para os testes acredito que um pedaço de placa virgem deve funcionar, se bem que o ideal mesmo seria uma tachinha moeda, quanto menor melhor...





Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #56 : 05 de Janeiro de 2013, as 14:21:49 »

Saudações,

Para os testes acredito que um pedaço de placa virgem deve funcionar, se bem que o ideal mesmo seria uma tachinha moeda, quanto menor melhor...

O problema da placa é que ela tem a espessura da cavidade onde fica a borracha do wah... Quanto a utilizar uma tacha, é uma ideia interessante; vou ver se consigo fixar solda nela... Acho que o ideal seria uma camada fina de cobre pela questão da solda. Nesse aspecto, daria para lixar a fenolite afim de diminuir sua espessura.

Vou providenciar um relé e dar início aos testes...

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
designermx2
Visitante
« Responder #57 : 05 de Janeiro de 2013, as 22:11:15 »

Victor Nery, não entendi uma coisa... Como você vai usar apenas um relay, se precisa comutar entre as entradas (in da guitarra e in da placa e out do pedal e out da placa) Para se ter um true bypass? Ou esse é apenas um simples teste para ver se o chaveamento funciona e depois vão colocar o restante do circuito no esquema? eu pensei em fazer como está na imagem abaixo com um npn, diodo e relay, mas eram dois deles.


Quanto ao sensor de proximidade, acho que tem que deixar até mais sensível, dez cm acho que tá no limite, já que temos além da borracha, ainda temos um tenis, sandalha, sapato...

Ainda sim acho que não funciona com esses detalhes, já que ele usa a capacitância do corpo para armar o circuito, ou estou enganado?



t+
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, as 22:12:58 por designermx2 » Registrado
norverto
Visitante
« Responder #58 : 05 de Janeiro de 2013, as 22:14:20 »

Existem relays dpdt
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #59 : 06 de Janeiro de 2013, as 00:10:57 »

victor nery

É uma pena eu estar viajando, não ter trazido minhas coisas e claro... não ter tido essa ideia antes.

Se for pra usar uma placa virgem, eu pensei em retirar a borracha original do meu pedal e guardar, pegar outra borracha corta no mesmo tamanho e forma, fazer um buraco no lugar que deve ser o sensor e encrustar a placa ali, como essas figuras de eva que as pessoas cortam em cores diferentes e encaixam uma nas outras:



Se não der certo ou por algum motivo quiser voltar ao original eu tenho a borracha intacta.

Mas acho que neste momento o ideal é testar o circuito e garantir que está estável, ele não pode acionar do nada ou quando se passa por perto pra acionar outro pedal.

Quanto ao sensor de proximidade, acho que tem que deixar até mais sensível, dez cm acho que tá no limite, já que temos além da borracha, ainda temos um tenis, sandalha, sapato...

Se não der certo com o sensor do probe, ainda podemos voltar a idéia do adiel e tentar um sensor IR.
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal