Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 17:38:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 13   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pt909 İbanez Pcb?  (Lida 80900 vezes)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #90 : 31 de Agosto de 2013, as 17:53:34 »

Use uma bateria de 9v para o teste sua fonte está meio banguela, esse pedal precisa da tensão certa.
Faça um jumper no Q105 de ponta a ponta primeiro.
Fiz o jumper, comprei uma bateria nova (uff...) ainda nada.
Desconecte tudo (fonte, plug, etc...) com o multímetro meça a resistência entre pino 4 e 8 de algum op.amp, se der mais que 500 OHMs esta ok.
Agora faça as seguines ligações:
Alimentação direta em algum op.amp.
Confira a ligação "viva" dos jack IN e OUT, ligue os GNDs desses jacks direto em um ponto GND da placa.
Eu essa ligação ate descobrir o problema do pedal.
Medi as resistências de todos os OPAMPs e estavam acima dos 500Ohms.
Conferi os Jacks IN e OUT, ligados na bateria e os GNDs estão conduzindo direitinho
A alimentação direta no OPAMP eu não entendi o q vc quis me orientar...

Ah, o resultado ainda continua o mesmo Sad. É como se o sinal do IN não estivesse passando pro circuito.  As ligações que eu fiz correspondem ao desenho abaixo. Seria bom conferir com o esquema se está tudo correto.



Esquema:



-----
YEEEEEEAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!   FUNCIONOOOOOOOOUUU!!! Guitarrista

Descobri o problema: 1 CI queimado. Justamente o IC101. Troquei por um 4558 que eu tinha e "voilà"!!!
Só falta agora ajustar os trimpots. Tanto o sinal limpo quanto o efeito estão passando e já está muito interessante. Acho que depois de regular vai ser muito bom.
Obrigado mestres, pelo monitoramento.
Mas seguimos no projeto. Como não tem osciloscópio, vai ter que ser ouvidoscópio. Cheesy
Depois é encaixotar o bicho. Legal!
« Última modificação: 31 de Agosto de 2013, as 19:51:38 por Sergiodam » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #91 : 31 de Agosto de 2013, as 19:55:16 »

Com esse tipo de defeito nem desacionado ia passar sinal. Que bom que funcionou  . O pedal é igual aos vídeos dele? Depois passa pra gente no esquema qual a posição dos terminais dos POTS. Abraços.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #92 : 31 de Agosto de 2013, as 21:04:27 »

Com esse tipo de defeito nem desacionado ia passar sinal. Que bom que funcionou  .

É isso aí, Electric. Nem com reza braba ia passar nada... Pior é que são CIs novos, comprados na mesma remessa. Ainda bem que descobri antes de jogar ele numa gaveta  Cheesy.

O pedal é igual aos vídeos dele?

Não posso dizer ainda se é igual aos vídeos, porque precisa regular. E já vi que a parada é braba. O trimpot trabalha numa faixa de regulagem pequena e cada minigrau de volta faz diferença. Chega uma hora que o ouvido "endurece" e não consegue mais perceber as sutilezas. Um osciloscópio seria ótimo mesmo. Não sei, mas quem sabe se alguém aqui do fórum morar no Rio (preferência na Zona Sul Grin), e tiver um osciloscópio, possamos marcar um dia pra me ajudar a regular. Aí a gente faz um sample e compara com o vídeo. Mas tenho a impressão que ele é muito bacana. Diferente dos MXR, eu acho, um pouco mais "psico"...

Depois passa pra gente no esquema qual a posição dos terminais dos POTS. Abraços.

Com relação à ligação dos pots é aquilo mesmo que eu postei na imagem da última mensagem (tem um desenho com a fiação que eu utilizei). Se vc prefere que marque os pinos no esquemático posso fazer mais tarde. Mas acho que o layout fica mais claro.

De qq modo, já sabemos que o layout funciona, está testado. Agora seria legal se alguém roteasse a sua MOD true bypass (já dei uma adiantada, desenhando o esquemático no Eagle). Ia ser show de bola, principalmente se coubesse numa 1590B.
Abç.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #93 : 31 de Agosto de 2013, as 21:12:54 »

Depois se puder marcar no esquemático pra mim. Pode fazer um com somente os 3 pots bem ampliado e colocar pino 1 a 3 em cada um dos pots. Testei aqui o Phase90 do EVH mas não achei ele tão assim, acho que queria mesmo era esse, pra mim quanto mais psico" melhor  Azn

-----
Bom... Fiz meu esforço aqui e desenhei um esquemático no Eagle a partir da sugestão do ElectricEffects. Não sei se tá ok, pelo menos o Eagle não acusou erro.
O arquivo pode ser acessado no link abaixo,  para quem quiser abri-lo no Eagle e fazer a crítica/correção e rotear. Tongue

http://www.4shared.com/file/K-kslDSz/PT909.html

Tomara que dê certo...

O esquemático que você upou está com a posição correta nos POTS?
« Última modificação: 31 de Agosto de 2013, as 21:20:53 por Electric Effects » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #94 : 31 de Agosto de 2013, as 21:45:37 »

O esquemático que você upou está com a posição correta nos POTS?

Hummmm... Na verdade tem diferenças.  Huh? Como eu reproduzi a rearrumação que vc sugeriu, acabou ficando dois pots invertidos. O WIDTH está invertido. O SPEED está correto. O FEEDBACK está invertido. Se vc vai rotear, aproveita e gira os que estão invertidos...

Vc é do Rio? Tem osciloscópio?  Grin
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #95 : 31 de Agosto de 2013, as 22:12:37 »

Experimenta usar um osciloscópio de PC, as vezes da certo (da certo para chorus e flanger).
Ou então tenta o modo de ajuste do PH-7:
http://ibanez.com/parts/2003_PARTS/electronics/tonelok/other/PH7_adjust.html
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #96 : 31 de Agosto de 2013, as 22:24:20 »

Sérgio veja:
http://fernandosimoes.com/eletronica/osciloscopio/osciloscopio_no_pc.htm

Registre no Fórum e baixe a nova beta 2013 mais completa:
http://casa.accattatis.org:9090/Latest%20VA%20version/?date

Depois sor ler as dicas:
http://fernandosimoes.com/eletronica/osciloscopio/osciloscopio.htm
« Última modificação: 31 de Agosto de 2013, as 22:54:04 por felixmeirelles » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #97 : 31 de Agosto de 2013, as 23:01:49 »

Obrigado Amorim e Felix.
Estou baixando o software aqui e vou ver se consigo me arranjar com ele.

Félix, será que tem algum risco de eu fritar minha placa do laptop?  Roll Eyes
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #98 : 31 de Agosto de 2013, as 23:15:57 »

Pode ficar tranquilo que para este tipo de ajuste não coloca em risco  o laptop.
Da uma olhada neste tópico, demonstrei como ajustar um flanger usando osciloscópio de PC:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4386.0
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #99 : 01 de Setembro de 2013, as 00:05:55 »

Não sei, mas quem sabe se alguém aqui do fórum morar no Rio (preferência na Zona Sul Grin), e tiver um osciloscópio, possamos marcar um dia pra me ajudar a regular. Aí a gente faz um sample e compara com o vídeo. Mas tenho a impressão que ele é muito bacana.

Acho que tem gente da cidade do Rio de Janeiro com osciloscópio aqui no fórum sim agora morar exatamente na zona sul é que é o problema...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #100 : 01 de Setembro de 2013, as 00:15:54 »

Não sei, mas quem sabe se alguém aqui do fórum morar no Rio (preferência na Zona Sul Grin), e tiver um osciloscópio, possamos marcar um dia pra me ajudar a regular. Aí a gente faz um sample e compara com o vídeo. Mas tenho a impressão que ele é muito bacana.

Acho que tem gente da cidade do Rio de Janeiro com osciloscópio aqui no fórum sim agora morar exatamente na zona sul é que é o problema...
O detalhe da Z. Sul é um exagero de conforto, é claro... Cheesy Falei só de onda. Mas se tiver mesmo alguém do Rio seria ótimo, não apenas pelo osciloscópio, mas principalmente porque é sempre bom conhecer pessoas que curtem o mesmo hobby que a gente. Quem quiser pode me mandar uma MP para conversarmos sobre o projeto. Legal!

-----
Atualizando o diário do teste:
Aproveitei uma carcaça do Oliver, e coloquei o PT909 nela. Sem nenhum problema, tudo encaixou perfeitamente e pude até usar o Jack J4 de soldar na placa. Ficou assim:





Led funcionando, jacks funcionando, pots funcionando.

Agora vamos aos problemas:  Cool

1 - Uma coisa tá me zoando: O footswitch não está alternando. Não é culpa da caixa, pois já tinha notado isso antes de montá-lo na carcaça. Ou seja, mesmo com o led indicando ligado/desligado, o efeito sempre passa. Alguma ideia do que pode ser? Acho que há algo naquele módulo de bypass. Será que podem ser os valores de CR1 e CR2? Eu usei aquela sugestão do que foi dada pelo Plautz, assemelhando ao TS (1nF+100k)...
2 -Outro detalhe é que a velocidade máxima do phaser não é muito rápida. O mais rápido dele corresponde a meio curso do que está no vídeo.
3 - Por último, nem o trimpot nem o pot de feedback mostram qualquer ação...   Embarrassed

Tava bom demais pra ser verdade.  Batendo Cabeça

O que eu já fiz: verifiquei curtos ou soldas frias, chequei os CIs, substituindo-os. Chequei os transistores. Troquei o Q105 por um jumper. Conferi ligações com a caixa (principalmente led e footswitch). Não encontrei nada de anormal.
O que eu não fiz: regular trimpots no osciloscópio. Não sei fazê-lo (já baixei o osciloscópio virtual, mas não dá... Cry )
« Última modificação: 02 de Setembro de 2013, as 11:31:53 por Sergiodam » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #101 : 03 de Setembro de 2013, as 23:28:26 »

Alguém sabe o problema do feedback?
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #102 : 04 de Setembro de 2013, as 00:27:21 »

Eu estive lendo uns posts antigos, que falavam do TS808 e me fizeram pensar que pode ser algum problema relacionado com os parâmetros para CR1 e CR2. Talvez os capacitores de 1nF que eu usei devam ser modificados, só que não sei para qual valor. Li que a Ibanez usava 470pF para o TS, quem sabe não seja isso?  Roll Eyes
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #103 : 04 de Setembro de 2013, as 00:43:17 »

O feedback é o seguinte, nem sempre sentirá diferença mesmo...
No lado pratico ele mais se parece com um controle de tone com fraca atuação.
Tenho um PH-5, e o controle de feedback dele tem quase o mesmo efeito do pot de tone da guita.

A questão da velocidade: o projeto foi montado com fidelidade ao esquema original, mas não sabemos se a unidade vista em vídeo corresponde a versão do esquema ou se teve alguma alteração. Os phasers da Ibanez tiveram alguns componentes alterados, assim como vários outros efeitos.
Experimente trocar o resistor de 2K4 que vai no potenciômetro Speed por 1K2.

Nota: Estou considerando que já foi feito uma previa se não tem algum componente errado ou invertido, assim como solda em curto ou ma contato.

Ajuste os trimpots mais ou menos como aparecem nas fotos. Não sera um ajuste preciso, mas já é uma base.

Sobre o foot...
Ao acionar a chave o led acende e apaga normal?
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #104 : 04 de Setembro de 2013, as 01:56:50 »


Sobre o foot...
Ao acionar a chave o led acende e apaga normal?

Sim, Amorim, o led funciona perfeitamente. Só não há a comutação, ou seja, não fica som limpo, somente com a oscilação.
Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 13   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal