Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 10 de Maio de 2024, as 09:32:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tentando desenvolver Preamp Valvulado de Baixa Tensão  (Lida 23822 vezes)
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #15 : 10 de Agosto de 2016, as 14:16:21 »

Tenho ido ao VW com frequência.

Pelo que estou lendo e entendendo:

Estimei a carga muito alta. Chutei 1200mA, do nada, quando no Valve Wizzard um exemplo de ampli com 3 12AX7 e 2 EL34 deu, sem os filamentos, 125mA. Somando a isso 300mA para dois filamentos das válvulas que tenho, ainda fica na casa dos 400mA ou menos - um terço do que eu supunha!

Agora está muito claro que além do primeiro esquemático estar errado, a carga foi estimada muito para cima, e em razão disso o capacitor reservatório de carga também ficou enorme.

Disso eu tirei as seguintes conclusões:

- Eu não preciso de um capacitor tão alto.
- Eu até posso botar uma boa capacitância nele, mas apenas porque a carga é bem menor do que eu estimava, e o transformador escolhido tolera 2A (ou seja, dá pra fazer um nivelamento bem bacana do ripple, e o transformador vai trabalhar com folga de potência, se eu não abusar do valor dos capacitores iniciais).
- Como é um transformador de baixa tensão com dobrador pra elevar ela, a tensão que eu vou obter mesmo dobrada não é das mais altas, então é bom ser conservador e não botar resistores muito altos nos filtros para não causar quedas de tensão muito grandes, mas isso não é algo tão problemático afinal são válvulas de pré, embora deva ser levado em conta.

Kem, e amigos, está correto?

Uma coisa eu ainda não encontrei, e apenas essa, por hora, pra poder rascunhar uma nova fonte: qual equação eu uso para estimar o tamanho dos capacitores para um emprego com dobrador?

Não consegui confirmar nem descartar que seja a mesma equação que eu vinha usando, que era C=T(Icc/Vond), onde T é período, Icc corrente demandada pela carga, e Vond a tensão de ripple. Não parece ser a equação ideal para isso...

***

Penso que qualquer imprecisão na fonte possa ser revista a posterior, retornando a ela para ajustes finos antes de sair do papel, e depois se preciso novamente após medições...

Resolvida essa questão do capacitor, creio que o próximo passo é a alimentação dos ânodos e curva de resistência/carga, "bias", essas coisas?

Não está fora de questão a posteriori a aquisição de uma 12AX7 para botar o primeiro estágio de ganho com 1 triodo dela, e manter um 1 triodo da 12AU7 em algum estágio de ganho e outro no seguidor do cátodo (li em algum lugar que a 12AU7 é muito boa para essa aplicação).





Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #16 : 10 de Agosto de 2016, as 14:41:41 »

Pra calcular o consumo, primeiro você tem que saber o que vai ligar.
Já decidiu se vai ligar os filamentos em AC como no HB-1 ou em DC? Se for em DC, como vai fazer?
Volte um pouco no seu projeto pra decidir isso.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #17 : 10 de Agosto de 2016, as 19:51:26 »

Pra calcular o consumo, primeiro você tem que saber o que vai ligar.
Já decidiu se vai ligar os filamentos em AC como no HB-1 ou em DC? Se for em DC, como vai fazer?
Volte um pouco no seu projeto pra decidir isso.

A forma mais simples me parece que seja fazer como no HB-1 mesmo.


Porque depois do retificador dobrador, vai ser uma tensão enorme pra reduzir. Não parece uma boa opção tentar acomodar isso.

E antes dele, pegar o CT e uma saída do secundário, retificar com ponte, botar um cap pra filtrar, um divisor de tensão pra baixar pra 24v (e alimentar os filamentos em série entre seus terminais e um com o outro), resulta numa boa quantidade de potência a ser dissipada no R1 do divisor (se calculei certo)... e ainda por cima depois disso o dobrador e sua carga... ficou muito estrambólico. Não estou cogitando fazer, o desenho vai só pra alívio humorístico:




Falando sério agora:

Se tantos amps usam AC, eu posso usar também...

No caso seria puxar entre um cabo do secundário e o terminal uma tensão 24V e alimentar em série os filamentos. Valve Wizard sugere manter-se em 10%, preferivelmente 5% de tolerância na tensão dos filamentos, e 24V fica confortavelmente entre 10 e 5% de tolerância (por 100mV abaixo dos 5% de tolerância).

Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #18 : 10 de Agosto de 2016, as 20:02:27 »

O terra do dobrador não pode ser o terra da retificação em ponte de metade do enrolamento...  Roll Eyes

« Última modificação: 10 de Agosto de 2016, as 20:07:56 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #19 : 10 de Agosto de 2016, as 21:02:32 »

No caso seria puxar entre um cabo do secundário e o terminal uma tensão 24V e alimentar em série os filamentos. Valve Wizard sugere manter-se em 10%, preferivelmente 5% de tolerância na tensão dos filamentos, e 24V fica confortavelmente entre 10 e 5% de tolerância (por 100mV abaixo dos 5% de tolerância).
Equivoco: a tensão da rede varia pode variar mais que isso no primário e no secundário não espere outra coisa.   Se tu não quer que ocorra, deve regular a tensão.
Registrado
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #20 : 10 de Agosto de 2016, as 21:16:50 »

O terra do dobrador não pode ser o terra da retificação em ponte de metade do enrolamento...  Roll Eyes



Suspeitei  Anjo

Mas achei melhor errar agora do que depois de montado.  Cheesy

-----
No caso seria puxar entre um cabo do secundário e o terminal uma tensão 24V e alimentar em série os filamentos. Valve Wizard sugere manter-se em 10%, preferivelmente 5% de tolerância na tensão dos filamentos, e 24V fica confortavelmente entre 10 e 5% de tolerância (por 100mV abaixo dos 5% de tolerância).
Equivoco: a tensão da rede varia pode variar mais que isso no primário e no secundário não espere outra coisa.   Se tu não quer que ocorra, deve regular a tensão.

Verdade.

Um CI então? Com um cap de cada lado como sugerem no Datasheet?
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #21 : 10 de Agosto de 2016, as 21:24:25 »

No caso seria puxar entre um cabo do secundário e o terminal uma tensão 24V e alimentar em série os filamentos. Valve Wizard sugere manter-se em 10%, preferivelmente 5% de tolerância na tensão dos filamentos, e 24V fica confortavelmente entre 10 e 5% de tolerância (por 100mV abaixo dos 5% de tolerância).
Equivoco: a tensão da rede varia pode variar mais que isso no primário e no secundário não espere outra coisa.   Se tu não quer que ocorra, deve regular a tensão.
Mas não vai variar tanto que seja motivo para preocupação.

-----
RafaS... você não acha que vale a pena investir em um transformador específico para esse pré? A Schatz tem um que não é caro...
« Última modificação: 10 de Agosto de 2016, as 21:27:25 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #22 : 10 de Agosto de 2016, as 21:46:49 »

No caso seria puxar entre um cabo do secundário e o terminal uma tensão 24V e alimentar em série os filamentos. Valve Wizard sugere manter-se em 10%, preferivelmente 5% de tolerância na tensão dos filamentos, e 24V fica confortavelmente entre 10 e 5% de tolerância (por 100mV abaixo dos 5% de tolerância).
Equivoco: a tensão da rede varia pode variar mais que isso no primário e no secundário não espere outra coisa.   Se tu não quer que ocorra, deve regular a tensão.
Mas não vai variar tanto que seja motivo para preocupação.
Se é aceitável uma variação maior do que 10% sem preocupação, então não existe nada para preocupar.  Fato é que o camarada não pode crer numa coisa e depois verificar que sua crença estava errada.   Se pensar que um regulador é bom, que o coloque; se achar desnecessário, economiza em placa e tempo de montagem.


-----
RafaS... você não acha que vale a pena investir em um transformador específico para esse pré? A Schatz tem um que não é caro...

Mesma coisa um transformador específico pra isso..  pode ser bom, ou só mania, só gasto de dinheiro sem necessidade.

Abraços, T+

« Última modificação: 10 de Agosto de 2016, as 21:50:19 por Patines » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #23 : 10 de Agosto de 2016, as 22:03:18 »

Patines... ele tem um transformador 24+24V 2A e quer usar pra um pré valvulado... pra alimentar filamentos e HT.
Acho que isso responde suas conjecturas...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #24 : 10 de Agosto de 2016, as 22:33:02 »

Patines... ele tem um transformador 24+24V 2A e quer usar pra um pré valvulado... pra alimentar filamentos e HT.
Acho que isso responde suas conjecturas...

 Legal!

Eu entendo as inquietações do camarada.   Eu muitas vezes tenho transformadores ou outro componentes e fico imaginando formas de utilizar não convencionalmente.
É só um pré.  acho que ele consegue sim.  E se fosse eu, utilizaria um regulador.

Abraços.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #25 : 10 de Agosto de 2016, as 22:57:59 »

Pra não parecer que é só cisma minha, vamos lá.
Qual seria sua opção para regular? Um LM7824 pra regular precisa de uma tensão que um transformador de 24VAC não consegue fornecer. Retificar a partir dos 48V passaria da tensão de entrada que o 7824 pode suportar.
E ai incorre em outro problema. Se criar uma retificação para os filamentos (regulada ou não) e um dobrador para o HT, você não vai conseguir criar uma referência entre eles. Pelo menos no HB-1 ficou provado que isso causa muito mais ruído do que alimentar os filamentos com AC + "terra comum" com o HT.
E finalizando... um pré valvulado com HT de uns 125V é sim possível (e bem projetado vai soar bem)... mas ter um HT de 250-280V (que um transformador de R$40,00 forneceria) é infinitamente melhor.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2016, as 08:39:48 por xformer » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #26 : 10 de Agosto de 2016, as 23:10:55 »

No caso seria puxar entre um cabo do secundário e o terminal uma tensão 24V e alimentar em série os filamentos. Valve Wizard sugere manter-se em 10%, preferivelmente 5% de tolerância na tensão dos filamentos, e 24V fica confortavelmente entre 10 e 5% de tolerância (por 100mV abaixo dos 5% de tolerância).
Equivoco: a tensão da rede varia pode variar mais que isso no primário e no secundário não espere outra coisa.   Se tu não quer que ocorra, deve regular a tensão.
Mas não vai variar tanto que seja motivo para preocupação.

-----
RafaS... você não acha que vale a pena investir em um transformador específico para esse pré? A Schatz tem um que não é caro...

É uma possibilidade. Vou ver o preço. Qual seria a especificação nesse caso, pra esse design aqui?

O que pretendia usar é 24-0-24v 2A como disse. Preço R$ 32,00.

Cheguei a pensar em adicionar um pequeno, 6v 500 ou 750mA só pros filamentos. Sai barato. Mas pode me impor uma segunda fonte...

Espaço eu tenho é trabalho não me incomoda. Mas pode ser mais vantajoso gastar um pouco mais em um transformador mais direcionado mesmo...

-----
Pra não parecer que é só cisma minha, vamos lá.
Qual seria sua opção para regular? Um LM7824 pra regular precisa de uma tensão que um transformador de 24VAC não consegue fornecer. Retificar a partir dos 48V passaria da tensão de entrada que o 7824 pode suportar.
E ai encorre em outro problema. Se criar uma retificação para os filamentos (regulada ou não) e um dobrador para o HT, você não vai conseguir criar uma referência entre eles. Pelo menos no HB-1 ficou provado que isso causa muito mais ruído do que alimentar os filamentos com AC + "terra comum" com o HT.
E finalizando... um pré valvulado com HT de uns 125V é sim possível (e bem projetado vai soar bem)... mas ter um HT de 250-280V (que um transformador de R$40,00 forneceria) é infinitamente melhor.


E o LM 7812 sem botar os filamentos todos em série entre si, seria viável? Pegando do CT.

transformador de 40,00 seria esse Schatz? Se sim é pouca coisa a mais que o que pretendia usar é que ainda não conprei.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2016, as 23:17:06 por RafaS » Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #27 : 10 de Agosto de 2016, as 23:37:33 »

Eu utilizaria:
Retificador de meia onda (1 diodo) e um tap de 24V  para o filamento e um capacitor propositalmente baixo para causar uma grande ondulação e não jogar fora muita potência.  Capacitor a se calcular para um 7812 com um diodo no terra para fazer os 12.6V.  Agora não entendi se são duas válvulas ou uma...  mas tudo se calcula.
Ponta do tap em comum pra fazer o GND, como no desenho ali de baixo.
HT em dois taps em série mantendo o terra em comum, daria lá seus 67V que dá pra se trabalhar, com multiplicadores, dá pra se manter o terra em comum e pode obter mais tensão, principalmente com esse transformador de 2A.  Acho que nem precisa tudo isso.

A tá...

Tá bom, infinitamente melhor ..  seria bem melhor..  quem sabe o Kem esteja certo, mas quem sabe se tá com o transformador ali na frente e não quer comprar outro se dá um jeito também, o que seria só melhorzinho.  infinamente é bem melhor...

Até pensei que era de baixa tensão mesmo..  tipo 67V  ou menos..

Abraços, T+
« Última modificação: 11 de Agosto de 2016, as 08:34:11 por xformer » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #28 : 10 de Agosto de 2016, as 23:46:03 »

Patines... retificador meia onda gera ruído. Mesmo retificando em ponte jogaria fora uns 2W no LM. Não é pouco, ele vai esquentar, mas acho viável .
E o multiplicador que você fala é com CI? Senão não entendi, principalmente a parte do terra em comum... da pra desenhar?
Não é muito trabalho pra não deixar filamentos em AC (que é uma coisa usual) ou pra não comprar um transformador específico de baixo custo?

RafaS... da pra usar o 7812, mas tirando a sugestão do Patines (que eu não consegui entender - de verdade), não vejo como deixar um referencial em comum da alimentação dos filamentos com o HT, e isso causa ruído.

PS. RafaS... você quer um pré clean com bastante headroom? Se sim, talvez 125V seja pouco pro HT...
« Última modificação: 11 de Agosto de 2016, as 08:34:51 por xformer » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #29 : 10 de Agosto de 2016, as 23:52:36 »

Para multiplicar HT:


Para os filamentos:


com capacitor causando grande ondulação antes do regulador.  Isso tenho aqui na minha frente, minha estratégia para usar qualquer transformador par conseguir o que estou querendo.

O de cima com 2 taps.  o de baixo com 1 tap.  O tap da ponta (não do centro) em comum.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2016, as 08:35:46 por xformer » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal