Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 02 de Maio de 2024, as 16:34:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Impressora produz placas de circuito de duas camadas  (Lida 2134 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« : 12 de Fevereiro de 2015, as 15:54:30 »

Alguém já viu esta matéria:

http://gizmodo.uol.com.br/esta-impressora-produz-placas-de-circuito-de-duas-camadas/
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 12 de Fevereiro de 2015, as 16:05:51 »

Não tinha visto, mas achei muito legal. Pena o preço ser alto (mais alto ainda pra trazer pra cá).  O único porém é se a tinta condutiva terá mesma resistividade de trilhas de cobre (creio que não), se aguenta bem a soldagem e o preço dela.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #2 : 12 de Fevereiro de 2015, as 21:13:27 »

...se aguenta bem a soldagem....
Acho pouco provável...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #3 : 13 de Fevereiro de 2015, as 07:13:53 »

 Eu havia visto outro dia e achei muito interessante!

 A questão de soldagem, ela provavelmente aguenta só uma "primeira" vez, diz eles que estão em processo de desenvolvimento de uma tinta onde se possa fazer "reflow".

 https://www.kickstarter.com/projects/voltera/voltera-your-circuit-board-prototyping-machine

 Bem, o legal é a rapidez do processo de prototipagem para circuitos de baixa frequência e corrente em SMD. Nem pense em fazer um plano de terra ou um circuito com trilhas largas com esse método. Já uns pedaizinhos ou circuitinhos lógicos digitais, é uma mão na roda.

 Eu achei muito bom o processo de deposição de solda em pasta e posterior soldagem com soprador térmico! Muito mais eficaz que o ferrinho de solda!

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 13 de Fevereiro de 2015, as 12:19:42 »

Só não entendi a especificação sobre a resistência. No site diz que é tinta de prata e que a resistência é > (maior) 12mili ohms /sq  com deposição de 70um (altura do traço).  Isso não é especificação, que a resistência é MAIOR do que 12m ohm, quer dizer que pode ser um valor muito alto ou mesmo infinito.  E o que é "sq"   (square mm ou pol ?).  Furado...
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2015, as 12:34:05 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal