Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Maio de 2024, as 17:38:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mais um Amplificador de Guitarra "basicão".  (Lida 6431 vezes)
Albuquerque
Visitante
« : 23 de Dezembro de 2013, as 01:13:57 »

As imagens dispensam grandes explicações.
- Amplificador com Power baseado num TDA2030;
- Controle de graves, médios e agudos;
- Etapa de Drive Tube Sound Fuzz (Ou o Red Llhama, trocando-se alguns componentes);
- Etapa de Power e fonte são do Marshall 8001/8010 (apenas retirei o Line Out e adicionei entrada para MP3).
Fora isso, nada de mais.
Espero que gostem. Amanhã posto o PDF para confecção da placa.





Circuito TESTADO.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 23 de Dezembro de 2013, as 07:16:11 »

Pequena sugestão: porque você não usa um TL072 no lugar do 071 e usa o outro OpAmp como estágio de entrada de alta impedância? Vai isolar o CMOS inversor da guitarra e ainda pode reforçar o sinal antes de passar no filtro, quando o CMOS estiver em bypass.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #2 : 23 de Dezembro de 2013, as 08:24:05 »

Ótimo ampli, bem completo e versátil.
Quando sair o layout eu monto um!
Parabéns Legal!
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Albuquerque
Visitante
« Responder #3 : 23 de Dezembro de 2013, as 09:07:49 »

Pequena sugestão: porque você não usa um TL072 no lugar do 071 e usa o outro OpAmp como estágio de entrada de alta impedância? Vai isolar o CMOS inversor da guitarra e ainda pode reforçar o sinal antes de passar no filtro, quando o CMOS estiver em bypass.

Legal a sugestão. O "outro OP" viria somente antes do 'preamp', ou na entrada mesmo antes do Drive, logo após o Jack de entrada?
Realmente gostei da sugestão, estou perguntando porque posso pensar em fazer isso num amplificador um pouco mais elaborado. Este acima já foi testado e está aprovado.

Ótimo ampli, bem completo e versátil.
Quando sair o layout eu monto um!
Parabéns Legal!

Obrigado e colocarei fotos da montagem também.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2013, as 09:10:19 por Albuquerque » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 23 de Dezembro de 2013, as 09:57:24 »

Na entrada, antes de tudo! Normalmente os CMOS inversores dessa linha podem ser meio "temperamentais" em relação ao que se coloca antes deles.

Além de evitar uma perda considerável de integridade do sinal ao ir direto de uma guitarra passiva para o filtro, quando o "canal sujo" estiver em bypass.

Mas, se você testou com diferentes instrumentos e pedais, e ficou bom, então nem vai precisar!

Parabéns! Palmas
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2013, as 10:00:31 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Albuquerque
Visitante
« Responder #5 : 23 de Dezembro de 2013, as 11:03:36 »

Mas, se você testou com diferentes instrumentos e pedais...

Shiiiii..... Só com a guitarra mesmo!  Embarrassed
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #6 : 23 de Dezembro de 2013, as 12:18:16 »

Com certeza, com o circuito como está, haverá severas perdas no sinal com instrumentos de baixa captação.  Agora, se isso é importante... isto é outra história... afinal quem vai querer ligar uma Fender Vintage de 20000 dólares neste circuito?!?! Smiley

Outra coisa é o fato: o circuito se beneficiaria muito com um buffer na entrada. Um transistor, um FET ou até um op-amp resolve.

Se optar pelo op-amp, é bom lembrar que achar um tl-072 é MUITO mais fácil que um tl-071!



Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Albuquerque
Visitante
« Responder #7 : 23 de Dezembro de 2013, as 13:30:12 »

afinal quem vai querer ligar uma Fender Vintage de 20000 dólares neste circuito?!?! Smiley

Pô... Humilhou!!!  Cheesy  (Estou de onda, sei que falas isso na melhor das intenções  Smiley )

Por isso é bom compartilhar conhecimento aqui no Handmades... A pessoa cresce muito em conhecimento ao mesmo que compartilha. Jamais passaria na minha mente tudo o que foi citado até agora.
Pensando melhor vou refazer (ou melhor, atualizar) o circuito e ver a diferença.
Por isso, antes de postar o layout, esperem um pouco pois irei atualizá-lo.

Muito obrigado a todos até agora!  Legal! 
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 23 de Dezembro de 2013, as 13:43:31 »

Eu acho que a opção de se usar uma metade de um 072 parece ser a mais fácil.

Você pode usá-lo apenas como buffer (ganho unitário e sem mexer na resposta de frequências) ou dar um ganho de 10x, por exemplo, e depois colocar um potenciômetro como uma espécie de "pré-ganho", que servirá tanto para o lado sujo quanto o limpo.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #9 : 23 de Dezembro de 2013, as 14:17:40 »

Albuquerque, desculpa, não quis ser ríspido, mas as vezes a maneira mais fácil das pessoas te entenderem é ser um pouco mais objetivo ao falar.

Parabéns pela iniciativa! Continue postando seus projetos!

Eu acho que a opção de se usar uma metade de um 072 parece ser a mais fácil.

Você pode usá-lo apenas como buffer (ganho unitário e sem mexer na resposta de frequências) ou dar um ganho de 10x, por exemplo, e depois colocar um potenciômetro como uma espécie de "pré-ganho", que servirá tanto para o lado sujo quanto o limpo.

Como o amp foi de certa forma testado, eu indico o uso de um buffer unitário. Usando um tl-072, as alterações na placa serão mínimas.

Una a saída a entrada inversora, use um resistor de 1 M entre o terra na entrada não inversora. Use a entrada inversora como entrada e a saída (como é óbvio) como saída! Não esqueça os capacitores de bypass na entrada e saída e; seja feliz!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Albuquerque
Visitante
« Responder #10 : 23 de Dezembro de 2013, as 20:22:58 »

Una a saída a entrada inversora, use um resistor de 1 M entre o terra na entrada não inversora. Use a entrada inversora como entrada e a saída (como é óbvio) como saída! Não esqueça os capacitores de bypass na entrada e saída e; seja feliz!

Seria assim? :


Se for assim acho que você se equivocou quando disse:
Use a entrada inversora como entrada e a saída (como é óbvio) como saída!

No caso a entrada seria a "não-inversora". Ou eu que estou equivocado?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 23 de Dezembro de 2013, as 20:42:16 »

Isso mesmo! Só não sei se precisa usar capacitores de valores tão altos... Mas acho que OK também.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Albuquerque
Visitante
« Responder #12 : 23 de Dezembro de 2013, as 21:02:07 »

"Filei" daquele artigo do site Muzique: http://www.muzique.com/lab/buffers.htm (muito instrutivo por sinal!)
Embora que o resistor de 1M, lá no site, vai para o divisor de tensão (VR). Mas como o meu projeto usa fonte simétrica vai direto pro GND. Correto?
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2013, as 21:08:21 por Albuquerque » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 23 de Dezembro de 2013, as 21:31:34 »

Isso aí! A tensão de referência é um artifício para que o OpAmp perceba uma fonte simétrica onde não há.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Targino
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 65
-Recebido: 104



« Responder #14 : 23 de Dezembro de 2013, as 22:13:49 »

Parabéns pela iniciativa Albuquerque!
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2013, as 22:45:35 por Targino » Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal