Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Maio de 2024, as 18:29:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: binson echorec  (Lida 8036 vezes)
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« : 17 de Outubro de 2013, as 14:17:28 »

gostaria de saber se alguem ariscaria fazer um desses http://www.effectrode.com/magnetic-delay/binson-echorec-schematic/#sthash.xxAN7EDA.dpuf e se daria certo mesmo....
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 17 de Outubro de 2013, as 14:27:40 »

Oi Rick

Dá certo sim! Câmaras de eco com gravador magnético foram a tecnologia de escolha até a chegada da era digital.

Eu não me arriscaria a montar um pela complexidade das partes mecânicas necessárias para ativar a fita magnética.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Guilherme
Visitante
« Responder #2 : 17 de Outubro de 2013, as 16:26:22 »

Rick,

Nesse link que você sugeriu está faltando muita coisa, muita coisa memso, para um esquema completo (eletrônico e eletro-mecanico) de uma Binson Echorec.

A italiana Binson Echorec III foi o melhor reverb/echo jamais produzido mas, por outro lado, o mais problemático também.

Por isso, a Echoplex, muito mais simples e com fita magnética comum, se tornou a preferida na época.

Note que a Binson não é fita magnética, mas sim um tambor magnético muito parecido com um HD grandão.

Se essa câmara era complicada de ser construída por uma empresa especializada exclusivamente nisso, as chances de serem reproduzidas artesanalmente são nulas.

O melhor a fazer é ouvi-la. Nos álbuns do Pink Floyd elas estão nas guitarras do Gilmour e no B3 do saudosíssimo Rick Whright.

abraços

Guilherme
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 17 de Outubro de 2013, as 19:08:32 »

Bota saudoso nisso!

O maior problema desses sistemas são: necessidade de certa precisão, inclusive na pressão ótima para o loop de fita, e o desgaste por ser um sistema de atrito.

Minhas primeiras gravações foram com um Echoplex Solid State. Não é mojo, o negócio é danado mesmo!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcelo Garcia
Visitante
« Responder #4 : 18 de Outubro de 2013, as 10:17:18 »

Sei que o negócio aqui é "vintage"
mas tem esse carinha aqui
http://www.youtube.com/watch?v=F3NHLRGtDJQ
Ele "copia" o echorec, tem review dizendo que tem até uma melhor resposta. (será?)
Esse ai sim seria legal tentar um esquema.

Abraço!

Registrado
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #5 : 18 de Outubro de 2013, as 19:12:20 »

então gente eu não me atentei ao lance da fita fiquei tão empolgado com o esquema mostrando parte a parte o lance das valvulas ...mas é um som maravilhoso....é tipo aquele negócio voce toca em um reverb de mola...e toca na simulação...desculpa ai.....
Registrado
007
Visitante
« Responder #6 : 19 de Outubro de 2013, as 09:37:44 »

O lance do disco magnético vem mesmo a ser um pepino. Mas não pode ser substituído por um sintema de fita? Pode-se montar um com peças de gravadores K7 normais.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 19 de Outubro de 2013, as 10:31:52 »

Sim, dá para fazer com fita K7, mas o problema é que o tamanho do loop tem que ser ajustado e não pode ter falha na emenda da fita. O disco magnético resolve os dois problemas de uma vez. Não tem emenda e o tamanho é sempre o mesmo. A fita pode esticar. No entanto o disco, ou tambor, são componentes dedicados e é difícil conseguir fazer funcionar com coisas improvisadas.

Tem uma forma de exemplificar bem o que eu estou querendo dizer. Existiu um sistema de televisão mecânica. Alguns aparelhos chegaram ao mercado antes do aparecimento do tubo de imagem. Com a TV eletrônica as telas podiam ser grandes, não havia barulho de motores e nem desgaste de rolamentos. Mas a tecnologia ainda existe. Isso é a TV Mecânica:

Introdução
TV Mecânica


Isso é onde a indústria chegou:

TV Mecânica em operação 1
TV Mecânica em operação 2

Isso é uma TV mecânica feita em casa, sem as partes apropriadas:

Home made TV

Depois de uns anos de trabalho, um cara conseguiu fazer isso:

TV Mecânica feita em casa

Agora, pense bem se vai querer gastar todo um tempo para reinventar uma tecnologia que era propensa a falha quando já existe coisa melhor para construir em casa?

Construir uma câmara de eco mecânica com o objetivo de aprendizado é altamente louvável e deve ser encorajado. Fazer isso com o objetivo de ter algo usável, é um tiro no pé. O cara da TV mecânica está de parabéns! Mas acho que nem ele mesmo vai querer ver "Avatar" na telinha de 32 linhas.

Abraços

Eduardo

« Última modificação: 19 de Outubro de 2013, as 10:46:48 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
007
Visitante
« Responder #8 : 19 de Outubro de 2013, as 10:52:36 »

Concordo, Eduardo. Fazer essas coisa improvisadamente não é fácil. Mas interessante, nos força a buscar novas alternativas.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 19 de Outubro de 2013, as 18:57:35 »

Será que não daria pra usar um disquete de computador (3 1/2"), colocar uma ou duas cabeças de tape deck sobre a superfície dele  (uma pra gravar e outra pra ler) e fazer girar o disquete pra obter o efeito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #10 : 19 de Outubro de 2013, as 19:10:03 »

tá ai um assunto quando eu vi eu não me atentei a isso...a questão não é usar mesmo ....é tentar fazer o dificil....como aprendizado e como um troféu até....ja pensou olha a fala esse aqui fui eu que fiz ....ai voce detalha a coisa toda...quando eu falo dos pedais tão simples ja tem musicos que acham aquilo inacreditavel ...se tiver um jeito e a comunidade se ajudar por que não tentar?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 20 de Outubro de 2013, as 09:11:34 »

Será que não daria pra usar um disquete de computador (3 1/2"), colocar uma ou duas cabeças de tape deck sobre a superfície dele  (uma pra gravar e outra pra ler) e fazer girar o disquete pra obter o efeito.

Em tese, sim! Mas você vai precisar espremer no disquete duas cabeças de leitura, duas de gravação e duas de apagar (configuração mínima) para que possa ter o efeito.

tá ai um assunto quando eu vi eu não me atentei a isso...a questão não é usar mesmo ....é tentar fazer o dificil....como aprendizado e como um troféu até....

"We choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard, because that goal will serve to organize and measure the best of our energies and skills...."

J. F. Kennedy

É este o espírito! O mais importante não é saber o que você está fazendo, mas sim o porque você está fazendo!

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 20 de Outubro de 2013, as 09:38:08 »

Há muito tempo, eu visitei algumas estações de rádio e na época eles usavam um cartucho de fita sem fim para rodar os comerciais e jingles.   Hoje não se usa mais, mas talvez procurando em emissoras de rádio do interior quem sabe eles ainda tenham e possam arrumar pra uma experiência.

http://en.wikipedia.org/wiki/Fidelipac
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
007
Visitante
« Responder #13 : 20 de Outubro de 2013, as 10:45:35 »

Já pensei em uma gambiarra muito louca: Cobri um disco com uma fita magnética e usar isso como no aparelho original.
Registrado
Godom
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 176

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 1



« Responder #14 : 26 de Abril de 2016, as 00:21:48 »

Olá amigos!
Desculpem ressucitar o post mas a causa é nobre: adquiri recentemente um rack da Binson composto por um regulador de tensão, um mixer de 8 canais e um Echorec, todos da linha P.A/P.E.
O equipo estava abandonado e apodrecendo, mas consegui resgatá-lo (presente de um amigo).
Comecei a restauração do mesmo (quero manter o máximo de componentes originais) pelo regulador de tensão, que opera de 110V~280V na entrada e regula de 190V~320V para 2000W. O ponto ideal de trabalho do Echorec é 200V. Troquei toda a fiação, limpei o VU e acionei o danado: está funcionando maravilhosamente bem. Seguem algumas fotos:, , . Amanhã posto mais fotos do progresso!
Um abraço.
« Última modificação: 26 de Abril de 2016, as 00:28:07 por Godom » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal