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Autor Tópico: Construção do MOD102 - valvulado 5 Watts SE  (Lida 55101 vezes)
casacunha
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« Responder #30 : 28 de Dezembro de 2013, as 16:25:44 »

Obrigado gub terra, o programa esta quebrando um galhão, apesar de ser limitado, versão free.
Não dá pra salvar nem imprimir, então o computador esta ligado sem parar ha uma semana já, com o circuito na tela.
Fora as vezes que o PC desligou sozinho pois estava atualizando.. aí tinha que começar do zero....
Mas o resultado ficou bem bacana sim
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2013, as 08:27:04 por casacunha » Registrado
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« Responder #31 : 28 de Dezembro de 2013, as 16:53:54 »

Oi casacunha, qual programa você usou para desenhar as placas PTP? Até mais.
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« Responder #32 : 28 de Dezembro de 2013, as 19:12:46 »

Casacunha, sinceramente acho que não vale a pena fazer gambiarra na placa. Comprei os Turrets na Altana, não ficaram muito caro, uma placa de fibra de vidro que corroí com percloreto.
É um investimento que vale a pena.
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« Responder #33 : 28 de Dezembro de 2013, as 19:53:20 »

Cidão, o programa se chama Lochmaster 4.0, um programa pago, mas estou usando a versão free, que tem algumas limitações e além disso não salva o que você faz  e quando imprime, coloca um circulo vermelho enorme escrito DEMO no meio do que você imprimiu.
Eu fiz o trabalho usando a tecla print screen, e colando em publisher, salvar imagem, e depois abri no microsoft office picture manager, cortei e ajustei cores com ele.
Usei o Lochmaster 4.0 pois ele faz qualquer tamanho da placa.
Outros programas como o DIY LAYOUT CREATOR só fazem placas pequenas.

GF assunção, como eu queria fazer com turrets, rapaz, você não imagina....mas estou desempregado e não posso gastar absolutamente nada.
Estas alternativas são o que vou fazer por enquanto, e os ilhóses são usados em vários projetos valvulados.
Se você pesquisar encontrará imagens como este famoso circuito da Fender:



E aqui você acha inúmeras montagens em PCB, turrets, ilhoses...

http://www.rig-talk.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=124211&start=50

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« Última modificação: 31 de Dezembro de 2013, as 06:55:40 por casacunha » Registrado
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« Responder #34 : 31 de Dezembro de 2013, as 06:57:28 »

Bem pessoal, conforme eu havia dito, aí estão as imagens em melhor definição.
Como eu havia previsto, meu PC desligou-se para atualizar e eu perdi todo trabalho, pois o programa não salva o que fazemos, pois é uma versão free de um programa pago.
Refiz praticamente tudo, apenas retirei os resistores que estão entre o circuito dos filamentos e o catodo de V2, já que, mesmo sendo de grande utilidade para retirar algum ruindo de humming, os mesmos não faziam parte do circuito original deste amplificador.Estes resistores de 100R podem ser colocados posteriormente, entre os pinos 3 e 4 e 3 e 5 da EL 84.
Também omiti a fiação que esta em uma outra imagem logo nas paginas anteriores a esta.Optei por apenas nomear os ilhoses e suas funções no circuito.





Estas duas primeiras imagens mostram o circuito em dois modelos de placas, sendo elas, uma com fonte incorporada e outra com fonte separada.
Cada modelo foi desenhado em padrão fenolite e padrão fibra, sendo que o padrão fibra possui uma certa porcentagem de transparência
para que se possa observar os jumpers que ficam na parte inferior das placas interligando os componentes.
As fotos posteriores estão em maior tamanho para que se possa observar mais minuciosamente a organização e o circuito propriamente
dito.










Espero que ajude quem se interessou pelo projeto e fica aí mais uma forma de confeccionar a placa para este amplificador.
Opiniões e correções serão bem vindas, amigos handmakers.
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« Responder #35 : 31 de Dezembro de 2013, as 09:48:04 »

Eu vou morrer sem entender as pessoas. O cara prefere usar um programa pago que não salva, a usar o diy-layout-creator que é grátis:

http://code.google.com/p/diy-layout-creator/

O programa é grátis (é mais feio, coim certeza, mas é grátis) e ainda apode salvar, compartilhar o resultado, publicar, etc...

Casacunha, você acha que com as imagens que você publicou (muito legais por sinal), alguém vai poder montar algo parecido? Percebo que você tem se esforçado e melhorado a olhos vistos. Concentra seus esforços em coisas que você pode melhorar com o tempo. Seus desenhos estão muito bons, mas se houver qualquer falha no layout, como você vai corrigir? Vai montar a placa de novo no lochmaster e correr o risco de errar em outro lugar?

Com o  diy-layout-creator, seu layout vai ficar mais feio, mas vai poder ser melhorado com o tempo. Olha no site, tem um layout do pré da mesa-boogie mark IIc+. Feio, mas pode ser melhoradop e executado (eu achei o layout rum com as válvulas na parte de cima da placa de CI).

Pessoal, software livre não é o capeta que pintaram por ai, a massa esmagadora dos sites na internet, a massa esmagadora e dos smartphones e o kernel do MAC são exemplos de criações do mundo livre do software.
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« Responder #36 : 31 de Dezembro de 2013, as 09:52:36 »

casacunha

Achei bem planejados seus layouts. Não consegui verificar direito, pois a resolução das imagens não está muito boa, mas pareceu estar tudo correto.
Se me permite sugestões, utilize a placa já com a fonte integrada. Fica bem mais clean.
Outro detalhe é um resistor de 68k na entrada da placa de V1a (não está no esquema, mas é mais vantajoso se ele estiver lá).
Boa sorte!


hgamal

Vou testar a dica desse software.

Obrigado!
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2013, as 09:55:37 por Matec » Registrado
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« Responder #37 : 31 de Dezembro de 2013, as 11:14:54 »

Pessoal, software livre não é o capeta que pintaram por ai, a massa esmagadora dos sites na internet, a massa esmagadora e dos smartphones e o kernel do MAC são exemplos de criações do mundo livre do software.
Gostei dessa afirmação e concordo!
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« Responder #38 : 31 de Dezembro de 2013, as 13:07:33 »

Só pra dar um pitaco...

Vejo muita gente procurar placa de turrets, com ilhoses, etc., mas uma placa como esta postada pelo casacunha pode ser feita com uma placa de fibra ou fenolite, basta fazer os círculos (pads) e as ligações entre os pads com uma caneta para CD/DVD e corroer com percloreto de ferro.

Usando um objeto qualquer que tenha um furo mais ou menos do tamanho dos pads como guia para desenhar os círculos e uma régua para fazer as ligações entre os pads.

Assim os layouts PTP (ponto-a-ponto) ficam fáceis para todos.

Abraços.
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casacunha
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« Responder #39 : 31 de Dezembro de 2013, as 13:16:52 »

Pessoal, estamos agradecendo os reports e tambem as dicas de como melhorar nosso trabalho.
No momento estou saindo para passar o reveillon fora e creio que na quinta feira estaremos de volta.
Apenas uma pergunta:

Matec, voce se refere a um resistor de 68k que vai entre o pino 2 de V1 e o pino "vivo" do jack de entrada ?
Assim como a maioria dos Fender. Se for este, melhor ele ficar na placa, proximo ao jack ou proximo a valvula?

Haroldo, sem sombra de duvida que preferimos trabalhar com software livre, mas no caso em questão, o diy creator não faz placa com mais de 65 pontos na horizontal, ficando o que for excedente disso, escondido; tendo que mover o mouse para fazer com que o resto do circuito apareça.
Ao salvar como imagem ou imprimir, este restante some.Sei que voce sabe dessa limitação.
Poderia ate fazer o circuito nao obedecendo a distancia entre os pinos, a titulo de desenvolvimento de projeto e futuras modificações, como vc disse, mas preferi manter as imagens, com o maximo de realismo, apesar da baixa qualidade que foi conseguida.
Este realismo seria conseguido com 73 pontos na horizontal(tomando de base os furos de uma placa universal)
A distancia entre os ilhois, centro a centro é de 10mm, na horizontal e 15 na vertical, fora a parte da fonte que é um pouco mais.
Esta distancia permitiu que todos componentes que eu tinha aqui se encaixassem perfeitamente.
Esta distancia de 10mm nao veio da minha cabeça,um grande colaborador aqui do handmades me deu as informaçoes de como ele faz as dele; daí a razao de usar 10 mm
O Lochmaster inicialmente vem com varios modelos de placa, eu escolhi a universal, como padrao entre os furos e montei a placa, depois selecionei e apaguei os furos universais,deixando com aspecto de fenolite.
Sei do problema de nao salvar, mas optei realmente pela aparencia mais proxima possivel do real.
Alem disso, as primeiras imagens que eu demorei umas semana para fazer, fiz em um dia e meio pela segunda vez, a gente vai pegando pratica.
Na quinta feira postarei imagens com maior resoluçao, ou entao identificarei os componentes com codigos maiores e anexarei uma lista com o valor deles
Vou trabalhar um pouco no diy creator pra ver o que sai, e ver o que consigo do kicad tambem.

Um abraço a todos e otima passagem.


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Voce tem razao ferro velho, pode ser feita mesmo desta maneira.. manda da criatividade de cada um e do tempo disponivel.Apenas a durabilidade de um pad em relaçao a um ilhos ou a um turrets é bem menor, no caso de substituição de componentes, coisa que eu particularmente quero experimentar, usando outros valores de componentes neste circuito, por isso o motivo de faze-lo com ilhoses.
Independente disso,um brinde as ideias novas.
Eu particularmente, ferro velho, quando lembro de percloreto, lembro de transparencia.. de borroes, de placas falhadas....
Estou um pouco, como diria...,com vertigem disso tudo....
Mas muita gente consegue fazer com facilidade, eu que nao estou me dando muito bem com elas.
Mais um motivo de colocar uma laminadora nos planos futuros.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2013, as 14:50:34 por casacunha » Registrado
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« Responder #40 : 31 de Dezembro de 2013, as 14:22:57 »


Apenas uma pergunta:
Matec, voce se refere a um resistor de 68k que vai entre o pino 2 de V1 e o pino "vivo" do jack de entrada ?
Assim como a maioria dos Fender. Se for este, melhor ele ficar na placa, proximo ao jack ou proximo a valvula?

Um abraço a todos e otima passagem.


Esse resistor mesmo. Como ele funciona diretamente na grade, ele pode ficar o mais próximo da válvula o possível, talvez a pcb , mas também pode ser soldado direto no pino 2 do soquete.

Feliz 2014! 
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« Responder #41 : 31 de Dezembro de 2013, as 14:45:12 »

Matec, neste pino ha um resistor de 1 mega  ligado no GND... seriam estes dois resistores neste pino entao?
Qual a função e em que ele melhora o amplificador?
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« Responder #42 : 31 de Dezembro de 2013, as 15:04:38 »

O resistor de 1M pode ser soldado diretamente no jack de entrada, ou ficar na placa.
O resistor de 68K pode ser soldado diretamente no soquete, ou ficar na placa...
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« Responder #43 : 31 de Dezembro de 2013, as 15:22:58 »

Ok kem, e onde vc acharia um bom lugar para ele na placa? longe dos retificadores e dos componentes de saída, certo?
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« Responder #44 : 31 de Dezembro de 2013, as 15:26:51 »

Ok kem, e onde vc acharia um bom lugar para ele na placa? longe dos retificadores e dos componentes de saída, certo?

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