Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 10:20:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Acabamento geral em pedais  (Lida 73096 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #120 : 09 de Março de 2013, as 20:06:35 »

Tem alguns produtos que são usados em armas de fogo para criar um oxidado (não ferrugem, digo aquele preto tipo pintura eletroestática).
Tem alguns produtos similares que são para alumínio.
Ambos tem no Mercado Livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462934839-oxidacao-a-frio-birchwood-casey-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462493790-perma-blue-oxidaco-a-frio-negra-c-instruco-de-uso-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467270616-kit-papa-ox-true-blue-oxidaco-a-frio-instrucoes-_JM

Esses são para aço, mas tem para alumino também.
No eBay tem maior variedade, e se não me engano os preços são melhores.
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #121 : 10 de Março de 2013, as 09:57:17 »

Há um produto chamado Blacken-it usado em plastimodelismo militar, que é aplicado sobre metal branco para deixá-lo preto ou escurecido (só a título de curiosidade, os modelistas mais avançados substituem as "lagartas" de plástico que vem nos kits por outras, em alumínio, que são muito mais realisticas). Só que eu nunca achei no Brasil, e mesmo lá fora a coisa parecia ser rara e cara. Embora eu esteja afastado do modelismo militar há algum tempo, é bom saber que hoje há alternativas mais acessíveis.

As experiências que eu já fiz para escurecer alumínio e metal branco e deram certo em algum nível (entenda-se que escureceu, mas não ficou uniforme, para o caso do modelismo não chegou a ser um problema, mas pode sê-lo para caixinhas de pedais):

1) deixar de molho em Veja ou similar, do tipo mais tradicional. Fica um tom amarronzado, que lembrou bronze velho. Sai depois se for esfregado com bucha, então precisa de algum verniz para proteger.

2) deixar de molho em fenol. É um "parente" da Creo ("creolina"). Vende em supermercado, e usa-se como desinfetante bruto e também para limpar carburadores. Fica cinza bem escuro, não chega ao preto.

Para caixinhas de pedais, pintura ainda é a melhor opção. O problema é só a aderência. Aplicando o primer certo (wash primer, ou cromato de zinco), qualquer tinta vai aderir. Sem ele fica difícil (até funciona, mas descasca rapidinho, como todos já sabem).

Quem quiser tentar "abrir os poros" do alumínio para melhorar a aderência da tinta sem usar primer, pode tentar:

1) soda cáustica (seguindo as instruções iniciais da anodização caseira), TOMANDO CUIDADO PARA NÃO SE QUEIMAR E/OU SE ENVENENAR.

2) banho rápido em Percloreto, que ataca o alumínio e deixa a superfície bem porosa. DEVE-SE TOMAR CUIDADO EXTREMO, PORQUE QUANDO A REAÇÃO DO ALUMÍNIO COM O PERCLORETO REALMENTE COMEÇA, O EFEITO É RÁPIDO E VIOLENTO, COM ELEVAÇÃO DE TEMPERATURA E FORTE LIBERAÇÃO DE GASES. Melhor fazer vários banhos curtos (30 segundos) e ir lavando a peça e sentindo o resultado, do que fazer um banho mais demorado e arriscar a perda da peça.

ATENÇÃO: Estas duas últimas dicas funcionam (especialmente a segunda), mas são PERIGOSAS. Não sou responsável por efeitos indesejados ou ferimentos. Quem quiser fazer, pense muito bem, prepare-se adequadamente, use luvas grossas de borracha, avental plástico, óculos de segurança, trabalhe no quintal com uma torneira por perto, prenda as crianças na coleira e diga para o cachorro não chegar perto. E faça o teste numa caixinha velha.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #122 : 10 de Março de 2013, as 10:16:27 »

O que eu queria experimentar era fazer um etching e depois aplicar na caixa algum produto ou procedimento que deixasse o alumínio sempre com a aparência de recém polido, sem oxidar
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #123 : 10 de Março de 2013, as 10:47:06 »

...
1) deixar de molho em Veja ou similar, do tipo mais tradicional. Fica um tom amarronzado, que lembrou bronze velho. Sai depois se for esfregado com bucha, então precisa de algum verniz para proteger.
Produtos que contenham amoníaco (salvo não esteja enganado em relação ao item ) escurecem o alumínio.

Citar
...Creo ("creolina"). Vende em supermercado
Rapaissssss.......  isso me lembra de um acontecido, digamos engraçado.
Creo é a marca, uma que a lata era preta e tem cheiro de jasmim, é esse?
Certa vez no supermercado, minha esposa se abaixa, ficando com a retaguarda la em cima, para pegar o produto citado, e diz que precisa levar um Creo  Cheesy
Isso ocorreu quando a bemdita musica créu estava no auge das paradas.

Mas voltando assunto...
Jairo, o etch é muito legal, já pensei em fazer etch e deixar alguns detalhes oxidado, e ate mesmo etch mais anodizaçao.
Mas para deixar o alumínio com aparência de polido sempre, sera uma coisa para se analisar.
Ao ambiente normal, em exposiçao ao ar, é natural que com o tempo ele perca o brilho.
Creio que um verniz possa conservar a aparência.
Mas tem que se saber qual verniz, não sei se tem verniz próprio para alumínio.
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #124 : 10 de Março de 2013, as 11:18:23 »

Que situação hein Amorin?  Azn
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #125 : 10 de Março de 2013, as 11:27:02 »

Pois é.
Só depois ela percebeu o que disse.
Mas ai já tinha acontecido o fato, e quem estava por perto já estava rindo (tentando disfarçar).  Anjo
A vergonha so não foi maior, porque tinha apenas um casal e duas repositoras próximas que ouviram.
Mas não deixou de ser engraçado, e ate hoje, de vez enquando comentamos sobre isso. Olha que já se faz alguns anos.  Cheesy
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #126 : 11 de Março de 2013, as 17:46:54 »

O triste é que "creo" é um "apelido" do nome da substância (cresol), a marca era "Lina".

Como a Dona Lina  era bem popular (vai ver ela tomou um creo em público...) o produto acabou ficando conhecido como "creolina".

Vou me furtar a continuar esticando a piada por respeito à você e à sua cara metade  Evil

Mas, como consolo, saiba que a sua esposa não é a única que fala bobagem na hora errada...

Para não fugir do tópico: algumas ligas de alumínio aceitam cromeação (não sei se é o caso das "nossas" caixinhas). Pode ser uma saída...
« Última modificação: 11 de Março de 2013, as 17:57:13 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #127 : 11 de Março de 2013, as 21:39:48 »

Olha o pivô da historia:


Vou me furtar a continuar esticando a piada por respeito à você e à sua cara metade  Evil
Fica tranquilo, isso é normal   Wink
Citar
Mas, como consolo, saiba que a sua esposa não é a única que fala bobagem na hora errada...
Isso é mais comum ainda  Cheesy


... algumas ligas de alumínio aceitam cromeação (não sei se é o caso das "nossas" caixinhas). Pode ser uma saída...
A cromeação é mais ou menos o mesmo caminho da anodização. MAs tem o diferencial que tem empresas que fazem isso e podem poupar o trabalho.  Smiley
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #128 : 16 de Maio de 2013, as 13:52:12 »

Para quem quer um pedal cromado:
http://www.youtube.com/watch?v=MOK3WA7Ny4A

http://www.fchao.com.br/chromenox_fotos.htm
Registrado

Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #129 : 29 de Maio de 2013, as 12:09:19 »

Saudações,

Gostaria de perguntar aos amigos como devo fazer um acabamento em alumínio com betume. Devo passar o betume antes direto no alumínio e depois envernizar ou primeiro envernizo e depois aplico o betume? Outra dúvida é se devo comprá-lo em cera ou líquido, se devo preparar a superfície (e como devo prepará-la) antes de aplicá-lo, etc.

Obrigado
« Última modificação: 29 de Maio de 2013, as 12:11:42 por Victor Nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #130 : 29 de Maio de 2013, as 12:38:07 »

Betume em alumínio? Nunca ouvi falar sobre... Poderia explicar oque pretende com essa técnica?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #131 : 29 de Maio de 2013, as 12:52:19 »

Saudações,

Deixar o alumínio com essa aparência:



Nesse caso foi aplicado em papel alumínio mas queria saber como devo aplicar nas hammonds e se devo aplicar com cera ou líquido, bem como se é necessário envernizar.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #132 : 30 de Maio de 2013, as 16:45:08 »

Eu fiz alguma coisa com betume e papel alumínio (grosso, aquele de vedar lata de nescau) na aula de artesanato da quinta série (Roberto, lembra disto?).

A gente pegava o papel alumínio, uma caneta bic sem carga, e usava a caneta para criar desenhos em relevo no papel alumínio. Pra áreas maiores, depois de criado o relevo, era preciso colocar um pouquinho de algodão colado por trás (senão afundava quando fosse aplicar o betume). Aí era só passar um algodão embebido no betume (ou nanquim) e onde o alumínio estava estava com relevo, enrugado, ou áspero, a cor pegava, onde estava liso não pegava.

Numa caixa pra pedal eu tentaria a técnica de corroer pra criar os desenhos, e talvez passar uma lixa grossa pra deixar tudo mais áspero, e aí aplicar o betume. Ou criar o desenho numa folha de papel alumínio e colar por cima.

"Seu" Google me diz que esta técnica se chama "latonagem" Smiley
http://www.youtube.com/watch?v=tUAk5rMbBR4
http://oficininhartes.blogspot.com.br/2009/06/blog-post_4363.html
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #133 : 11 de Agosto de 2013, as 14:09:33 »

Registrado
Rafael O Leite
Visitante
« Responder #134 : 12 de Agosto de 2013, as 22:10:53 »

Imitação de couro mano! Batendo Cabeça Na verdade, eu preferia nem ter aprendido isso, mas... Por ser inexperiente cai na bobagem de lixar um pedal com lixas nas progressões 600 até 2100 granas, achei que isso daria um efeito melhor na pintura. Daí a besteira continuou, passei um verniz de uso geral incolor, imaginando que seria uma alternativa para o "primer", pois não encontrei na minha região... pegou bem; porém quando fui aplicar a primeira demão de cor, craquelou imediatamente. Eu podia começar de novo mas insisti. a partir da segunda demão, o enrugamento da tinta conferiu uma textura de couro. Pode até não ser ideal para pedais, mas para pintar por exemplo uma caixa de  equipamentos pode ser interessante. Vou encerrar pra não fugir do tema.  Anjo
Registrado
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal