Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Maio de 2024, as 23:11:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Corrosão de placas com vinagre  (Lida 77560 vezes)
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #75 : 12 de Maio de 2012, as 21:32:56 »

Como está o processo, Vitorwolff?  Qual foi a proporção que você usou?
Registrado

vitorwolff
Visitante
« Responder #76 : 13 de Maio de 2012, as 21:41:23 »

Eu usei 100ml de vinagre para 100ml de água oxigenada de 10 volumes, mas eu coloquei mais ou menos uma colher de chá de sal.

Vou postar as fotos da placa corroida e também lixada porque o corte ficou torto...
Registrado
vitorwolff
Visitante
« Responder #77 : 16 de Maio de 2012, as 20:46:14 »

Há problema em deixar em ter na solução acetato ferroso e acetato férrico junto na solução?
Pois estava pensando, eu posso deixar um pedaço de bombril junto na solução para assim o cobre que já é corroído ser converdito em acetato ferroso...
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #78 : 17 de Maio de 2012, as 09:12:35 »

Pois estava pensando, eu posso deixar um pedaço de bombril junto na solução para assim o cobre que já é corroído ser converdito em acetato ferroso...

O problema é que a solução de vinagre e H2O2 ataca o bombril bem mais rápido que o cobre. Se colocar o bombril junto na solução, ela vai virar acetato ferroso bem rápido e perder a força.

O que eu tenho feito ultimamente é:

1- aquecer 100ml de vinagre no microondas até ficar "quentinho", soltando um pouco de vapor.
2- misturar com 100ml de H2O2 10Vol a temperatura ambiente. H2O2 não gosta de ser aquecida no microondas
3- Acrescentar o caldo obtido no passo 5. Se for sua primeira vez, mão vai ter.
3- corroer a placa.
4- deixar o caldo obtido ao ar livre para que se concentre pela evaporação gradual da água. Aquecer um pouco no microondas ajuda, mas não ferva!
5- Quando tiver apelas 100ml na bandeja, guardar o caldo no frasco da água oxigenada para uso futuro.

O segredo é o seguinte: o acetato de cobre II em meio ácido corroe cobre formando acetato de cobre I! Daí você tem o ateque por duas vias e a solução fica cada vez mais forte.

O acetato de cobre II é uma solução azulada, enquanto que o acetato de cobre I é verde. Dá para ver um virar o outro quando a solução de ácido está acabando.

Eu deixei de transformar o acetato de cobre em peracetato de ferro por causa da sugeira. Ele tem os mesmos problemas de manchas que o Percloreto.

Para esta versão do processo, eu me inspirei neste artigo que explica como fazer a corrosão com regeneração aérea por cloreto cúprico. Eu só troquei o ácido!

Se você usar este processo indefinidamente, vai ter uma solução cada vez mais forte e que pode ser compartilhada com os amigos!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
vitorwolff
Visitante
« Responder #79 : 17 de Maio de 2012, as 10:56:03 »

Eu esqueci de mencionar o fato de que colocaria o bombril agora que a minha solução já virou acetato ferroso.
Eu deixei ela concentrando por uns 4 dias já, se eu colocar uma placa dentro e deixar dentra da solução com um pedaço de bombril, eu acredito que não precisaria retirar o cobre posteriomente, assim tendo uma formula que aos poucos se auto regenera sabe.
O acetato ferroso não é um ácido forte, mas o acetato férrico é e como de qualquer modo a solução vai ter que virar acetato ferroso, para depois oxidar. Eu achei que colocando o bombril no acetato férrico seria possível ir retirando o cobre e também com a ajuda da atmosfera ir transformando o produto da solução.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #80 : 17 de Maio de 2012, as 17:55:29 »

Se você deixar qualquer coida de ferro permenentemente na solução, ela fica permanentemente no estado de sal ferroso e não vai corroer mais nada. Tem que fazer o processo como foi descrito. Primeiro tira o cobre, depois oxida, depois usa. Uma coisa por vez.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #81 : 17 de Maio de 2012, as 20:53:15 »

Esta semana fiz minha primeira corrosão com este método. Não ficou perfeito, mas funcionou. Demorou bastante, o que acredito ser por causa da temperatura aqui e também pela qualidade dos produtos usados. Aliás, gastei dois reais para fazer a solução.
Obrigado por compartilhar a ideia!  Palmas
Registrado

Guitar Craft
vitorwolff
Visitante
« Responder #82 : 17 de Maio de 2012, as 22:29:13 »

Eu fiz mais uma placa, dessa vez eu fiz a placa desenhando certinho, teve uma parte nela que ficou falhada porque começou a sair a caneta, mas eu interrompi o curto e verifiquei com o multimetro.
Esse método tem futuro...
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #83 : 19 de Maio de 2012, as 13:21:18 »

Testei... e funciona...
Demorou umas 2 hrs pra corroer a placa, mas foi na boa...
Ta ai a foto da placa... essa solução funciona muito bem...

« Última modificação: 19 de Maio de 2012, as 13:31:03 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Newild
Visitante
« Responder #84 : 30 de Maio de 2012, as 18:30:47 »

Fiz h j (moderador, peço que me suspenda do fórum), coloquei 50ml de agua oxigenada e 100ml de vinagre de alcool ficou o dia inteiro la e a noite a placa tava corroída, ficou bacana, só vou usar isso agora, posso colocar de manha antes de ir trabalhar e quando eu voltar a placa vai estar pronta, aprovado!!!
Registrado
zedoidiao
Visitante
« Responder #85 : 01 de Julho de 2012, as 18:47:29 »

não rola aquecer a mistura pra acelerar o processo quimico? pode ser que não funcione de primeira devido a excesso de agua que deve vir com o vinagre.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #86 : 01 de Julho de 2012, as 19:02:45 »

Aquecer levemente a solução e/ou oxigená-la é bom para acelerar o processo!

Abraço!
Registrado
Metallover
Visitante
« Responder #87 : 26 de Julho de 2012, as 18:36:40 »

você poderia postar um video no You Tube para mim ver como é este processo, apenas mostrando os passos. Obrigado  Legal!.... Desculpa ai  Legal!.
Abraços

« Última modificação: 30 de Julho de 2012, as 19:55:46 por Metallover » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #88 : 26 de Julho de 2012, as 19:46:21 »

vc poderia postar um video n you tube par min ver como e este proceso apenas mostrando os passos.obrigado




Você poderia corrigir o português por favor
Registrado
Metallover
Visitante
« Responder #89 : 26 de Julho de 2012, as 22:39:56 »

vc poderia postar um video n you tube par min ver como e este proceso apenas mostrando os passos.obrigado




Você poderia corrigir o português por favor
Opa, perdão meu caro mas não foi eu que postei, foi meu primo, e eu não vi, se tivesse visto tinha o avisado que aqui não é rede social  Legal!.
Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal