Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Maio de 2024, as 06:00:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Preciso montar um multi uso, alguma sugestão de layout?  (Lida 4413 vezes)
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« : 02 de Setembro de 2013, as 10:44:02 »

Bom dia pessoal, antes de mais nada gostaria de dizer aos moderadores que caso este tópico esteja em lugar errado ou seja indevido favor apagar.
Dou aulas em uma escola de educação especial e como estamos sem equipamento de som, eu propus montar algum amplificador que atendesse a necessidade da escola.
na verdade não precisamos de muita potencia, creio que no max. 40 wts seja o suficiente.
Precisaria de pelo menos duas entradas p-10 para uso de microfones e entrada aux. podendo ser p10 estereo ou RCA.
Pensei em fazer um formato Head com saidas para caixas.
Este amplificador seria usado em palestras(para os pais dos alunos), cursos(sobre autismo) e comemorações(Festas diversas).
Desde já agradeço a atenção de todos e aceito sugestões sobre o projeto.
Abraço
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 02 de Setembro de 2013, as 12:26:10 »

Spectreman, existem muitas alternativas pra sua necessidade.

A mais simples seria comprar uma fonte de 12V 3A e um desses módulos amplificadores pra carro, baratos e de menos de 50W. E depois montar um pré amplificador pra usar com os microfones (pode ser com transistores ou AOs, tem de monte na internet).

Se vai montar do zero, então a melhor opção é usar circuitos integrados amplificadores (estéreos), pois eles são confiáveis, funcionam bem, tem proteção contra curto circuito na saída e proteção térmica.  CIs para carros são ideais, pois usam fonte simples (não simétrica) e podem fornecer até uns 4W por canal em falantes ou caixas  de 4 ohms (acredite, 4W é muito !). Por ex. TDA2005, TDA2003, etc

Pra uso comum eu uso muito o TDA1515 (porque eu tenho um monte desses cis) e fiz esse layout, onde já tem a parte da fonte incorporada, só precisa ligar um transformador de 9 a 12Vac (simples ou com center tap) ou mesmo uma fonte externa DC (até 18Vdc), que ele funciona.  A entrada AUX pode ser ligada nele com opção para um pot duplo (10k a 47k) para volume estéreo. Para usar microfone precisa ter um circuito de pré amplificador e um cabo Y pra poder entrar com o sinal nos dois canais do ci.








Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #2 : 02 de Setembro de 2013, as 13:11:21 »

Xformer, agradeço demais a sua sugestão.
No caso de usar modulos de carro eu já até havia comentado(Sou professor de auto eletrico e som/alarme em outra escola), porem achou mais viavel a construção de um partindo do zero aonde alguns alunos acompanhariam os processos de montagem.
Gostei do seu amplificador, você tem o layout?
Obrigado.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #3 : 02 de Setembro de 2013, as 13:18:06 »

Guitar,

dá uma olhada aqui:

http://www.construyasuvideorockola.com/proyectos_amplificadores.php
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 02 de Setembro de 2013, as 13:29:25 »

Spectreman, eu enviei para seu email IG.

Como o layout era só pra meu uso, eu não coloquei os nomes nem valores dos componentes, então ficaram sem. Mas como o circuito é simples, não é difícil com base no esquema descobrir quem é quem. Além disso os dois canais são iguais, então tem que ter pelo menos dois componentes iguais de cada.  
No layout, o borne triplo do lado esquerdo é o de entrada do sinal, o pino do centro é o terra e os demais das ponta canal esquerdo e direito.  No borne triplo inferior no meio da placa, é o de saída (canais nas pontas e terra no centro). E o borne triplo na direita, pode ser usado com transformador CT de 3 fios (pontas = fases, meio = CT), ou transformador sem CT (use só as pontas) ou uma fonte DC (terra no meio e positivo em qualquer das pontas). Os 4 diodos de retificação são para 3A  (1N5408).  Os capacitores de filtragem da fonte: 2 x 3300uF x 25V pelo menos.  
Não esqueça que precisa de um pré para mics.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2013, as 13:39:47 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #5 : 02 de Setembro de 2013, as 13:34:48 »

Ótimo site Marcos, obrigado.
Na verdade vi até uns esquemas de iluminação que seriam para um projeto futuro.
Obrigado

-----
Xformer, mais uma vez obrigado.
Recebi o arquivo.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2013, as 13:36:40 por GuitarCris » Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #6 : 02 de Setembro de 2013, as 15:14:43 »

No site que o Marcos indicou, acho que tem um projeto que satisfaz sua necessidade, ao ler o título do tópico, tive também a mesma ideia do BigLouis. Cheesy Cheesy
Não sei se no redcircuits tem algo também!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal