Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 11:00:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cálculo para transformador adaptado  (Lida 6218 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #15 : 12 de Maio de 2015, as 13:46:52 »

Pessoal, só uma questão...

 A isolação entre a rede e este novo secundário de alta tensão se dará apenas pelo esmalte dos fios, visto que, o primário é enrolado de uma só vez, apenas abrindo um tap de 127v no enrolamento de 220v.

 O ideal seria verificar se existe alguma isolação entre as camadas (entre o 0-127 e 127-220)... Ou refazer este secundário, isolando-o do primário.

 Eu penso sempre em condições anormais de operação, por exemplo, em caso de falha, a rede pode ficar conectada diretamente ao usuário o que não é nada bom...

 Todo o cuidado é pouco!

 Um abraço,

 Eduardo

Ledod, mas se for refazer o secundário, isolando ele do primário, além de ter de desmontar o transformador, precisaria recalcular tudo, número de espiras, bitola do fio, etc... provavelmente ainda faltará fio, já que colocando uma camada isolante entre primário e secundário acarretará em voltas maiores de fios. Neste caso seria muito mais viável arranjar um transformador maior, desmontar e fazer um transformador ideal ao projeto. Esta adaptação de transformador é mais para testar pequenos projetos, nada definitivo.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #16 : 12 de Maio de 2015, as 14:31:41 »

O ideal seria verificar se existe alguma isolação entre as camadas (entre o 0-127 e 127-220)... Ou refazer este secundário, isolando-o do primário.

 Eu penso sempre em condições anormais de operação, por exemplo, em caso de falha, a rede pode ficar conectada diretamente ao usuário o que não é nada bom...

Bom, acho que já está na hora de eu entrar na conversa.

A observação do Ledod é muito pertinente. Existem transformadores em que os dois tramos do primário são enrolados juntos em uma bobinação bifilar. Esse tipo de transformador é um lixo em todos os sentidos. Mostra a falta de capricho do fabricante e seu descaso com o padrão elétrico brasileiro. Se este for o caso, o transformador não é seguro para ser adaptado, mas não é seguro nem para o uso normal! Pois o que separa um tramo do outro é, novamente, apenas o esmalte do fio.

O ideal é sempre usar transformadores que tenham enrolamentos isolados entre si, tanto entre as partes do primário quanto as do secundário. Infelizmente estão disponíveis no mercado todo tipo de porcarias que podem causar danos sérios a tudo a sua volta. O perigo dessas coisas pegarem fogo é bem real.

Certamente quem pegar um transformador ruim para adaptar, terá um péssimo resultado.

Abraços

Eduardo

PS Kem, conte daqueles transformadores de 1A "real". Eu não posso contar por ética.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #17 : 12 de Maio de 2015, as 16:01:26 »


O ideal é sempre usar transformadores que tenham enrolamentos isolados entre si, tanto entre as partes do primário quanto as do secundário. Infelizmente estão disponíveis no mercado todo tipo de porcarias que podem causar danos sérios a tudo a sua volta. O perigo dessas coisas pegarem fogo é bem real.

Certamente quem pegar um transformador ruim para adaptar, terá um péssimo resultado.


Eduardo, neste caso, como podemos saber se o transformador que estamos utilizando, tem os enrolamentos do primário isolados?
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Guilherme
Visitante
« Responder #18 : 12 de Maio de 2015, as 17:14:30 »

Transformadores pequenos, aqueles de seção magnética e núcleos pequenos, tem alta relação espira por volt, ou seja, precisam de muitas espiras para induzir 1V (um volt) no secundario.

Os Standards que normatizam o assunto (VDE, DIN, IEC, EN etc.), prescrevem que para cada 30Vac, seja entre espiras, camadas ou seções adjacentes, é necessaria a aplicação de isolação apropriada através de dielétricos especificos (papel, mylar, tela, óleo, poliesteres).

É quase certo que os transformadores disponiveis para a grande maioria dos handmakers sejam desprovidos de isolação adequada para esse tipo de adaptação.

Particularmente sou da opinião que essas adaptações não devem ser sugeridas ou ensinadas por nenhum meio, uma vez que não se sabe a experiencia previa do handmaker e muito menos o tipo de transformador que ele tem disponivel para a adaptação.

Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #19 : 13 de Maio de 2015, as 10:40:44 »

Gostaria de saber como podemos identificar se um transformador possui isolação entre os enrolamentos do primário, ou então, qual a melhor forma de fazer este isolamento em um transformador enrolado por nós mesmos, estou para comprar fios para fazer o próprio transformador, e já poderia incluir este procedimento. Procurei mais informações sobre isolamento dos enrolamentos primários e não consegui encontrar.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Guilherme
Visitante
« Responder #20 : 14 de Maio de 2015, as 12:17:39 »

Mallermb, lembre-se que o material dieletrico (isolante) ocupa um espaço consideravel na janela bobinável de um transformador. Então, calcule com muita folga a seção magnetica do nucleo em função da potencia desejada no primario, em VA.

Acho que se você eleger uma seção magnetica de mais ou menos 6cm² (forma de 2,6 x 2,6 cm) você vai poder experimentar bastante e com segurança.

Dessa forma você vai ter área extra suficiente para o material isolante entre camadas e não só entre as seções do(s) primario(s) e secundario(s).

Na Lider Transformadores, em São Paulo-SP, acho que você encontra no varejo materiais isolantes. Para seu caso, papel Kraft alcalino (conhecido comercialmente como Isolex) é perfeito. O ideal seria que você procurasse por Mylar ou Hostaphan de 0,010...0,050mm de espessura porque ocupa muito pouco espaço da area bobinavel, mas não é facil encontrá-los no varejo.

Cuidado para não se machucar ou sofrer prejuizos materiais...
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal