Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 17:12:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvida sobre capacitores em fonte para amplificador válvulado  (Lida 8004 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #15 : 04 de Julho de 2015, as 08:48:40 »

Posso montar esses capacitores dessa maneira?
O resistor é em paralelo com cada capacitor ou paralelo com cada par de capacitor?

Acho que você se enganou. Os capacitores estão em série 3 a 3, formando dois bancos. Acho que a ideia era por em série 2 a 2 para formar 3 bancos.

Os resistores devem ficar em paralelo com cada um dos capacitores. Vai um resistor por capacitor.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #16 : 04 de Julho de 2015, as 11:52:58 »

Posso montar esses capacitores dessa maneira?
O resistor é em paralelo com cada capacitor ou paralelo com cada par de capacitor?

Acho que você se enganou. Os capacitores estão em série 3 a 3, formando dois bancos. Acho que a ideia era por em série 2 a 2 para formar 3 bancos.

Os resistores devem ficar em paralelo com cada um dos capacitores. Vai um resistor por capacitor.

Sim Eduardo, eu me enganei e percebi isso no momento em que eu me dei conta de que havia comprado 6 capacitores pra resultar em 3 series de 47uF e pensei - poxa vida, será que comprei menos do que deveria?  Cry.
Mas desfiz o erro e resolvi fixar os capacitores em pares com uma presilha enforca gato e usar uma placa apenas para afixar, como nessa imagem:

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 04 de Julho de 2015, as 15:46:41 »

Sim Eduardo, eu me enganei e percebi isso no momento em que eu me dei conta de que havia comprado 6 capacitores pra resultar em 3 series de 47uF e pensei - poxa vida, será que comprei menos do que deveria?  Cry.

Quando você liga dois capacitores de 47uF em série, o valor do capacitor resultante cai pela metade (23,5uF), mas a tensão suportada aumenta pelo dobro (no caso de 350V, vira 700V). Os resistores em paralelo ajudam a deixar a tensão sobre cada capacitor iguais, pra que não haja mais tensão em um do que em outro (se a fonte for de 500V, poderia acontecer de ficar 100V num e 400V noutro = explosão), e além disso servem como "bleeders", descarregando as cargas e tensões armazenadas nos capacitores, quando desligamos o amplificador.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #18 : 06 de Julho de 2015, as 11:12:00 »

Me surgiu uma duvida e não quero tomar decisões sem antes consulta-los hehe

A saída de um dos capacitores de 22ufx500v da fonte, no ponto 3 vai direto para dois resistores, 82k e 1M, até ai tudo bem, porém, eu não desfiz essa ligação antes, mantive a que já estava, mas agora me deparei com uma duvida: - o ponto 3 da fonte deve ir direto no ponto 3 do circuito? A ligação ja feita, vem da placa da fonte, mais especificamente do pino central do trimpot, está correto isso? com os novos capacitores que instalei na fonte, não sei onde devo ligar o ponto 3 dos capacitores.

Mais uma imagem pra vocês entenderem minha duvida.
Obs: os pontos onde escrevi nada, é por que não tem nada ligado do outro lado hehe
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 06 de Julho de 2015, as 17:02:29 »

No esquema que você colocou na primeira mensagem do tópico, não tem trimpot algum ligado ao ponto 3. Do ponto 3 da fonte (alta tensão) vai para o ponto 3 nos resistores 82k e 100k.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #20 : 06 de Julho de 2015, as 17:14:54 »

No esquema que você colocou na primeira mensagem do tópico, não tem trimpot algum ligado ao ponto 3. Do ponto 3 da fonte (alta tensão) vai para o ponto 3 nos resistores 82k e 100k.

Sim, e está é justamente a minha duvida por que essa foi a unica ligação que eu não desfiz, ai quando eu fui fazer a ligação do ponto 3, la estava o dito cujo fio ligado no trimpot.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #21 : 06 de Julho de 2015, as 22:00:06 »

aproveitando o embalo do tópico gostaria de tirar uma duvida sobre capacitor pra não ter que abrior outro tópico.
no esquema do Silver Jubilee 2550, vai dois capacitores de 470pF. resolvi comprá-los de silver mica. porém não encontrei no valor de 470pF. somente 500pF e 250pF e 220pF. minha duvida é a seguinte. posso usar o de 500pF ou seria melhor colocar 220+250pF em paralelo? (na duvida eu comprei os 3)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 07 de Julho de 2015, as 09:37:03 »

minha duvida é a seguinte. posso usar o de 500pF ou seria melhor colocar 220+250pF em paralelo?

Se usar 220pF e 250pF em paralelo, o valor fica certo e de acordo com o original. Se usar o de 500pF também não vai ficar muito longe e nem deve dar diferença sonora, já que a tolerância dos capacitores cerâmicos que normalmente são usados não é aquela maravilha. Fica a seu critério.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #23 : 07 de Julho de 2015, as 09:59:25 »

minha duvida é a seguinte. posso usar o de 500pF ou seria melhor colocar 220+250pF em paralelo?

Se usar 220pF e 250pF em paralelo, o valor fica certo e de acordo com o original. Se usar o de 500pF também não vai ficar muito longe e nem deve dar diferença sonora, já que a tolerância dos capacitores cerâmicos que normalmente são usados não é aquela maravilha. Fica a seu critério.
Obrigado pela resposta, vou usar o de 500pF mesmo pois o espaço na PCB ficou meio apertado pra colocar 2  silver mica em paralelo, se fosse cerâmico de disco caberia., vou abrir um tópico com o diário de montagem desse amp e reportar o progresso.
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal