Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 17:25:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Buffer para valvulados.  (Lida 10476 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #15 : 30 de Setembro de 2011, as 12:34:24 »

Ed_gein, inicialmente agradeço o elogio.

Esse buffer se destina ao uso de quando for usar um pre valvulado em um power Estado Solido (transistorizado, CI's).
No circuito onde sao nativos (HotRod e Blues Deville), esta buffer fica no setor que é um loop para pedais/racks de efeitos.

Nada impede que seja utilizado na forma que voce cita.
Mas uma coisa que noto, é que nos amps da Fender, o valor do resistor que vai no catodo das valvulas é de 1K5 quando vai so para uma valvula, e 820R quando o mesmo resistor se divide para 2 catodos.

Se voce reparar, no esquema do Twin que tem no forum , o resistor que menciono é o R6, de 820R, e esta liga a apenas 1 catodo.
No esquema original, o do forum é o Twin 65, o mesmo resistor é de 820R, mas vai a 2 catodos.
Se comparar com outros esquemas, vera a mesma configuracao das valvulas, mas o resistor mencionado é de 1K5.

Sempre montei o Twin mas ao inves de usar 820R eu uso 1K5, so cruncha o normal.

Experimente fazer este teste.
Registrado

Ed_gein
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 487

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #16 : 30 de Setembro de 2011, as 13:25:07 »

Ok Amorin! Esclarecido!

Hoje mesmo tento alterar e posto aqui!

Seus elogios são mais que merecidos, você contribui e muito aqui no fórum! Abraços
Registrado

Live together, die alone...
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #17 : 30 de Setembro de 2011, as 14:10:40 »

Novamente agradeço  Smiley
 
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #18 : 28 de Dezembro de 2011, as 16:19:38 »

Ed_gein, inicialmente agradeço o elogio.

Esse buffer se destina ao uso de quando for usar um pre valvulado em um power Estado Solido (transistorizado, CI's).
No circuito onde sao nativos (HotRod e Blues Deville), esta buffer fica no setor que é um loop para pedais/racks de efeitos.

Nada impede que seja utilizado na forma que voce cita.
Mas uma coisa que noto, é que nos amps da Fender, o valor do resistor que vai no catodo das valvulas é de 1K5 quando vai so para uma valvula, e 820R quando o mesmo resistor se divide para 2 catodos.

Se voce reparar, no esquema do Twin que tem no forum , o resistor que menciono é o R6, de 820R, e esta liga a apenas 1 catodo.
No esquema original, o do forum é o Twin 65, o mesmo resistor é de 820R, mas vai a 2 catodos.
Se comparar com outros esquemas, vera a mesma configuracao das valvulas, mas o resistor mencionado é de 1K5.

Sempre montei o Twin mas ao inves de usar 820R eu uso 1K5, so cruncha o normal.

Experimente fazer este teste.

GrAmorim, primeiro parabéns pelo material, assim como o Chris. Mas... fiquei com algumas dúvidas.

Se o objetivo é equilibrar as impedâncias não esse buffer um dispositivo a ser colocado na saída do pré e na entrada do power? Como ele poderia ser utilizado como loop? Ou ele serve como as duas coisas? Como seriam estas ligações? estou testando um pré que estou desenvolvendo e estou querendo colocar num power valvulado (inicalmente), mas também vai ter um loop de efeitos que eu ia fazer direto nos triôdos... Nesse caso eu não precisaria? Teria como dizer como poderia ligar?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #19 : 28 de Dezembro de 2011, as 17:25:54 »

Esse buffer é da seçao de loop dos modelos citados.
É apenas a parte do send, o pre out.
Tem a finalidade de compatibilizar as impedancias de saida da valvula com entrada de pedais.
Se olhar no esquema de um dos modelos citados, vera que tanto pode ser usado como pre out ou como loop.

A parte do return nao esta presente neste layout, porque minha ideia inicial era de compatibilizar pre valvulado com power estado solido, ja que muitos montam pre valvulado e usam power estado solido por causa do custo final, ou ate mesmo pela versatilidade.
 
Para seu caso teria 2 opcoes:
Se retirar o sinal que vem do anodo da valvula, deve usar este buffer, mais a parte do return.

Tambem pode retirar o sinal do catodo da valvula, neste caso nao precisa deste buffer.

Recomendo que analise os esquemas do Hot Rod, Blues Deville, que usam o sinal retirado do anodo.
E tambem peço para analisar o esquema do Twin Pro Tube, Concert, que tem o sinal retirado do catodo.
Ficara facil voce ter uma referencia para desenvolver seu sistema.
Registrado

designermx2
Visitante
« Responder #20 : 28 de Dezembro de 2011, as 17:45:16 »

Sei que existe uma diferença (óbvio porque uma terá um ajuste de impedância por um buffer e o outro não), mas na sua opinião, qual foi o melhor resultado?
Quanto aos esquemas, vou analisar sim... com certeza!
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2011, as 17:47:05 por designermx2 » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #21 : 28 de Dezembro de 2011, as 19:42:22 »

A diferença nao chega (pelo menos nao parece) ser muito gritante.
O que percebi foi o seguinte:
Nos loops que o sinal é retirado do catodo, parece ter ou conservar, mais o timbre de valvula.

Quando o sinal é retirado do anodo, parece ter um melhor resultado quando se usa pedais de driver no loop.
E tambem conserva mais o timbre do amp.

Nota: nao confundir a descricao, um conserva o  timbre de valvula e o outro conserva o timbre do amp.

Uma outra coisa, nao sei se foi um fato isolado, ou se tem algo a ver. 2 vezes que liguei um pedal delay no loop do Twin, queimou a entrada do pedal.
Este pedal usa op.amp na entrada.
Nunca nada ocorreu quando o pedal usa transistor na entrada.

Lembrando que o Twin tira o sinal de um catodo.

Tecnicamente,  nao sei muito a diferença, salvo que a impedancia é diferente.
No que retira o sinal do anodo, é mais facil adaptar o loop, isso em minha opiniao.

Registrado

Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #22 : 28 de Dezembro de 2011, as 20:29:53 »

Galera pelo o que eu entendi
a ideia do loop de efeitos não é so "casar impedancia"
mas atenuar o sinal que vem do pré para enviar para os efeitos
e no retorno esse sinal é amplificado novamente para enviar para o power.
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #23 : 28 de Dezembro de 2011, as 22:36:17 »

De fato isso é certo!
O buffer se divide em 2 seçoes.
Uma faz a atenuacao, e a outra atua no casamento da impedancia
O que faz a atenuacao sao os resistores na entrada do op.amp.
O op.amp faz o casamento...
Isso pode ser observado nos esquemas dos modelos citados.
Blues Deville: Na junçao de R22 com R20 (TP10) tem 2,34V, e na junçao de R22 com entrada do op.amp tem 111mV (TP11).
Hot Rod: Em R28 (que recebe o sinal do rele) tem 1,2V (TP13), na junçao de R22 com entrada do op.amp tem 66mV (TP14).

Ja a parte do return serve apenas para re-amplificar mesmo.
Caso seja usado outro triodo antes da inversora, nem precisa da parte do return.
Registrado

Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal