Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 18:50:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dist-Over - Pedal diferente, simples e barato de montar.  (Lida 5211 vezes)
rpkonzen
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 3


« : 08 de Janeiro de 2023, as 10:25:28 »

Olá pessoal!

Alguns finais de semana atrás eu estive pesquisando algum pedal bem simples, daqueles que dá para montar numa manhã, coisa simples de fazer até na protoboard.

Eu me deparei com um vídeo no youtube sobre um pedal Electra Distortion. Gostei do som e já comecei a me armar com os componentes e protoboard.

Montei, gostei do som, mas achei que ainda tinha espaço para modificar. Acabei alterando o circuito de polarização para dois resistores, e mexe daqui, mexe de lá e saiu uma idéia um pouco diferente do "normal".

Dei o nome de Dist-Over, porque o pedal é 2 em 1 com um truque bem simples.





Como vocês podem ver, é um preamp com transistor NPN com dois diodos ceifadores na saída. Porém tem um detalhe, o capacitor de bypass no resistor de emissor é chaveado pela chave DPDT. A mesma chave liga o led de sinalização do pedal.

O pedal permanece com o circuito sempre ativo. Quando o capacitor está desligado do circuito, o ganho é menor e temos um leve Overdriver. Quando pisamos na chave ocorrem duas coisas: 1 - o capacitor é adicionado ao circuito, aumentando bastante o ganho do preamp e saturando bem mais o som, produzindo uma distorção. 2 - O led de indicação é ativado.

Tudo isso sem ter que usar uma chave 3PDT nem millenium bypass.

Os componentes são muito fáceis de se encontrar e a montagem não tem nenhum segredo. Assim que possível eu gravo um vídeo pra mostrar o resultado sonoro.


Testem e me digam o que acharam.


Segue o link para o pdf, para impressão mais fácil.

https://drive.google.com/open?id=1MJEX3IeghMG1PKbpt_364safrDbjKE2T&authuser=1&usp=drive_link

Konzen

 Roqueiro
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2023, as 10:37:20 por rpkonzen » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #1 : 09 de Janeiro de 2023, as 10:07:34 »

Num passado distante quando o valor da DPDT era muito abaixo da 3PDT essa ideia teria uma chance de vingar, agora atualmente não justifica fazer split bypass com o valor de uma 3PDT e se tem uma coisa que é meio que sagrada pro tal do bicho guitarra de uns tempos pra cá é o tal do "true bypass"
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #2 : 22 de Janeiro de 2023, as 20:03:37 »

Me lembrou alguns pedais da Lovepedal, que fazem variações desse circuito.
Alguns dele são: COT 50, Tchula, Englishman, Woodrow, JTM, Champ, Les Lius... nem sei sei são só esses!
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal