Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Maio de 2024, as 22:07:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mylar x Poliéster Tradicional - Existe Diferença Afinal???  (Lida 12264 vezes)
juanito640
Visitante
« : 14 de Fevereiro de 2011, as 17:02:54 »

Olá meus caros, ultimamente tenho dado início a uma série de projetos novos e alguns deles no layout se encontram especificados o tipo de capacitor necessário para a montagem correta do mesmo. A questão é a seguinte, a utilização de capacitores de Mylar no lugar de capacitores de Poliéster tradicional realmente traz alguma diferença sonora significativa? Principalmente se forem apenas 2 capacitores do circuito todo? Mais um detalhe que tenho dúvida, no momento da compra, os capacitores de Mylar são identificados com um CL? Se não for onde posso econtrá-los? Pelo que andei estudando, o revestimento usado como Dielétrico é o Mylar que também é um Polímero muito similar ao Poliéster. 
Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #1 : 14 de Fevereiro de 2011, as 17:09:39 »

faz um teste:

monta um bosster clean e testa pra ver, depois tenta um circuito com ganho maior, tipo mini fuzz, easy drive, ai posta aqui o sample pro pessoal analizar.

testar e sempre o maior tira duvida. Smiley
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #2 : 14 de Fevereiro de 2011, as 17:16:23 »

Eu sempre achei que fossem a mesma coisa.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
juanito640
Visitante
« Responder #3 : 14 de Fevereiro de 2011, as 19:49:15 »

Eu sempre achei que fossem a mesma coisa.

Bem pesquisei mais um tiquinho e acho que a resposta está ai:
Mylar is often used to generically refer to polyester film or plastic sheet. However, it is a registered trademark owned by Dupont Tejjin Films for a specific family of plastic sheet products made from the resin Polyethylene Terephthalate (PET). The true generic term for this material is Polyester Film or Plastic Sheet.

Mylar = Folha de PET, e apenas o nome da folha fabricado e registrado pela Dupont, acho que vou abrir um Mylar e um Poliéster tradicional para ver p tamanho da folha essas coisas, porque se afinal são o mesmo material deve ser a disposição dentro do capacitor ou a espessura da folha, resta saber se interfere no timbre...

Outra pergunta, para não fazer outro tópico: Tântalo x Eletrolítico de Alumínio...

Sei que a resposta do tântalo e mais rápida e além de tudo é mais preciso tmb, fiz um Big Muff stock que tem aqueles 5 capacitores de acomplamento eletrolíticos de 1uF, se colocar Tântalo será que dá muita diferença? 
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #4 : 14 de Fevereiro de 2011, as 22:25:14 »

Resposta rápida: não.
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #5 : 21 de Fevereiro de 2011, as 02:58:35 »

juanito640, capacitor, sendo o mesmo valor o circuito vai funcionar, independente se o capacitor for ceramico, poliester, mylar, polipropileno, stiroflex, etc.....

Acontece o seguinte, cada tipo de capacitor tem diferenças.

Montei um mesmo pré em 3 versoes usando capacitores stiroflex , panassoni, e aqueles verdinhos.

Deu uma boa diferença entre cada versao.

Os panassonic tiveram som  mais limpo e claros, os verdinhos nem tao bons mas aceitaveis.

Se montar este mesmo pré usando capacitores ceramicos, vai ficar um som meio de radio AM (to apelando um pouco).

Certa vez montei um pedal, apenas para testar, usei capacitores ceramicos, na ocasiao era um sabado e eu nao tinha os capacitores em poliester.

O pedal funcionou, ate bem, embora o som as vezes ficava meio embolado, sem qualidade.

Quando montei o pedal final, usando capacitores de poliester a qualidade foi outra, nem se comparava.


Mas em geral, no seu caso, dependendo  do resto do seu set de equipamentos, nem seja tao percepitivel a diferença sonora.

Tenho o audio de dois mesmo pedal, trara-se de um Boss CE-2, um fabricaçao Japonesa e outro fabricaçao Taiwan,  o som de um tem uma leve diferença do outro, mesmo sendo o mesmo circuito.
A diferença de um para o outro esta q um usa capacitores stiroflex (Japao) e o outro usa capacitores verdinhos (Taiwan).

No versao Taiwan, vc percebe q tem menos grave, e falta algumas frequencias harmonicas.

Esta é a diferença q fara cada tipo de capacitor.
Pois cada tipo tem respostas diferente...

Mensagem Mesclada
Juanito640 desculpe, nao tinha visto seu post sobre os de tantalo.

Observe q os pedais MXR originais usam capacitores de tantalo no acoplamentos de sinais.

Ja percebeu a diferença de som dos MXR e de outros pedais mesmo o circuito sendo parecido como no caso de alguns DOD?

Faça seus testes e poste a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) para comparar opinioes.

Um Abraço.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2011, as 03:05:35 por GrAmorin » Registrado

EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 21 de Fevereiro de 2011, as 10:19:18 »

juanito640

Os gringos chegam a dizer que o Tantalo tem uma sonoridade "valvulada"... com toda aquela história de harmonicos e tal.

Eu acho que na época que inventaram o ts8, não era tão fácil encontrar capacitores polarizados de valores de baixos.

Tempos atraz eu montei um ts8 tonepad e fiz o teste, não percebi diferença de timbre entre o eletrolítico, tantalo e poliéster. Provavelmente se eu montasse 3 e comparasse lado-a-lado, teria uma pequena diferença, mas não acredito que seja tão pronunciada.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #7 : 21 de Fevereiro de 2011, as 12:23:20 »

Em frequências de áudio, é muito mais provável que tais variações sejam devidas a pequenas variações de valor, dentro das tolerâncias de cada material, do que do material propriamente dito.  Variações tonais realmente existirão, dependendo de cada material diferente, perceptíveis num bom analisador de espectro (e num super ouvido...), se os valores forem os mesmos, por causa das diferentes reatâncias em cada caso.  Mais uma vez, uma questão de "mojo", na minha humilde opinião.  Há várias análises sérias sobre esse assunto disponíveis na Internet.
Registrado

Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #8 : 21 de Fevereiro de 2011, as 13:50:53 »

 Bem, complementando tudo o que foi dito até agora, sobre os tântalo, eles possuem uma característica não linear em função da frequência, ou seja, teoricamente seriam ruins para áudio. Entretanto, talvez essa não linearidade é que faz do uso dele num circuito como o do TS o tão cultuado som que ele produz!
 Realmente, a eletrônica é um assunto místico...
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 21 de Fevereiro de 2011, as 20:06:52 »

juanito640

Os gringos chegam a dizer que o Tantalo tem uma sonoridade "valvulada"... com toda aquela história de harmonicos e tal.

Eu acho que na época que inventaram o ts8, não era tão fácil encontrar capacitores polarizados de valores de baixos.

Tempos atraz eu montei um ts8 tonepad e fiz o teste, não percebi diferença de timbre entre o eletrolítico, tantalo e poliéster. Provavelmente se eu montasse 3 e comparasse lado-a-lado, teria uma pequena diferença, mas não acredito que seja tão pronunciada.


EddieTavares, os q os gringos falam tem ate um pouco a ver. Por exemplo no caso dos pedais MXR. O som fica, digamos, vintage. O som fica com uma sonoridade tipo de epoca...

No seu caso do TS, de fato quase q nao se perceberia a diferença. A menos q fosse colocado um ao lado do outro.

Mas mesmo assim, pode acontecer de nao ser tao perceptivel, porque?

Muitas vezes nao se trata de termos ouvidos com tal percepcao, depende t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) dos equipamentos e isntrumentos q temos, e tipo de pegada...

Eu sempre faço testes lado a lado.

Um caso q tive foi o seguinte:

Comparei o som de um TS9 com um SD1, bem quase todos sabem q os dois pedais tem os circuitos bem semelhantes, salvo o clip de diodos e valor do capacitor de TONE e um outro capacitor.

Foi usado nos teste os seguintes equipamentos:

Amplificadores Marshall Valvestate 8080, Fender RocPro 700.

Guitarras Fender Mod Richie Sambora, Jackson (nao me lembro mais o modelo, esta ta comigo a quase 20 anos) Ibanez (com captadores EMG 81) uma guitarra de luthieria com captadores Dimarzio Evolution e Super distortion.

Pedais Ibanez TS9, Boss SD1, AB Box artesanal.

Os testes consistiram em Powerchords, Harmonicos, acordes abertos, acordes fechados, algumas escalas, e alguns pequenos riffs.

A diferença foi praticamente imperceptivel qnd foi usado o Marshall 8080 em ambas guitarras.
No RocPro a diferença foi razoavel a boa diferença dependendo da guitarra q foi testada.


O q acontece é q alguns amplificadores respondem a frequencias q outros nao respondem. Tem amplificadores q valorizam os graves, outros atuam mais nos medios, e outros trabalham mais com os agudos.
Algumas guitarras tem emissao de frequencias q outras nao tem, timbres e sonoridades distintas.

A "pegada" t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) pode fazer a diferença.

E assim vai...

Pouco mais recemtemente fiz um teste semelhante, desta vez foi com um TS9 e um TS7.
O TS9 usa 2 tantalo no TONE, e o TS7 usava eletroliticos.
A diferença ficou dependendo dos equipamentos usados.
Foi muita pouca diferença a media, conforme os amps e guitas....


A poucos dias vi a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) no forum um usuario comentando nao ter percebido diferenca usando JRC4558 e RC 4558 nestes pedais, é a mewsma coisa q coloquei a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Alias, eu iria colocar este post la, mas nao encontrei ele no momento.


Mensagem Mesclada
Em frequências de áudio, é muito mais provável que tais variações sejam devidas a pequenas variações de valor, dentro das tolerâncias de cada material, do que do material propriamente dito.  Variações tonais realmente existirão, dependendo de cada material diferente, perceptíveis num bom analisador de espectro (e num super ouvido...), se os valores forem os mesmos, por causa das diferentes reatâncias em cada caso.  Mais uma vez, uma questão de "mojo", na minha humilde opinião.  Há várias análises sérias sobre esse assunto disponíveis na Internet.

Adiel, concordo plenamente com o q vc diz.
Apenas acrescentando, as variaçoes tonais podem depender da velocidade de resposta dos materiais.
Isto so é visto em equipamentos especificos como osciloscopio, analizadores de espectro e outros.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2011, as 20:13:40 por GrAmorin » Registrado

xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #10 : 22 de Fevereiro de 2011, as 12:29:44 »

Falou tudo! Wink
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal