Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 11 de Maio de 2024, as 15:20:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reviver um anúncio antigo  (Lida 4388 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 22 de Fevereiro de 2014, as 13:25:45 »

X, deixe-me dar um pitaco sobre as regras.

Em primeiro lugar, digo que sou a favor, por e pelas regras.

Recentemente saí de grupos no facebook de DIY (handmades e handmakers) exatamente por não haver uma clara definição das regras e me deparar com comentários racistas e preconceituosos, não os aceito e ponto!

Mas como você sabe, existe uma diferença entre justiça enquanto conceito e justiça enquanto instituição.

O conceito de justiça é o que é certo e justo para todos, enquanto que a justiça como instituição é o conjunto de regras que são definidas por alguns que detem o poder.

Portanto, justiça enquanto instituição, é a lei do mais forte.   Quem tem o poder define o que é certo e o que é errado.

No caso das vendas, quando o vendedor altera o preço, a situação cai no limbo jurídico, naquela área onde o justo não concorda com o jurídico.

Fica claro que dar up para provocar uma resposta a um assunto levantado por um, e que não obteve resposta, é uma poluição pois se ninguem respondeu é porque não há ou não se sabe o que responder.

Mas no caso das vendas, na alteração de preço, o up é plenamente justificavel e até é de bem comum pois alguem que não comprou por não concordar com o primeiro preço, pode se beneficiar com a alteração do mesmo.

No final, a função do moderador é de manter a existência do fórum o mais próximo do que se pode chamar de ótimo.

Mesmo que, as vezes, tenha-se que "olhar para o outro lado".


Abraço e entenda que o meu objetivo é o melhor para todos nos, pois eu defendo o nosso Handmades.
 
    

« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, as 13:29:30 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 22 de Fevereiro de 2014, as 13:55:58 »

Dividi o tópico, pra não desvirtuar o anúncio do Ricardo.

Bom, primeiramente eu apenas coloquei um aviso dentro do post, sem com isso prejudicar o significado e o objetivo do anúncio (reanunciar e alterar o preço), qualquer coisa podemos reverter, simplesmente apagando meus comentários. Como podem verificar.
Observem que recentemente (nos últimos dias) ocorreram vários rebaixamentos de preços em vários anúncios de diversos participantes (Electric Effects, Rafambass, Alex). Em todos eles eu coloquei meu ponto de vista sobre a regra de não poder fazer o up e ficou por isso mesmo (apenas o Alex removeu o post por ser ele administrador e ter como fazer isso e o Electric pediu desculpas). E aconselhei a que fizessem um anúncio novo (não é proibido nas regras fazer anúncio novo da mesma coisa).  Até para o Alex eu comentei que anúncio velho não vende coisa. Melhor fazer um anúncio novo, com o preço novo, foto nova, já com as dúvidas e esclarecimentos suscitados no anúncio anterior. Assim vem uma coisa renovada mas sem parecer que é um "up", as pessoas não vão se lembrar que já teve o anúncio antigo e com mais chances de venda. Dessa forma, não haverá controvérsia (eu fui questionado em mensagens privadas, por mais de um) com a regra e fica todo mundo certo. Como disse em outro post, eu não fiz as regras nem participei delas, apenas estou seguindo o que entendo que é pra fazer (eu não recebi manual de instruções de moderador) e tento fazer com bom senso, imparcialidade e consistência. Assim como na proibição do internetês, muitas mensagens são toleradas (eu tenho uma lista de termos de internetês) e deixo passar (por ex. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ,  T+, he he he, que por não terem relevância na mensagem, eu tolero). Sendo rigoroso, até os emoticons seriam considerados internetês.
Por fim, as regras e as leis (do país inclusive, você que o diga no seu mote) nem sempre são justas, a justiça é difícil de ser conseguida e aplicada 100%, cabe a nós seguirmos no que pudermos as regras, por mais duras ou injustas que sejam (até que sejam modificadas).
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, as 13:59:52 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 22 de Fevereiro de 2014, as 14:14:28 »

Entendo o seu raciocínio.

Achei até que a sua "promoção" a moderador foi de muito bom proveito para todos nos, pois é claro o seu interesse no maior objetivo do Handmades que é a divulgação de conhecimento.

No caso da criação de um novo tópico para a divulgação de um produto com preço mais baixo ou condições de aquisição diferentes do primeiro, isso é mais prejudicial que um up, pois é uma prática ha muito condenável aqui, abrir tópicos sem necessidade, ou seja, desde muito tempo é mais aceitável que um ache um tópico sobre o assunto que deseje informação e poste neste tópico a sua dúvida, pois assim o assunto fica concentrado num único tópico e não espalhado.

É uma lâmina de dois gumes, ou as regras são extremamente prolíxas e definem tudo ao mínimo detalhe, ou elas são mais sucintas e a moderação tem um jogo de cintura para saber o que será melhor para o bem de todos.

Acho que no caso em específico, o melhor para todos é que na seção de vendas, os ups motivados por baixa nos preços sejam tolerados pelo bem comum.


Abraço.

« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, as 15:10:31 por xformer » Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #3 : 22 de Fevereiro de 2014, as 14:28:02 »

xformer

Realmente é de meu entendimento que o up é contra as regras mas infelizmente é única maneira do tópico voltar as vistas de todos. A meu ver ninguém fica vasculhando as subpastas de anúncios de vendas de equipamentos pra procurar algo. Entendo também a ideia do loop infinito de anúncios e até peço que me desculpe mas se a ideia é não poluir os posts e não encher demais os servidores com coisas desnecessárias imagino que o up seja a forma mais limpa de se fazer com que o anúncio reapareça.

Abraços!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 22 de Fevereiro de 2014, as 14:34:59 »

Citar
Acho que no caso em específico, o melhor para todos é que na seção de vendas, os ups motivados por baixa nos preços sejam tolerados pelo bem comum.
 

Como eu escrevi, eu não apaguei nenhum up de anúncio e só escrevi o aviso, de forma que eu entendo que não teve outra consequência.  Quem entender que não deve fazer o up do anúncio pode criar um novo ou pode ser preguiçoso e apenas mudar o preço e escrever uma mensagem dizendo que abaixou o preço, fazendo o up dessa forma.  

Citar
No caso da criação de um novo tópico para a divulgação de um produto com preço mais baixo ou condições de aquisição diferentes do primeiro, isso é mais prejudicial que um up, pois é uma prática há muito condenável aqui, abrir tópicos sem necessidade,

Depende, se o anúncio já estiver carregado de mensagens e páginas, pode perturbar mais que um anúncio limpo e novo. Além disso a inundação de ups é mais rápida de se fazer e polui mais o índice de últimas mensagens (alguns fizeram 3 ou 4 de uma vez).

Citar
entendo também a ideia do loop infinito de anúncios e até peço que me desculpe mas se a ideia é não poluir os posts e não encher demais os servidores com coisas desnecessárias imagino que o up seja a forma mais limpa de se fazer com que o anúncio reapareça.

Por exemplo, seu anúncio já estava poluído e tinha o "rabo" de outras mensagens. Temos que voltar e subir até o primeiro post pra ver o que é (descrição, foto, etc) e entender que algumas coisas já tinham sido vendidas. Não seria melhor criar um novo anúncio, limpo e direto no ponto ? Também tenho preguiça e não quero ficar rolando tela pra ver o anúncio.  

Só espero que não sejamos inundados por revivals de anúncios antigos, e que no fim, os anúncios revividos voltem pro fundo da listagem.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, as 15:06:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #5 : 23 de Fevereiro de 2014, as 03:23:19 »

Para o agrado de ambas as partes, teria alguma forma de apagar o anúncio anterior antes de se criar um novo? Mesmo que seja pedindo aos administradores do fórum? Ou se tivesse alguma forma de tópicos que são criados na parte de vendas, possam ser excluídos por seus criadores para não sobrecarregar os administradores.

É possível configurar o fórum dessa forma?
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2014, as 03:26:40 por cesar.carazza » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 23 de Fevereiro de 2014, as 07:17:00 »

Para o agrado de ambas as partes, teria alguma forma de apagar o anúncio anterior antes de se criar um novo? Mesmo que seja pedindo aos administradores do fórum? Ou se tivesse alguma forma de tópicos que são criados na parte de vendas, possam ser excluídos por seus criadores para não sobrecarregar os administradores.

É possível configurar o fórum dessa forma?

No momento para apagar uma mensagem ou o tópico inteiro, só os administradores e moderadores. Não sei se há como configurar e deixar essa opção para pelo menos o criador do tópico anúncio fazer a exclusão. Deixo para os administradores se manifestarem a respeito.
Mas fico disponível para fazer essa operação de apagamento do anúncio caso seja solicitado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #7 : 23 de Fevereiro de 2014, as 10:34:13 »

Eu acho que já estou pedindo demais, mas seria interessante se tivesse outro ranking de tópicos só para vendas (talvez abaixo do atual ranking), porque teve uma semana que o fórum parecia um site de vendas. São só sugestões, se for benéfico para todos e fácil de se concretizar.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #8 : 23 de Fevereiro de 2014, as 13:27:36 »

Legal que as discussões acabam levando ao aperfeiçoamento do fórum. E embora não tenha a ver com o assunto "up", vou aproveitar o tema da moderação para um comentário que há tempos reluto em fazer. Acho ótimo o cuidado com o internetês e a linguagem apropriada, principalmente para facilitar a vida de estrangeiros quem usam tradutores para compreender o português e também para garantir um mínimo de bom gosto e compreensão das mensagem. Só acho que é perigoso a correção do texto, em termos gramaticais, pois já vi mais de uma vez a moderação (não sei quem foi) corrigir mensagens equivocadamente. Nosso idioma é complicado mesmo, e a menos que o dominemos plenamente, sugiro evitar fazer esse tipo de revisão. 
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 23 de Fevereiro de 2014, as 18:32:48 »

Poderia citar um exemplo dessa correção equivocada? Há vários problemas que persistem e são de difícil compreensão, como esse do verbo haver no sentido de existir...rs. Legal!

"MAIS" tem coisa pior e mais comum!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #10 : 23 de Fevereiro de 2014, as 21:22:24 »

Sinceramente, Alex, leio muitos tópicos e não lembro agora em qual eu vi a "emenda-pior-que-o-soneto"... Mas também não era esse o objetivo quando decidi comentar (por isso fiquei relutante desde que vi a tal correção); pois tenho certeza que a intenção é a melhor possível. A coisa é delicada mesmo.  Roll Eyes

A internet tem esse apelo de relaxamento, de descuido com as regras (especialmente as gramaticais), etc. Quando eu escrevo no meu blog, faço o texto direto, sem parar para ficar escolhendo as palavras, cuidando de duplos sentidos, de modo que seja o mais natural possível, como se estivesse conversando pessoalmente. Excluindo os que escrevem por profissão, creio que a maioria das pessoas se relaciona assim com os textos da internet. Nosso fórum também tem este jeito gostoso de conversa entre amigos, em que muitas coisas são plenamente perdoáveis. Claro que há extremos, que podem provocar dificuldade de compreensão, e aí não tem jeito mesmo; mas também há as pessoas quem têm uma dificuldade real com a língua, mas que têm todo direito de participar sem se sentir intimidados porque podem ser corrigidos diante de todos.

Sei lá... Como disse, é um assunto delicado. Nossa vantagem é exatamente podermos conversar por aqui mesmo e ir polindo as arestas. Smiley
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 23 de Fevereiro de 2014, as 21:35:10 »

Minha mensagem foi mais cômica do que crítica.

Certamente há coisas mais passáveis, mas há extremos que sacrificam a inteligibilidade, talvez o bom senso possa fazer a distinção...

Não haveremos de travar grandes batalhas por conta disso, concorda?

Quem puder corrigir o texto acima, por favor!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #12 : 23 de Fevereiro de 2014, as 22:07:25 »


Quem puder corrigir o texto acima, por favor!

 Cheesy Cheesy Cheesy

Claro que não há batalhas, amigo handmaker! 
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal