Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 13:05:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Orange Tiny Terror  (Lida 28459 vezes)
Tuning_handmade
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 3


"todo olho verá, toda lingua confessará"


« : 30 de Dezembro de 2009, as 20:13:42 »

Boa noite a todos.
 
  Andei um grande tempo longe do forum (desde a conclusão do direct drive) por causa dovestiblar. Pois bem agora aqui estou com um novo projeto. O Orange Tiny Terror: http://www.youtube.com/watch?v=6_VfqiPeTIU
  Ao procurar pela internet, eu encontrei um cara que o clonou e postou o seguinte esquema
http://www.trinityamps.com/ForumGallery/TinyTerror/Tiny_Terror_Layout_v.1.11.jpg
  Porém, tive uma duvida. Quais transformadores usar para o esquema??E Alguém aqui da comunidade o clonou??

Abraços a Todos
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #1 : 04 de Janeiro de 2010, as 20:13:44 »

achei Usando a busca na primeira pagina do handmades:

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_fireboard&Itemid=72&func=view&catid=14&id=

espero que ajude.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Leandro dkv
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 65

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 25



« Responder #2 : 04 de Março de 2013, as 20:58:13 »

Boa noite,com a ajuda do Xformer eu consegui montar um Orange Tiny Terror ,funciona igual ao original...precisando tirar dúvidas estou ao dispor.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 04 de Março de 2013, as 21:48:38 »

Este esquema é bom:



Eu sei porque tenho o Tiny e já fiz as comparações (apenas a numeração dos componentes não bate com o original).

Quanto aos transformadores:

Alimentação, primário "a gosto", e secundários: HT 238V (modo 15W) com derivação em 173V (modo 7W), 150 mA NO MÍNIMO. Para os filamentos, 6,3V, acho que uns 2A dão conta.  

Saída, qualquer transformador para EL84 em push-pull, tipo este: http://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=3466

Dica: a comutação entre os modos 15W e 7W é feita simplesmente pela mudança da tensão no secundário HT, com uma chave de 1 polo e 2 posições com parada central (ON-OFF-ON), que também funciona para o stand-by. Então fica assim: no "primeiro ON" é ligado 238V e tem-se 15W, no "segundo ON" é ligado 173V e tem-se 7W, e na parada central nada é ligado e o amp fica em stand-by.
« Última modificação: 04 de Março de 2013, as 21:58:30 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #4 : 04 de Março de 2013, as 21:58:29 »

Boa noite,com a ajuda do Xformer eu consegui montar um Orange Tiny Terror ,funciona igual ao original...precisando tirar dúvidas estou ao dispor.

Quanto mais ou menos foi gasto no projeto, e onde foram compradas as peças?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 04 de Março de 2013, as 22:00:00 »

Vais gastar uns R$ 800,00, fora gabinete.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #6 : 04 de Março de 2013, as 22:08:05 »

Que bacana que montaram e deu certo, eu estou doido pra montar um desse!!

Leandro dkv, tem como você falar mais um pouquinho dessa montagem? Você seguiu esse esquema postado pelo Finck? Você alterou alguma coisa?? Já agradeço desde já a ajuda!

Só fiquei com medo desse esquematico pois fiquei em dúvida quanto aos capacitores eletroliticos da fonte, eles não estão invertidos?? Porque nesse simbolo de capacitor a parte reta não é o positivo?
Desculpem a pergunta!
« Última modificação: 04 de Março de 2013, as 23:23:01 por nevio » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 05 de Março de 2013, as 07:33:53 »

Observando os demais capacitores eletrolíticos no esquema, veja que o cara considerou a parte curva sempre como POSITIVO, então, certo ou não em termos de simbologia, está coerente...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 06 de Março de 2013, as 21:51:45 »

Minha ajuda foi que eu nomeei as válvulas e seus pinos e fiz o desenho correto dos triodos e pentodos, acertei os símbolos dos capacitores e coloquei algumas tensões de referência em verde (obtidas por simulação) pra checar o ampli montado.





Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #9 : 06 de Março de 2013, as 22:19:28 »

Duas mods interessantes que eu fiz no meu e deram certo:

1) Trocar o resistor de catodo das EL84 por um de 150 ohms (original é de 120 ohms). Usando uma chave, coloca-se um segundo resistor em paralelo, baixando o "valor total" para cerca de 80 ohms quando o amp está no modo 7W (no meu caso eu troquei a chave 7W/Standby/15W por uma de duas seções, assim a mudança ocorre "automaticamente" com a mudança de potência). Isso é recomendado por que o resistor de 120 ohms é baixo demais para o modo 15W (as EL84 trabalham muito "quentes", deixando a distorção bem gostosa, mas sacrificando a vida útil) e alto demais para 7W (as EL84 trabalham muito "frias", deixando o timbre sem graça).

2) Trocar o resistor de 1K2 que está ligado aos catodos da segunda 12AX7 (phase inverter), por um de valor menor (usei 680 ohms). Com isso, o ganho gerado no phase inverter diminui (no Tiny, o phase inverter também é responsável pelo ganho, por isso que o amp consegue ter um ganho bem alto usando apenas 2 válvulas no pré). Obtem-se menos "drive de pré", permitindo ressaltar mais o "drive de power" (dependendo da regulagem de ganho e volume, óbvio). Pode-se usar uma chave para alternar entre os valores, mas não é recomendável fazer a mudança com o amp ligado.

Ah, o amp funciona com 12AU7 no lugar das 12AX7, nas duas posições ou em apenas uma. Menos ganho, menos distorção e menos "ardido". Com duas 12AU7, há quem diga que fica um timbre bem "Vox" (não posso confirmar porque nunca toquei num Vox).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 10 de Março de 2013, as 10:48:08 »

Leandro, você vai colocar as fotos do Tiny Terror montado ? Eu vi (e ouvi) só desmontado. Agora fiquei curioso pra ver o amplificador terminado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #11 : 23 de Março de 2013, as 01:37:21 »

Olá amigos, eu estou montando o SLO mas já estou de olho no Tiny Terror!! Rs...

Achei uma documentação nesse site:  http://www42.trademe.co.nz/Browse/Listing.aspx?id=508780711

Tem um esquematico(inclusive com um LOOP) e fotos: http://mpcamplification.com/TT_Clone.zip

Aqui um video desse clone da documentação:  http://mpcamplification.com/tt/index.html

Abraços
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #12 : 23 de Março de 2013, as 10:00:29 »

Segue o conselho do tio Finck e vai neste link aí em baixo (o que não invalida os que você postou):

http://music-electronics-forum.com/t1477/

O pessoal de lá descreve muitas experiências com o circuito do Tiny, então eu acho que será de grande ajuda para você.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
tiagojoy
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.509

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277



WWW
« Responder #13 : 23 de Março de 2013, as 11:54:20 »

Esse é um projeto que eu queria montar um pra mim!
Registrado

Marcel.
Visitante
« Responder #14 : 23 de Março de 2013, as 13:39:26 »

Também tou de olho, hein!
Nevio, tou de olho naquele seu atomic 16 também, hein? Tou curiosíssimo pra ver você terminar e conhecer o som dele, cara...
Parasse ele, foi?

Abraços!
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal