Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 14:46:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte simétrica 15+15 por 3A para TDA2030 Brigde e Pré Clean HM  (Lida 9626 vezes)
JoaoVarios
Visitante
« : 01 de Maio de 2012, as 00:57:11 »

Pessoal, estou querendo montar um amplificador completo (pré+power) utilizando um transformador 15+15 de 3A que tenho aqui.

No fórum mesmo encontrei os esquemas e layouts para o pré e o power.

Tratam-se do Pré Clean HM e do TDA2030 Brigde 35w

Agora me falta o esquema para a fonte de força para ambos.

Vi muitos esquemas, inclusive o sugerido pelo GrAmorin no tópico Regulador de tensão para fonte simétrica com + de 3A , mas não sei se serve para a minha utilização.

Aliás, vi tanta coisa que já nem sei se o transformador que tenho serve para o meu projeto  Sad

Gostaria que os amigos do fórum me ajudassem, seja apontando um esquema ou layout de fonte para ligar esse pré e power ou apontando outro(s) esquema(s) de pré e power para esse transformador que eu tenho, lembrando que trata-se de um transformador 15+15 de 3A com center tape, isto é, 3 fios no secundário, com ~34v de uma ponta a outra.

Ps.: Gostaria de um pré e um power simples, haja vista que vou utiliza-lo para ligar um microfone para pequenas palestras (cerca de 40 pessoas), sendo assim, não precisa ser um pré com efeitos nem muitos controles, até mesmo porque a grana tá curta.

Desde já agradeço a atenção de todos.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 01 de Maio de 2012, as 07:32:00 »

Oi João

A pior forma de se começar um projeto é pelo transformador que já tem na prateleira. O certo é escolher um projeto que atenda as suas necessidades e partir daí. Se der para aproveitar algo que já tem, ótimo. Se não der, venda as peças que tem e compre novas.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #2 : 01 de Maio de 2012, as 09:31:18 »

O Eduardo está certíssimo, mas por uma feliz coincidência eu creio que o seu transformador pode ser aproveitado.

Com o seu transformador 15+15 você conseguirá 21 V entre o terra e cada um dos rails (após retificado) e poderia usar dois reguladores, um para obter 18V para o TDA e outro para obter a tensão adequada para o pré. Em minha opinião, regular fonte para amplificador não é a melhor opção (prefiro deixar "solta"), mas no seu caso é a saída (ou você pode usar algum circuito de filtragem que faça a tensão cair para cerca de 18V)

Para o regulador do power, veja o esquema que está no site http://www.decdun.me.uk/gainclone6.html

 (OPS! A IMAGEM NÃO APARECEU, ENTÃO EU EDITEI O TÓPICO... mas basta ver o link postado que ela está lá)

O CI LM338 é um regulador ajustável parrudo, então dará conta do recado (eu a montei para um LM3886 que toca o subwoofer do meu home theater, o menino pede cerca de 5A, e a fonte já está operando há mais de 1 ano sem problemas). Você deve redimensionar os resistores para a tensão adequada ao seu caso (no site indicado tem link para uma planilha de cálculo, ou procure o datasheet do LM338). Para retificação, escolha diodos ou ponte que suportem a corrente (eu usei diodos MUR860).
 
A capacidade de corrente do transformador dá conta do TDA, e o pré deve consumir muito pouco, então o seu transformador daria conta. Mas, para o pré, eu recomendaria usar uma fontezinha regulada com transformador, para minimizar ao máximo os ruídos (e com o bônus de você ter os dois módulos totalmente independentes).

Abraço

Finck
« Última modificação: 01 de Maio de 2012, as 11:17:15 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Albuquerque
Visitante
« Responder #3 : 01 de Maio de 2012, as 10:35:22 »

Olá denovo João Varios (Ou "Chaves Varios")  Cheesy
Existe ainda outra forma, que a meu ver é mais eficiente "no seu caso" específico.
Com os mesmos layouts, você só precisará trocar os TDAs por outros com capacidade de voltagem maior.
Por exemplo, o TDA2030 suporta até 18V, o TDA2040 já suporta 20V e o TDA2050 suporta até em torno de 24V. Se seu transformador, já com retificação, der picos de 21V o mais indicado será o TDA2050.
Se você colocar um TDA2050 só precisará mudar o valor de uns poucos resistores e capacitores, os quais você vê a diferença nos datasheets.
O TDA2050 com um transformador de 15+15 x 3A toca muuuito!!!!
E o pré clean do site o Release Candidate Rev. 1.6 vai suportar também fonte com esse mesmo transformador e consumo lá em baixo. A meu ver é o casamento perfeito dentro de suas expectativas junto ao que você já tem.  Wink

Abraços,
Rafael Albuquerque.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #4 : 01 de Maio de 2012, as 11:45:30 »

O Albuquerque tem toda razão!

Na internet tem muitos circuitos parecidos com este que você quer montar... na época que o TMC lançou este projeto, eu pesquisei e encontrei uma variação usando TDA2050. Pode usar a mesma placa, pois as modificações são mínimas.

Para o projeto da fonte, utilize apenas a parte da fonte do C386, layout do Plautz, creio que dá certo, pois para o pré você terá de usar reguladores de tensão para baixar a tensão de 24V para 12V ou 15V (depende do do seu gosto).

Acredito que esta é a solução perfeita para que você use o seu transformador no projeto.

Abraço!
Registrado
JoaoVarios
Visitante
« Responder #5 : 02 de Maio de 2012, as 01:13:45 »

A pior forma de se começar um projeto é pelo transformador que já tem na prateleira. O certo é escolher um projeto que atenda as suas necessidades e partir daí. Se der para aproveitar algo que já tem, ótimo. Se não der, venda as peças que tem e compre novas.

Já tinha isso em mente, Eduardo, mas como a grana ta curta estava tentando montar algo com o que já tenho aqui.
De qualquer forma, obrigado pela dica.

Sendo assim, suponhamos que eu esqueça o transformador que tenho aqui e vá comprar um novo, o ideal seria um transformador de 12+12 2A, certo?


Assim, depois de retificado e filtrado ele daria ~16,8v.

Dessa forma eu colocaria um regulador de 15v para o pré e deixaria a fonte livre (sem regulagem) para o power, que suporta até 18v.

Esta certo o raciocínio?

(só pra constar: o cálculo pra "achar" o valor da tensão depois de retificado é:Vf=(1,4xVi)-0,5, onde:
Vf=tensão depois de retificada
1,4= raiz quadrada de 2
Vi= tensão do secundário do transformador
certo?)

Finck, Albuquerque e Lamer

Primeiramente obrigado pelas ideias e dicas.

Foram tão uteis que estou pensando em junta-las e melhorar um projeto que já parecia muito bom.

Estou pensando em montar power e pré separados.

Para o power usaria o meu transformador e TDAs2050, assim teria um power mais potente do que eu pensava e que atenderia com folga minha necessidade.

Para montar o pré compraria um transformador de 12+12 com ~500mA. Trata-se de um transformador barato, portanto, não encareceria tanto o projeto.

Assim, teria um bom amplificador sem tem que quebrar tanto a cabeça com modificações, regulagens de tensão, fontes, etc.

Não pretendia gastar comprando outro transformador, mas me parece a ideia mais sensata.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #6 : 02 de Maio de 2012, as 11:49:10 »

JoãoVarios, sei que você está começando agora, porém de qualquer forma você terá de fazer uma placa fonte. No caso de usar 2 transformadores, serão necessárias 2 placas de fonte.

Por isso eu sugiro que você faça uma fonte com derivação para o pré. Pois neste caso você faz apenas uma placa. A retificação pode ser feita por diodos ou por ponte retificadora. Ponte retificadora é mais prática pois se for modelo KBU4x, serão necessários apenas 4 furos na placa.

http://www.handmades.com.br/conteudo/projetos/pdfs/C386%201.2.pdf

Este amplificador está tudo em uma placa só... mas examine a parte da fonte é isto que eu quero que você entenda. Este circuito de fonte é o qual você precisa.

Não há nada de extraordinário, a fonte é bem simples e eficaz!

Abraço
Registrado
JoaoVarios
Visitante
« Responder #7 : 03 de Maio de 2012, as 16:57:59 »

...eu sugiro que você faça uma fonte com derivação para o pré.

Lamer, analisei o ciruito que você citou


e realmente é bem simples.

Só tenho uma duvida: usando a mesma fonte para pré e power não haverá interferencias que poderiam causar ruidos, como disse o Fink?

...para o pré, eu recomendaria usar uma fontezinha regulada com transformador, para minimizar ao máximo os ruídos (e com o bônus de você ter os dois módulos totalmente independentes).

Outra coisa, no caso de usar uma fonte só como você disse, na placa da fonte terão então duas saídas: uma regulada para o pré e outra não regulada para o power, certo?

Ps.: Gostaria de agradecer a todos que opinaram aqui. Fico muito feliz por ver a solidariedade do pessoal.
Aprendi muito e espero que me perdoem por tanta encheção de saco.
Sei que preciso aprender muita coisa ainda, e que para isso é preciso estudar e é o que pretendo fazer, mas a correria as vezes nos faz procurar atalhos...
E se tem duas coisas que me faltam é tempo e dinheiro Cheesy
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #8 : 03 de Maio de 2012, as 21:36:38 »

Na verdade teria que redesenhar apenas a parte da fonte, perto dos LMs ficaria os conectores da tensão regulada, e após os capacitores de 2200uF os conectores que serão ligados ao power.

Eu acho que este tipo de fonte seja muito eficiente, só houvi elogios do  amplificador que usa esta fonte!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 06 de Maio de 2012, as 19:33:22 »

Se precisar de um layout pronto pra fonte power + pré, tem um layout que fiz faz tempo...
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1618.0
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
JoaoVarios
Visitante
« Responder #10 : 06 de Maio de 2012, as 23:29:14 »

Se precisar de um layout pronto pra fonte power + pré, tem um layout que fiz faz tempo...
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1618.0

Kem, cerveja como é a pressa e o cansaço.

Antes de criar esse tópico procurei muito por um layout de uma fonte como essas.

Procurei tanto e vi tanta coisa que estava cansado demais pra entender esses layouts e perceber que havia 2 saídas nessas fontes, uma regulada para o pré e outra não-regulada para o power, exatamente o que eu precisava Toma na Cabeça

Agora me sinto um !@#$@#%(*&& por ter criado esse tópico quando na verdade já tinha encontrado a solução mas não tinha visto porque não olhei direito Batendo Cabeça

Porém, ele não foi de todo perdido, afinal, aprendi muito com as respostas do pessoal e mais uma vez agradeço pela paciência e cooperação de todos.

Por mim podem trancar o tópico. Legal!

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal