Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 10 de Maio de 2024, as 16:36:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pojetando Captadores  (Lida 18251 vezes)
007
Visitante
« : 01 de Abril de 2014, as 17:44:12 »

Alguém sabae o cálculo de relação da bobina de um captador e sua resitrência elétrica? Obrigado.
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, as 18:15:13 por 007 » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 01 de Abril de 2014, as 19:02:44 »

Antes você precisa saber o diâmetro do fio e usar uma tabela AWG (tem na internet) para descobrir a bitola. A mesma tabela te fornecerá a resistência elétrica desta bitola por quilômetro de fio. Divida o valor encontrado por 100.000 e guarde (é o valor da resistência do fio por cm, um número bem pequeno). Dica: não dá para medir o diâmetro com paquímetro, é preciso um micrômetro com boa precisão, de preferência digital.

A seguir, você precisa medir o perímetro externo do enrolamento, tentar deduzir o perímetro interno (com base no tamanho dos imãs, a menos que você tenha um carretel parecido e vazio, aí é só medir). Calcule a média entre os dois e converta para cm, se for o caso. Esse valor representa o comprimento médio de uma espira.

Aí fica fácil:

Resistência medida do captador / resistência do fio por cm = comprimento total de fio em cm.

Comprimento do fio em cm / comprimento médio da espira = número aproximado de espiras.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Guilherme
Visitante
« Responder #2 : 01 de Abril de 2014, as 20:15:16 »

Fabricantes de pu's que informam a Rdc e o calibre do fio utilizado em seus modelos, como a Fralin faz, estão dando todos os bizús para uma clonagem quase perfeita. Se o p.u. for single fica mais fácil ainda.

A imagem abaixo é auto-explicativa e a única outra coisa necessária é uma tabela de fios esmaltados que informe a resistência por metro, ou quilometro. Mais ou pouquinho de aritmética básica e....pronto. As tabelas dos fabricantes de esmaltados são bem mais confiáveis.


Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 01 de Abril de 2014, as 20:40:26 »

A conta dessa figura aí está confusa.  Acho que um dos termos da fórmula deveria ser 0,5 x b x pi  e não 0,5 x a x pi.  De qualquer forma, com a ou com b, nunca vai dar 18,99.  Só se for conta de bêbado   Grin
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, as 21:21:01 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 01 de Abril de 2014, as 21:28:48 »

O Xformer está certo, realmente deveria ser 0,5 *B * Pi, para "compensar" o raio da curva nas extremidades (supondo um carretel no formato oblongo). Mas "A" também não pode ser a medida "de ponta a ponta", tem que ser descontada do valor de "B", que vai ser igual a 2 vezes o raio da curva.

Ainda, A e B são as dimensões INTERNAS do carretel, e não as externas. Se forem tomadas as medidas externas, o comprimento resultante da "espira média" ficará maior do que o perímetro externo do carretel, e isso não é verdade...

A "espira média" tem que ser aproximadamente equivalente ao perímetro do carretel "meio vazio" (ou "meio cheio", se a Poliana estiver na área...).

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 831



« Responder #5 : 01 de Abril de 2014, as 23:12:02 »

 Eu creio que a fórmula mais correta para se ter essa "média" nessa figura seria:

Lm = 2*a + 2*b + 2*PI*(R/2) => Lm = 2*a + 2*b + R*PI.  

Onde Lm é o comprimento "médio" das espiras,  R equivale à espessura do enrolamento
(altura da camada de espiras). Como está na figura:




Notem que essa fórmula só vale para esse molde do núcleo com perfil retangular, do carretel da bobina.

Seguindo as medidas do exemplo anterior e supondo que R= 1cm teremos

Lm= 2*7 + 2*1 + 1*PI =>  Lm = 19,14 cm


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Bom!

A vantagem dessa fórmula é que ela vale para todas as dimensões desse molde de bobina retangular, ao contrário da fórmula prática que está presa somente à dimensão padronizada.
Pode-se até trocar "a" por "b"...  Roll Eyes

Mas é claro que se colocar as medidas padronizadas ela vai dar um resultado mais preciso.

Vejamos:  b = 6,05 cm a = 0,765 cm  R = ...

Quem falou que não temos R?  R pode ser a altura da aba da bobina => R = 0,425  cm (ou 4,25 mm)

(está aqui)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Então :

Lm = 2* 6,05 + 2*0,765 + 0,425*3,14 => 12,1 + 1,53 + 1,3345  => Lm = 14,9645 cm

Nada mal não?

É nóis  Grin


Abs  Anjo
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, as 23:15:19 por Matec » Registrado
Bacelete
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 177

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 21



« Responder #6 : 02 de Abril de 2014, as 08:23:00 »

Recomendo usar essa calculadora online http://www.jdguitarworks.com/coil/coil.html tem ate modelos de captadores consagrados.
Registrado
007
Visitante
« Responder #7 : 02 de Abril de 2014, as 16:49:32 »

Creio que a resposta anterior já fcha o assunto. Agora só falta eu ver como coseguir mais ganho na parte magnética.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #8 : 02 de Abril de 2014, as 17:18:49 »

Se forem pickups single, remover o imã cerâmico e colocar pequenas pastilhas de neodímio encostadas nos pinos metálicos pode resolver. Dica que me foi passada há tempos pelo Kem, se não me engano...

Em humbuckers, só trocando a barra por uma mais forte (a menos que haja espaço para acrescentar adicionais, em baixo do original, ou nos lados externos dos pinos metálicos.

Não sei exatamente onde você quer chegar, mas um booster (um "reforçador ativo") não daria conta do recado, com o bônus de maior flexibilidade? Lembre-se de que quanto mais "forte" o pickup (estou me referindo ao conjunto magnético), menos brilho ele apresenta, e, via de regra, mais embolado é o som.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
007
Visitante
« Responder #9 : 02 de Abril de 2014, as 18:26:15 »

Na verdade minha intenção é montar um trio de captadores simples de alto ganho e imã de alnico5. Sei que terei usar bobinas maiores, mas me preocupa a parte magnética. já pensei em usar 12 pinos de alnico 5, tipo stratocaster. Porém não posso exagerar, pois imãs fortes demais atrapalham a vibração das cordas.

Você poderia pelo menos prestar mais atenção ao escrever os títulos dos tópicos e revisá-los antes de apertar salvar.
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, as 18:38:18 por xformer » Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #10 : 02 de Abril de 2014, as 18:32:52 »

Captadores single com alto ganho não vão gerar mais ruídos, pelo que entendo quanto mais ganho maiores a chances de ruídos indesejáveis.

Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Guilherme
Visitante
« Responder #11 : 02 de Abril de 2014, as 18:54:00 »

ESPIRAS x RESISTENCIA

*******************************************************************

Citar
A conta dessa figura aí está confusa.  Acho que um dos termos da fórmula deveria ser 0,5 x b x pi  e não 0,5 x a x pi.  De qualquer forma, com a ou com b, nunca vai dar 18,99.  Só se for conta de bêbado

Pronto, revisado e corrigido 

Correto Matec, quando R é conhecido ou pode ser facilmente mensurado a sua formuleta é justissima.

Mas quando se está projetando uma bobina simples, de uma só seção continua, e R ainda é incógnito, entrar 0,5aPi na formuleta dá resultados bem práticos.

abraços

Guilherme

Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 02 de Abril de 2014, as 20:05:22 »

Se quer ganho, esqueça Alnico! Use barras de imã cerâmico e lâminas no lugar de pinos!

Ou então use pinos de calibre maior!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
007
Visitante
« Responder #13 : 02 de Abril de 2014, as 20:43:43 »

Já tive captadores seramicos em todas as minhas  guitarras e sempre achei que faltava lago no som. Os pinos de alnico que encontrei até agora foram esses:

http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1572-ima_de_alnico_em_pinos
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 02 de Abril de 2014, as 20:54:20 »

Normalmente (não sempre!!!) o timbre vai para um lado enquanto o ganho vai para o outro. A relação costuma ser inversamente proporcional.

Singles com bastante ganho mantendo algo do timbre tradicional, só se usar uma forma diferente da tradicional de fazê-los.

Na verdade a questão é mais simples: que som é esse de singles que você pretende alcançar?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal