Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 18:08:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Biblioteca Gauss Markov  (Lida 8967 vezes)
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« : 06 de Maio de 2010, as 15:21:46 »

Uma das dificuldades que eu senti quando iniciei no eagle foi encontrar a library com o componente certo. Pesquisando sobre isso na net descobri que o Gauss Markov disponibilizou uma library somente para componentes usados em pedais, e também um tutorial para instalar a mesma. O link é esse

http://gaussmarkov.net/wordpress/tools/software/eagle-cad/

e a library está aí para baixar. Acredito que seja muito útil.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #1 : 07 de Maio de 2010, as 19:03:59 »

Essa lbr é bem legal... acredito ser a que a maioria usa aqui...

Atualmente eu tenho usado uma lbr própria...
Peguei as peças que mais me interessam na lbr do GM e do Eagle mesmo, e editei pra ficar do meu gosto...
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #2 : 07 de Maio de 2010, as 20:05:59 »

Particularmente acho essa biblioteca um lixo, mas há quem goste.

Como o Big, também tenho uma LBR própria.

Acho que, para os que não sabem criar ou alterar bibliotecas, até é aceitável seu uso, desde que certos cuidados sejam tomados, principalmente com relação aos tamanhos dos componentes e/ou ilhas dos mesmos.
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #3 : 07 de Maio de 2010, as 20:33:50 »

Particularmente acho essa biblioteca um lixo

Explica isso um pouquinho melhor. Afinal de contas seria uma excelente aula sobre o eagle.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
plautz
Visitante
« Responder #4 : 08 de Maio de 2010, as 11:14:53 »

Não é nada relacionado a estrutura funcional da biblioteca. Ela está certa, do ponto de vista funcional do eagle.

O que eu acho um lixo é o fato dos componentes terem tamanhos minúsculos e as ilhas serem muito finas.

Faça assim: crie um layout apenas com componentes dessa biblioteca. Imprima e vá comprar as peças.

Você vai notar que, tirando os resistores (que podem ser usados em pé) e mais uma ou outra peça, a grande maioria não terá o tamanho igual ao que está impresso.

Além disso, fazer a placa com as ilhas delas é complicado (e bem mais ainda é quando usa a placa: a ilha descola na primeira soldagem).

O autor poderia ter um pouco mais de trabalho, pelo menos nessa parte.
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #5 : 08 de Maio de 2010, as 13:20:39 »

O que eu, como iniciante no eagle, gostei dessa biblioteca pela facilidade de encontrar os componentes mais usados em um só local, sem precisar revirar toda a biblioteca do eagle. Eu fiz um layout do distortion+ usando os componentes dela, com exceção do 741, que usei o do eagle mesmo. Eu uso o eagle somente para criar um layout inicial. A placa final eu faço no corel, usando na ilhas e trilhas o padrão do tonepad. Nesse meu layout, tirando como base o tamanho do 741, aparentemente os outros componentes estão mais ou menos encaixando. Mas só quero fazer a placa quando testar o layout na prontolabor, e também estou sem impressora para testar se a distância entre as ilhas está mesmo ok. Depois que eu li seu post, eu fiz uma plaquinha com o 741 do gauss e realmente as ilhas, apesar de estarem no tamanho certo, são inviavelmente pequenas. Quem for usar a biblioteca do gauss é bom ficar atento aos avisos do plautz para evitar surpresas desagradáveis.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
plautz
Visitante
« Responder #6 : 08 de Maio de 2010, as 16:19:25 »

Não é preciso ficar revirando biblioteca do Eagle pra nada.

Praticamente tudo o que se usa, exceto componentes ativos, chaves e jacks, está na bribliteca "RCL".

Para os demais é só usar a função de busca do Eagle. Sim, o Eagle tem uma função de busca.

Por exemplo: queremos colocar um 4558 em um projeto. Com a janela do esquema aberto clicamos no botão "add" (ou iserimos esse comando na barra de comandos) e, ao aparecer a caixa de componentes, embaixo dos parâmetros da busca (a caixa abaixo dos itens Smds | Description | Preview) o seguinte:

*4558*

E apertamos enter.

Veja o resultado.

Agora não me venha dizer "mas que maravilha, não sabia disso". Está tudo no manual, é só uma questão de ler (o manual, para quem não sabe, é instalado com o Eagle automaticamente).

Não troco o eagle por nenhum outro software, nem minha biblioteca personalizada.

Fui.
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #7 : 08 de Maio de 2010, as 16:43:24 »

Obrigadão mesmo pela dica e pelo puxão de orelha. E eu adoro ler manuais, mas esse passou batido.  Cheesy

Realmente, pelo pouco tempo de uso dá para notar que o programa é mesmo MUITO BOM!
« Última modificação: 08 de Maio de 2010, as 16:58:19 por Jairo » Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
mothes
Visitante
« Responder #8 : 08 de Maio de 2010, as 17:54:45 »


Não troco o eagle por nenhum outro software, nem minha biblioteca personalizada.


Seria pedir muito, você disponibilizar essa biblioteca para nós?  Tongue

Abraços
Registrado
LOBO
Visitante
« Responder #9 : 08 de Maio de 2010, as 20:29:11 »

Eu tenho alguns tutoriais de como utilizar o eagle e em um deles -  me parece  - que ensina a alterar o tamanho das ilhas, trilhas etc (transformar o mil e mic em mm e tal) assim poderia utilizar a bilioteca gm e alterar as ilhas no final mas quanto ao tamanho dos componentes possuir diferenças dos reais esse defeito eu não sabia!! interessante, valeu pela informação.

Meu problema principal quando uso a gm, entretanto, é que , ao mudar o grid para mm em alguns casos (transistores principalmente), alguns terminais não se conectam no esquema. E também ocorre algo semelhante quando se faz layout e há componentes com ilhas de formatos e tamanhos diferentes (quadrados, cículos e ovais).
Registrado
Güero 2.0
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.817

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 55


Kiss the frog


« Responder #10 : 17 de Maio de 2010, as 22:21:16 »

Uso só LBR tunada! Smiley
Registrado

"A Oceânia está em guerra com a Lestásia."
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #11 : 18 de Maio de 2010, as 22:51:14 »

Uso só LBR tunada! Smiley

[2]

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #12 : 19 de Maio de 2010, as 02:52:59 »

Meu problema principal quando uso a gm, entretanto, é que , ao mudar o grid para mm em alguns casos (transistores principalmente), alguns terminais não se conectam no esquema. E também ocorre algo semelhante quando se faz layout e há componentes com ilhas de formatos e tamanhos diferentes (quadrados, cículos e ovais).

É a mesma coisa que acontece com a biblioteca do LM3886 original, que é podre de ruim.

Solução? Conserta! Não é tão difícil.

Dica: O fato de ao alterar o grid no esquema fazer com que os terminais não se conectem indica que na criação da biblioteca não foi usado um múltiplo de polegada, que é o padrão para espaçamento de terminais.

Mensagem Mesclada

Não troco o eagle por nenhum outro software, nem minha biblioteca personalizada.


Seria pedir muito, você disponibilizar essa biblioteca para nós?  Tongue

Abraços

Desculpe meu caro.

Biblioteca tem mais tempo de trabalho em cima do que qualquer layout.

Essa, ficarei devendo.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #13 : 19 de Maio de 2010, as 08:42:30 »

Eu t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) não largo o Eagle por nada...e to começando minha LBR pessoal, tem um tutorial que peguei do eagle que ensina até mesmo como fazer as próprias LBR, que coloquei o link abaixo. Espero que ajude quem tiver interesse.

Abraços!

http://www.4shared.com/document/Rh2zR1Uw/apostila_eagle_4x.html
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal