Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 07:40:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida em amplificador TDA2003  (Lida 7149 vezes)
Blum
Visitante
« : 10 de Agosto de 2012, as 02:35:13 »

Olá!

Acabei de montar um amplificador mono utiliando o TDA2003 e esta funcionando tranquilo. segue o link: http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/1449.pdf

Agora oque pretendo fazer é o seguinte, conectar um cabo estéreo na saída de som do computador e injetar os dois sinais (L e R) simultâneamente na entrada do circuito amplificador, sendo assim, mesmo o amplificador sendo mono irá sair som estereo.

Minha dúvida é sem existem algum risco de estragar algum dos elementos, principalmente no computador ? Não sei se o processo é o mesmo dos daqueles rádio com um único alto falante, mas se for acredito que funcionei assim.

Aguardo auxílio.

Obrigado!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 10 de Agosto de 2012, as 03:09:50 »

Eu recomendaria ligar a saida de cada canal do PC (L e R) a um resistor, unir os resistores e ligar a entrada do TDA.
Registrado

marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #2 : 10 de Agosto de 2012, as 07:08:05 »

Eu recomendaria ligar a saida de cada canal do PC (L e R) a um resistor, unir os resistores e ligar a entrada do TDA.

Buenas

Já fiz isto e funciona bem.
Utilizei dois resistores de 1k dentro do jack P2 estereo conectados em um cabo mono.

Espero ter ajudado.

Abraço
Registrado
Blum
Visitante
« Responder #3 : 10 de Agosto de 2012, as 14:08:54 »

Citar
Eu recomendaria ligar a saida de cada canal do PC (L e R) a um resistor, unir os resistores e ligar a entrada do TDA.

Citar
Já fiz isto e funciona bem.
Utilizei dois resistores de 1k dentro do jack P2 estereo conectados em um cabo mono.

Seria isso a ser feito então: http://s1115.photobucket.com/albums/k542/Andersonblum/?action=view&current=PC-AMP-TDA2003.jpg

GrAmorin, qual o valor recomendado do resistor, pode ser 1K ohm como disse marcioulguim ? e com esse resistor devidamente instalado, não haveram riscos, correto ?
« Última modificação: 10 de Agosto de 2012, as 14:37:27 por Blum » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 10 de Agosto de 2012, as 15:32:34 »

Exatamente como mostra na imagem.
O valor recomendado de 1K, pelo marcioulguim, é um valor ideal.
Registrado

Blum
Visitante
« Responder #5 : 10 de Agosto de 2012, as 15:52:27 »

Ok!

Acabei de inserir os resistores e esta tudo funcionando muito bem!

Outra coisa, estou usando um potenciometro de 50K ohms para regular o volume, mas a mudança no volume é meio brusca. Troquei por um pot de 1K ohm e continuou do mesmo jeito.
Sera que um potenciomentro logaritimico seria o mais recomendado ? Caso seja, que valor seria o ideal para esse Amplificador ?

Obrigado pessoal!

 
« Última modificação: 11 de Agosto de 2012, as 04:07:36 por Blum » Registrado
Blum
Visitante
« Responder #6 : 14 de Agosto de 2012, as 03:43:27 »

Pesquisei e descobri que existe um potenciometro 'reverse log' que, acredito eu, ser o inverso do log, ou seja, ele vai 'abrindo' muito pouco no inicio e no final 'abre' bem mais, correto ?

Esse pot tende a custar o mesmo valor dos pots log ?

Abraço!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #7 : 14 de Agosto de 2012, as 08:42:08 »

Os pots de curva "C" e "W" são muito difíceis de serem encontrados no Brasil. Na Smallbear por exemplo, eles custam US$1.00 a mais que os Alpha de curvas comuns.

Mas tem pessoas aqui do site ques os vendem.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 14 de Agosto de 2012, as 08:51:57 »

Pesquisei e descobri que existe um potenciometro 'reverse log' que, acredito eu, ser o inverso do log, ou seja, ele vai 'abrindo' muito pouco no inicio e no final 'abre' bem mais, correto ?

Errado. O log normal abre pouco no começo e muito no final. O reverso abre muito no começo e pouco no final.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 14 de Agosto de 2012, as 09:55:43 »

Ok!

Acabei de inserir os resistores e esta tudo funcionando muito bem!

Outra coisa, estou usando um potenciometro de 50K ohms para regular o volume, mas a mudança no volume é meio brusca. Troquei por um pot de 1K ohm e continuou do mesmo jeito.
O pot que você esta usando não é linear? Veja se não é 50KB... o Log é 50KA.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Blum
Visitante
« Responder #10 : 14 de Agosto de 2012, as 15:05:16 »

Citar
Os pots de curva "C" e "W" são muito difíceis de serem encontrados no Brasil. Na Smallbear por exemplo, eles custam US$1.00 a mais que os Alpha de curvas comuns.

Mas tem pessoas aqui do site ques os vendem.

Valeu Marcos Câmara! Vou pesquisar a respeito.

Citar
Errado. O log normal abre pouco no começo e muito no final. O reverso abre muito no começo e pouco no final.

Eduardo, li isso em um forum mas talvez eu tenha entendido errado. Se for possível dê uma olhada no link, ok : http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-potenciometro-linear/753691?s=7359e305fa9bd9be1578d70d8e8f72ac&amp;

Aqui nesta parte da explicação que diz "se a resistência aumentar muito rápido no início do cursor e ir aumentando mais devegar no fim do cursor!, ele será um potenciômetro logarítmico" ele esta querendo dizer que quanto mais resistencia menos o potenciometro abre, então por isso que abre pouco no início, seria isso ?

Citar
O pot que você esta usando não é linear? Veja se não é 50KB... o Log é 50KA.

Kem, sim o potenciometro que estou usando é linear, esta escrito 50KB...sendo a letra 'B' correspondente a pot linear, correto ?


Oque esta acontecendo é que o volume do computador esta no máximo então, quanto o injeto no amplificador, qualquer mínimo giro no potenciometro o volume fica razoavelmente alto.
Não sei qual deveria ser o valor ideal ou qual tipo de curva que o potenciometro deve ter para esse caso.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #11 : 14 de Agosto de 2012, as 15:13:48 »

Blum o Eduardo está certo.

Por isso se usa potenciômetros de curva "A" logarítimo para volumes (principalmente de amplificadores).

Se no seu caso o som já aumenta muito no início, é sinal de que usou um linear "B".
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #12 : 14 de Agosto de 2012, as 16:00:39 »

Eduardo, li isso em um forum mas talvez eu tenha entendido errado. Se for possível dê uma olhada no link, ok

Você entendou certo! O cara do outro fórum é que falou errado!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Blum
Visitante
« Responder #13 : 14 de Agosto de 2012, as 16:25:37 »

Citar
Blum o Eduardo está certo.

Por isso se usa potenciômetros de curva "A" logarítimo para volumes (principalmente de amplificadores).

Se no seu caso o som já aumenta muito no início, é sinal de que usou um linear "B".

Citar
Você entendou certo! O cara do outro fórum é que falou errado!

O potenciometro que usei é linear sim Marcos, pois alem de estar identificado como "B" eu verifiquei com um multímetro.
Vou testar com um LOG para ver o resultado.

Só para fins de conhecimento, esse 'reverse log' teria a curva reversa á do log comum, certo ? Qual é a letra que o identifica ?
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #14 : 14 de Agosto de 2012, as 16:38:06 »

Isso mesmo. A letra do reverse log ou anti-log é a "C".
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal