Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 13:34:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Resistor de precisão  (Lida 11865 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« : 07 de Novembro de 2012, as 08:53:39 »

Pessoal estou com uma fonte de notebook que de ontem pra hoje passou a não funcionar mais (nem liga) suspeito que ocorreu devido a eu ter ligado em 220v embora ela seja bivolt. Antes só tinha ligado em 127v.

Pois bem, o fato foi que eu a abri e encontrei um resistor de precisão de 5 faixas partido! cores vermelho, vermelho, preto, preto e vermelho (220 ohms ou 20k ?) . Isso olhando ele de uma forma e como eu não estou acostumado com esse tipo de resistor resolvi pedir ajuda aos colegas aqui pra identificar o valor desse resistor. Eu acho que ele seja de 220 ohms porém não tenho certeza disso e não quero queimar a fonte que me custou 100 dilmas novinha há 3 meses atrás.

Depois vou dar jeito de postar foto do resistor partido pra que voces possam tentar me ajudar melhor.

Ahh queria saber também se posso usar um resistor comum no lugar desse de 5 faixas.

Abraços
« Última modificação: 07 de Novembro de 2012, as 08:58:21 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #1 : 07 de Novembro de 2012, as 09:00:38 »

Dar pra trocar por um comum até dá, mas tem que ver como fica a tensão de saída,
passei por situação parecida, não sei se por não ser de precisão, ele começo a me dar
18,5v na saída e o normal seria 19,43, acredito que se você identificou o resistor corretamente,
vale o teste e conferir a medição depois!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #2 : 07 de Novembro de 2012, as 09:06:55 »

Esse resistor é de 220R, a última faixa sendo vermelha indica que a tolerância é de 2%.
Registrado
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #3 : 07 de Novembro de 2012, as 09:15:13 »

Exatamente como o Marcos escreveu,aqui tem uma calculadora online de resitores de 4,5 e 6 faixas,pode ser usar outro resistor no lugar a diferença e que se o resistor for de 100 ohms e 1%, ele com certeza vai medir entre 99 e 101,ja os resistores comuns podem ter variação bem maior, de 5% ou 10%, sem que estejam ruins.

http://rmeletronica.com.br/arquivos/resistor/5band.html
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #4 : 07 de Novembro de 2012, as 09:50:50 »

ele começo a me dar 18,5v na saída e o normal seria 19,43, acredito que se você identificou o resistor corretamente

Por acaso seu note seria um Dell ou HP também ?

-----
Exatamente como o Marcos escreveu,aqui tem uma calculadora online de resitores de 4,5 e 6 faixas,pode ser usar outro resistor no lugar a diferença e que se o resistor for de 100 ohms e 1%, ele com certeza vai medir entre 99 e 101,ja os resistores comuns podem ter variação bem maior, de 5% ou 10%, sem que estejam ruins.

http://rmeletronica.com.br/arquivos/resistor/5band.html

Eu usei essa calculadora antes mesmo de criar o tópico e mesmo assim persistiu a minha dúvida entre ele ser de 220 ohms ou 20k
« Última modificação: 07 de Novembro de 2012, as 09:53:42 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #5 : 07 de Novembro de 2012, as 11:20:37 »

HP DV6 alguma coisa, não lembro porque não tenho mais o bichinho já foi vendido, o que eu fiz na fonte na época foi diminuir um pouco o resistor,
até bater a tensão que eu queria, sei que não é o mais bonito, mas o atual proprietário nunca veio reclamar de problemas inclusive é meu cliente hoje em dia!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #6 : 07 de Novembro de 2012, as 11:45:31 »

HP DV6 alguma coisa

Suspeitei porque sei dessas duas marcas de computador só funcionam com fontes específicas.

Abaixo as fotos que prometi:







« Última modificação: 07 de Novembro de 2012, as 11:48:45 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #7 : 07 de Novembro de 2012, as 11:49:23 »

A fonte é original do notebook? Se sim qual modelo do note?
porque dai eu tenho aqui provavelmente eu posso comparar!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #8 : 07 de Novembro de 2012, as 11:52:13 »

A fonte é original do notebook? Se sim qual modelo do note?
porque dai eu tenho aqui provavelmente eu posso comparar!

É original sim mas, comprei pelo mercado livre e quando abri ela descobri indícios que ela é "refurbished" ou seja já foi consertada e me venderam como nova!

O modelo do note é o DELL Inspiron 1525 e a fonte é uma PA 12

mais uma foto abaixo:

« Última modificação: 07 de Novembro de 2012, as 11:55:34 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
vinealonso
Visitante
« Responder #9 : 07 de Novembro de 2012, as 12:25:17 »

É original sim mas, comprei pelo mercado livre e quando abri ela descobri indícios que ela é "refurbished" ou seja já foi consertada e me venderam como nova!

Bossman, você só descobriu isso depois de liberar o pagamento? Ainda sim acho que pode acionar o mercado livre e reclamar.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 07 de Novembro de 2012, as 12:31:55 »

Bossman, você só descobriu isso depois de liberar o pagamento? Ainda sim acho que pode acionar o mercado livre e reclamar.

Sim por que a fonte vem lacrada e por eu ter aberto acho que perdi o direito a qualquer garantia
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
vinealonso
Visitante
« Responder #11 : 07 de Novembro de 2012, as 12:38:42 »

Mas acho que antes disso, o anúncio era enganoso, então você tem direito de reclamar, independente de ter aberto ou não...
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #12 : 07 de Novembro de 2012, as 12:40:34 »

Diga que foi na autorizada e eles que abriram  Wink
Isso é bem comum Grin
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #13 : 07 de Novembro de 2012, as 12:42:28 »

O que não é comum é um resistor desses abrir assim do nada, se ele abriu deve ter algo mais ai ou pelo "caminho".

Pode parecer loucura, mas se tratando de fonte de notebook para reposição, eu prefiro as genéricas, tipo essas da clone ou leadership, porque essas eu tenho certeza que ninguem falsificou ou mexeu...
Igual a bateria, entre pagar uma fortuna em lojas físicas ou comprar uma barata na net e ser enganado, eu compro baterias genéricas.

Como nossos amigos disseram tente a troca, que por experiência própria, deve ter mais cachorro neste mato.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2012, as 12:52:01 por felixmeirelles » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #14 : 07 de Novembro de 2012, as 13:39:19 »

O que não é comum é um resistor desses abrir assim do nada, se ele abriu deve ter algo mais ai ou pelo "caminho".

Ontem quando eu tentei ligar em 127v ela chegou a funcionar quando eu dei umas balanças fortes, o led de indicação acendia e apagava e depois nem isso acho que foi ai nesse momento que o resistor partiu

Pode parecer loucura, mas se tratando de fonte de notebook para reposição, eu prefiro as genéricas, tipo essas da clone ou leadership, porque essas eu tenho certeza que ninguem falsificou ou mexeu...

Incrivelmente(tá bom... nem tão incrivelmente assim) a HP e a DELL tem uma política de suas peças de reposição só servirem nos seus aparelhos e a fonte é um desses casos. Saí pra procurar uma genérica e nenhuma das que eu encontrei funcionou no meu note e fui informado por um dos vendedores que com a HP taqmbém acontece isso.

É dose...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal