Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 20:48:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Power Supply para pedais  (Lida 17817 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #30 : 23 de Abril de 2011, as 15:21:20 »

É isso mesmo Bec2010.
As cores mudam dependendo do fabricante, mas geralmente sempre tem o preto em uma das extremidades.
Recomenda ligar este na rede, e os demais na chave seletora de voltagem.
Se voce ver o transformador colocando o primario para o lado esquerdo e secundario para o lado direito, o fio da extremidade de baixo (no primario) é o correto para ligar no 0V da rede.

Ja no secundario, quando for de 3 fios (*V + *V) o do meio é o 0V.
Registrado

bec2010
Visitante
« Responder #31 : 23 de Abril de 2011, as 20:01:28 »

Obrigado Grin
No secundário é tranquilo pois os fios das extremidades são ambos brancos e o do centro (centertap) preto.
Registrado
Jereba
Visitante
« Responder #32 : 29 de Abril de 2011, as 18:45:19 »

Como o título desse tópico é bem genérico, eu gostaria de aproveitá-lo.

Quero fazer uma fonte com saídas isoladas para meus pedais, algo semelhante a essa http://perthbands.com/forum/index.php?topic=16837.0, para evitar o problema do hum explicado nessa página http://www.geofex.com/article_folders/spyder/spyder.htm, o problema é que não se acha transformadores com várias saídas no comércio.

Eu pensei em fazer o seguinte:

1) Montar a fonte comum com um transformador 12+12v (Transformador=>retificação=>Cap eletrolitico 4700uF=>Cap poliester  100nF)
2) Montar um circuito regulador de tensão por saída (78L09=>Cap eletrolítico 100uF=>Cap poliéster 100nF + diodo ligando emissor e receptor do 78L09)
3) Aqui que reside a minha dúvida, eu pensei em colocar entre a fonte e cada um dos circuitos reguladores diodos tanto no positivo quanto no neutro, utilizando assim os diodos para isolar cada uma das saídas antes dos circuitos reguladores.

Funcionaria? Seria eficaz contra o hum?

Desde já agradeço a atenção.
Registrado
bec2010
Visitante
« Responder #33 : 30 de Abril de 2011, as 02:03:32 »

Como o título desse tópico é bem genérico, eu gostaria de aproveitá-lo.

Quero fazer uma fonte com saídas isoladas para meus pedais, algo semelhante a essa http://perthbands.com/forum/index.php?topic=16837.0, para evitar o problema do hum explicado nessa página http://www.geofex.com/article_folders/spyder/spyder.htm, o problema é que não se acha transformadores com várias saídas no comércio.

Eu pensei em fazer o seguinte:

1) Montar a fonte comum com um transformador 12+12v (Transformador=>retificação=>Cap eletrolitico 4700uF=>Cap poliester  100nF)
2) Montar um circuito regulador de tensão por saída (78L09=>Cap eletrolítico 100uF=>Cap poliéster 100nF + diodo ligando emissor e receptor do 78L09)
3) Aqui que reside a minha dúvida, eu pensei em colocar entre a fonte e cada um dos circuitos reguladores diodos tanto no positivo quanto no neutro, utilizando assim os diodos para isolar cada uma das saídas antes dos circuitos reguladores.

Funcionaria? Seria eficaz contra o hum?

Desde já agradeço a atenção.

Me parecem um tanto exagerados esse projetos de fonte que você linkou...
Você vai ligar quantos pedais, e qual amperagem vão consumir?
São informações importantíssimas para projetar uma fonte.

Sobre o que você pensou:
1) É a melhor opção, soh o capacitor parece meio exagerado, de quantos amperes vai ser seu transformador e quantos pedais vc vai ligar?
2) Me parece um tanto exagerado um conjunto de regulador de tensão e filtragem para cada saída.
3) Não são os diodos que isolam o hum, são justamente eles que fazem o hum ao transformar (retificar) na ponte retificadora a corrente alternada para contínua, quem isola (filtra) o hum são os capacitores.

Tem uns projetinhos de fonte filtrada e estabilizada aqui no fórum muito simples e eficientes...


Registrado
Jereba
Visitante
« Responder #34 : 30 de Abril de 2011, as 07:29:01 »

Cara não são exagerados os projetos que citei, na verdade no exterior todas as fontes para pedais tem transformadores com saídas isoladas (Voodoo Lab, T-rex, Carl Martin e por aí vai), imagino que transformadores com várias saídas sejam comuns por lá, só prá exemplificar olha a foto da fonte mais simples da Voodoo Lab a Pedal Power AC (esse transformador além de ter 6 saídas isoladas é toroidal Roqueiro):


Sobre minha idéia de fonte:
1) O transformador que tenho é de 2A para ligar 10 pedais.
2 e 3) A idéia de ter um regulador de tensão por saída mais os diodos entre a fonte e os estágios de regulagem seria uma tentativa de evitar os loops de terra explicados aqui.

Nota: no post anterior, quando eu falava de hum eu equivoquei, na verdade me referia aos loops de terra.

Mensagem Mesclada
Agora consegui uma foto do Santo Graal das fontes de alimentação, a Voodoo Lab Pedal Power 2+


Analizando atentamente a foto pode-se notar que ela tem 8 CIs reguladores de tenção, um por saída (encapsulamento semelhante ao 78L09), bem como 8 eletroíticos grandes 16 menores, e 8 componentes redondos e pretos que não sei identificar (talvês retificadores). Um detalhe que não aparece é que o transformador tem 8 saídas, assim cada linha dessa fonte é totalmente independente.

Agora seguem fotos da Dunlop DC-Brick, a DC-Brick se aproxima da fonte que quero fazer:




Na DC-Brick ao invés de utilizar 10 CIs reguladores ela utiliza uma solução mais discreta olha o datasheet.

Tem um diodo ao lado do CI será que ele funciona como eu quero fazer com minha Fonte, ou seria de retificação? Caramba é nessas horas que eu penso que deveria ter feito o curso de eletrônica que meu pai tanto quis que eu fizesse  Batendo Cabeça...
« Última modificação: 30 de Abril de 2011, as 20:47:11 por Jereba » Registrado
maioli
Visitante
« Responder #35 : 13 de Maio de 2011, as 14:36:18 »

Esse assunto já deu caldo no HM, muitas vezes. O loop de terra só acontece quando há diferença de potencial entre os terras dos pedais. Se os terras forem referenciados à mesma tensão zero, não acontece. A melhor maneira de conseguir isso é usar fios grossos, curtos e ligados ao mesmo ponto, jaques limpos nas entradas e saidas dos pedais e cabos de áudio bem feitos. Eu além disso ligo um fio grosso entre os terras dos jaques de entrada e saída de cada pedal.

Quando se usa fios finos e longos, principalmente com vários plugues pendurados em paralelo, ou mais de um retificador, ou mais de um regulador, ou múltiplas saídas reguladas, é não apenas provável, mas GARANTIDO que vai haver diferença de potencial entre os terras. No caso dos fios finos, porque a resistência do fio mais longo causa uma queda de tensão maior que a do fio curto e isso gera quedas de tensão diferentes e significativas. No caso de múltiplas saídas, reguladas ou não, basta uma pequena diferença de espiras entre os enrolamentos, até mesmo 1/4 de volta entre os pontos em que os taps são tomados, e está feita a diferença de potencial. E não se iluda, um transformador é um dispositivo grosseiro demais para que isso não aconteça.

A melhor saída ainda é a boa e velha fonte regulada comum, com uma "medusa" de cabos para ligar aos pedais, um para cada um, feitos do fio mais grosso possível e o mais curtos possível.
Registrado
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #36 : 20 de Fevereiro de 2014, as 12:58:46 »

Pá de ouro hehe.

O seguinte, esse lance de ruído em fonte de alimentação pode ser ter muitos motivos como:
*Loop de terra.
*Rede elétrica.
*Interferência entre pedais.
*Má filtragem.
etc, etc etc

Eu atualmente consegui me livrar de muitos:
*Loop de terra (cabos curtos e grossos)
*Rede elétrica (filtro de linha interno a fonte)
*Má filtragem. (Usar os capacitores certos nos pontos críticos da fonte).

*Interferência entre pedais. (Essa tá  ainda sem solução).

Por exemplo eu tenho uma zoom b2.1u e essa maledeta causa um ruido infernal nas minhas distorções, a unica forma de parar é usando uma fonte só para ela, mas eu não me conformo com isso e estou atrás de uma solução.
Agora vou tentar duas coisas:
*Usando uma única fonte e saída, usar indutores nas saídas das fontes e capacitores depois do indutor e se precisar como ultima tentativa usar mais um indutor depois do capacitor virando um filtro de 18db. Se 18 decibéis de atenuação não for suficientes ai parto para a ultima solução.
*Criar uma fonte tipo a voodoo lab com secundários totalmente independentes, se isso não funcionar, ai só me resta continuar usando uma fonte para a zoom...
Eu abri a zoom e pude constatar que os infelizes dos engenheiros retiraram uma porrada de componentes de filtragem dela, pelo oque eu vi esta faltando dois indutores e no mínimo três capacitores, eles meteram jumpers nos indutores e não colocaram os capacitores, economia porca é uma me#$% mesmo. Por ela ser digital, pode estar ai a explicação da interferência...
Quem sabe um dia consigo resolver essa situação.

Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
felix
Visitante
« Responder #37 : 20 de Fevereiro de 2014, as 13:19:30 »

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Não seria mais fácil fazer um transformador com vários secundários, e reservar um canal para os pedais digitais deixando sempre os terras isolados entre si?
Registrado
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #38 : 27 de Fevereiro de 2014, as 18:35:48 »

Essa é a ideia felix, eu pulei a parte dos filtros e fui direto para o transformador com muitas saídas.

Ontem até que fiz um teste rápido ainda na ideia de filtro. Enrolei o cabo da fonte que vai para a zoom, em um bastão de ferrite, testei e não consegui mais ouvir o ruído, pelo menos não estão tão alto, não posso dizer que funcionou pois já era tarde e não dava para aumentar muito  Cry

Nesta madrugada, desenrolei o secundário de um transformador de 12V por uns 800mA, peguei um fio mais fino e enrolei vários enrolamentos de acordo com minha necessidade, agora a tarde testei todos os secundários. Tirando um barulho que agora o transformador esta fazendo e o aquecimento, parece que funcionou  Cheesy

O legal, é que foi no zoiometro com apenas um teste, onde vi que neste transformador para cada volt eu tinha que dar 7,5 voltas. No fim deu certinho com as tensões e correntes bem próximas as que eu queria, na verdade eu queria 250 mA em todas as saídas mas como o transformador não da 1A... não tem como fazer milagre nê  Tongue

Fiz assim:

Foi um total de quatro secundários independentes, sendo um deles com TAP, no caso o de  18V com derivação para 12V. Fiz as contas já levando em conta os 2V de diferença que a maioria dos reguladores precisam.

------- 12V ou 18V 200mA (regulado)-------
14,2V 200 mA - (retificado e filtrado)
20,2V 200 mA - (retificado e filtrado)

------- 9V - 250 mA (regulado)-----------
11V - 250 mA - (retificado e filtrado)

------- 9V - 200 mA (regulado)------------
11V - 200 mA - (retificado e filtrado)

------- 9V - 200 mA (regulado)------------
11V - 200 mA - (retificado e filtrado)

Agora é achar tempo para terminar, o duro que tenho que desmontar novamente o transformador para ajeitar os secundário s e primeiro pois estão todos soltos Toma na Cabeça
Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal