Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 05:15:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida com circuito de Loudness  (Lida 4788 vezes)
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« : 03 de Março de 2023, as 20:39:15 »

Boa noite pessoal.
Retirei este circuito de loudness do meu amplificador, um Technics SU-7600.



No circuito original o potenciômetro é de 250KB. Fiz o circuito e testei com três potenciômetros diferentes, um de 50KA, um de 100KA antigo e um de 250KA.
No de 50KA o efeito ficou pouco atuante, no de 100KA um pouco melhor, já no de 250KA ficou bem legal, mas, acredito que a curva do potenciômetro que nesse caso é logarítmica influencie para não ficar exatamente como no original de curva linear.

O amplificador em questão que quero usar este circuito tem um potenciômetro de 50KA. Dessa forma, gostaria de saber se alterando os valores dos componentes consigo chegar o mais próximo do original?

Grato a todos.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #1 : 15 de Março de 2023, as 12:57:25 »

Não sei se já resolveu, mas  consertei um aparelho de som que  usa um esquema idêntico para o Loudness (gradiente M-76), porem o potenciômetro de volume é de 100KA, a unica alteração em relação ao seu é que os resistores são de 8k2 (12K no seu), até o capacitor de 33nF é igual.
uma coisa que notei é que, esses circuitos sempre tem um capacitor que liga o CT do potenciômetro a entrada do sinal no próprio potenciômetro, no seu desenho falta esse capacitor, ficaria ligado no CT e no terminal 3, no M-76, o valor é de 330nF.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #2 : 24 de Março de 2023, as 20:28:18 »

Não resolvi ainda Doug. Conferi o esquema original do amplificador e não possui nenhum outro capacitor.
Registrado
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #3 : 26 de Setembro de 2023, as 19:54:55 »

Boa noite amigos.

Depois de algum tempo segui no projeto do outro amplificador, e assim, no esquema do loudness. Desta vez montei este circuito abaixo, que é bem parecido com outro que mencionei acima. Este também é de um amplificador Technics e usa o potenciômetro de 250KB.

Gostei do resultado, porém ainda soa mais fraco um pouco que o original. Esta diferença em atribuo talvez a curva do potenciômetro que originalmente é "B" e só encontrei nesse valor que possui o CT na curva "A".
Será que alterando valores ou acrescentando algo eu chegaria mais perto do resultado original?

Abraço a todos.

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal