Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 18:35:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Será esse o futuro das válvulas ?  (Lida 26844 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« : 06 de Dezembro de 2012, as 10:54:06 »

Esses dias no facebook papeando sobre tecnologias em favor do audio eis que um colega me apresenta isso:

https://docs.google.com/document/d/1S2Y6HH_VRklgueK0fnPuPMfi1pS2YCu6e2ARVOcaAb0/edit?pli=1


Na hora fiquei de queixo caído e já comecei a fazer meu estoque de válvulas pra garantir que até o final da vida da minha vida eu terei as de verdade!  Grin


PS.: Seria bem mais fácil calcular e montar um fonte chaveada pra válvulas com corrente de filamento como essas né Eduardos ? (Eduardos no plural mesmo afinal temos dois)
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2012, as 10:55:46 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #1 : 06 de Dezembro de 2012, as 11:01:26 »

Até onde eu sei, e é bem pequeno o meu conhecimento, as válvulas aplicas em amplificadores são gostosas porque esquentam o som, e tem uma variação
não sistemática, digamos que elas não são tão exatas, elas variam um pouco e essa variação cria um feeling um aprouch gostoso de se ouvir, acho que é isso,
é o que eu noto, as vezes você toca em dois amps idênticos em tese valvulados e os dois tem som diferente, parece que as válvulas tem identidade, nossa que paixão a minha,
rsrsr, mas se transformarem elas em grandes transistores sistêmicos, com especificações quase que sempre iguais elas vão perder isso Sad

Se eu estiver errado por favor me corrijam ok? Quero começar a aprender mais sobre válvulas!

Então acho melhor aderir a ideia do bossman, preparar o bolso e começa a estocar as bichinhas!
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2012, as 11:05:00 por marcusbass » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #2 : 06 de Dezembro de 2012, as 11:03:53 »

Sim Marcus o que acontece com o som valvulado (o de verdade!) é bem por ai! E elas são beeem tolerantes com nossos usos e abusos e eu gosto disso e não quero perder.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 06 de Dezembro de 2012, as 11:51:00 »

Só digo isso: se eu trocar as válvulas por essas coisas aí e não ficar triste com o resultado...

Ficarei no aguardo de notícias mais consistentes.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 06 de Dezembro de 2012, as 11:51:07 »

12AX7 solid state não é novidade... Inclusive algumas eram feitas com o LND150.
A AMT manda bem no que faz... quem sabe eles não chegam perto o suficiente?
O lance é que não deve ter nenhum componente super especial, então uma vez que eles consigam, deve ser facil copiar...
Mas que vai perder a graça isso vai...

Tem essas: http://www.retrovalves.com/About.aspx / http://www.jetcityamplification.com/2012/05/06/retrovalve-amber/
http://www.wattgrinder.com/TGDescription.htm
http://www.industrialbuzz.com/Communications_,038_Electronics/solid_state_vacuum_tube_replacement_396.html
http://www.ko4bb.com/Manuals/09)_Misc_Test_Equipment/FETRON_Solid_State_Vacuum_Tube_Replacement.pdf

Ou seja, não é novo, e ainda não pegou. Quem sabe a AMT muda isso...
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2012, as 11:57:49 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #5 : 06 de Dezembro de 2012, as 11:51:14 »

Olá.

Observem que são desenhos, não fotos reais.

Os bits aceitam tudo.
Registrado
vinealonso
Visitante
« Responder #6 : 06 de Dezembro de 2012, as 12:55:03 »

O futuro das válvulas está com a NASA,  Procure por 'nano transistores a vácuo'.
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #7 : 06 de Dezembro de 2012, as 13:21:15 »

Alguém ja ouviu ou tocou com valvula solid?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 06 de Dezembro de 2012, as 13:32:33 »

Até onde eu sei, e é bem pequeno o meu conhecimento, as válvulas aplicas em amplificadores são gostosas porque esquentam o som, e tem uma variação
não sistemática, digamos que elas não são tão exatas, elas variam um pouco e essa variação cria um feeling um aprouch gostoso de se ouvir, acho que é isso,
é o que eu noto, as vezes você toca em dois amps idênticos em tese valvulados e os dois tem som diferente, parece que as válvulas tem identidade, nossa que paixão a minha,
rsrsr, mas se transformarem elas em grandes transistores sistêmicos, com especificações quase que sempre iguais elas vão perder isso Sad

Se eu estiver errado por favor me corrijam ok? Quero começar a aprender mais sobre válvulas!


Veja nessa apresentação bem didática, as diferenças entre amplificação da válvula e do transistor:

http://www.physics.ohio-state.edu/~wilkins/writing/Samples/shortmed/juliajanczak/Distortion/Distortion.ppt
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #9 : 06 de Dezembro de 2012, as 13:44:16 »

 Na minha opinião um equipamento valvulado apela bastante a parte visual, e gostamos disso!
Acho incrível quando efeito termoiônico é mais intenso, deixando a válvula azulada, ou a cor dos filamentos/cátodo quando aquecido.

 Que atire a primeira pedra quem nunca ficou olhando as válvulas de potência enquanto tocava/ouvia seu disco predileto!  Cheesy

 O transistor é mais "frio" tem carcaça plástica, geralmente de cor preta. Não muda de coloração, não faz nada, só esquenta. Totalmente sem graça não acham? A válvula, pelo contrário, parece "viva" digamos assim, o amplificador como um todo parece vivo. (Um pouco de loucura né?)
 
 Então, para não perder esse apelo visual os fabricantes destes dispositivos geralmente colocam leds, um invólucro metálico nas mais diversas cores, com aletas, etc...
 Se não, acho que dificilmente alguém trocaria seu lindo quarteto de 6L6GC pelas versões solid-state.


 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 06 de Dezembro de 2012, as 14:14:45 »

Ou seja, não é novo, e ainda não pegou. Quem sabe a AMT muda isso...

Sinceramente... Tomara que não!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #11 : 06 de Dezembro de 2012, as 14:34:00 »

Na minha opinião um equipamento valvulado apela bastante a parte visual, e gostamos disso!
Acho incrível quando efeito termoiônico é mais intenso, deixando a válvula azulada, ou a cor dos filamentos/cátodo quando aquecido.

Sim além de tudo que eu falei, eu confesso elas são lindas!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #12 : 06 de Dezembro de 2012, as 14:39:38 »

Citar
O transistor é mais "frio" tem carcaça plástica, geralmente de cor preta. Não muda de coloração, não faz nada, só esquenta. Totalmente sem graça não acham? A válvula, pelo contrário, parece "viva" digamos assim, o amplificador como um todo parece vivo. (Um pouco de loucura né?)
Era o que eu queria falar, Transistor é a coisa mais sem graça, só esquenta (e ainda queima se esquentar demais.  Cheesy )
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 06 de Dezembro de 2012, as 15:12:00 »

Para mim a válvula só resiste em minha vida por conta de timbre mais a maneira maravilhosa do circuito responder às nuanças da guitarra. No mais acho um lixo e um saco!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #14 : 06 de Dezembro de 2012, as 15:14:07 »

Para mim a válvula só resiste em minha vida por conta de timbre mais a maneira maravilhosa do circuito responder às nuanças da guitarra. No mais acho um lixo e um saco!

E oque seria esse "mais" ?  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal