Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 11 de Maio de 2024, as 18:27:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajustes de sensibilidade nos amplificadores VALVULADOS  (Lida 2812 vezes)
designermx2
Visitante
« : 21 de Outubro de 2010, as 22:24:45 »

Galera, de fato, estudando percebi e entendi muita coisa, mas uma delas está me deixando meio maluco...

Vi que a sensibilidade de entrada, faz com que todo o processo seja alterado. Isto vai desde uma amplificação modificada e até distorcida no pré como um aumento final na saída.

Geralmente os amplificadores são projetados para uso geral, mas existem casos que necessitam de uma regulagem ímpar, como por exemplo em guitarras com circuito ativo.

As perguntas a vocês mais experientes são:

Como identificar quanto estou colocando na entrada do amp?
Como posso reduzir essa entrada (tenho duas guitarras e uma delas a entrada distorce bem em 50% sendo que a outra preciso chegar a 70%)?
Qual o melhor ponto para reduzir essa sensibilidade em um triodo, no primeiro ou no segundo estágio?
Seria possível colocar um regulador?
Qual seria o ponto ideal para ter a menor variação tonal em uma regulagem?



Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #1 : 22 de Outubro de 2010, as 12:40:32 »

1- No caso de guitarras e baixos é só vc olhar no site do fabricante do captador pra descobrir quantos mV ele "produz"
2- Com resistores no triodo de entrada do amp. aliás é por isso que alguns deles tem entradas High e Low
4- Regulador? como assim?
5- Também não consegui entender essa.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
designermx2
Visitante
« Responder #2 : 22 de Outubro de 2010, as 14:16:19 »

Tipo, colocar um potenciômetro para controlar se eu quero abrir mais ou menos. Pois esse lance de High and Low é meio que genérico. Eles pegam um valor que funcione para quase todos, mas num circuito ativo por exemplo, isso pode ser complicado mesmo em low.

Como eu estou estudando, a nível de testes e para perceber as variações e etc, gostaria de saber o quanto eu posso trabalhar isso. Não que seja definitivo (ainda) , mas saber como posso aplicar isso, valores ideais pelo menos para meu set, etc...
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #3 : 22 de Outubro de 2010, as 14:42:29 »

Oi Designer

Você precisa dar o nome certo aos bois. Regulador é uma coisa e controle é outra. Assim fica:

3-Depende do que você quer obter. Existem amplificadores que não tem segundo estágio!

4-Tal potenciômetro vem imbutido na esmagadora maioria das guitarras. Não precisa por no amplificador. Se tem duas guitarras, corta no volume a que distorce primeiro para tocarem juntas.

5-Teoricamente você pode variar o ganho entre -1 e Mu (Mu é o ganho máximo da válvula). Se quer só fazer testes, não tem limite. Para aplicar no aparelho final, vai do seu gosto.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #4 : 22 de Outubro de 2010, as 17:14:43 »

É exatamente isso que quero... apenas testar para saber o resultado daquilo... digamos: Perceber melhor o resultado.

Na guitarra é o que agente chama de controle de dinâmica (pelo menos sempre ouço assim).

Mas eu queria saber se direto no amp teria alguma outra característica (tipo, mexer no timbre), já que na guitarra isso acontece bem sutil...

Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 23 de Outubro de 2010, as 10:24:01 »

Oi Designer

Tem sim. Você teria que acrescentar um controle de volume na entrada do amplificador. Teria de ser um independente para cada entrada. A forma de fazer isso é que apresenta alguns problemas. As opções seriam:

1-Simplesmente um potenciômetro na entrada para fazer o corte.
-->Problema: este potenciômetro deverá ser dimensionado de acordo com a impedância de saída do captador da guitarra. Como cada captador apresenta uma impedância diferente, você terá um funcionamento adequado, ou seja, sem mudança de timbre, apenas para uma linha de instrumentos.

2-Usar um potenciômetro de valor baixo com uma entrada de alta impedância. Isso resolve a questão das impedâncias diferentes dos captadores. Você mantem uma impedância baixa no corte e alta na entrada. Com isso o timbre não se altera.
-->Problema: O potenciômetro de valor baixo vai pedir mais corrente do captador, diminuindo a eficiência do mesmo. Esta opção também aumenta muito a sencibilidade do amplificador a ruídos.

3-Usar um seguidor de catodo na entrada para unifirmizar as impedâncias dos captadores. Você deixa a entrada livre com uma impedância baixa e usa o seguidor para fornecer o sinal sempre com a mesma impedância para o controle de volume e daí para frente fica tudo bem.
-->Problema: Começa a ficar muito complicado. Você na verdade terá que montar um mixer valvulado para acertar as entradas. Fica lindo, mas isso é função de mesa de som, não amplificador de guitarra!

4-Usar o controle que já vem na guitarra para equalizar os níveis de cada uma. Esses controles são postos lá pelo fabricante, que já calculou e testou exaustivamente que valor usar para obter a melhor performance e não alterar o timbre.
-->Problema: Agora é com você dar uma boa razão de porque não quer fazer assim!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #6 : 23 de Outubro de 2010, as 15:14:14 »

....
4-Usar o controle que já vem na guitarra para equalizar os níveis de cada uma. Esses controles são postos lá pelo fabricante, que já calculou e testou exaustivamente que valor usar para obter a melhor performance e não alterar o timbre.
-->Problema: Agora é com você dar uma boa razão de porque não quer fazer assim!

Abraços

Eduardo

Genericamente "falando": guitarrista põe os controles da guitarra tudo no 10' e quer acertar o resto nos controles do amplificador  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
designermx2
Visitante
« Responder #7 : 23 de Outubro de 2010, as 19:16:59 »

Citar
Genericamente "falando": guitarrista põe os controles da guitarra tudo no 10' e quer acertar o resto nos controles do amplificador 
_ boa Bossman, mas na verdade estou apenas testando e é apenas essa a explicação.

Na verdade , tudo que o Eduardo falou ai, eu entendi, mas não compreendi... ehhe..

Entender, seria saber o que aconteceria com o processo, resultado final obtido.

Compreender: Algumas vezes agente imagina uma coisa, mas tem outras que não percebemos ou até nem acontecem na prática. Sei que posso usar na guitarra (já uso assim a tempos), mas como é para conhecer bem o pré, saber os estágios, saber a função de cada coisa, queria sair tirando partes, alterando valores e ver os resultados se seriam bons ou ruins, e até se fosse possível, experimentos não comentados na net (coisas que provavelmente os projetistas fizeram), mas não publicaram para eu ler o que aconteceu e mesmo que comentassem, eu acho que testaria alguns _ só pela curiosidade.

Tipo, o teste pode me custar uma válvula,um potenciômetro, mas não seria algo absurdo! Logo, acho viável para meu aprendizado.


Eduardo, não entendi o primeiro muito bem. Teria como você detalhar melhor esse lance de: "você terá um funcionamento adequado, ou seja, sem mudança de timbre, " mas se você disse que o ideal é um potenciômetro para cada um, como seria esse lance?

O mixer valvulado até acho que tenho um esquema aqui, mas não sei bem o porquê ficaria lindo e o porquê você falou que não seria função de amp de guitarra. Ele iria substituir o pré pelo mixer ou adicionar? Não entendi bem isso.

Galera, lembrando que quero tudo a cunho de compreensão e estudos tá? Teoricamente não vai sair nenhum aparelho com esses testes como produto final! Tanto que nem case eu estou usando.

O que pretendo ver com Eduardo e com vocês se possível, era um banco de módulos [prés, powers, fontes, tonestaks, inversores (nem sei se é possível, etc...]
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, as 16:31:32 por designermx2 » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal