Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 11 de Maio de 2024, as 19:25:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda no reparo de um amplificador (Crate GX-65)  (Lida 3145 vezes)
Nitro Valve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« : 01 de Dezembro de 2010, as 07:12:39 »

Ola pessoal depois de um longo período sem dar andamento nos meus projetos, eu estou voltando a postar no handmades, não que eu tenha deixado de entrar no site hehe sempre bate aquela curiosidade de saber as novidades.

Então nesse meio tempo numa tentativa desastrosa de concertar meu amp (Crate gx65), ele queimou, (parabéns pra mim, _). Se é que ele tinha defeito, pelo que eu me lembro ele tinha uma sujeira no canal clean que me tirava a paciência e as vezes o som dele cortava, algo com menos de 1s.
Nessa tentativa de conserto eu troquei 2 componentes 1 transistor e 1 capacitor, o capacitor estava com um terminal solto de seu corpo mas o transistor nem eu sei porque raios eu mexi nele, o resultado foi  que eu queimei o estagio de potencia com seus 2 pares(tip142 e tip147) e algum resistor de potencia t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) pelo q pude constatar até agora.
Sorte que por um milagre eu achei o seu manual de serviço, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) a Saint Louis Music foi comprada por outra empresa e ela não deu mais andamento nesses projetos.
Eu gostaria de saber como faço pra concertar esse amp? Acho que só a troca dos transistores e resistores não vai funcionar.

Como eu devo iniciar pra fazer os testes do circuito? Posso ligar na tomada de novo sem tomar algum cuidado antes? No service manual ta escrito para ajustar o trimpot para 7.5v no resistor R74 sem sinal e sem carga, qual dos 2 lados do resistor eu vou medir, oq está soldado junto do Q13 ou o que esta junto do alto falante.
O capacitor trocado é o C55 ,047uF e o transistor é o Q10 MPS-A06 no lugar desse coloquei um BC qualquer não lembro qual era, respeitando seus respectivos B-C-E. Postarei fotos assim que puder, caso queiram clonar a placa eu tento arrumar uma camera de alta resolução.
Obrigado a quem puder ajudar, abaixo esta o service manual dele.
Registrado
galelvis
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 117

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #1 : 01 de Dezembro de 2010, as 23:11:22 »


1: você  tem que ter uma lâmpada de série.
http://www.eletronicadigital.com/site/projetos-eletronica-digital/5-lampada-serie.html
2:não mexa no AP1 deixe-o como está.
3:separe o amplificador em bloco ou seja, power,pré-amplificador e fonte.
A primeira coisa a fazer é verificar as tensões da fonte, no seu caso e 40+40VDC=Power 15+15=Pré-amplificador.
Solte as alimentações que vão para o power e pré-amplificador depois ligue na lâmpada de serie caso a lâmpada acenda é sinal de curto.caso não acenda verifique as tensões da fonte.
Fico no aguardo!
Registrado
Nitro Valve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #2 : 03 de Dezembro de 2010, as 11:14:20 »

e ai Galelvis, obrigado pela ajuda amigo!

Ontem comprei todo o material para a montagem da lâmpada série.
Ainda não mexi no AP1 mas q d o (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu vejo ele da uma coceira na mão, brincadeira. Então ontem mesmo sem a lampada serie liguei ele sem os 2 trs de saida, e tive uma ótima surpresa, me parece que o preamp está intacto, tanto canal limpo como o sujo.

Para teste eu fiz o seguinte liguei um cd player com um cabo entrada stereo e saida mono na entrada do amp, e com um ruby mini amp ligado no alto falante do bixo fui testando o caminho do sinal e tava tudo certo até a saido pro loop de efeitos, depois disso parei p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) pode náo dar certo testar o power sem os 2 darlington de saida.

Na quarta feira fui nas eletronicas daqui e não tinha o mps-a06 q retirei, estou esperando chegar por encomenda.
Assim que chegar eu tento soldar tudo como estava e espero uma reposta de alguem pra saber como proceder na medição dos comp do power.

Vou montar a lampada serie colocar fotos dos teste feitos.
Depois passo o esquema q utilizei pra usar o Ruby como amp de teste.

Obrigado, e até mais.
Registrado
galelvis
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 117

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #3 : 04 de Dezembro de 2010, as 00:20:33 »

Bom já é um bom sinal. Palmas
Antes de colocar os transistores de saída faça o seguinte procedimento.
1:Solte um das pernas do diodo D10 é verifique se na tem fuga.
2:Medi o Q11 Mpsa56 fora do circuito é bem provável que tenha dançado  também.
3:ligue o amp na lâmpada de série  e medi o D10,C33 e C32 certifique suas tensões de trabalho.
Estando tudo ok coloque os transistores de saída no lugar espeta seu multímetro na saída do amp com a maior escala de tensão AC.
Não pode passar nada caso contrario temos cachorro ainda.
Abraço!

Registrado
Nitro Valve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #4 : 16 de Dezembro de 2010, as 23:43:38 »

Olá Galelvis,

Tenho mais noticias sobre os testes no amp:
Soltei o diodo D10 e verifiquei que conduzia de um lado e invertendo as pontas do multimetro ele não conduzia, aparentemente está OK (desconheço testes em diodos Zener)
Retirei o Q11 do circuito e constatei que estava em curto de um lado e aberto de outro.

Tentarei comprar o Q11 na hora do almoço amanhã porem é dificil de achar eles aqui terei q encomendar na eletronica novamente, dai posso terminar os testes.

Desculpa pela demora pra dar um retorno, tenho pouco tempo pra mexer no amp.

Obrigado e um grande abraço.
Registrado
C. Jay
Visitante
« Responder #5 : 03 de Janeiro de 2011, as 20:51:22 »

ai galera b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum)...
eu tenho uma caixa totalmente igual a essa e tinha dado problema a um tempo atras...
voltei a conserta-la e preciso somente de dois transistores Darlington TIP147 e TIP142...
sera q v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) nao teriam para vender ai ?
de preferencia 2 de cada...pra deixa 1 de reserva...
se alguem kiser vender pra mim...mande um e-mail para
gabreiltrama@hotmail.com
luisinho.jr.sp@gmail.com
Obrigado...
Registrado
galelvis
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 117

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #6 : 04 de Janeiro de 2011, as 18:23:29 »

Brother confirma primeiro antes de comprar.
http://www.compomil.com.br/
Envia um e-mail para adriana@compomil.com.br e pergunta a disponibilidade de estoque.
Abraço!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal