Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 11 de Maio de 2024, as 07:12:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajustar Bias de um Meteoro Falcon  (Lida 3194 vezes)
juanito640
Visitante
« : 16 de Janeiro de 2013, as 18:22:47 »

Olá pessoal, tenho um Meteoro Falcon 50G, que recentemente têm perdido volume, como tenho ele a 6 anos e nunca troquei as válvulas de Power. Comprei um par casado de válvulas GT da Fender, e dei uma boa olhada na net a respeito de regulagem de bias e a respeito desse amp especificamente antes de abrí-lo, já que eu nunca troquei válvula nenhuma antes. Após muito procurar não encontrei muita coisa, achei o esquema dele (oque é fundamental), mas só com isso não consigo identificar se ele tem o Bias Fixo ou se precisa de ajuste. Ao remover uma das válvulas de Power avistei um pequeno Trimpot (confirmado no esquema também, o qual penso eu que seria para ajuste de bias do mesmo. Aqui vai minha pergunta: Alguém daqui do fórum tem este amp e já trocou alguma vez as válvulas e regulou o Bias? Alguma dica? Para quem não conhece, este amp tem 2 válvulas 6l6 no power, e 3 13ax7 no Pré.

Desde já agradeço aos amigos!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 16 de Janeiro de 2013, as 21:33:39 »

Devia ter postado o esquema, assim ajuda a quem for te ajudar.
Se os catodos das válvulas de power (6L6) estiverem aterrados diretamente ou com um resistor de valor baixo (1 ohm ou 10 ohm), então há o ajuste de bias (bias fixo). Caso contrário (tiver um ou dois resistores de valor mais alto, com capacitores em paralelo, então provavelmente o bias é automático e não tem ajuste.
Como diz o Eduardo, troca as válvulas e toca. Se nada ficar vermelho então nem mexe na coisa.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juanito640
Visitante
« Responder #2 : 18 de Janeiro de 2013, as 12:35:12 »

Então tenho o esquema dele, os pinos 5 das válvulas estão ligados em paralelo a um trimpot de 100 K, abri e antes de mexer em algo medi, está medindo 60 k.
Por algum motivo não estou conseguindo anexar o esquema, mas achei aqui: http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,fileinfo/id,20014/

E só clicar no download, vai te redirecionar para outra página e clica em download de novo. Eu conferi esse esquema com o meu amp, bate certinho!

Obrigado!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 18 de Janeiro de 2013, as 13:59:24 »

Ok. Vi o esquema agora. Sim, esse trimpot é o ajuste de bias. Agora pra você fazer os ajuste, não é tão simples assim, porque você precisa saber qual a corrente de placa/anodo que as válvulas precisam ter em repouso indicada pelo fabricante  (com o trimpot de 100k você ajusta a tensão negativa que vai nas grades, quanto mais negativa, menos corrente de placa/anodo a válvula vai conduzir) e você precisa medir essas correntes.

Uma forma é desfazer a ligação entre os pinos 8 dos soquetes das válvulas (os catodos) e o terra e ligá-los novamente ao terra com dois resistores de 1 ohm ou 10 ohms (um pra cada válvula) e então medir a tensão sobre eles, que vai dar indiretamente a corrente de catodo (= corrente de placa + corrente de screen) que vai ser uns 15% a 20% a mais que a corrente de anodo/placa. Assim se medir 30mV (sobre o resistor de 1 ohm, se for sobre 10 ohm, precisa dividir por 10, pois mediria 300mV), a corrente de catodo será 30mA.  Caso saiba qual tem que ser a corrente de placa/anodo, deixe a corrente de catodo um pouco acima, ajustando o trimpot de 100k (inicialmente deixe ele girado todo para o R67 de 47k, para que fique o mais negativo possível, assim não força as válvulas e depois ajuste para a corrente desejada).
Esse é o método mais seguro e simples.  Teria como medir a corrente de placa, mas teria que abrir a conexão entre o transformador de saída e as placas/anodo e colocar um amperímetro em série, mas esse é um método perigoso.  

Se você não entendeu nada, ou não tem os instrumentos para fazer isso ou nem sabe quais as correntes nas válvulas indicadas pelo fabricante, então nem mexa no trimpot e deixe assim mesmo, só coloque as válvulas novas e veja se funciona.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, as 14:07:59 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juanito640
Visitante
« Responder #4 : 18 de Janeiro de 2013, as 17:25:07 »

Então, obrigado amigo, mas eu não vou passar esse sufoco não, numa dessa eu ainda morro, ou pior queimo o amp. rs*

Eu vou comprar um testador de BIAS que encontrei no ebay, e só plugar no soquete e colocar a ponta de prova do multímetro no local indicado. Acredito que como são 2 6l6 e este amp tem o power baseado em um fender De VIlle (comparei os esquemas), 60 mV serão suficientes para ambas as válvulas (30 p cada uma).
Ta aí: http://www.ebay.com/itm/Quad-Tube-Audio-Amp-Bias-Probe-Tester-6L6-EL34-KT88-6V6-/290679646702?pt=Vintage_Electronics_R2&hash=item43addb69ee

É um pouco caro, para ser usado poucas vezes, mas é seguro, e ainda o cara me manda como pessoa física então me livro dos encargos...

Obrigado me ajuda mesmo assim!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 18 de Janeiro de 2013, as 17:49:52 »


Eu vou comprar um testador de BIAS que encontrei no ebay, e só plugar no soquete e colocar a ponta de prova do multímetro no local indicado. Acredito que como são 2 6l6 e este amp tem o power baseado em um fender De VIlle (comparei os esquemas), 60 mV serão suficientes para ambas as válvulas (30 p cada uma).
Ta aí: http://www.ebay.com/itm/Quad-Tube-Audio-Amp-Bias-Probe-Tester-6L6-EL34-KT88-6V6-/290679646702?pt=Vintage_Electronics_R2&hash=item43addb69ee


Isso é simplesmente o resistor de catodo de 1 ohm que eu citei, ligado entre um soquete (para colocar a válvula) e uma base de válvula para ligar no soquete do amplificador. A vantagem é que não precisa desmontar o amplificador ou fazer soldas.

Eu criei um tópico sobre isso:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3680.0
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juanito640
Visitante
« Responder #6 : 18 de Janeiro de 2013, as 18:36:51 »

Bacana isso ai hein! Um pic, um lcd e alguns componentes. Vou arriscar fazer um afinal fica barato e ainda dispensa o multímetro.
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #7 : 22 de Janeiro de 2013, as 09:27:40 »

To com um ampli parado já faz alguns meses por conta disso, to sem tempo para mexer e também sem tempo para levar em outra cidade em um técnico, complicado.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #8 : 22 de Janeiro de 2013, as 12:38:10 »

 A tubedepot vende um aparato desses, como um kit para montar:

 http://tubedepot.com/bt-bias-scout.html

 Mas o legal deles é que eles dão todo o esquemático e manual de montagem online!

 http://site.tubedepot.com/pdf/bt-bias-scout.pdf

 Agora vem a questão, você precisa mesmo mexer na tensão de polarização das válvulas?

 Um abraço

 Eduardo
Registrado
juanito640
Visitante
« Responder #9 : 30 de Janeiro de 2013, as 11:15:34 »

Então, vou comprar um par de 6l6 da Groove TUbes, que são casadas e super hiper mega testadas.... Segundo o fabricante... E ligar o bixo se o trem não ficar vermelho, incandescente ou derreter.... Ou a potência não ficar baixa, nem mexo nisso...
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal